Djl 1.2.10 – O Steam do Linux
A tarefa de migrar para Linux é cada vez mais facilitada. No entanto, um dos principais factores que têm impedido muitos dos utilizadores de outras plataformas, de fazer uma migração para Linux, são, sem dúvida, os jogos. A conhecida plataforma Steam é de fulcral importância para os jogadores, para fazer a gestão dos seus jogos em Windows.
O Djl entra neste contexto como o substituto do Steam em Linux. Não no estrito sentido da palavra, porque não tem qualquer ligação com a Valve, empresa detentora do Steam, mas porque se propõe realizar mesmo para os jogos Open Source actualmente existentes em Linux, que o seu equivalente proprietário.
A instalação apesar de requerer alguns passos é bastante simples, dependendo esta aplicação do pacote pacote PyQt4. Como já é normal, usa-se o Ubuntu como referência, recorrendo ao menu, Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, faz-se a pesquisa por Python-Qt4.
Depois de seleccionado este pacote todas as dependências são automaticamente seleccionadas, carregando em aplicar o processo de instalação é iniciado e concluído pelo Synaptic.
Chega agora a vez de descarregar a aplicação. Como esta não existe nos repositórios oficiais do Ubuntu, tem que ser consultado o site oficial. Apesar disso, a única opção de download deste programa é em formato tar.gz. Nada que nos assuste, porque a tarefa de correr a aplicação está facilitada. Basta descarregar o referido ficheiro e extraí-lo para uma pasta na pasta pessoal (/home/nome_do_utilizador).
Para se ter a aplicação ao alcance, convém criar um iniciador (atalho para os habituados a outros sistemas operativos). Com um clique do botão direito do rato, sobre a área de trabalho selecciona-se a opção Criar Iniciador. Neste iniciador no campo comando, tem que se apontar para o ficheiro djl.sh. Convém ainda adicionar ao iniciador um ícone, pode-se encontrar este ficheiro na pasta para onde foi extraída a aplicação.
Ora depois da tarefa concluída, duplo clique sobre aplicação e é lançado o programa. Indo directamente ao que interessa (os jogos), o utilizador ao carregar no separador ”Repository” tem actualmente um repositório de ficheiros 100 jogos do que melhor se faz para Linux. Títulos de grande popularidade e qualidade como Wolfenstein: Enemy Territory, Driver ou Glest, estão entre os existentes.
Por exemplo, seleccionando o jogo Savage 2: a Tortured Soul, é apresentada uma imagem, e uma breve descrição do jogo para o utilizador poder fazer a sua escolha com segurança.
Neste ecrã, podemos ainda aceder ao site oficial do jogo, através do botão website, para procurar informação adicional, ou seleccionar Install, Remove ou Update, para respectivamente, instalar, remover ou actualizar um jogo. Escolhendo Install é começado o processo de download do jogo e sua instalação automática.
Depois do processo concluído, o utilizador dentro da aplicação pode seleccionar o jogo instalado e carregar sobre o botão direito do rato e escolher “Play”, para que o jogo instalado seja executado.
É importante ainda referir algumas das suas principais funcionalidades, tais como o sistema de plugins que o djl possui, de modo a estender funcionalidades desta aplicação e a sua interacção com alguns jogos e a opção de Chat, onde o utilizador pode usar o djl como cliente de IRC para poder partilhar experiências com os outros utilizadores sobre os jogos disponíveis, ou sobre o djl no geral.
Sou da opinião que apesar de esta ferramenta se encontrar num estado inicial de desenvolvimento, já apresenta um nível de estabilidade adequado, não tendo encontrado qualquer crash da aplicação. Diria que esta aplicação é a ferramenta ideal, pela sua facilidade de utilização e quantidade de títulos disponíveis, para todos os jogadores que são novos na plataforma de Linux.
Será certamente fácil no meio desta lista, encontrar sempre um jogo de agrado. Além que a instalação de títulos de jogos à base de “point and click” não poderia ser mais fácil e intuitiva.
Como comentário final, eu arrisco mesmo a referir que o djl no âmbito de Linux, representa o mesmo para os jogos que o Gestor de pacotes Synaptic representa para as aplicações no geral.
Podem ver aqui as alterações à versão anterior.
Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Djl 1.2.10 [571.18KB] Homepage: Djl
Este artigo tem mais de um ano
E quanto aos jogos closed source para linux, não vai suportar? É que tinha piada se suportasse. Mais, tinha muito interessa.
E já agora, há rumores que o Steam, da Valve, vai ter um port para linux. Obviamente que a maior parte dos jogos não vão funcionar, mas talvez seja um incentivo.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Morbus, existem jogos closed source e freeware para linux, como o Caso do Savage 1 e 2.
Penso que o Djl do que já testei também suporta alguns jogos wine, se é a isso que te referes.
jogos é na playstation 😀
http://www.9quina.com
@rascunho
De facto cada vez mais os jogos são para as consolas. Até o Windows a nivel de jogos já não é o que era. Vais a uma loja, e é mais comum arranjares uma maior variedade e qualidade de títulos para as consolas do que para PC.
@ Rui Oliveira
Há jogos para linux pagos, tal como para Windows. Eu estava a falar desses :\
@ Rascunho
Quero ver onde arranjas rogue-likes, simuladores hardcore e RPGs à moda antiga nas consolas… E FPSs que se podem controlar decentemente e não são feitos para auto-aim-console junkies. É certo que cada vez mais se dá prioridade às consolas, e AINDA BEM! Era assim na altura da Super Nintendo e da Mega Drive, e depois o PC começou a querer ter jogos mainstream como tudo o resto e acabou por matar os excelentes jogos que tinha antes disso. Agora eles estão a voltar. Lentamente.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
O rumor de que GNU/Linux vai ter um cliente Steam já existe à muitos meses. Embora saiba que, mais tarde ou mais cedo, esse cliente vai chegar a minha opinião é que já está a demorar muito tempo, demasiado tempo.
Cumps
Na realidade o mercado de jogos PC nao esta morto, de facto e superior ao das consoals junto, mas e que muitos nao sao comerciaveis.
Agora FPS ou RTS na consola? Nem morto, agora um tomb rider, e afins, races, e esses mais «simples» de controlar de facto sao mt bons pa consola, mas penso que brevemente a consola sera mais um PC entao… Jogos para pc vao exitir sempre.
E verdade aqules jogos divertidos que exitiam nas consoals antigas, nao vao voltar as consalas actuais com exepçao de wii, estao muito para o jogos modernos, e sejamos sinceros, nos tambem crescemos com o tempo, aogra um super mario aborrece…
Não há um aplicação para correr os mesmos jogos que correm no steam??? Tipo CS ou CSS??? Isso é que era de valor!!! Aí, eu mudava-me de vez, em vez de dual-boot…
__________________
http://poupar-energia.iespana.es/
@Morbus
tens os jogos da ID como o Doom 3, e o Quake 4, Enemy Territory Quakewars, dos que me estou a lembrar assim de cor.
@Spulva
Não disse que estava morto, apenas constatar um facto, já não é o que era.
As consolas vieram substituir muitos computadores em muitos lares. Como já disse, vai a uma worten, e tenta ver a variadade dos jogos só da PS3 por exemplo, e compara os existentes para PC, é que nem tem comparação, para PS3 há muito mais quantidade, e qualidade.
Com a evolução do mercado de consolas, este cada vez mais vai, “canibalizar” o mercado de PCs
@Rui Oliveira: Não foste buscar um bom exemplo a meu ver, sou um amante de consolas, tenho todas as 3 consolas da nova geração, e infelizmente, a PS3 foi uma desilução, pelo menos para mim. Exemplos de qualidade nesta consola são muito poucos, metal gear, Litle big Planet e… GTR. Tenho pena que Portugal, ou melhor, os Portugueses olhem para a marca Playstation como uma supramacia de jogos, o que actualmente não é. Estamos a viver o fenomeno Sega dos tempos modernos.
Isto não é uma critica a ti, apenas um desabafo que me saiu, não sou fanatico por marcas… todas as consolas tem defeitos, a sony saiu-se mal nesta geração…. melhores dias virão concerteza
Mau exemplo quis eu dizer….
@ Rui Oliveira
E tens vários outros, UT2k3 (UT3 também vai ter uma versão linux), Neverwinter Nights, MoHAA… E montes de RPGs independentes têm versão linux, eschalon, Age of Decadence (para sair este ano)…
Mas eu estou a perguntar mesmo se este programa vai incluir também esses jogos.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Já tenho esta plataforma instalada no meu ubuntu há uns tempos.
É mais um passo na evolução dos jogos em GNU/Linux
@Morbus
Não te sei responder ao certo, mas acredito que sim, a ideia é fazer uma lista extensa de todos os jogos para linux. mantém-te atento ao desenvolvimento e ao changelog do djl
Nunca queiram comparar uma consola a um PC, em nada!!!!! Experimentem um dia jogar num PC de jeito um bom jogo e depois digam qualquer coisa… Não se compara em NADA!! PC’s forever, for all……
@TM se fosse a ti experimentava FPSs na Wii 😛
Este djl é uma das razões pelas quais eu estou a pensar em mudar um dia para o Ubuntu 🙂
o linux tem um enorme potencial no campo dos jogos pela frente…
Ainda sou do tempo do Win 3.0 e era bem pior que o Ubuntu… agora só resta a Comunidade evoluir..
Roma e Pavia não se fizeram num dia 😉