elementary OS Luna 0.2 – Desktop Perfeito (I)
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa (ao estilo do MacOS).
Depois do “desaparecimento” do PearOS, o elementary OS tem sido a distribuição à qual temos dedicado algum tempo. Hoje deixamos 5 dicas para quem usa ou tenha intenções de vir a usar (também podem ser usadas no Ubuntu e derivados).
1) Elementary-Tweaks
Tal como o nome sugere, o Elementary-Tweaks permite personalizar facilmente o sistema. Esta ferramenta possui uma interface gráfica, o que simplifica todo o processo.
Como instalar?
sudo apt-add-repository ppa:versable/elementary-update sudo apt-get update sudo apt-get install elementary-tweaks |
2) HotShot - Uma das melhores apps gratuitas para Screenshots
O HotShot é uma aplicação para captura de ecrã que oferece também um conjunto de funcionalidades para edição das capturas obtidas. Esta aplicação foi escrita em Qt, corre em Windows e Linux e oferece uma interface muito bem organizada. Fazer capturas é realmente muito simples, podendo o utilizador escolher todo o ecrã, um determinada região, janelas, etc.
Como instalar?
sudo add-apt-repository ppa:samrog131/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install hotshots |
3) Firefox
Por omissão o elementary OS traz como browser o “levezinho” Midori. No entanto, o utilizador pode instalar o browser que pretender. O Firefox é sempre uma boa escolha.
Como instalar?
sudo apt-get update sudo apt-get install firefox |
4) Suporte para todos os codecs
Para que o elementary OS ofereça suporte para os mais diversos formatos que usamos frequentemente (ex. MP3, Flash, Java) é necessário instalar um conjunto de pacotes adicionais.
Uma forma muitos simples de ter tudo a funcionar é instalando o ubuntu-restricted-extras. O ubuntu-restricted-extras é um pacote de aplicações que permite ao utilizador instalar um conjunto de pacotes essenciais para o sistema.
Como instalar?
sudo apt-get update sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras |
5) Deluge – Provavelmente o melhor cliente de bitTorrent
O Deluge é provavelmente o melhor cliente de BitTorrent. O Deluge usa libtorrent no backend e PyGTK na interface para o utilizador. Como caracteristicas destacam-se a cifra total da comunicação, WebUI, Suporte a plugins e muito mais.
sudo add-apt-repository ppa:deluge-team/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install deluge |
A parte II deste tutorial será realizada também com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no elementary OS Luna 0.2 (Ubuntu) e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e quem quiser ter uma excelente experiência com o Linux, experimente o elementary OS Luna 0.2.
Este artigo tem mais de um ano
Concordo, muito bom. É o que uso actualmente. Já saía era a nova versão…
É fantástico 🙂 O “caminho” do Ubuntu deveria ser algo do genero
Esta distribuição é sem dúvida mais agradável visualmente do que o Ubuntu, no entanto deixei de a usar porque era muito instável, as aplicações paravam muito frequentemente. A que uso actualmente é o Pinguy OS, que tem algumas parecenças com esta distribuição, mas já vem com muitas aplicações instaladas por pré-definição, como o spotify, steam, etc, e não me dá tantos problemas.
Estas linuxadas fazem todas o mesmo, pegam no ubuntu e tentam copiar o que os outros fazem… Até tenta parecer Apple, mas não passa da mesma treteca que anda aí a correr à anos
É mais ou menos isso…mas de facto muitas acabam por ser melhor que a distro a que lhe deu origem. Tenho essa opinião 🙂
eu uso archlinux à já uns anos, e não revejo nada o linux no que dizes. a verdade é, o linux tem tentado chegar a mais gente, e para isso muitas vezes disfarça-se de ambientes conhecidos (windows ou mac os), mas o core continua linux, com todas as suas vantagens e desvantagens
E tu há anos que tentas aprender a escrever português! Ms continua à distância, né?!
Não tem é muita lógica ensinarem como instalar uma distro totalmente desactualizada, com aproximadamente 21 meses e a menos de 2-3 meses de sair a versão nova…
MAs onde vês que estamos a instalar uma nova distro?
Enganei-me, queria dizer configurar, em vez de instalar.
Não me leves a mal, mas estás a entrar por preciosismos, a ideia principal do que eu escrevi mantém-se.
O que é desatualizado para ti?
O Windows 7 é desatualizado por ser de 2009 e ter suporte até 2017 ou 2020? O Elementary Luna é desatualizado por ser de 2012 e ter suporte até 2017? O mac mavericks é desatualizado por ser de 2013 e ter suporte até 2015?
Esqueceste que o processo de instalação é sempre o mesmo para todos?
Poupem-me a inteligência…
Desactualizado é não estar actualizado, não é ter sido “construído” antigamente. Isso é óbvio.
Não está actualizado pois tem kernel, libs e apps em geral desactualizadas, em versões antigas.
Percebeste agora?
Sim sim mas isso foi a equipa do Elementary que não criou uma ISO com as novas atualizações. O 12.04 já vai na release 4 e a deles deve ser release 1 ainda. Mas isto é só com uma distribuição ou outra, sistemas Windows estão anos luz desatualizados a partir do momento em que se instala o sistema xD
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Nos repositórios podes ir actualizando os pacotes, no Ubuntu LTS – que é onde o eOS é baseado – e elementaryOS estão desactualizados (o que é normal, visto que está quase a surgir a nova versão Ubuntu LTS).
A release 4 de Ubuntu não tem novo Kernel, tem apenas novas builds da mesma versão. O mesmo se aplica a grande parte dos pacotes que fazem parte da base da distro. As excepções são aplicações externas que funcionam bem em versões antigas das libs, como por exemplo, Firefox.
Por esses motivos é que digo que não é a melhor altura para falar neste tipo de artigos sobre esta distribuição, pois o “ciclo de vida” (não o de suporte) está quase a acabar.
Adoro esta distribuição!
Aguardo a parte II
Ainda bem 🙂 Confesso que usava, nos últimos tempos, o PearOS. Mas decidi experimentar o ElementaryOS e por cá fiquei…mesmo virtualizada a distribuição voa.
Entrei no site e reparei que o Luna não é gratuito. Vi mal?
Boa noite Bruno.
O Pagamento é opcional podes colocar 0€ e fazer download gratuitamente e experimentar a distribuição.
Abraço.
Sim, é gratuito 🙂
https://pplware.sapo.pt/linux/elementary-os-luna-uma-distro-linux-ao-estilo-do-macos/
Bom post obrigado a toda a equipa do pplware.
já tenho o elementary instalado em dual boot com o win algum tempo mas quando quis instalar o chrome não consegui tive ir ao centro de sofware e instalar o chromium.No próximo post podiam dar uma dica como instalar o chrome
Basta aceder google.com/chrome escolhes a versão Ubutnu de 32 ou 64 bits dependo do teu sistema, depois basta abrir com o centro de software.
Para 32 bits
wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_i386.deb
sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_*.deb
Para 64 bits
wget https://dl.google.com/linux/direct/google-chrome-stable_current_amd64.deb
sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_*.deb
Gostava de ver uma review vossa a fundo ao CrunchBang
Vamos analisar. Nunca experimentei esse.
é baseado no Debian.. muito leve e minimal.. optimizado para programadores.. a comunidade embora pequena é muito participativa e entusiasta
Será que isto corre num Asus eeepc 701?
Aqueles com ecrã de 7 polegadas e um SSD de 4 gigas. xD
Já tentei no meu e não deu,falta de espaço no SSD.
-acabei a instalar o AntiX que corre muito bem,só o Wi-Fi é que me anda a dar dores de cabeça;por Eth0 nada a reportar!
Sobre o artigo,tenho o ElementaryOS instalado num magalhães 2 mas com SSD,é o PC usado por crianças e idosos cá de casa e ninguém teve qualquer dificuldade em usar a mesma;só instalei o FF e o BleachBit,mas vou experimentar as propostas deste artigo.
Eu já uso à coisa de 1 ano e devo dizer que é muito boa apesar de ser baseada em Ubuntu 12.04. Só é pena vir um bocadinho despida de software.
O browser que traz o Midori é muito leve e rápido e apenas há que corrigir o flash.
montes de dicas, tweaks e how-to’s aqui http://www.elementaryupdate.com/ 🙂
Boas, vou esperar até Abril pelo ClementineOS.
Já desde a ultima formatação que fiz ao pc que uso esta distro. Aguardo a parte II.
muito boa distro.
uso a uns meses no meu portatil apenas para programar php, em dual boot com win8.1 e rola muito bem.
nao e perfeita tem alguns bugs
no inicio a falta de desktop fazia me confusao, e ainda nao consegui por o desktop a 100%, podiam fazer um tutorial para por a dar o desktop, como fizeram para o botao minimizar.
mas ate que a falta de desktop me obriga a ser mais organizado 😉
ja agora, tenho uns problemas com o clique do rato quando uso o touchpad, as vezes tenho que clicar duas vezes, isto e bug ou apenas acontece comigo?
Uso e abuso desta distro- Muito boa, simples e com uns tweaks fica impecável.
Muitos gostam de distros cheias de programas, que na sua maioria apenas usamos 2 ou 3, esta distribuição não esta cheia de app mas trás o que é preciso, e sejamos honestos, a instalação de apps é direta. Cada um pode personalizar ao seu gosto.
Uma dica, para quem gosta de editar ficheiros de sistema e não quer ir através do terminal para abrir algo com “Sudo” pode fazer com que a tecla direita tenha um atalho do genero “open as administrator”:
segue o link:
http://ubuntuhandbook.org/index.php/2013/10/open-as-administrator-to-pantheon-elementary-os/
E para quem adora uma distro cheia de apps (úteis claro) testem a seguinte distro:
http://voyagerlive.org/
Cumprimentos,
e ignorem as gralhas de texto e erros.
Bons dias.a distribuição elementary nao e das minhas favoritas,mas em qualquer distro ha sempre duas aplicações que merecem a instalação: uma boa dock(eu costumo usar a docky),e o synapse: pois acreditem ou nao,acho-o mais completo que o gnome-do..Enfim,opiniões pessoais…
Abraços.
PS: a que horas e a apresentação da Samsung no MWC2014??
Simples, didático e útil tutorial. Estou usando-o atualmente é uma distro muito boa. Recomendo.