Dica: Como instalar e configurar o memcached no Ubuntu
Certamente que já ouviu falar no termo "cache"...e em memcached? Para que não sabe, o memcached é um sistema distribuído open source que visa armazenar informações frequentemente usadas.
Desta forma evita-se o carregamento e processamento consecutivo de informação proveninentes de fontes "lentas", como é o caso de discos rígidos, bases de dados, etc. Aprendam a instalar e a configurar no Ubuntu 20.04 LTS.
O Memcached é uma interessante ferramenta para melhorar a performance de apps PHP-based web tais como WordPress, Joomla, Drupal, entre outras. Aprenda a instalar e configurar o memcached no Ubuntu.
Como instalar o memcached no Ubuntu?
Instalar o memcached na última versão do Ubuntu é relativamente simples. Para começar devem proceder à atualização do sistema usando o comando sudo apt update.
Em seguida, para instalar o memcached no Ubuntu basta que executem o seguinte comando:
sudo apt install memcached libmemcached-tools |
Depois de instalado verifiquem que o mesmo está já em execução. Para isso usem o comando:
sudo systemctl status memcached |
Como configurar o memcached?
Tal como outros serviços, o memcached também tem um ficheiro de configuração. Neste caso trata-se do ficheiro /etc/memcached.conf.
Editando este ficheiro, podem mudar o porto lógico que está associado assim como o endereço IP. Por exemplo, se tiverem um cliente remoto com o endereço 10.10.10.10, devem mudar o endereço.
Depois de realizadas as configurações, devem reiniciar o serviço usando o comando:
sudo systemctl restart memcached |
Devem também permitir na firewall a comunicação para o seguinte porto lógico.
sudo ufw allow 11211/tcp |
Reiniciem também a firewall usando o seguinte comando:
sudo ufw reload |
Ativar o memcached para as aplicações
Dependendo das aplicações/plataformas que têm em execução, a ativação do memcached é ligeiramente diferente. Para plataformas baseadas no PHP (ex. Joomla ou WordPress) pode começar por instalar o módulo necessário...
sudo apt install php-memcached |
E basta fazer isto! Como viram é muito simples instalar e configurar o memcached no Ubuntu. Se tiverem alguma dúvida ou questão deixem nos comentários.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde,
Bom tópico, no entanto, podiam divulgar serviços mais recentes e melhores como é o caso do Redis, uma melhor alternativa ao memcached.