Quantcast
PplWare Mobile

Ficou sem espaço na máquina Linux? Apague os ficheiros “grandes”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Francisco says:

    Posso apagar o /home/”user”/.config?
    Aquilo ocupa-me uns quantos gigas e ainda não consegui esclarecer por aí se posso mandar as urtigas ou não

  2. Sonecas says:

    Pedro Pinto, e um sistema operativo em que o paradigma do valor atómico não sejam ficheiros? Conheces? Já pensaste em investigar e escrever sobre isso?
    Já são usados, e até na tua área. Não é um conceito novo, mas é muito interessante sobre algumas perspectivas.

    • Sonecas says:

      Então Pedro Pinto? Nada?

      • Pedro Pinto says:

        Não conheço. Tens mais info?

        • sonecas says:

          Por exemplo isto https://www.includeos.org/
          Mas existem mais, sendo que as maiores plataformas do mercado, como AWS e Google Cloud entre outros, suportam este tipo de tecnologia, ou seja, ter um serviço a correr nestas plataformas, mas consumindo migalhas, ultra rápido e seguro.

        • Sonecas says:

          Já agora, não tinhas ficado responsável pela equipa responsável pelos testes do router da meo que já está em testes em França?
          Porque não propor a implementação de um unikernel na próxima geração de routers?
          Logo á partida garantiam simplicidade, segurança e velocidade máxima possível do hardware quase sem perdas por erros de software. Se precisares de ideias ou ajuda na compreensão do modelo no geral, diz aqui que eu envio-te email pessoal.
          Seria um projecto muito interessante e a MEO finalmente fazia algo espetacular em relação aos routers que mete na casa dos clientes.

  3. Joao Cordeiro says:

    Podias ter explicado o que os comandos do pipeline fazem.

  4. irlm mag says:

    No Ubuntu 20.04 com a partição ZFS cria snapshots “zsys”, quando instala, remove pacotes, ou atualiza o sistema, ficando com pouco espaço no próprio disco, a vantagem é que o ZFS limpa automaticamente os snapshots antigos pelo menos uma vez por mês.

  5. irlm says:

    não publicaram o meu comentário irlm mag

  6. Samuel MG says:

    Como é que se fica sem espaço no Linux!? Eu tenho um disco de 500Gb e ainda tenho cerca de 444Gb livres 😛 Acho que é quase impossível ficar sem espaço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.