Está disponível o GIMP 2.8, agora com interface unica
Após cerca de 3 anos e meio de desenvolvimento, o Gimp 2.8 está finalmente disponível para download. Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source e considerados como muitos como uma alternativa credível as populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).
Vamos conhecer as novidades do GIMP 2.8 e aprender como instalar no Ubuntu.
O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projecto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Actualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo e é disponibilizado sob a licença GPL.
Principais novidades do GIMP 2.8
Interface Única
Uma das características que vinha a afastar muitos utilizadores desta ferramenta era a forma como as ferramentas se espalham pelo ambiente de trabalho. A versão 2.8 permite finalmente ter o GIMP numa única interface (activar em Window—>Single Window Mode). De referir que o utilizador pode continuar a ter as janelas em separado.
Agrupamento de camadas
Para trabalhos gráficos mais complexos, o Gimp disponibiliza agora uma pequena janela onde organiza todos os elementos (layers) do nosso trabalho.
Multi-coluna para docks de ferramentas
O Gimp 2.8 permite dispor pequenos grupos de ferramentas numa só interface. Para criar uma nova colica basta aceder a dock Windows e fazer drag and drop de um dialog dockable para um dos cantos verticais.
Suporte para matemática nas medidas
Agora com o Gimp 2.8 é possível fazer contas na interface que permite definir a altura/largura de um determinado objecto.
Outras novidades
- Melhorias na edição de texto
- Novos widgets
- Mudança nos atalhos do teclado
- Superação das funcionalidades “Salvar” e “Exportar”
- Novo pack de pincéis e outras ferramentas
- Nova funcionalidade “Lock Pixels”
- Exportar valores das cores para CSS, PHP, Java, Phyton ou texto simples
- Possibilidade de exportar para PDF
Como instalar o Gimp 2.8 no Ubuntu?
Para instalar a ultima versão do Gimp no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos
sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp sudo apt-get update sudo apt-get install gimp |
Para quem já possuir o Gimp, basta executar o comando
sudo apt-get dist-upgrade |
O Gimp é sem duvida uma excelente ferramenta para que necessita de editar imagem.
Em tempo de crise, será o Gimp uma opção a adoptar por designers e empresas da área?
Este artigo tem mais de um ano
Está se a tornar na minha opinião mais parecido com o photoshop, uma alternativa mais barata 🙂
Download 2.8 para Windows:
http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html
Gimp 2.8 Stable for Windows:
http://sourceforge.net/projects/gimp-win/files/GIMP%20%2B%20GTK%2B%20%28stable%20release%29/GIMP%202.8.0/gimp-2.8.0-setup.exe/download
Gimp for Mac OS X
http://gimp.lisanet.de/Website/Download.html
Boa peça, acabei há pouco de ler sobre o assunto, finalmente a janela única… agora vamos queixar-nos que gostávamos mais em janelas separadas eheh (se calhar até dá para optar, ainda não experimentei o 2.8)
Quanto à questão, crise ou não, o Gimp sempre me pareceu uma excelente alternativa e nunca percebi porque não é mais usado.
Sim dá para escolher 😉
Não é mais utilizado porque os designers estão habituados ao Photoshop. Normalmente começaram com Photoshop… o GIMP não é assim tão identico e fácil como o Photoshop para os designers.
Não é apenas uma questão de se estar habituado ao Photoshop. O modo como a Adobe concebeu a interacção entre teclas de atalho e botões de rato e mesmo o manuseamento das ferramentas está muito bom. Não digo que não seja possível fazer melhor mas é mesmo difícil.
Por exemplo, eu comecei com o antigo Corel PhotoPaint – penso que era este o nome – e comecei a utilizar o Photoshop e o Gimp quase em simultâneo. Verdade seja dita, tenho de dar os meus parabéns a quem produz o Gimp, está muito bom, mas efectivamente o Photoshop tem lá tudo, quase sempre à mão e quase sempre fácil de utilizar.
Quanto aos menus a flutuar pelo ecrã é simples. São complicados quando se trabalha com um monitor mas são excelentes quando se tem a hipótese de trabalhar com dois ou três monitores. O ideal mesmo é o utilizador ter a possibilidade de escolher, o que pelo que percebi é o que vem nesta nova versão.
Nunca vi utilidade em ter menus a flutuar pela janela. A não ser, talvez, se o ecrã por grande o suficiente. Mas pronto, é sempre bom ter a opção.
O Gimp não é uma boa alternativa porque o Photoshop, neste mundo, dita as regras. Uso o photoshop há 10 anos e mudar de um para o outro é quase começar do zero. Os menus contêm coisas diferentes; os menus de contexto (clique direito) são muito diferentes; as funcionalidades têm resultados diferentes e o conjunto delas é também diferente.
Enquanto conseguir usar o produto da Adobe para fins não comerciais, mesmo que ilegalmente, não me apetece aprender tudo de novo.
Mas não quer dizer que um novato não se safe bem. Quem me dera ter conhecido o Gimp muito mais cedo.
Mas parabens Gimp, estás a ir no bom caminho, melhorando a usabilidade 🙂
A utilidade de menus flutuantes é enorme quando se utilizam dois ou mais monitores. Trabalha-se com os menus numa tela e com a imagem full screen noutra.
Eu pessoalmente prefiro mesmo as janelas separadas, e o modo de funcionar do gimp vs photoshop (por isto digo, a organizacao dos menus e assim, gosto de manter as coisas simples). Se as pessoas que realmente usam Gimp a sério, fizessem doações generosas, teriamos um editor de imagens mais forte, e que desse menos trabalho ao utilizador, no gimp tudo se faz também, é um pouco mais trabalhoso. E já existia anteriormente modo de ficar com janela unica, mas não integrada com o Gimp por defeito.
E tu já doaste alguma coisa para os desenvolvedores do Gimp? Aposto que não 😉
Finalmente!!
Sim, agora já se parece com uma “aplicação” 🙂
Ola Pedro, bom dia. Escreveste (ex. Photophop)
Ja não era sem tempo.
Apesar de me parecer muito bom, penso que dificilmente (e infelizmente) chegará perto do photoshop. Tal como o inkscape com o illustrator, e o OpenOffice com o MS-Office. Claro que monetariamente também não se compara, mas pelo menos na usabilidade a diferença entre gimp e photoshop e inkscape e illustrator é abismal.
Não me entendam mal porque sou completamente a favor destas aplicações, mas na minha opinião acho que ainda têm um longo caminho a percorrer.
Só para dizer que, em principio, concordo.
No entanto, se olharmos para a relação preço/qualidade (e excluindo os piratas), as aplicações que indicaste são imbativeis.
Claro que há um “preço” a pagar… mas cerca de 1K Euros para ser mais fácil de usar…
Até hoje ainda não vi ninguém disposto a pagar do seu bolso uma aplicação premium – é piratear ou usar o dinheiro “dos outros” (leia-se, o dinheiro dos impostos).
🙂 Assino por baixo, Wykzl 🙂
Olha que o Libre Office já se aproxima bastante do Ms Office
concerteza que é uma proposta valida e só quem a usa e explora percebe a capacidade dessa ferramenta.
cmps
Só uma coisa? Como podemos fazer para guardar imagens em CMIK no GIMP? é que já estou farto de procurar e não encontro nada e para fazer paginações para serem empresas numa gráfica, as imagens tem de ser CMIK, e não RGB. O GIMP é bastante bom e fácil de usar, mas tem essa falha, o CMIK, que estraga tudo não é?
Pois, para mim é a principal “falha” do GIMP, é não trabalhar com CMYK. Penso que nesta versão continua igual….
Julgo que há plugins para isso.
Para trabalhos gráficos, é mais adequado colocar a imagem no Scribus e gerar PDF/X-3.
Como gosto de fazer pouco esforço a habituar-me a novas aplicações e como tenho a sorte de ter licenças disponíveis de photoshop, o Gimp nunca foi alternativa precisamente pq não me habituei em tempo “útil” à utilização das várias janelas separadas para utilização da aplicação.
Mas sim, concordo que para aplicação open source, é uma excelente alternativa ao Photoshop! Penso que para a utilização comum que se dá ao photoshop, é uma aplicação bastante completa.
Ainda não existe a instalação para windows 🙁
No site oficial ainda só tem a versão 2.6
Falso. Estou a sacar a versão 2.8 enquanto escrevo isto.
Por outro lado, se calhar as coisas mudaram em 3 hroas, lol.
http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html
Dá para instalar no Ubuntu 10.10 ?
Sim, usa os comandos que estão no artigo.
hmm pois, tenho que ir ver então o que se passa porque está a dar erro
“W: Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/otto-kesselgulasch/gimp/ubuntu/dists/maverick/main/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Failed to fetch http://ppa.launchpad.net/otto-kesselgulasch/gimp/ubuntu/dists/maverick/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found”
me pasa lo mismo
Alguem me poderia indicar um bom tutorial do GIMP?
Obrigado
Bom dia , está aqui um belo artigo de alguma das coisas que podem fazer no Gimp.
http://www.unixmen.com/30-great-tutorials-for-gimp/
Cumprimentos , Manuel Coutinho
Bem eu trabalho numa empresa de design, e não se vê a hipotese de usar o gimp, pois todos temos os softwares da adobe actualizados, mas aposto que será uma boa hipotese para empresas com pouco capital e estão a começar agora.
Esta versão não dá para Windows?
Bem hajam!
Sim, dá, vê melhor:
http://gimp-win.sourceforge.net/stable.html
Eu gosto e uso , já fiz o download da última versão enquanto estou a escrever , e a resposta é sim pode perfeitamente substituir o Photoshop , eventualmente para um uso profissional muito especifico provavelmente nem o Photoshop será suficiente , é o mesmo em relação ao Libre office estamos neste momento na versão 3.5.2 e está cada vez melhor .
Cumprimentos
Serva
Grande surpresa ao ver uma nova versão deste editor de imagem. Sempre fui fiel ao gimp e ja trabalho com ele a alguns anos. Agora vem a adaptaçao a esta nova versão com um visual muito mais apelativo.
Finalmente a interface única!
Nunca gostei muito do GIMP precisamente devido às suas várias janelas, que só complicam.
E gostei das outras novidades desta versão.
Bom artigo 🙂
Eu tenho a versão 2.6 instalada e não consigo atualizar para a 2.8 com o comando fornecido na publicação: sudo apt-get dist-upgrade
O que posso fazer ?
Cumprimentos 🙂
Rui, faz assim:
sudo apt-get dist-upgrade
Foi o que fiz Pedro, usei esse comando mas o upgrade não é feito…
Rui de qualquer das formas tens de colocar na consola a primeira linha de comando que representa o repositório e se já tiveres o Gimp instalado então podes saltar para o comando sudo apt-get dist-upgrade .
Cumprimentos
Serva
Resolvido, desinstalei a versao actual (2.6) e segui os passos desde inicio 😉
cumprimentos
Bolas… finalmente a janela única…
Agora só falta um release para o mac… xD
Alguém teve uma mensagem ao adicionar o repositorio a dizer que esta versão não era estavel para ubuntu 12.04 ?
Alguém sabe como instalar em Fuduntu?
Boa tarde ,
Tens aqui um link que te deve ajudar
http://espacoliberdade.blog.br/blog/dicas/instalando-gimp-2-7-3-no-fedora-15/
Cumprimentos
Serva
Oficialemnte.. para windows só existe como estável a gimp-2.6.12-i686
Existe é uma versão gimp-2.8.0-rc1-setup.exe na secção GIMP + GTK+ (development rel.)
Cump.
E para Linux também na RC1
Cumprimentos
Serva
desculpa queria esta também na RC1
Serva
E em relação a skins/temas, alguém sabe onde posso arranjar para esta nova versão?
Paint.net
Do que eu já mexi (confesso que não foi muito extensivo) fiquei com a impressão que fica uns furos atrás do Photoshop, mas apenas em termos de acessibilidade (facilidade de utilização), no Photoshop há acções que podemos fazer de uma só vez e que neste temos que contornar de outras formas. No entanto parece-me que não há muito que o Photoshop faça que este não faça, talvez um utilizador bastante intensivo possa encontrar limites, eu não encontrei…
No entanto ainda não experimentei esta nova versão… Vou ver…
Sempre utilizei gimp porque comecei com ela na escola e fui aprendendo e tal e hoje é o meu programa essencial, e sempre utilizei-o em Inglês, mas já não era sem tempo haver uma versão em PT???? -_-
Já havia em PT-BR, mas acredita que em PT pelo menos para mim depois de trabalhar muito em inglês e a maioria dos tutoriais serem em inglês já não consigo trabalhar em PT.
ver em
http://docs.gimp.org/2.8/en/gimp-fire-up.html#gimp-concepts-running-language
GIMP 2.8.0 Stable Windows http://goo.gl/DOYV2
Programa muito Bom.
– Me impressiona a evolução do Gimp a cada nova versão.
– É essêncial em meus trabalhos.
– Abrçs
Aplicação excelente. Grato pelo link para o Gimp for windows.
Em termos profissionais o Gimp já é uma opção mas tem que ser muito melhorado a nível de performance, quando se usa com imagens de grande qualidade ele demora muito mais tempo a executar filtros por exemplo que o photoshop e isso pode ser impeditivo, estmos a falar de 4X mais tempo…
Mas sim uma grande aplicação que eu aconselho a toda a gente principalmente a webdesigners pois normalmente trabalham com resoloções baixas, quem faz montagens de arquitectura é preciso ter cuidado com o tempo que vão perder a executar filtros.. como o blure ou o noise.
Olá a todos! Será que alguém me pode ajudar a remover esta instalação através da linha de comandos. O que se passa é que tentei instalar Gimp e parece que não ficou lá muito bem, então o meu receio é isto ficar a ocupar espaço que necessito.