PplWare Mobile

Fish Shell 1.23.1 – Shell para tótós

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. [quote]A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais[/quote]

    Discordo plenamente da afirmação acima.

    No meu dia a dia de trabalho, é a ferramenta numero 1, utilizando apenas os ambientes gráficos para tarefas menos especificas!

  2. Tiago Nunes says:

    “A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais, para resolver graves problemas numa distribuição de Linux.”

    Desculpa, mas não podia discordar mais… A consola não é apenas um último recurso, mas sim uma ferramenta poderosíssima e sem a qual muitos utilizadores de linux não poderiam sobreviver (eu incluído).

    Depois de se saber trabalhar com ela há certas coisas para as quais já nem se recorre ao rato e a outras janelas e menus. É consola FTW 😛

    Basicamente, a consola serve para tudo! Instalar/desinstalar software, correr programas, configurar o sistema, compilar e testar programas, etc..

    Tirando este “pequeno” reparo, a notícia está interessante, sendo a fish shell uma óptima alternativa para quem não se sente à vontade com a bela da consola. 🙂

  3. Rui Oliveira says:

    Caros, a ideia era referir para uso normal das pessoas, ou seja para as que apenas querem aceder à net, aceder a MSN , Skype e twittar pelo meio 🙂 a consola não é necessária e só em casos graves é que esta pode ser utilizada para recuperação do sistema. Claro que os nossos leitores, eventualmente sabem que a consola pode ser usada para tudo 😉

    Talvez não tenha sido explicito, mas penso que com esta explicação todos ficaram a entender 🙂

  4. The Duke says:

    Isso é para Mastercodes e Nerds.

    Eu de Linux, só me interessa o “É de borla”.

  5. DockMe says:

    A shell do linux não é apenas um recurso, mas sim o proprio sistema operativo. Os ambientes gráficos e as aplicações gráficas não são mais nem menos que uma especie de front-end para facilitar a vida as pessoas que usam linux. Eu sou um dos muitos utilizadores de linux que basicamente só usa a shell para trabalhar. É uma especie de habito! Quando nos habituamos é tão simples e tão facil que não queremos mais nada. xD Mas posso afirmar que a interface gráfica, globalizando, é um bem essencial para qualquer sistema 😉

  6. Luís Santos says:

    Não se esqueçam que até para muitos utilizadores do Windows a linha de comandos (vulgo, DOS) é um bicho de sete cabeças.
    Acho que era um pouco nesse sentido.

  7. Pedro A. says:

    ERRATA:
    Onde se lê “A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais(…)” deveria estar “A consola é apenas um último recurso nos dias actuais(…)” já que não é especifico de linux.
    Cada vêz se vê mais o “…linha de comandos? O que é isso? É para comer?” ou o “Onde? Onde? Pisa! Mata!”

  8. B0b says:

    “A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais” L0oL

  9. Gerardo says:

    Acho graça ao pessoal que diz que faz tudo na consola, que é muito mais facil etc etc. Vão me desculpar se estiver errado, mas eu acho sempre que são uns gabarolas.

    É muito mais fácil fazer CERTAS coisas na consola, assim como é muito mais fácil fazer CERTAS coisa em modo gráfico.

    Eu nao tenho nenhum problema em fazer

    sudo apt-get install gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-good gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
    gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse libxine-extracodecs

    introduzir a password e esperar.

    Mas no Synaptic só tinha de introduzir a password, escrever gst e a lista automaticamente era reduzida para os pacotes começados por gst “picava” os que queria e instalava.

    O resultado final é o mesmo e por isso opto pela solução mais rápida.

    No entando o ifconfig(ipconfig no windows) uso sempre na linha de comandos tanto em Linux como em Windows.

    Parece-me uma vaidade aquelas pessoas que usam a linha de comandos para tudo mesmo para coisas que seriam 10X mais rápidas em modo gráfico. Claro que quem trabalha em máquinas sem o ambiente gráfico tem de fazer pela linha de comandos. Mas faz porque nao tem, não porque seja mais rápido. Experimentes entrar num servidor de FTP e fazer 20 downloads diferentes dentro de pastas diferentes das duas maneiras. Como é mais rápido?

    O importante é saber trabalhar nos 2 modos, e depois optar pelo mais adequado ao que nós queremos.

  10. Kayn says:

    o Gerardo tem razao. Eu tambem sou alto defensor da consola, até em windows, e até porque acabo por tabalhar muito mais nela do que no ambiente grafico, mas o ambiente grafico existe por uma razao.
    e podemos pensar que o ambiente grafico até apareceu depois da consola, e sempre numa prespectiva de facilitar.

    Há coisas que sao mais rapidas num e outra noutro. tenho sempre uma consola aberta, por isso por ex, quando preciso de abrir um editor de texto é-me mais rapido escrever gedit na consola do que andar a procura dele pelos menus abaixo, principalmente se precisar de abrir esse msmo editor de texto com permissoes root.

    No entanto, se tiver que executar um comando complexo cheio de parametros, e tiver um GUI onde so tenha que piscar o que quero e carregar num botao, nem penso. Inclusive, até evito erros de escrita que podem ter resultados catastroficos.

    Daí acho grande ideia o incentivo a consola. Depois cabe a cada um fazer o que quer onde lhe der mais jeito.
    O povo mais hardcore é capaz de nao apreciar, principalmente porque já estará habituado ao funcionamento da original, mas, pra quem ta a aprender o poder da consola isto é capaz de ser fenomenal. ei-de lhe dar um test drive pra ver como funciona.

    • Gerardo says:

      @ Kayn

      “No entanto, se tiver que executar um comando complexo cheio de parametros, e tiver um GUI onde so tenha que piscar o que quero e carregar num botao, nem penso. Inclusive, até evito erros de escrita que podem ter resultados catastróficos.”

      É isso mesmo. Concordo a 100%. Explicaste ainda melhor do que eu

  11. speedy says:

    isso do tab completing ha mesmo na bash. e da um jeitaço! caramba! so para reiniciar um serviço qualquer, ir ate ao initd ou o xinetd, so uma trabalheira a escrever! o tab da mm jeito!

  12. Luís Santos says:

    O “tab completing” é engraçado, mas está longe de ser uma novidade. Isso já existe há anos no AS400 😛
    No entanto, o AS400 não tem modo gráfico.
    É sempre tudo por linha de comandos. E só existem mais de 32 mil comandos. Ou seja, aqui está um caso em que era bem vindo o ambiente gráfico 😉

  13. Alberto Joao Garden says:

    Ao contrario de muitos contnents, eu e o meu povo só usamos terminal. Para administracao remota, nada melhor que uma ligaçao rápida por ssh. Alem de que temos servidores sem X.

  14. Tarso Dutra says:

    Muito embora eu seja novato no linux ubuntu, sou adpto do Console, Terminal, Etc.
    Alem de istalar o fih, pois é muito bom para iniciantes, ou para que tem dificuldade em digitação, editei o perfil do Terminal(Console) para que o mesmo possa inicial já com o fish, ficou ótimo.
    Parabéns mais uma vez por sua dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.