Está farto do Unity no Ubuntu? Use o KDE ou Gnome ou XFCE
Canonical referia que instalassem o Ubuntu para "evitar a dor do Windows 8"...mas afinal...
No passado dia 18 de Outubro, a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. Esta versão traz um conjunto e novidades muitos interessante, com principal foco na interação entre o sistema e as WebApps. Depois de proceder à sua instalação (ver aqui), confirmei aquilo que muitos utilizadores se queixam e que tínhamos alertado aqui....o Ubuntu continua cada vez mais pesado e com uma performance questionável !!!!!...e muito se deve à Interface Unity. Como resolver este "problema"? Aprenda a instalar um ambiente de trabalho alternativo: KDE, Gnome ou XFCE...é só escolher.
Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades ou que tenha melhor performance.
A presença da interface Unity no projecto Ubuntu já foi várias vezes abordada aqui no Pplware, em especial neste artigo (Ubuntu – Unity e a grande controvérsia). Mas como no mundo open source os utilizadores não estão agarrados apenas ao que vem com o sistema, hoje ensinamos como instalar o KDE, Gnome ou XFCE.
KDE no Ubuntu
O KDE é o principal rival do Gnome. Oferece uma interface bonita e atraente e em muitas situações muito mais funcional que o Gnome. Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. Para instalar o KDE [aprox 1,2 GB] basta usar o comando:
sudo apt-get install kde-full |
GNOME no Ubuntu
O GNome é provavelmente o ambiente de trabalho mais popular no segmento Linux e, para que já não se lembra, era este o ambiente de trabalho usando no Ubuntu até a versão 11.04. O projecto Gnome, através da variante Gnome Shell, oferece uma interface semelhante ao Unity mas (provavelmente) mais leve.
Para instalar o Gnome no Ubuntu [aprox. 531 MB] basta usar o comando:
sudo apt-get install gnome |
XFCE no Ubuntu
No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza, simplicidade e funcionalidades, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos e este é actualmente um dos ambientes de trabalho favoritos dos utilizadores.
Para instalar o XFCE basta executar o comando:
sudo apt-get install xubuntu-desktop |
Para quem pretender instalar o stock Xfce basta executar o comando (aprox. 57 MB):
sudo apt-get install xfce4 |
Como referido, a grande vantagem do mundo open source é que os utilizadores não estão "agarrados" apenas à plataforma que lhe é distribuída num só todo. Há alternativas (boas alternativas) e desta forma cada utilizador usa o que mais lhe agradar.
Qual o vosso ambiente gráfico preferido?
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom trabalho 🙂
Penso que o único problema do Unity é mesmo deixar o sistema pesado. Prefiro o Gnome ou o XFCE
E olha uma correcção. Na parte de explicar como se instala o XFCE tens como titulo “KDE no Ubuntu” 😉
Gostava de ter o wallpaper da primeira imagem?
Alguém me o consegue arranjar se faz favor ?
Vem com o Ubuntu 12.10. Saca aqui http://1.bp.blogspot.com/-6N5P6q5O6ok/UD_VetwMKwI/AAAAAAAAJ0Y/hpbM8bZV_I4/s1920/A_Little_Quetzal_by_vgerasimov.jpg
Estou a utilizar o Gnome 3.6 desde que instalei a 12.10, não troco por nada 🙂
Pois, ainda dei uma hipótese ao Unity mas…decididamente não! Pesado, muito pesado, fraco desempenho…arrisco mesmo a dizer que se não fosse a linha de comandos considerava-o um sistema operativo inútil!
Exato. Eu também tentei “adaptar-me” ao Unity, mas não consegui.
Gostei bastante do método de funcionamento do Gnome 3 e toda a hierarquia existente, o Unity ao lado dele não lhe chega aos calcanhares 😉
Boa tarde ,
Pedro Pinto não tenhas a menor dúvida , o que eu sugeria era que em vez de estarmos a instalar vários ambientes gráficos podemos tranquilamente fazer o download do Kubuntu , Xubuntu no caso da Gnome Shell não existe uma instalação limpa derivada do Ubuntu e aí fica mais difícil não instalar primeiro o Ubuntu , mas existe outra alternativa que é instalar o Debian puro e depois instalar com os mesmos comandos a Gnome Shell , penso que desta forma se evitam vários conflitos que se geram na altura dos upgrades dos diversos pacotes e é bom lembrar que poderemos ter sempre 3 partições diferentes num HDD o que nos permite também ter alguma liberdade de acompanhar a evolução de outros ambientes gráficos e distros .
Cumprimentos
Serva
Não me estragues a novidade do próximo artigo 🙂
Sorry
Serva
Tens o Ubuntu Gnome Shell Remix
A máquina que disponho para “brincar” com as várias distribuições Linux já é tem alguns anos e – talvez por isso – dá-se muito mal com o Unity (tem a ver principalmente com questões ligadas à placa gráficas… E pelo que pesquisei são muitas as pessoas a terem problemas com o Unity em máquinas com a mesma placa gráfica).
Passei então a usar o Xubuntu, que até agora não deu problema nenhum.
Só me falta conseguir arranjar uma forma de arranjar algo do género daquele Messaging Menu, porque gosto de ter ali tudo agrupado. Se alguém souber que se põe isso a funcionar no Xubuntu 12.10, agradecia a dica!
Unity não funciona na GeForce FX5200. Forçado a instalar XFCE.
Experimentei o Debian puro na máquina virtual e gostei muito. Acontece que estou com o Linux mint e funciona muito bem..Vou aguardar. Obrigado.
Mas para quem prefere o gnome no ubuntu pode instalar esta distro (que penso que vai ser oficializada pro ano neste site: http://gnomebuntu.com/ ) mas que está disponibilizada no site da ubuntu como ubuntuGNOME: https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/ReleaseNotes/12.10
Bom post. Mas não esquecer que existem mais alem destes. Certo que estes são os mais conhecidos, mas também temos o MATE desktop e o Cinnamon desktop (do grande Linux Mint) que cada vez estão a ganhar mais adeptos.
Acho que também faltou o – sudo apt-get install lxde
Continuem o bom trabalho 🙂
Sim, exacto.
Mate – https://pplware.sapo.pt/linux/dica-ubuntu-11-10-com-o-ambiente-de-trabalho-do-mint-mate/
Cinnamon desktop – https://pplware.sapo.pt/linux/como-ter-o-cinnamon-desktop-no-ubuntu/
Boa tarde ,
São ambientes gráficos ainda muito verdes , o que mais promete e vai tendo cada vez mais adeptos é o Cinnamon .
cumprimentos
Serva
outro muito verde mas está com bom aspecto é o Pantheon da elementary team, estou a usar e a gostar bastante 🙂
De facto o Elementary OS Luna está um espetáculo. Tenho-o a correr no virtualbox e está muito bom, muito rápido e bonito. Traz poucas aplicações o que o torna ainda mais simples. À consideração do PPlware.
Abraço, Jorjão.
O Debian puro está melhor do que o Mint Cinnamon?? Obrigado.
Cumprimentos e BFS
Eu ainda continuo com o ubuntu 10.04…O Gnome 2 é pra mim sem dúvida o melhor ambiente gráfico para mim. Como muitos experimentei o Unity mal ele saiu mas não me habituei, nem o gestor de aplicações conseguia enocntrar. O Mate e o é uma fork muito interessante do gnome 2 e a solução para as novas versões de Gnome 3 que sairam recentemente e que também não gosto por parecer muito mac e eu nao me habituar a ter as opções das janelas na barra tipo mac.
Até encontrar alguma coisa que continue leve e bastante estável o ubuntu 10.04 vai continuar por cá.
Boa tarde ,
Eu ainda tenho a 10,04 LTS instalada que me acompanhou por 3 anos até que descobri o KDE forçado que fui a procurar alternativas ao Gnome 2.3 que gostava muito mas que agora acho pouco prático pelas facilidades que o gestor de ficheiro Dolphin proporciona e por outro lado tenho toda a capacidade de fazer uma personalização total do sistema sem usar qualquer programa de tweaks o que diga-se é muito o meu espírito mudar os cursores , mudar os ícones mudar as janelas , mudar a composição de cores ,criar transparências , colocar widgets no ambiente de trabalho etc e como no meu Ubuntu 10,04 LTS a performance não é prejudicada .
Por outro lado tenho acompanhado outros ambientes gráficos , outro que me agrada muito é o XFCE que está cada vez melhor é muito diferente do KDE é minimalista , mas não deixa de ser bem poderoso , no entanto não encontro as vantagens do KDE , o facto de eu poder dividir uma janela e numa pare estar a trabalhar no hdd do pc e na outra parte da janela estar a trabalhar numa pen ou disco externo e poder fazer transferências de ficheiros com um arrastamento é algo que nos dá grande liberdade de movimentos e eu tenho 5 discos internos , por isso já devem compreender a razão de eu dar tanto valor a estas funcionalidades .
Cumprimentos
Serva
O Lubuntu como referido nas respostas é sem dúvida uma alternativa muito leve em termos de ambiente gráfico. De momento continuo com o Lubuntu 12.04 e ocupa-me em média 300Mb de ram.
o mate é mais leve que a gnome-fallback-session?
O Cinnamon é de facto o meu favorito.
Ora nem mais…
Já usava mint antes. Então desde que saiu o unity, esqueci definitivamente o ubuntu…
Nada melhor do que xmonad para linux 🙂
ou então instalam a distribuição portuguesa Caixa Mágica que é baseada em Ubuntu/debian e vem com o Gnome 3 por defeito, mas que também tem a possibilidade de instalar o KDE ou XFCE por distribuição (Caixa Mágica KDE por ex.) ou por instalação a partir de repositórios. Partilha pacotes com Ubuntu e Mint.
Das distribuições que experimentei que usam o Gnome 3 pareceu-me a mais estável.
Bem lembrado , o caixa Magica 18 está um espectáculo .
Cumprimentos
Serva
Tenho usado todas as GUI do CM18 em Live e são fenomenais,decidi instalar a Gnome mas não consigo usar alguns programas que eu considero fundamentais como p,ex. o XBMC.
-tentei reinstalar,usando a tanto a consola como o centro de software da CM e o resultado é sempre o mesmo…crash de sistema e reinicia.
já tentaste pedir ajuda no forum?
“…e vem com o Gnome 3 por defeito…”
Nada vem por defeito! Vêm por omissão!
“”James Bond
20 de Outubro de 2012 às 4:07 pm
“…e vem com o Gnome 3 por defeito…”
Nada vem por defeito! Vêm por omissão!””
Não vem nem por defeito, nem por omissão.
Vem predefinido!!!
““…e vem com o Gnome 3 por defeito…”
Nada vem por defeito! Vêm por omissão!””
Não vem nem por defeito, nem por omissão.
Vem predefinido!!!”
Não vem nem por defeito, nem por omissão.
nem Vem predefinido, vem pré-instalado!
8p
LOl
Pronto, está bem. LOL.
Eu gosto do Pantheon, mas parece-me que não mostra todas as aplicações do sistema quando clicamos no lançador..
Alguem conhece uma app para premitir gestures em linux, mac style.. para o gnome3 fica brutal, para quem tiver um touchpad que permita 5dedos, ficava com uma experiencia incrivel.
Tens aqui :
http://www.howtogeek.com/howto/43097/how-to-get-macbook-style-finger-gestures-on-ubuntu-linux/
obrigado.. está disponivel nos AUR, para todos os utilizadores de archlinux, pacote chama-se touchegg.
facilmente configuravel, portanto, deve facilmente integrar com qualquer interface grafica..
Neste site podem ver como instalar e remover cada um dos ambientes.
http://www.psychocats.net/ubuntu/index.php
Luís , boa malha , excelente o teu post
Cumprimentos
Serva
“traz um conjunto e novidades”
*de*
KDE sem duvidas!
O KDE tem tido uma má fama, mas desde as ultimas versões que tem ficado bem estavel e mais leve!
É um Desktop super personalizavel e em que tudo está integrado.
Ainda tem um longo caminho para andar mas chega lá!
Existe um novo DE, o maui-project.org que me tenho acompanhado.
Usão de origem as tenclogias mais recentes como wayland e Qt5, que ainda não saiu, está em fase beta.
Tenho observado os repositorios e parece estar a evoluir bem.
Claro que antes do Qt5 estar disponivel não será fácil instalar. Portanto é esperar para ver 🙂
Boa tarde ,
O Wayland é um dos projectos que pode colocar o Linux na frente dos SOs , quanto ao QT5 grande parte do código está a ser migrado do SO meego eu já instalei e de facto ainda existe muitas arestas para limar , deverá estar pronto por altura do KDE 5 que provavelmente estará pronto em Abril ou Maio do próximo ano , considero que o workspace 4.9.2 para além de nos ter trazido o Dolphin 2.1 e praticamente versões novas para todas as ferramentas que acompanham esta interface preferiu apostar na correcção de alguns bugs já devidamente identificados , a versão do Kubuntu 12,10 está rápida mais versátil mas sobretudo estável .
Cumprimentos
Serva
Nos últimos tempos também tenho estado a utilizar o kde (4.9.2, no momento), e estou a gostar bastante. Muito rápido e bonito 🙂
No entanto, a distribuição que utilizo é o Arch Linux 🙂
Melhor ainda , o KDE dá-se mito bem com Arch Linux , eu confesso habituei-me muito aos comandos do Debian e fui seguindo sempre distribuições derivados dele , mas quem mexe bem em Arch é uma combinação perfeita , talvez mesmo a melhor combinação que podes encontrar para o KDE .
Cumprimentos
Serva
Excelente! Eu a falar nisto à pouco e já está aqui um artigo! Fantástico =)
De referir que o último titulo a negrito é XFCE e não KDE.
Bom artigo!
Boas, sempre usei o Gnome, mas neste momento no Ubuntu 12.04 estou a usar o cinnamon e estou a gostar mesmo muito, simples, eficaz e bonito. O xfce também é um dos meus favoritos.
Eu costumo refilar quando aparecem coisas novas e demoro a adaptar-me mas desta vez venceram-me. O Unity com um bocado de hábito consegui vencer.
Obviamente que há outras opções e o Gnome é daquelas que me faz voltar para ver como estão as coisas.
Não uso apenas um ambiente gráfico e nisto está a beleza do Linux. Não é de massas nem precisa de ser mas faz tão bem ou melhor aquilo que os outros fazem.
– Baixei o Lubuntu 12.10 , e instalei em um K8N – 1 gb de memoria – Está me surpreendendo pelo bom desempenho.
Adotei o Zorin OS e abandonei o Ubuntu. Mas uma pena que o Ubuntu parece ter abraçado essa aberração que é o Unity
Estou a ter dificuldades em instalar outro ambiente gráfico porque no momento em que coloco o código no terminal, este pede-me a password mas não são lidos caracteres nem números. Alguém tem conhecimentos que me possam ajudar?
Obrigado
Atenção q no terminal linux quando estás a colocar a Pass a mesma não aparece…
Lol
Eu até agora uso Cinnamon , sem problemas , muito ainda o acham verde , mas para mim é muito bom, mais uns retoques e pronto.
Unity ainda tentei usar , mas não gosto mesmo nada.
Eu achei o que Canonical iria lançar um Ubuntu com o Gnome-shell por padrão, mas eu não vi essa versão!
Podes encontrar o projecto que te referes neste link:
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuGNOME/ReleaseNotes/12.10
ah, obrigado! era o que eu precisava.
Só funciona no Ubuntu 12.10 Quantal…
Tenho uma dúvida; quando instalo um ambiente de trabalho alternativo o sistema não fica mais pesado e lento? Embora eu escolha com qual trabalhar no inicio de sessão não ficarão resíduos do Unity no sistema que o façam ficar mais lento? obrigado, não sou muito entendido nisto.
KDE!
Totalmente adaptado ao Unity. Muito funcional e está melhorando a cada versão. Ubuntu com sua identidade própria. Cinnamon também evoluindo bem.
O Ubuntu 12.10 acabou de sair, será que não é mais prudente esperarem 1 ou 2 semanas para deixarem a equipa da Cannonical resolver estes primeiros problemas?
Isto acontece em qualquer SO, não é só no Ubuntu. Lembram-se do problema com a bateria que tinha o MacOS Lion? E no Windows temos os habituais Service Packs a corrigir as falhas após o lançamento.
Portanto isto acontece em todo o lado, há um certo tempo de maturação logo a seguir ao lançamento. Eu como já previa esta situação, ainda para mais tendo em conta que não é uma versão LTS, decidi esperar para fazer o upgrade. Acho que estas críticas à performance do Ubuntu deveriam ser feitas apenas depois de um certo prazo, mas é apenas a minha opinião.
Verdade, mas como é Ubuntu o pessoal pensa erradamente que tem que sair perfeito. Depois tem aqueles que se esquecem que o Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu faz tudo parte do Ubuntu, por isso ao dizerem que Ubuntu não presta, porque raio então instalam o Lubuntu por exemplo.
Acabei de instalar o Ubuntu 12.10 e só tenho duas coisas negativas a apontar … As Drivers ainda não estão disponíveis,o que não me proibi de fazer tudo, menos jogar. E algumas aplicações que usava no 12.04 ainda não funcionam no 12.04 … Eu ia esperar uns dias até instalar, mas não resisti a tentação e neste momento posso continuar a dizer : Ubuntu Rocks =)
* “E algumas aplicações que usava no 12.04 ainda não funcionam no 12.10”
O Ubuntu usa Unity e por exemplo o Xubuntu usa Xfce só ai vais notar uma grande diferença…
Eu sei, obrigado pela dica lol 🙂
Já agora o pessoal devia usar os pais do Ubuntu,o Debian…
Eu também tive dificuldades a adoptar o Unity, agora já consigo trabalhar bem com ele MAS noto um consumo muito grande de recursos, e após tentar instalar o Ubuntu num portátil com uma gráfica Nvidia e estar sempre a bloquear decidi experimentar o Lubuntu e fiquei espantado… Já tinha experimentado o Kubuntu 12.04 mas tinha montes de bugs onde às vezes reiniciava o computador e este perdia todas as minhas definições, e decidi ficar me pelo Ubuntu.
Mas agora após testar o Lubuntu estou a ponderar mudar, parece muito rápido, gasta poucos recursos e ainda não me deparei Bugs.
No caso do KDE experimentei o achei-o muito bonito, rápido, mas tive dificuldades em adaptar me, ainda mais dificuldades do que com o Unity…
O Xubuntu também está muito bom!
Ai os Unity haters…
Lá porque não se conseguem habituar ou não gostam e preferem outro tipo de ambiente gráfico, tudo bem, respeito perfeitamente! Agora o que eu vejo é que tudo serve para denegrir a decisão do Ubuntu de seguir o seu próprio caminho com o Unity.
Quando é que vão deixar de testar o Ubuntu em portáteis com placas gráficas NVIDIA? Já toda a gente sabe que existe essa incompatibilidade porque os senhores da NVIDIA são uns “s*c*n*s”, por isso é que o Linus lhes mostrou o dedo do meio.
Corram lá o Ubuntu num portátil com Intel HD Graphics e vejam lá se afinal é assim tão mau como andam a pintar… não sejam falaciosos.
Claro que o Unity é exigente em recursos, o que vai um pouco contra a natureza leve do Linux, mas também se querem instalar num Pentium nem deveriam considerar o Ubuntu! Já sabem que o Ubuntu tem aspirações mais altas do que apenas refrescar hardware ultrapassado, está a tentar competir por quota de mercado! O meu Core2Duo com Intel Graphics corre perfeitamente o Ubuntu 12.10, não me revejo em nada em todos estes comentários sobre lerdeza do Unity.
E só porque tu dizes… a malta toda agora vai meter os portáteis de lado e vai tudo comprar portáteis com gráfica intel… nao sejas doido.
Aliás a cenas mais parva que aconteceu agora foi obrigar os antigos utilizadores a correr o ubuntu 12.10 em modo de aceleração gráfica… e como se pode confirmar a aceleração gráfica está o no que está com gráficas um bocado mais antigas.
O ambiente gráfico sem unity sempre foi super rápido, nunca ninguém se queixou da perda de performance. Agora se querem transições parvas nas janelas de efeitos de que nada servem… aí têm o choro que sempre houve por causa do sistema da aple que era todo bonito e tal e o ubuntu também devia ter.
Você precisa dizer em voz alta 3 vezes: Abracadabra, alakazan, depois insere a senha. Problema resolvido.
A partir do momento que unity surgiu, passou a deixar de ser o ubuntu. Obrigado ao Sr. Mark pela inovação em “lentidão” e pela publicidade da Amazon, estou ancioso pela versão 13.04 para ver que mais mer… dá para meter no ubuntu, então agora em DVD upa upa, é só meter mais lixo para lá.
se formos pelo tamanho ocupado então o linux mint é o lixo total quando tanta gente gosta dele
gnome shell irrita-me, não consigo estar sem ter a barra de aplicações à vista. kde farta-me talvez de ter um aspecto parecido ao windows. xfce gosto e do unity, mas têm mesmo de alterar aquele dash ou então meterem um opção para meter um menu mais classico
btw no gnome não basta instalar o gnome-shell? é que é uma diferença de espaço enorme
Eu uso o Kde com o Kubuntu, e estou a adorar, já experimentei algumas distribuições e sem dúvida esta sem duvida para mim a melhor.
Boas, em relaçao instalaçao do ‘Gnome’, parece haver alguma confusão, uma vez que imagem que aparece é do ‘Gnome 3’ cuja instalaçao será algo do genero:
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell
Bom artigo
Cada cabeça sua senteça, é a conclusão que tiro depois de ler os comentários
Uso Ubuntu, temos opções no arranque, prefiro sem efeitos, em vez de unity, pois ainda não tive paciência para experimentar… e o meu portátil, dual core já com mais de 3 anos, com upgrade de HDD SSD funciona na maior, rápido e sem problemas.
Se não fosse o excel e powerpoint, windows deixava de usar, assim ainda tenho dual boot.
Cumprimentos
Só não usa o Unity quem não quer ou não se adapta com facilidade aos diversos SOs e ambientes gráficos que por aí andam. O Unity está fantástico, muito intuitivo e também muito rápido. Não percebo como podem alegar que puxa pela placa gráfica quando o estou a usar neste momento numa máquina virtual com um portátil que tem uma Intel HD 3000! O único senão é ainda faltarem algumas ferramentas de personalização, mas em breve essa questão estará resolvida. Aqui só se encontra profissionais do rato, salvo raras excepções. Já sei, não vão publicar este post…..
outro ambiente gráfico que tem chamado a minha atenção é o Razor QT, ele ainda está muito verde e por isso pouco personalizável, porém tem um belo visual e permite que seja rodado sobre o Openbox, Metacity ou Kwin (sobre o Kwin ele fica com os mesmos efeitos que o KDE), talvez ele consiga trabalhar sobre outros gerenciadores de janelas, mas testei apenas com esses
O que seria de um restaurante famoso se apenas um único e exclusivo prato, com seus acompanhamentos e bebidas. Assim é mundo Gnu/Linux, existe um ambiente gráfico para cada gosto, isto é bom, mais torna-se o calcanhar de aquiles do sistema para que os usuários comuns passem a usa-lo. Ai entra o JANELÃO e sua beleza promiscua, e todo mundo vai atrás do promiscuo por causa da facilidade de uso. Por causa disso passei a ser radical, tenho uma versão montada co DVD de instalação do UBUNTU 12.10 64 bits com 6 ambientes gráficos Unity 3D, KDE4, Gnome3, Gnome classic, XFCE4, MATE. assim é possível escolher o que achar melhor.Além de ter muitos aplicativos gráficos, editores de video, editores de audio, musica, e cracker. Ficou bem grandinho quase 4.2 GB. Só uma coisa, ainda não entendo por que tem tanta medrosa em usar nomes anónimos e não assumir suas opiniões com a cara limpa.
Muito obrigado Pplware 🙂 mas faltou o gnome clássico, pois ele é simples e elegante, gostei muito, que é por esse comando sudo apt-get install gnome-session-fallback
Viva!
Pretendo instalar o KDE ou o Gnome num computador sem acesso à Internet. É possível?
Onde posso obter os binários?
Obrigado e parabéns ao Pplware pelo excelente trabalho.
Boas, instalei o gnome como está descrito no artigo mas não gostei, como desinstalo ?
Cumps
Bom dia
Fiz instalação cfe o passo a passo e não mudou nada, ou seja, eu não tenho a opção de iniciar Unity, Gnome ou Kde. Não aparecem opções aos iniciar. Se indicar solução, agradeço. Abs