Quantcast
PplWare Mobile

Gnome 3.8 já está disponível e com muitas novidades

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Boas,
    Como atualizar o sistema para utilizar este novissimo GNOME 3.8?

    Obrigado

  2. JP (djlinux) says:

    O pessoal do Gnome esta de parabéns, isto é o que se chama de inovar. Pode ser que outros consigam seguir o exemplo…

  3. Carlos says:

    Inovar?

    Caneco, isto mais um bocado e é o OS X…

    Parece um cruzamento do Unity do Ubuntu com o iOS com o OS X!

    • JP (djlinux) says:

      Sim é verdade que tem muitas ( muitas mesmo ) parecências com outros, mas continua a ser uma inovação ou não?

      Acho bem melhor este Gnome 3.8 do que o anterior.

      • eduardo says:

        Eu diria que grande parte do design do UI tenta copiar o Mac, por isso a inovação é só quando comparas com versões antigas do Gnome

        • Alucard says:

          Copia o Mac em quê, concretamente? Somente na paleta cromática? Já usaste o Gnome 3? Em que é que este workflow tem alguma coisa a ver com o paradigma de interface do Mac OS? O burro devo ser eu, até porque hoje em dia tudo é inventado pela Apple, desde o smartphone à roda e a máquina a vapor…

          • eduardo says:

            E já usaste um Mac?
            Eu falo no design do UI! Vai muito além da paleta, vários dos elementos gráficos são idênticos, apresenta uma organização das janelas muito parecida, utiliza os efeitos Expose para navegar nas janelas e organizar os desktops, etc!

    • k3bra says:

      AIAI É um bocado disto outro daquilo e tem algumas semelhanças com o vizinho do lado.

      No fundo no fundo o que querias dizer é que não é parecido com nada, é gnome!

    • Cris says:

      É mais que justa fazer a copia do sistema OS X devido ao facto que a apple tambem copiou o Linux para criar o seu SO.

      • eduardo says:

        :S
        Copiou o Linux? isso é para rir?
        O sistema da Apple tem as suas origens no NextStep, que foi desenvolvido pela outra empresa que Steve Jobs fundou, a NEXT. Foi no NextStep que Tim Berners-Lee criou o primeiro browser e o primeiro servidor da World Wide Web! Tudo isto quando o Linux ainda nem tinha sido imaginado.
        O OS X é UNIX certificado, tem um sistema gráfico ultra desenvolvido e moderno. O Gnome (e outros) continua dependente do X11, que já tens uns aninhos. Onde é que o OS X copiou o Linux?

    • Telmo says:

      Algum dia usaste Gnome 3? Eu uso diariamente e a sério que não consigo ver de que forma é que isto é cópia do OS X.

      • Edivanio says:

        Mac OS pertence diretamente a familia Unix já que por sua vez veio também do BSD… o Linux, na verdade veio de um “fork” chamado “Minix”, lembrando que este foi reescrito desde o ZERO!, mesmo assim dizemos que Mac Os e Gnu/Linux pertencem ao Unix, em partes talvez sim, pois se nota a mesma ierárquia nos sistemas de arquivos e alguns comando Ex: root, mas no maximo seriam primos de 3º grau.

  4. Alucard says:

    De momento ainda estou a usar o Gnome 3.4 no Fedora 17, mas quando sair o Fedora 19, acho que não resisto a actualizar.
    De resto, para quem gosta do Gnome, recomendo instalarem o Fedora como a distribuição que o tem em “estado puro”.

  5. Mário César says:

    Sempre que experimentei o gnome 3.X fiquei de pé atrás por causa da “renderização” de textos em notificações e coisas semelhantes. Era utilizador incondicional do gnome desde o Ubuntu 7.04, mas desde o Unity e do Gnome 3 terem saído que tenho andado a explorar novas possibilidades. Nenhuma me satisfaz como o velhinho gnome 2.x. “Old habits die hard”

    • Telmo says:

      Exactamente como eu. Mas há uns tempos atrás, com o lançamento do Fedora 18, lembrei-me de o experimentar novamente. E devo dizer que, apesar de início o estranhar, rapidamente me habituei e agora já não o troco por outro.

  6. Eric says:

    os paradigmas colocados pela equipe do Gnome para a construção dessa interface Gnome 3.x prometiam e muito; parece que agora amadureceu. vale o teste!

  7. quimkaos says:

    Eu estou a utilizar o 3.6 no CaixaMágica e gosto muito mesmo… Tem coisas que adoro e coisas que odeio e as coisas que odeio tem vindo a ser resolvidas com o amadurecimento do Gnome.
    A chatice disto tudo é que para se fazer update para as versões mais recentes é uma complicação. Provavelmente vou ter que ficar pelo 3.6 durante bastante tempo. Pode ser que isto seja resolvido com o ubuntu gnome.
    Quem anda para aqui a dizer que o gnome 3 é uma mistura de Unity e OSX além de não saber do que está a falar nunca usou o gnome 3, mac ou o unity a sério.

  8. okapi says:

    Eu estou mais virado para ambiente do KDE ,mas tenho que reconhecer que este Gnome tem um ambiente de trabalho quase perfeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.