PplWare Mobile

Fedora 8.0.1 Final

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. jmtdstoc says:

    Obrigado por este excelente breve resumo acerca do Fedora 8.

    O Fedora é a minha distribuição de Linux preferida, pela agradabilidade e intuitividade que proporciona aos utilizadores.
    O paradigmático da questão é que em vez de usar Fedora vejo-me no dia-a-dia a usar Ubuntu (7.10 nesta altura), devido a pequenos problemas que tive no Fedora e que são mais facilmente resolvidos no Ubuntu.
    Um desses problemas reside na utilização de um portátil com um touchpad Synaptics: consigo alterar a velocidade de movimento do touchpad mas isso não afecta a velocidade do rato USB. Em Ubuntu consigo fazer isso sem qualquer problema, automaticamente…

    Mas apesar disso o Fedora deixou-me uma “marca” (agradável) que nunca irei esquecer!

  2. Usei o já velhinho Fedora Core 5, e admito que é uma das melhores distribuições de Linux, ou melhor a segunda melhor distribuição, para mim a melhor continua a ser a Mandriva, especialmente a versão 2008.0.

  3. fedora600 says:

    Bravo 🙂

  4. Nagash says:

    Poxa… esse 8 aí é o final mesmo? .. o beta(?) não saiu esses dias?

    baixei o 7 no começo da semana mas não consegui instalar no meu notebook … ficava mó tempão carregando os arquivos e a tela piscando e nada… (o Mint deu a mesma coisa)… dae tive que voltar pro Ubuntu 7.04 mesmo (vou atualizar pro 7.10 em breve)…

  5. José says:

    Fedora e um dos sistemas linux mais conhecidos .
    Ja tive opurtunidade de trabalhar com ele mas nunca o testei no meu pc .

    Este ficheiro encontra se em .ISO

    Como e que faço para o instalar no meu pc ?

    😀

  6. José,

    Gravas o .iso para um CD ou DVD e vais ter um CD/DVD bootable que apenas tens de colocar na drive do teu PC, rebootar e instalares (cuidado para não perderes o teu windows!).

    Foi publicado já este ano (no mes de Setembro) no Pplware um conjunto de vídeos que explicava o processo de instalação do Fedora 7. Não deve ser muito diferente o processo de instalação nesta nova versão

  7. José says:

    Entao depois de ter gravado o .iso para o dvd ele corre automaticamente ,
    assim instalando o fedora 8 .

    Para nao apagar o windows, como faço ?
    E preciso ter uma partição especial ou nem por iço ?
    Ou ele cria por si mesmo ?

    Lembro me vagamente que o fedora na instalação
    fazia um teste ao “disco/drive” para a sua devida instalação .

    🙂

  8. José,

    Para não apagar o Windows, isso depende muito. Quantos discos tens?
    Se só tiveres um, recomendo comprares um novo com 20/40 Gb, para instalar o Fedora.

    Esse teste na instalação serve para verificar a integridade dos ficheiros do CD/DVD, deves fazer isso na primeira vez que metes o CD/DVD na gaveta da drive, a partir daí não há necessidade.

  9. duarteO says:

    Sou leitor e utilizador “permanente” do Pplware.

    Gostaria que também se referissem a programas para Linux, para os newbies como eu.

    E porque não referir o Mandriva One 2008, a mais amigável, bonita e estável das distribuições de linux para o utilizador individual.
    Já experimentei o Ubuntu 7.10 e o Fedora 8.0 mas prefiro o Mandriva 2008.

    É como nos antivirus, cada um gosta daquele com que se entende melhor!

    Como diz um amigo meu: Pplware, em frente, sempre!

  10. José says:

    Mais Um Disco ?
    Tenho um de 500 Gb, repartido 200 de um lado 300 noutro .
    E é preciso comprar um 20 so para instalar o Fedora ?

    Omg :O

  11. sLUGo says:

    @ José

    O que o Miguel táva a aconselhar, é meteres o SO num disco em separado para diminuir as posibilidades de formatares o XP com a tua azelhice… 😉

    Assim com dois discos, saberias o disco/partição onde tens o XP e onde irias instalar o Fedora !

    Sem mais

    Cumpz

  12. Exactamente.

    Porque não nos dizes como tens as partições do disco isso facilitaria os “aconselhamentos”, ou seja, como tens isso?
    Tens dois Windows, ou o Windows está instalado num, e o outro “vazio”?
    Mas continuo a achar que não há nada melhor que por os sistemas em discos separados como eu tenho:
    Windows no de 80 Gb
    Linux no de 20 Gb

  13. duarte0,

    Concordo plenamente contigo, o Mandriva 2008 é realmente a melhor distribuição de Linux, para mim em todos os aspectos, e gostaria de saber “o porquê?” desta ter sido “abandonada” pelas revistas/jornais/blogues informáticos desde o momento em que a Mandrake adquiriu a Conectiva. É uma vergonha eu ver distribuições com menos qualidade como a Ubuntu a ganhar terreno, não digo o mesmo do Fedora Core que acho um bom Linux. Mas admito que o melhor exemplo de uma decente distribuição de Linux é realmente a Debian, e que também tem sido deixada ao abandono.

  14. Nuno says:

    Um gajo saca e instala … e depois quer aceder á internet e… boca !
    a alternativa ao windows ainda está muito verdinha
    uma pessoa quer instalar qq coisa e é uma dor de cabeça… instruções de 100 paginas, compilações complicadas, erros erros erros, paginas manhosas, foruns com threads com 8 anos…
    É pena porque estou ansioso por mandar o bill ao alho

  15. José says:

    Miguel Guerreiro ,

    Tenho o meu disco respartido em 2 .

    Partição C:\ com o Windows e
    o D:\ Com apenas alguns jogos .

  16. Marcio Henrique says:

    Ora bem, não sei se vos dá este erro, ou se sabem do que é, mas vou passar a explicar.
    Gravei o .iso no Nero a baixa velocidade, gravei 2 vezes por achar que da primeira vez tinha sido erro do dvd, mas pelos vistos não. Tenho o xp instalado e uma partição pronta para o fedora 8, mas quando coloco o dvd do fedora, a máquina fica preta apenas com o cursor a piscar em cima, já verifiquei se o dvdrom estava com em 1º lugar no boot e estava. Por isso, alguem sabe se me falta algo? Tentei instalar o fedora 8 através do vmware e parece funcionar tudo bem, ou seja presumo que falte algo no dvd do fedora, tipo o boot…
    Todos os comentários são bem vindos.

  17. Cá vou eu outra vez evitar confusões:

    Nuno,

    desculpa contrariar-te mas isso é mentira, actualmente o Linux já está num nível de maturidade muito aceitável, que distribuição e que versão experimentaste? Recomendo muito o Fedora Core, e o Mandriva, especialmente o Mandriva, porque digo aqui que já experimentei muitas outras distribuições, como a Ubuntu, mas digo que não troco a Mandriva por nada, uma instalação de um programa através do Synaptic no Mandriva é uma Brincadeira de crianças! Muito mais fácil do que no Windows! E digo-te que o Windows não é um sistema fácil, mas sim um sistema ao qual nos habituamos, por isso é que temos de fazer algum esforço (hoje em dia é mínimo) para se usar Linux.

    Márcio Henrique,

    Para gravares o .iso tens de ter a certeza que o ficheiro não está corrompido. E depois de verificar isso (que eu acho que é melhor explicação), para gravar o .iso não recomendo o Nero, no teu lugar usaria o DeepBurner, que faz o serviço muito bem e é muito, muito fácil de se gravar um .iso nele. Quanto a gravação em baixa velocidade não adianta muito, todas as versões que gravei foram a alta velocidade e funcionam que é uma maravilha! Mas recomendo usares para a gravação um DVD-RW.

    José,

    não me esqueci! Ora bem suponho que a partição C: tenha 300 Gb, e a D: tenha 200Gb, estou correcto?
    Como deves saber a partição que escolheres para usar o Fedora será inutilizada pelo Windows e irá perder tudo o que lá está guardado, durante o processo de formatação do Fedora. Para não perderes os jogos, tens de mover as pastas/ficheiros deles para a partição C:/ e não o contrario.
    Depois disso, podes (não é obrigatório) desfragmentar o disco onde irás instalar o Fedora.
    Para a instalação! Já tens o DVD gravado? Se não usa o DeepBurner para instalar o .iso.
    Para instalar que é o que nos interessa! Metes o DVD já gravado na gaveta da drive e reinicias, e deverá correr o ecrã de instalação, caso tenhas a bios configurada para arrancar a partir da drive de DVD, existem também algumas teclas que o podem fazer no meu caso é a F8, e depois tenho de seleccionar a drive.
    Depois de arrancar e quando chegares a parte das gestão de partições, suponho que a partição será ou hda2 ou hdb1, mas verifica aquela que tem o tamanho da partição vazia, aí tens dois processos:

    ou pedes para o anaconda (instalador do Fedora) seleccionar o disco e criar automaticamente as partições do Linux, na partição vazia

    ou fazes a moda antiga, ou seja a mão, como se faz?
    1.º tens de criar uma partição swap com o dobro da tua Ram. 512 mb 1 Gb,
    1Gb – 2 Gb, e sempre assim, para que isto serve? É uma espécie de ficheiro de paginação que permite ao Linux usar caso necessário essa sub-partição para Ram. Um directório “/home/” com cerca de 5 Gb, mas como tens muito espaço pode ter 20/30 Gb, e depois o essencial é partição “/” que deve ficar com o resto do espaço disponível na partição do disco. Em alguns casos podes ter que criar a mão a partição “/boot/” que tem cerca de 50 Mb.

    É melhor fazeres o processo automático.

    Se tiveres mais duvidas continuo aqui para ajudar!

  18. Marcio Henrique says:

    Viva,
    obrigado pela resposta, mas acabei por resolver, de uma forma que nem percebi bem, ou seja o erro não passava da bios do portatil, tinha 7 sequencias de boot, ás quais defini que o cd-rom seria o 1º no boot e depois, disco, usb, e por ai adiante…
    parecia pela minha lógica de ter que funcionar, mas tal não aconteceu. Resolvi apagando do boot todas as 6 entradas de boot á excepção do cd-rom e assim já funcionou, ou seja forcei o boot apenas pelo cd-rom e apenas o cd-rom. Pensei que era do nero e gravei 3 dvds do fedora, e todos funcionaram bem.
    Por isso para queles que possam ter o mesmo problema que tive a solução é verificar bem as definicoes de boot.
    Depois de instalar o fedora tudo funcionou ok, desde wireless, rede, nvidia, compiz-fusion.
    Desde já o meu obrigado pelas vossas respostas.

  19. MP says:

    estou a testra o fedora 8
    tem problemas em reconhecer wireless!
    não consigo ver filmes no youtube!
    sinceramente no ubuntu é tudo mais facil

  20. MP,

    Problemas a reconhecer Wireless, tenta ir com o outro sistema ao site da empresa do produto e procura uns controladores, o google também serve.

    Não consegues ver filmes no youtube? Já sacaste o Macromedia Flash Player? Se usares o firefox ele irá detectar a falta do plugin e mostrará um link para a instalação do dito plugin

    Ubuntu mais facil? É parcialmente verdade, mas muitas coisas que faço em outros Linuxes não tenho a mesma liberdade no Ubuntu, é por isso que nunca mais volarei a usar Ubuntu, para mim o Fedora, Mandriva e Debian, são todas elas muito superiores em qualidade e funcionalidades ao Ubuntu.

    Diga-se que o Ubuntu é um Linux que está na moda geralmente posto nesse local por utilizadores que não têm a devida experiência para avaliarem um Linux, antes de ser poder dizer que a distribuição Y é melhor do mundo é necessario exprimentar mais algumas, para não dizer muitas outras, por isso quem só usou Ubuntu não tem autoridade para afirmar que é a melhor distribuição de Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.