Sai Gnome, entre o Unity no Ubuntu 11.04
Unity virá como desktop environment (ambiente de janelas) por omissão no Ubuntu 11.04 para netbooks e Desktops
Ao estilo de uma keynote da Apple, Mark Shuttleworth levantou o véu no evento Ubuntu Developer Summit, e anunciou que a partir da versão 11.04 Natty Narwhal (inclusivé), o desktop environment deixará der ser o Gnome e passará a ser o Unity.
Segundo Mark Shuttleworth, existem vários motivos para que o Gnome saía (por omissão) do projecto Ubuntu e destaca as constantes recusas por parte da equipa responsável pelo projecto Gnome, relativamente a propostas da Canonical.
Como exemplo dessa “teimosia” e recusa de proposta da Canonical, Mark Shuttleworth destaca por exemplo o posicionamento dos botões da janela localizados agora do lado esquerdo). Durante a sua intervenção, Mark Shuttleworth refere ainda que a Canonical está dedicada em transformar o Unity num gestor de janelas de eleição, no entanto o o GNOME continuará a ser usado como framework.
Por outro lado relembramos que o o Unity, desktop environment que substituirá o Gnome, foi severamente criticado por muitos utilizadores a partir da versão UNE 10.10, que o consideraram um “produto mal acabado”, com baixa performance e com falhas a nível de personalização.
A interface Unity é actualmente usada no Ubuntu Netbook 10.10, que como o nome indica, é direccionado para os netbooks. Para quem não conhece o Unity, deixamos aqui um pequeno vídeo demonstrativo.
Sendo o Gnome considerado um excelente gestor de janelas, que garante desempenho e usabilidade a qualquer utilizador, não será esta uma escolha muito arriscada por parte da Canonical?
Este artigo tem mais de um ano
Experimentei no 10.10 Notebook Edition. Tenho a dizer que fiquei positivamente surpreendido, pois estava com muito pouca esperança de que valesse alguma coisa. As ideias estão lá. Claro que falta ainda muito trabalho, se eles querem atingir a performance e o estatuto do Gnome. Mas acho que estão no caminho certo para terem alguma coisa de jeito!
O Uniyy ainda está muito fresco, assim como o Gnome-shell. Vamos ver como estão as coisas pelo 11.04. Para já o Unity promete mais 🙂
Confirmo, o Unity é fraco e “bugento”…
@Pedro Pinto
“vários motivos para que o Gnome saía (por omissão) do projecto Ubuntu”
O Gnome não vai sair do projecto Ubuntu. Sejam correctos com as noticias que dão. Ubuntu é e será a luz dos planos actuais uma distribuição Gnome!
Será um fork !!!!!
Nem percebo o que escreves “Ubuntu é e será a luz dos planos actuais uma distribuição Gnome!”…
Já agora, se calhar interpretaste mal…quando eu refiro sair, quer dizer que a partir do 11.04 o Ubuntu não terá Gnome por omissão como gestor de janelas…no entanto (ainda não li em lado nenhum) penso que quem quiser instalar não terá qualquer restrição.
Não percebes o que escrevi porque está mal escrito e como não consegui editar, não corrigi. Novamente, Ubuntu é e será à luz dos planos actuais, uma distribuição Gnome, ou seja, continuará a incluir o Gnome.
Em lado nenhum se fala num fork do Gnome. Não vai haver um fork do Gnome. Não é um fork, porque o Unity dependerá do Gnome, não vai ter um desenvolvimento independente deste.
Se interpretei mal, é porque a ideia está a ser mal transmitida. Em vez de “vários motivos para que o Gnome saía (por omissão) do projecto Ubuntu” talvez fosse melhor colocar “vários motivos para que a shell actual seja substituída… pela shell Unity ”
Cumps
Qual a diferença?
A diferença é que Gnome é um ambiente de desktop, e Unity é um shell para esse ambiente.
Isso sei eu…referia-me ao PT..
Em relação ao PT… faltava um acento. Se mesmo assim não deu para perceber, actualmente a Canonical não têm qualquer intenção de fazer fork ao Gnome (embora eu ache que mantendo-se a situação actual, Gnome Vs Canonical, isso vai acontecer).
Parece que já nos estamos a entender ….
Apesar de bugado, creio que esta decisão, juntamente com a melhoria do sistema Unity, venha a colocar definitivamente o Ubuntu a frente da maioria das outras distribuições. Estou confiante.
Pessoal… Epa.. Estou cansado de um pequeno detalhe. Nos acedemos a tudo o que novidade de moda. Pessoalmente so gosto de entrar nas ondas quando ha consolidacao. Quanto ao Unity pode ter um conceito excelente mas o Gnome e sempre Gnome. Vou continuar com ele e nao sera o 11.04 que me vai fazer mudar de opiniao. Antes prefiro usar o KDE. O Unity ja vi algumas coisas e acho-o interessante mas precisa de maturacao. Vai la chegar de certeza se o projecto continuar com boas bases. Penso que a Canonical deveria pensar seriamente em ter um projecto mais solido. A gerencia de janelas etc e um detalhe importante. Dar isso a quem nao tem creditos firmados nao e uma boa ideia.
já mudei pro Debian, pois uso Gnome não ubuntu
Lol é que tenho a dizer a esta afirmação
Ubuntu: mais um tiro no pé…
Gnome não é um gestor de janelas… O Metacity é que é. Corrijam isso.
yups. Foi apenas referido o Gnome para falar de forma genérica no assunto
sem dúvida que o KDE SC Netbook Plasma está muito melhor conseguido!
Exploring the KDE Plasma Netbook interface – http://www.linuxbsdos.com/2010/10/22/exploring-the-kde-plasma-netbook-interface/
já agora uma palavra de apreço para o Nuno Pinheiro um dos developers da parte gráfica do projecto KDE http://pinheiro-kde.blogspot.com/
Nova versão caixa magica 15 para dispositivos USB:
http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/54071.html
Epah o Unity para netbooks é simplesmente horrível!!!
Infernalmente lento!! Um netbook dos básicos não aguenta aquilo só se for um novo com 2 cores e gráfica decente porque eu testei aquilo e é simplesmente impossível de usar!! Num desktop normal já aguenta claro.
Depois a personalização… não há nenhuma!!! Eu nem conseguia ter um atalho para conseguir ir à minha partição NTFS o que acho que é uma falha crucial!!! Não dá para criar atalhos nem personalizar pesquisas.. nada!!
Ou eles fazem um milagre no unity ou então vai sair uma porcaria… Eu adoro Ubuntu mas estou com muito receio do seu futuro…
Nem criar um atalho pela linha de comandos? 😉
Em relação à lentidão, parece que há planos para por a coisa a funcionar com Compiz para o 11.04, o que vai resolver o problema.
Pela linha de comandos não tentei.. mas não dá para por exemplo meter na barra lateral de atalhos. Espero que mudem isso!!
Quanto à lentidão isso é fulcral que mudem para os netbooks! Mas não se mesmo com compiz os netbooks sem gráficas decentes vão aguentar..
Para navegar até outra sistema simplesmente abre o trash(Lixo)
Eu percebo o que a Canonical está a tentar fazer. Eu adoro o Gnome e se este de facto continua-se nos mesmos moldes das versões 2.x , eu não me importaria de continuar com ele, nem a Canonical de certo. O problema é que o Gnome vai mudar e muito com a chegada da versão 3.0 e da Gnome-Shell. O conceito da Gnome shell parece interessante e inovador… na primeira meia hora. Depois, chego á conclusão que não é tão prático como o Gnome tradicional para o dia-a-dia.
A Canonical está a tentar criar uma alternativa viável á Gnome-shell, não de todo a descartar o ambiente Gnome. Consegui-lo-ão? Não sei, mas tenho esperanças que sim. Se as coisas derem para o torto, temos sempre escolha:)
Exactamente, eu ADORO o gnome como está agora mais o compiz e não é preciso inventar mais.
O titulo desta noticia está completamente errado. O gnome não vai sair na próxima edição, o metacity é que vai. São coisas diferentes. Aliás, basta olharem para o actual Ubuntu 10.10 netbook edition para constatarem que trás o Unity + Gnome.
É corrigirem, pois está errado.
x2
o Gnome não vai sair, o Unity é que vai entrar para não ser incluído o Gnome-Shell.
Eu fiz o update para a versao 10.10 do netbook edition e realmente existem ainda muitas falhas no gestor de janelas. Para este projecto vingar tem de ser bastante aprimorado, porque isto como está em vez de nos facilitar o acesso so dificulta
Pra mim,a eleição é Gnome. Já usei o KDE 3.5 mas no KDE4 nem o wallpaper consegui mudar e para aceder ao google pelo Konqueror foi uma luta difícil e tenho alguma experiência de Linux. Agora imagine-se um curioso que entra no Linux pelo KDE4,foge a sete pés e nunca mais volta. Uso Mandriva Gnome
Também considero o Ubuntu a porta mais simples para entrada no linux. Se alguém entra pelo KDE, é mesmo para fugir:)
Gnome é um ambiente limpo, robusto e funcional!
bos..
concordo,e embora se diga que kde é o mais funcional, discordo, o gnome está num patamar superior, é convencional e ao mesmo tempo inovador.
tenho algum receio em relação a esta mudança que a canonical quer implementar, a canonical não se pode esquecer que foi precisamente por haver mudanças loucas que muita gente começou a fugir da MS…
cmps
Há alguma forma simples de instalar o ambiente gráfico do netbook edition do vídeo apresentado por cima do ubuntu 10.10 normal, só para experimentar, e eventualmente remover caso não goste?
Obrigado
Procura no centro de software do Ubuntu o UNITY. Está lá…
Atenção que depois tende de reiniciar a sessão, escolher o Ubuntu Unity e depois procurar controladores proprietários disponíveis.
Vi isto num vídeo, já não sei onde…
Tiago
Nem sabia que se chamava Unity. Tenho-o no Magalhães e não o curti muito. É confuso nalgumas situações.
Olá!
Bem eu ainda não testei o Unity, mas já usei em tempos o Netbook Launcher que instalei no Ubuntu (de momento não sei qual a versão) mas deixo aqui um screen do mesmo: Ubuntu+Netbook Launcher
Para instalar basta ir ao Gestor de Pacotes Synaptic que está lá pelo nome netbook-launcher. Depois de instalar o pacote referido, podem executar, bastando para tal pressionar as teclas [Alt] + [F2] e escrever netbook-launcher e pressionar a tecla [Enter].
Ainda não tive oportunidade de testar no novo Ubuntu, de momento o pc está em baixo 🙁
Cumps!
Gostei muito mais do netbook Laucher da versão anterior do que o unity. Bem mais fácil de usar e aceder aos programas. Obrigado pela dica, vou voltar a por o netbook laucher no meu pc
Olá,
Gostaria de deixar aqui um pequeno Update à minha informação anterior. Para além de se instalar o pacote netbook-launcher é ainda preciso instalar o pacote netbook-launcher-efl. Isto foi testado em Ubuntu 10.10, basta depois [Alt]+[F2] e digitarem netbook-launcher-efl para executar este programa 🙂
Cumps!
Testei o unity e ao que me deparei… mas afinal isto é um sistema operativo para pc’s ou telemovel?
Tenho dito
caraca mano, o ubuntu com unity vai fica com visual massa,mas será que não vai ficar muito pesado em computadores mais antigos?
boas , o Ubuntu irá dar certamente um tiro nos pés o metacity e o gnome funcionam muito bem se a versão 3 do Gnome está complicada de usar , provavelmente foi por isso que atrasaram o seu lançamento eu sou um adepto do Gnome o kde apesar de ter evoluido prefiro de longe o Gnome , haverá certamente outras distribuições que se aproveitaram desta lacuma do Ubuntu eu tb não gostei do unity e não se trata de ser velho do restelo é porque está inacabado e cheio de bugs e falhas que já a muito foram superadas em Gnome , vamos esperar pelo lançamento do Gnome 3 e ver o que tudo isto vai dar .
cumps
Pessoal, você precisam repensar as coisas. O gnome é composto de 3 partes: o gerenciador de arquivos (atualmente Nautilus), o painel (atualmente gnome-panel) e o gerenciador de janelas (atualmente Metacity).
O que vai acontecer é que o gnome-panel não será mais a interface padrão, que por sua vez será o Unity. Porém não confundam as coisas, o Unity UTILIZA o Gnome para criar sua interface… senão não teriamos uma interface gráfica.
o negocio é usar fluxbox em netbook ai sim tera desempenho, Canonical use fluxbox quem sabe tenha um desempenho um pouco melhor hehehe
Eventualmente o gnome vai sair apenas da cara do desktop, mas vai continuar lá embaixo do capo do ubuntu, então creio que haverá a posibilidade de inicia uma sessão usando o gnome e, logicamente, a instalação do gnome shell…
Mas respondendo a pergunta. Realmente o unity está cru de mais, principalmente para ser um desktop padrão, testei o 10.10 e não fiquei satisfeito com o baixo desempenho e as constantes reinicializações, porem a interface é muito interessante e bacana tambem para pc-desktops mas ainda há muito o que ser trabalhado nele. Já por outro nado o seu irmão caçula, o Ubuntu 10.04 netbook funciona bem estável, porem nada customizável (interessante isso, parece que a canonical está tirando propositalmente as posibilidades de customizações do Ubunto para não ter problemas com suporte, apenas uma observação sem fundamentos minha).
Então nos resta esperar pelo 11.04 e ver oque vai ser dessa nova odiséia para o Novo Ubuntu, Novo Tudo (esse slogan do novo uno combina bem, não acham? =)
Temos que evoluir radicalmente, e o unity e isso, o gnome tem evoluido, porem nao tem chegado, aos pes do unity, ate hoje eu tenho obervado que o futuro do mundo e em icones, e o unity e muito mais que isso, e interacao e praticidade, e e isso que as pessoas querem, facilidade, interacao, um icone representa um monte de coisa ao mesmo tempo, e as pessoas nao esquecem, icone e o brasao da interatividade, assim como o brasao de uma empresa, representa tudo o que tem por tras daquela marca, tanto para uso toucht como para uso tradicional, voced clicou num icone com mouse ou com tecla ou com dedo, ou com caneta, voce e atendido prontamente, e tambem temos que pensar na interatividade com a tv que esta se tornando num computador, e o computador numa tv, isso e interatividade, a unica coisa e que tem que continuar com a persolizacao, se nao tira a graca, e fica como todos os outros sistemas operacionais existentes, personalizacao e o diferencial.
É estranho ouvirmos discursos sobre tendências irresistíveis no mundo do software livre e da comunidade. Porque, afinal de contas, esse foi o discurso da heresia inicial proprietária, se bem me lembro. Quanta hibridação. . .