PplWare Mobile

10 dicas Linux Ubuntu

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. t@ndre says:

    Muito fixe para um inicio!!
    mas queremos mais 😉 muito mais… já o Figo o dizia….

    ———————–
    http://www.sounatural.com

  2. KaiserSoze says:

    @FNP.PT “que seca”???

    Tenta usar o Vista ou o Mac OS… ai é que vês o que é seca…

  3. Nuno Silva says:

    Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPASE

  4. Nuno Silva says:

    Correcção o ultimo comando é CTRL+ALT+BACKSPACE

  5. joazito says:

    Uma pergunta, há alguma combinação de teclas para executar o Monitor de Processos, à semelhança do CTRL+ALT+DEL no windows?

  6. Morbus says:

    @ joazito

    CTROL+ESC?

  7. R00KIE says:

    Mais disto sff 😀
    Já ando farto das manias do windows, já ando a “testar” o ubuntu em máquinas virtuais (e em discos à parte) à algum tempo, não tarda o meu OS principal é o linux e não o windoze, que só fica por causa de alguns jogos (e se calhar nem isso HAHA)

  8. Manjerico says:

    é ctrl alt backspace

  9. Manjerico says:

    qualquer um que utilize mesmo o ubuntu sabe isso, e peço desculpa pelo duplo post

    @joaozito
    o automatix2 tem uma opçao que faz com que o ctrl alt del abra o “monitor de processos”, http://www.getautomatix.com/

  10. SergioJP says:

    E para atualizar a área de trabalho use o comando:
    $ kill all nautilus
    e para atualizar a barra de tarefas(painel do ubuntu) o comando é :
    $ kill all gnome-panel

    Adorei o Ubuntu cada dia melhor.

  11. ALL says:

    Fiquei agradavelmente surpreendido pela post 😀

    Como utilizador de Ubunto, apesar de leigo no que toca a linux, ficava contente se podesse ver no pplware mais posts do genero 😉

  12. Por acaso, adoro o Vista. Já trabalho há um ano com o Vista, e tenho toda a confiança de usá-lo. O único trabalho que tenho é no fim de semana (antivírus, Auslogics Defrag e backups). Abraços.

  13. lol says:

    comandos ubuntu?! WTF? Quando muito comandos linux (se bem que pronto, são programas)…

    Em vez de sudo kate digam antes abram o ficheiro tal tal em modo administrador com o vosso editor de texto favorito. Não é obrigatório ter o gedit instalado, nem sequer o sudo (ok, quem usar o Ubuntu convem ter o sudo porque não tem pass de root, mas todos os outros não necessitam de ter sudo).

    Anyway, nenhum desses programas são exclusivos de Ubuntu :p

  14. Vítor M. says:

    @lol está bem sim senhor chama-lhes comando, ou programas, rotinas.. linux, mas reportamos estes “passos” ao Ubuntu. Depois podemos fazer um dissertação quanto à utilização noutras distros.

  15. rikas says:

    Posers! Principalmente aqueles que dizem “experimentem usar Mac OS”. Ou não sabem do que falam ou são fanáticos. Em Mac OS têm uma consola em tudo semelhante à de Linux (Mac OS é baseado em BSD, se é que sabem sequer do que estou a falar). De qualquer modo já vi que para a maioria Ubuntu = Linux e pronto.

  16. Nuno José says:

    @lol

    Tens pelo menos ali um comando que só funciona em distros Debian. Alias, a distro debian têm vários comandos adulterados. Eu percebo o porquê de se focar no ubuntu. Afinal de contas o ubuntu é quase responsavel por 100% dos novos utilizadores de Linux e tem as suas razões. O ubuntu veio revolucionar 2-3 pormenores de simplicidade em linux e desde que existe, o linux começou a subir realmente nas estatísticas de utilização, principalmente por causa da versão 7.10

  17. carlos rajas says:

    Recomendo fazer um post fixo sobre o assunto, alfabetização Linux, ou seja dando os primeiros passos mesmo, no Ubuntu, claro…..Animo Pedro ! garanto que a malta vai se amarrar !

  18. leal says:

    E digam o k disserem, pra mim k já experimentei varias distribuições posso dizer k o ubuntu é a mais simples de usar, k trem um maior apoio em termos de forum e k em relação a mim é o k reconhece mais hardware. E também acredito k se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos se deve ao ubuntu. Actualmente é o mais popular, o mais simples e o k traz cada vez mais usuários para o mundo linux.

  19. @leal
    …se o Linux vier a ser alguma coisa nos sistemas informáticos…

    O linux já é a coisa!!!

    Ve a lista dos sistemas operativos dos maiores computadores do mundo e pasma-te!!

    http://www.top500.org/charts/list/30/osfam

  20. ALL says:

    Apoio a ideia do carlos rajas 🙂

  21. rocco says:

    É por estas e por outras que o linux nunca vai ser um SO do povo… quem é que tem tempo pra decorar estas (e muitas outras) linhas de comando.
    Eu tenho o ubuntu no meu computador a par com o XP e só entro com o ubuntu quando nao tenho mesmo nada pra fazer e la vou eu pesquisar na net pra ver se consigo por mais alguma coisa a funcionar.
    Apesar de gostar do ubuntu penso que os programadores nao querem que seja um SO do povo.

  22. Pensador says:

    @ rocco

    Os comandos acima referidos e outros tantos não são de aprendizagem obrigatória. As operações mais comuns de qualquer sistema operativo podem ser efectuadas de modo gráfico, como a maioria de nós está habituada. Porém, a ideia de artigos como estes é chamar a atenção para o facto de a linha de comandos ser uma ferramenta muito poderosa, muitas vezes subvalorizada, com muitos encantos (muitas vezes nem nos apercebemos que é mais rápido fazer algo numa consola do que irmos clicando aqui e ali com o rato até chegarmos ao nosso destino) e que pode até conquistar aqueles que a experimentarem. É uma questão de irmos aprendendo coisas novas. Se quisermos.

  23. Nuno José says:

    @rocco

    Eu uso mais vezes a linha de comandos do Windows que a consola em linux. É por não saberem certos comandos que a maioria de vós lá tem de chamar o amigo que “percebe” de computadores.

    (há aqui gente que se esquece que instalar certo hardware em Windows por vezes é uma dor de cabeça doida)

  24. Gameiro says:

    Quem testar o caixa magica (ou o Mandriva=) nunca mais vai querer o windows, estou a adorar tenho estado a jogar medal of honor e também ja joguei o quake 4 sem problemas.
    com o wine podem continuar a utilizar a maior parte das aplicações que tem em windows no linux.
    sempre utilizei software freeware com excepção do windows que tinha que ter licença agora isso acabou com o caixa magica é do melhor e consegue-se encontrar milhares de software em rpm ou seja um click para instalar como no windows sem complicações nem linhas de comandos

  25. Eduardo says:

    cara parabens pelas dicas e muito obrigada, melhor que o ubunto sóse for um similar a ele.. E teri q ser linux não é mesmo?? Abraço a todos.

  26. pedro says:

    da para instalar o linux ubuntu atraves da linha de comandos

  27. SapuparaX says:

    Linux é d++, comecei a usá-lo a pouco tempo e axe o máximo, ainda mais com os apetrechos 3d device!kolokem mais linhas de comando aew plzz!!

  28. Pedro Chaves says:

    mais disso!!!!!!

    aki na empresa que trabalho até o patrão já pensa em colocar o RUINDOws porta a fora, graças a muitos esforços da minha parte hihihihih…

    VIVA O MUNDO LIVRE!!!!!! (de windos)
    hehehhehhehe
    cumprimentos

  29. carlos says:

    como faço para abrir um tipos de arquivo axe ?

  30. Tiago says:

    Ubunto é optimo, MANDRIVA 2009 é fantástico…. Go madriva go

  31. carlos says:

    como faço pra abrir os arquivos axe no ubuntu

  32. Fernando says:

    Estamos a falar de ubuntu 8.1 certo?. Procurar saber o que é e como funciona a aplicação wine. Não é um emulador e só deve ser usado esgotadas todas as possibilidades de usar sofware nativo do linux.
    Menu. Adicionar remover aplicações. Na procura meta – wine -. Instalar.
    Agora já executa exe. Pode ser encontrado o Icon de inicio do programa no menu programas – wine – aplicações ou programas. Have fun.

  33. FCS says:

    meus amigos… vocês estão todos enganados. uso o xp desde o inicio. comecei por instalar linux no meu portatil à cerca de 6 meses. a versão ubuntu parece a mais rapida e facil de usar, concordo. não gostei do caixa magica. não encontro software para usar como o outlook, onde associo todos os tipos de informação a todos os tipos de informação. não encontro software para sincronizar com telemóveis e pda’s. ligar um monitor externo é tarefa para perder semanas. o software existente faz tudo a mesma coisa, não inova em cada versão. mas no geral gosto do linux ubuntu e trocava pelo windows.

  34. januario tone says:

    valeu deste-me uma grande ajuda!
    quero mais!!!

  35. ANTONIO CARLOS do BRASIL says:

    Aqui no Brasil o uso de softwares livres é muito forte, mesmo com a enorme pirataria que assola esse país de terceiro mundo.

  36. Sera q tem alguem pode me informar uma coisa sera q é possivel rodar jogos q rodam no windows tipo e como faço pra rodar jogos q rodo no windows rodar no ubuntu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.