Linux: aprenda a instalar e usar o logrotate para gerir logs
Tudo aquilo que acontece num sistema operativo é registado nos logs para que o utilizador possa saber o que aconteceu no dia X à hora Y. No entanto, a gestão dos logs nem sempre é fácil, mas para os sistemas Linux há uma ferramenta que nos pode dar uma ajuda fundamental.
Hoje vamos mostar como podem instalar e usar a ferramenta logrotate.
Chama-se logrotate e, tal como o nome sugere, permite a "rotação automática" de ficheiros, compressão, remoção ou até o envio por e-mail de ficheiros associados aos logs. Esta ferramenta é gratuita e pode ser instalada em qualquer sistema Linux.
Para este tutorial vamos ensinar como podem instalar o logrotate na nova versão do Ubuntu. Para tal basta que sigam os seguintes passos:
sudo apt-get install logrotate -y |
Em seguida é possível verificar se esta ferramenta se encontra instalada usando o comando:
sudo logrotate |
Configurar o Logrotate
Por omissão, o ficheiro de configuração principal do logrotate encontra-se em /etc/logrotate.conf.Outras configurações podem ser realizadas nos ficheiros /etc/logrotate.d.
Por padrão, o logrotate corre diariamente, executando o script de shell /etc/cron.daily/logrotate. Vamos testar o logrotation com o MySQL. Para tal basta que executem o seguinte comando:
sudo logrotate -d /etc/logrotate.d/mysql-server |
O cron é um serviço unix que permite que tarefas sejam executadas em modo “background” em intervalos regulares pelo deamon da cron. Estas tarefas são normalmente designadas por “cron jobs” em unix.
Por omissão o logrotate é executado a cada dia, no entanto o utilizador pode configurar no cron para que este seja executado hora a hora, à semana ou ao ano.
Este artigo tem mais de um ano
E que tal fazer um artigo sobre journald ? O logrotate tem os dias contados com a gestão de logs feita através do journald cada vez mais utilizada e funcional.
Ótimo tema abordado. Pergunta . Depois de instalado num servidor só instalar algum client para coletar os logs ou só funciona standalone?