GnoMenu – Menus alternativos para o Ubuntu
Uma das coisas que mais me fascina no Ubuntu, é a possibilidade de podermos mudar quase tudo e mais alguma coisa. Seja os tradicionais ícones, wallpapers, barras de ferramentas, menus…entre outros. Relativamente ao Menu principal do Ubuntu, penso que é bastante simples, mas por outro lado não é muito atractivo. No pplware já apresentámos um artigo que ensinava como mudar o Menu tradicional pelo menu do Linux Mint (ver aqui).
Hoje vamos conhecer o GnoMenu, um conjunto de Menus fantásticos para o Ubuntu.
O projecto GnoMenu tem como objectivo disponibilizar um conjunto de fantásticos Menus para o Ubuntu. Alguns desses Menus, são até imitação do que se faz de muito bom no Windows.
Para instalar o GnoMenu no Ubuntu 10.04 e 10.10, basta abrirem o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:gnomenu-team/ppa && sudo apt-get update sudo apt-get install gnomenu |
Depois de instalado, vamos habilitar o GnoMenu. Para isso, vamos por exemplo carregar com o botão do lado direito do rato sobre a barra inferior e escolher a opção Add to Panel
Abrir-se-á uma janela, na qual devem procurar por GnomeMenu e em seguida carregar no botão Add.
Como já referido, o GnoMenu possibilita a escolha de um conjunto de Menus. Para tal, basta escolher na Combobox qual o Menu que desejam aplicar ao vosso sistema. A aplicação permite preview dos Menus, sendo assim mais fácil efectuar uma escolha. Além disso, é ainda possível proceder a um conjunto de personalizações para cada Menu escolhido (ex. tamanho dos ícones, efeitos, atalhos, etc)
Depois da escolha do Menu, carregamos em OK e o Menu fica de imediato disponível no local onde o invocamos. De referir que o novo Menu não substitui o Menu que vem por omissão, isto é, podem ficar os dois (ou mais) a operar no mesmo sistema. No entanto se o utilizador não quiser manter o antigo, pode fazer um remove from panel.
Segue abaixo um exemplo de um Menu (imitação Windows Vista/7)
Considerações finais
Realizei alguns testes com o GnoMenu e devo confessar que gostei bastante dos Menus disponibilizados. São Menus mais intuitivos, com um design mais interessante, e que primam pela simplicidade. Aconselho vivamente a experimentarem!
Artigos relacionados
O que já falamos sobre o novo Ubuntu 10.10
- Ubuntu Tweak 0.5.7 – Um presente para o novo Ubuntu 10.10
- Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat final disponível para download
- Experimente o novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
- Melhores novidades do Ubuntu 10.10 em vídeo
- Upgrade – Ubuntu 10.04 para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
- Problemas a instalar o Guest Additions no Ubuntu 10.10 ?
- 5 Sugestões para o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
Este artigo tem mais de um ano
que menu horrivel
Mesmo… é uma boa alternativa para quem gosta de win7 ou kde, pq para quem usa o gnome ha ja tanto tempo não vai gostar nem so um pouco disto, falo, porque ja testei, inclusive o do mint.
mas mesmo assim bom post
O pessoal do Linux anda esquisito 🙂 Não é esse o espírito 🙂
Fixe 😉
Mais uma ajuda para quem está habituado ao windows.
pra quem gosta eu prefiro o MACBUNTU e O ORIGINAL
Parece interessante para quem tem saudades do Windows. Nao recomendavel para mim obviamente.
Saudades do windows??
What the f is that?
🙂
Boas pessoal, um off-topic:
estou a experimentar o Ubuntu 10.10 e estive a desinstalar alguns programas que vinham de origem e acabei por desinstalar algo que me tirou o icone do volume e de desligar da barra superior. Alguém me ajuda a restaurar isto? Penso que seja algum programa que desinstalei, mas n csg descobrir qual.
Cumpts
clicar com o botao direito em cima da barra
e escolher adicionar ao painel
Som: adicionar ao painel o aplet indicador. e para o desligar tem de ser o “desligar” 😛
Eheh 😀 tão fácil…. obrigado. o de desligar n está igual ao que estava, mas serve 😛
obrigadao
Nah… (Open/Flux)box + Kupfer. Perfeito.
Ja estou a usar o kupfer mal vi falares dele… 5*, melhor não há
Gnome-Do
Corrijam
supt-get install gnomenu !?
será “sudo apt-get install” gnomenu ?!
sim apt-get install se vais instalar remove se vais remover, autoremove para remover pacotes que foi feito download e agora estão a ocupar espaço(digamos que estão em cache)…
é uma infinidade de coisas ja agora so para sacar também podes o«usar o wget e o endereço até ao ficheiro, mas o apt-get é aquela maquina ;P
cmps
Acho que se é para terem este tipo de menus, nada melhor que usar kde..mas é uma simples opinião. De resto, obrigado pelos vossos artigos sobre o ubuntu…continuem assim!
offtopic
———
Uma análise ao Novo Lotus Symphony seria interessante numa altura de alguma instabilidade para o OpenOffice e novo Libreoffice.
http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/buzz.nsf/web_DisPlayPlugin?open&unid=2DEFA5AC6F002212852577C3003E338A&category=news
Não é opensource, certo, mas vale a pena uma análise…
Boa notícia, Tiago!
Eu estava à espera da nova versão há bastante tempo 🙂
Obrigado!
E sabes que aqui no PPLWARE o teu contributo será bem vindo, caso queiras fazer essa análise!
Daqui a uma semana já tenho mais tempo!
Como faço? envio por email para alguém?
O contacto para essas questões é o que consta aqui no site:
geral[arroba]pplware.com
😉
Boas..
não existe crise nenhuma no libreofice, as novas versões de ubuntu, e outras distros trarão o libreofice por default…
cmps
Desculpem o off-topic mas tenho um pequeno grande problema.
instalei o ubuntu netbook remix no acer Aspire one modelo ZG5 do meu pai, acontece que está muito lento para o que eu esperava, a Dock é lenta, se tiver que ir a pasta das aplicações ou dos ‘arquivos e pastas’ na doc, a resposta é demorada, e se quiser instalar um programa, bem que posso esperar sentado…
podem-me dar alguma dica?
obrigado, e mais uma vez desculpem o off-topic 🙁
Não instales essa versão. 😛
Instala a versão normal. Vais te passar com a diferença de performance 😛
Abraço
obrigado, vou fazer isso 🙂
boas..
a performance além de ter a ver com a maquina também tem a ver com a fylesystem que instalas-te, para mim e porque se trata de um pc de trabalho, mas pessoal, instalo ou em ext4 ou em btrfs(esta é a que estou a testar agora e noto diferenças a nivel de leitura bastante boas, ja a nivel de instalação…o ext4 parece melhor, mas ainda é cedo para tirar conclusões;))
para gravação de ficheiros grandes supostamente a “manteiga” file system é melhor, mas noutros files mais pequenos a ext4 é mais rapida, mas na btrfs a facilidade de snapshots é brutal…zfs, não é a mesma coisa mas deve caminhar para lá.
cmps
Porque é que só falam do Ubuntu? As instruções dadas, servem também para Mint e outras variantes do Ubuntu e até mesmo para Debian (com umas alterações caso o Debian não tenha o add-apt-repository, coisa que não sei pois não trabalho com Debian há uns anos)! Esta não é a primeira vez que aqui vejo falarem só no Ubuntu quando deviam falar em “Debian based”, pois há mais vida para além do Ubuntu.
Quanto ao menu em si, não gostei!
@Miguel
Queres dar uma ajuda a “cobrir” todas as distribuições Linux?
Quanto ao Menu, não é apenas um…são vários. Tenho quase a certeza que não estás a ser sincero….
Bastava escrever “Ubuntu e suas variantes” ou “Ubuntu e outras baseadas em Debian” e já não fazia este reparo, pois é muito simples “cobrir” todas as distros!
Quanto ao menu, sei que são vários e digo-te que não gostei de nenhum!
ok
boas …
a maioria actualmente baseia-se em ubuntu este por sua vez baseia-se em debian.
Sendo que o ubuntu é uma distro mais que reconhecida e de maior facilidade de utilização, eu diria que faria sentido falar sempre nela.
Faz parte as pessoas interessadas fazerem umas pesquisas também sobre as outras e concordo que para se abordar varias seria preciso centenas, senão mesmo milhares de pessoas a trabalhar na edição, o que do meu ponto de vista não é rentavel e retira por completo a vontade ao utilizador de vir vasculhar centenas de distros…ás tantas a malta ja estava com os olhos em bico e desisita…:)
cmps
Parece fantástico, com toda a certeza vou experimentar assim que possa! E se for para dar um toque “à lá Windows” para ajudar na “mudança”, óptimo, assim será…
Parabéns e bom trabalho, “PP”! 😛
Nova versão caixa magica 15 para dispositivos USB:
http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/54071.html