PplWare Mobile

Debate – Será 2013 o ano do GNU/Linux?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. A meu ver acho que sim, eu sendo utilizador de linux reparei que o 2º semestre de 2012 o Linux tinha recebido uma especial atenção em todos os sites de informática. Deste modo existe um efeito cascata desde os programadores ao cliente final.

    O linux a muito que merecia este tempo e penso que 2013 é o ano certo para mostrarem a todos os não utilizadores do mesmo o que estão a perder, muitas pessoas dizem com Windows sabem mexer, MAC não sabem mas aprendem no Linux apenas dizem, não sei. É pena mostra alguma ignorancia quando o dizem, mas porque não têm conhecimento de causa. Espero que seja uma luz ao fundo do túnel para essas pessoas com esta nova ERA.

  2. MrT says:

    De qualquer forma também deveria de ser referido o facto de as distribuições Linux terem recebido no fim do ano passado a loja Steam e alguns jogos, com a promessa de mais jogos. Que a própria EA também já começou a fazer o mesmo mas mais lentamente. No fundo que as industrias dos jogos vem o Linux como uma nova plataforma também para jogos…. E sem sombra de duvidas que se alguns dos grandes títulos passarem a existir para Linux, que vai passar a haver muitos mais utilizadores de Linux, e menos discos particionados com Linux e Windows.

    P.S.: Acrescentando ao vosso título; Será o inicio de uma nova Era?

  3. Fernando Jorge Rufino Ferreira says:

    Sou utilizador Windows e continuo muito contente com a minha escolha, pelo que julgo que tão cedo não mudarei o “meu clube”!

    No entanto (e apesar de todas as incursões que tenho feito no linux não terem corrido bem), gosto de ver a evolução que tem sido feita com este sistema e percebo-o como uma opção muito válida em vários campos! 🙂

    Venha o próximo ano!!! 😀

  4. luis says:

    Não! O Ano do Linux nunca foi nem vai ser. O Linux já é o sistema operativo mais usado no mundo.

    • Flávio Antunes says:

      Pois é, mas em servidores

    • Bruno Santos says:

      Não, não é !

      Sou utilizador de Linux (e apenas Linux) à mais de 10 anos e sei que infelizmente não é assim – não ao nível do desktop . Ao nível de ambientes de servidor e empresarial, é sim senhor e não há qualquer dúvidas sobre isso. Ao nível de universidades, não há duvida nenhuma e Linux está no topo dos sistemas operativos dos super computadores, mas ao nivel do desktop – e acho que é aqui que este artigo se centra – não é – em estatisticas, infelizmente, a utilização de Linux é riduculo…

      Desde que apareceu o Ubuntu, Linux ganhou mais visibilidade, e disso não há duvida, bem como utilização por parte dos utilizadores, mas ainda não ultrapassa nem Windows nem MAC.
      Talvez agora com o Steam a coisa começe a alterar-se – muitos dos utilizadores não trocam porque não há (e quando digo não há refiro-me aos jogos mainstream – aos das grandes software houses – porque Linux é uma plataforma de jogos e existem jogos para Linux fantásticos) os jogos que eles jogam em Linux. Talvez agora as coisas melhorem com o Steam.

      Cumprimentos,

      Bruno Santos

      • luis says:

        Então e o Android, não usa Linux?

        • Mário César says:

          Não é GNU/Linux mas sim Google/Linux

          • henrique says:

            ANDROID É LINUX !!! o kernel do linux foi feito assim para ser mutavel e se adaptar a qualquer tipo de aparelhos e arquiteturas

            tanto que a diferença do android para qualquer outra distro linux são as APIs especificas para tela de toque e claro a arquitetura ARM que é mias utilizado no Android ,,, mais android como é multiplataforma com o uso do JAVA fica facil rodar em x86

    • Glink says:

      já eu acho que é todos os anos, quando alguém chaga ao Linux pela primeira vez e se integra, torna-se o ano Linux dessa pessoa, por isso é todos os anos 🙂

  5. Silva says:

    Esta história parece a do Sporting… É este ano, é este o ano do lagarto….
    Porra que já chateia…..

    • Artur says:

      ???? É como o benfica também não??? este ano vamos ser campeões da liga dos campeões e da liga Portuguesa, é este ano , é o próximo!!! oooops só ganham a taça da caríca e algumas são oferecidas!!! hahahahhahaaaaaaa linux sempre!! os outros que abram a pestana ou não tem capacidade disso…azar!!!

      • faustino says:

        Já chateia sempre a falarem do penalty que não existiu, mas que foi marcado a favor do Benfica contra o Sporting na final, mas ninguém fala que aquele jogador já deveria estar expulso desde a primeira parte do jogo, por isso é que nunca seria penalty.

  6. Carlos Carvalho says:

    Bom dia ,

    Sem dúvida que hoje praticamente qualquer sitio tecnológico generalista fala em Linux , no youtube que é um bom indicador as visualizações de vídeos com tutoriais e demonstração de novas distros é quase endémica , concluo que nunca o Linux despertou tanta atenção por parte dos utilizadores finais , os downloads de ISOs têm subido exponencialmente, basta ver as estatísticas da soundforge ou da distrowatch .

    Agora sim para concluir se até agora foram anos de consolidação , penso que este ano será no mínimo de afirmação e preparação para um crescimento sustentado .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

  7. Carlos Carvalho says:

    Só mais um pormenor que me esqueci de acrescentar , a tudo o que escrevi ainda temos que acrescentar uma comunidade que tem um espírito de entreajuda fantástico o que faz com que os novos utilizadores possam sentir-se apoiados e não desistam , a comunidade Linux no Pplware não para de crescer e é um excelente exemplo disso mesmo .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Carlos Carvalho

  8. Raimundo says:

    A maior barreira do Windows e Linux eram os jogos. As editoras diziam que não produziam jogos para Linux porque não havia jogadores que utilizem esse SO e os jogadores não utilizam Linux porque não existem jogos nessa plataforma. As coisas parecem estar a começar a inverter. Esperemos que editoras assim como os fabricantes de gráficas apostem mais no Linux.
    Só quando toda a gente (a grande maioria, vá :)) souber o que é o Linux e estar consciente que está a trabalhar em Linux, e não apenas ler umas coisas, então acho que se pode falar do ano do Linux.

    • Bruno Santos says:

      Relativamente aos jogos, é verdade !

      Nas gráficas, só tenho a falar dos problemas da ATI. Linux sempre teve grande suporte por parte da NVIDIA e os drivers deles sempre tiveram grandes performances em Linux (ultrapassando inclusive os de windows)…

      Da ATI, sempre foram uma porcaria… Não sei como estão neste momento, porque só uso NVIDIA, mas acho que a coisa melhorou.

      • Mario Junior says:

        Continuam a mesma porcaria de sempre. Pior, ainda tiram o suporte de vgas mais antigas “exemplo a série 4XXX”.

        • Uso também a ATI no Kubuntu 12.04 LTS e apesar da última versão (beta) estar um pouco melhor que sua predecessora, deixa muito a desejar se comparado com Windows, em alguns casos o drive padrão do Kubuntu acaba tendo um melhor visual. Minha placa é a XFX Radeon HD 5670 1GB GDDR5.

  9. Luis S says:

    Acho bastante dificil o Linux conquistar mercado doméstico. Já houve uma tentativa com os NetBooks com Linux pré-instalado que passado dois dias eram devolvidos às lojas ou reinstalados com Windows (pirata, claro). Os utilizadores finais não querem nada que não possa correr o Office da Microsoft.
    Na minha opinhião o Linux sofre de outro problema, que tem a ver com a diversidade exagerada. Há demasiadas distros, demasiadas empresas e nomes e isso segmenta e retira credibilidade ao produto, que é bastante robusto e fiável. Fácil de utilizar…nem por isso também.
    Eu gosto do Linux, mas para servidores web ou para criar Appliances dedicadas.
    A oportunidade de ouro para o Linux foi na era “Windows Vista”..mas se nem aí pegou, acho dificil ser agora…
    PS: Ubuntu no telemovel?! WTF?!

    • Glink says:

      “Fácil de utilizar…nem por isso também.”

      não andas muito atento…

      “PS: Ubuntu no telemovel?! WTF?!”

      definitivamente não andas muito atento 😉

    • Rapaz o Linux é uma das melhores plataformas que existe, o usuário normal é que não está habituado … se custa € vale alguma coisa … sendo gratuito já não vale nada.

      Ubuntu no telemovel é como iOS para iPhone … some thing

      open mind

    • Pedro PInho says:

      O que aconteceu nos netbooks é o mesmo que acontece com iphone, o que ganha é a moda e como a moda é windows é windows que muitos miúdos querem no computador, simples facto.

  10. Nuno Gonçalves says:

    Vamos lá a ver como será a aceitação do Ubuntu Phone OS. Gostaria era que me esclarecessem se também vai ter versão para tablets? Obrigado.

  11. Alucard says:

    Vai ser mais um bom ano para o Linux, de crescimento e evolução do sistema operativo. Espero ver mais aceitação da parte dos fabricantes de hardware e mais curiosidade de experimentar por parte do público desinformado.
    Como foi 2012.Como foi desde 1991, aliás.
    Agora não esperem nada de revolucionário, que 90% dos utilizadores vão a correr como gnus na savana para mudar de SO. =) As grandes mudanças dão-se devagarinho.

  12. Bruno Santos says:

    Concordo um pouco com o Silva (e estou a falar contra mim).

    Desde 2010 (pelo menos) que ouço esta conversa e todos os anos é a mesma coisa.

    É verdade que todos os anos Linux melhora, e melhora muito, mas também confesso que nunca teve algo tão “mainstream” e que afete tantos utilizadores como Steam.

    Talvez realmente 2013 seja um ano memorável para Linux, mas só com o tempo iremos ver.

    A Canonical faz um grande trabalho (embora cada vez mais se pareçam com outras empresas que conhecemos bem e começam a não ligar à comunidade deles) em levar Linux a outros dispositivos – Televisões,e agora telemoveis –
    Android foi um grande triunfo (embora metade dos utilizadores não se aperceba que é Linux – e sinceramente não devem querer saber disso – desde que trabalhe) e o Raspberry PI também foi um grande avanço.

    Eu acho que, para Linux realmente triunfar, tem que partir de baixo – as escolas têm que começar a fomentar a sua utilização nos mais novos – coisa que o Raspberry PI foi criado para – mas em Portugal a coisa é muito complicada… demasiados interesses por trás…

    Vamos ver o tempo passar e ver o que realmente vai acontecer..

    Cumprimentos

    Bruno Santos

  13. JP (djlinux) says:

    Sinceramente não sei se vai ser já este O ANO do Linux. Acho que este ano vai ser grande para quem já usa Linux mas não para trazer muitos utilizadores vindo do Windows. Mas se pensarmos bem, todos os anos são “o ano” do Linux, pois todos os anos aparecem novos aparelhos com Linux.

    Acredito que este ano vão aparecer mais PC’s com Ubuntu já instalados nas lojas, o Ubuntu para Tablet vai estar ainda melhor, vão aparecer mais videos a mostrar o grande potencial do Smartphone com Ubuntu, o Ubuntu 13.04 vai arrumar de vez com o w8 e se não o fizer ( porque continua a haver quem odeie o Unity ) algumas distribuições derivadas, como o Mint, trata do assunto.

    Relógios, carros, despertadores, routers, calculadoras, aspiradores, frigoríficos inteligentes… Já vi isto e muito mais com Linux, as pessoas muitas vezes estão com um aparelho com Linux nas mãos e não sabem.

    Cmps

  14. Anónimo says:

    Na minha opinião o único entrave à forte adopção do GNU/Linux nos consumidores em geral será mesmo a falta de versões nativas dos programas de “nome sonante” que estes já estão habitados a usar há vários anos no Windows.

    Não é que não existam alternativas (porque até as há), mas para se ter sucesso numa mudança esta não pode ser feita “à bruta” de forma radical. A mudança a acontecer terá de ser incremental e, para que tal aconteça, será incontornável que haja um grau de disponibilidade (e fiabilidade) das aplicações que já existem no Windows a correr no GNU/Linux (e é isso que ainda hoje falta, o WINE/Crossover é um “brinquedo” engraçado, mas apesar de todo o hype e misticismo só é fiável em casos muito particulares, maioritariamente com versões antigas dos programas do Windows).

    Quando as coisas se resumirem a apenas mudar o OS (mantendo todo o ecossistema de aplicações, ainda que estas sejam em versão especifica para o sistema) então não tenham dúvidas, nesse instante o GNU/Linux dominará também no segmento que muitos não têm dúvidas em chamar de inconquistável.

    Há passos a serem tomados e sinais que se revelam muito positivos nesse sentido, mas daí a que hajam resultados no imediato ainda vai alguma distância.

  15. Rui Pt. says:

    Em relação ao desktop tenho dúvidas, mas gostaria que isso sucedesse.
    Mas para além dos servidores o Linux tem triunfado também no segmento de dispositivos móveis: Não esquecer que o Android é Linux, assim como o Meego ou o seu sucessor Tizen.

  16. Tiago says:

    A Steam no Linux veio para mudar muita coisa (espero eu). No entanto o Linux ainda precisa de mais amor de todo o tipo de gente: a começar por fabricantes de gráficas: eu p.e. com a minha ATI HD 3850 (já velhinha) e com as drivers oficiais instaladas não posso jogar Team Fortress 2 em Linux pois dá logo um erro ao abrir o jogo relacionado com o OpenGL. Ao investigar na net verifiquei que era um problema com grande parte das gráficas ATI que já usam drivers legacy (como a minha) e o workaround era bastante rebuscado para um user noob de linux de como eu :P.

    Penso que, definitivamente o Linux precisa é de + investimento e amor por parte do mundo da informática para se tornar no Desktop de eleição.

  17. Benchmark do iPhone 5 says:

    Ano do Gnu/Linux, é, mais propriamente o 21º aniversário.
    Apesar da provecta idade, no desktop anda à volta do 1% da quota de mercado.

    Que me lembre, todos os anos têm sido “o ano do Gnu/Linux” (mais um).

    Já nos servidores domina claramente.
    Dizer que Android é Linux é destas coisas … usa um kernel altamente modificado.

    • Anónimo says:

      Android é GNU/Linux sim senhor, o motivo do kernel ter de ser “altamente modificado” prende-se mais com o parco suporte para as múltiplas e diversas variantes das arquitecturas ARM que os SoC dos telemóveis usam, não por ser propriamente algo diferente daquilo que efectivamente é: o GNU/Linux!

      Também já há passos a serem tomados para trazer um suporte mais genérico para os diversos ARM no mercado, como de resto já deveria saber (como pessoa informada que é) pelas noticias bem recentes sobre o assunto.

      • Carlos Carvalho says:

        Bom dia.

        O Kernel 3.7 do Linux até já tem suporte ARM para a arquitectura de 64 bits inclusive , só para esclarecer ainda não existem processadores ARM com essa arquitectura , agora de facto este Kernel só saiu em finais de Novembro do ano passado e o @Anónimo já te explicou qual a razão do Kernel Android estar modificado , se o Android nascesse hoje já não necessitava de correr em cima de uma maquina virtual .

        E quer queiram ou não o ano passado foi um ano em que certamente a cota de mercado do Linux subiu isso nota-se muito claramente , foi também um ano em que a estabilidade do Linux atingiu metas nunca antes alcançadas , agora como escrevi em cima 2013 certamente não será um boom em que toda a gente vai a correr a instalar o Linux , mas a MARCA essa começa a ficar registada na cabeça de muita gente que nem sequer tinha conhecimento que existia um sistema operativo com o nome Linux e certamente aos poucos a coisa vai se disseminando .

        Também não estou de acordo com os que dizem que é por existirem muitas distros que o Linux não cresce , eu tenho uma ideia bem contraria , mas de facto esse ponto de vista pode se aplicar as pessoas que querem é ter um sistema pronto do género de utilizador Apple que quer tudo muito simples e mudar qualquer coisa está fora de causa , os utilizadores Linux até agora têm outro perfil , sentem prazer em usar e modificar livremente o SO , estou convencido que existe muito mais gente a querer ter este tipo de liberdade , basta ver o que se passa no Android para perceber as diferenças entre um utilizador Apple e outro e Android .

        Aceitem os meus sinceros cumprimentos

        Carlos Carvalho

        • JJ says:

          “pessoas que querem é ter um sistema pronto do género de utilizador Apple que quer tudo muito simples e mudar qualquer coisa está fora de causa , os utilizadores Linux até agora têm outro perfil , sentem prazer em usar e modificar livremente o SO , estou convencido que existe muito mais gente a querer ter este tipo de liberdade”

          Concordo contigo até certo ponto neste aspecto.
          Acredito que ainda acha muita gente que queira um SO assim. Mas temos que ser realistas, talvez 80% (ou mais) dos utilizadores domésticos ou não procuram essa “liberdade” (por falta de conhecimento informático para o efeito, por pouco interesse de informática ou por falta de tempo para ajustes). Assim, mantendo essa filosofia será complicado aumentar significativamente a cota de utilizadores.

          E para dizer isto, basta-me olhar para os meus amigos/conhecidos… talvez 1 em cada 20 ou 30, estaria interessado na modificação/personalização do SO…

          Agora se houver uma distro “mais comercial”, talvez utilizadores sem grandes interesses informativos, e que utiliza o PC para navegar na net, trabalhos office e pouco mais, podia tornar-se mais interessante, se os equipamentos fosse mais baratos.

          Mas, isto é a minha opinião…

          • Glink says:

            existem varias distros com esse perfil de utilizador em mente, nomeadamente o Ubuntu e futuramente o elementary OS

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Quando eu escrevi que o Android usa um kernel altamente modificado do Linux, o que queria dizer é que … não usa mais nada do Linux.

        “The problem with Google’s approach is that it makes Android an island. The highly insular nature of the platform prevents Android users and developers from taking advantage of the rich ecosystem of existing third-party Linux applications.”

        Este artigo ainda continua a ser a “bíblia” sobre o assunto. Claro que quando o pessoal “linuxiano” quer contar “quantos somos deste lado do rio … para dar muitos” dá jeito somar o Android e arranjam-se argumentos a favor. O que é facto é que o Android não está do mesmo lado do rio, é uma ilha separada. Um fork no kernel do Linux.

        P.S. Se é uma ilha ou uma península para mim tanto faz. Se forem ler o que diz Linus Torvalds provavelmente a ideia com que ficam é a de ilha, mas que ultimamente tem havido pontes de aproximação ao Linux. Só saliento o fork porque muitas vezes vejo falar do Android como parte integrante da comunidade Linux e que os “vastos” recursos da comunidade estavam interligados com o desenvolvimento do Android, designadamente nas aplicações. Não, as diferenças são muitas e grandes.
        http://arstechnica.com/gadgets/2009/02/an-introduction-to-google-android-for-developers/

        • CMatomic says:

          Linux é um kernel

          • Carlos Carvalho says:

            CMatomic ,

            Thanks , like

            Cumprimentos

            Carlos Carvalho

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            O sistema operativo Linux (ou Gnu/Linux, como se lhe queira chamar) tem um kernel, como qualquer outro sistema operativo tem um kernel.

            É só pesquisar que facilmente se percebe o que é o kernel. É uma parte do sistema operativo, “a parte do software mais próxima do hardware”. O Android é um sistema operativo que usa um kernel modificado do Gnu/Linux (para quem faz muita questão do Gnu)

          • Glink says:

            não estas a perceber a questão do GNU, o Kernel chama-se Linux, a outra parte do OS chama-se GNU o Linux é apenas o kernel isso é que é Linux, o GNU é preciso precisamente porque a maioria dos SO baseados em Linux(com o Kernel) também usam o GNU, a parte do SO mais próxima do utilizador.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Quando alguém diz Linux obviamente está-se a referir ao sistema operativo. Quando se quer referir ao kernel diz kernel do Linux.

            Dizer Gnu/Linux é uma panca como outra qualquer, usada pelos supostos “puristas”.

  18. Navyseal says:

    Não vai ser este o ano, salvo se alguém lançar um portátil com o sistema nativo bem integrado e com um preço decente. Sim já sei que há portateis como o System76, mas e o layout do teclado em pt? Não há, só em en… é preciso que isto mude.
    Quanto a telemóveis com Ubuntu, isso é para esquecer, o mercado móvel é muito dinamico, não espera por ninguém, quem anuncia tem uma semana para lançar, não é daqui por um ano. Ubuntu não é a M$ que pode dar-se ao luxo de anunciar quando quiser porque o seu SO domina o mercado e no que toca ao mercado móvel estão a entrar devagar no mesmo.

  19. JJ says:

    GNU/Linux realmente tem tido um aumento significativo tanto a nível de novos utilizadores como novos serviços/produtos.

    Acredito realmente que vai continuar a melhor e atingir novos objectivos e utilizadores.

    Mas a meu ver, só acredito que seja o ano Linux (ou GNU/Linux, como lhe queiram chamar…), será quando empresas dos principais softwares (os mais utilizados), comecem a ter versões para correrem em Linux. Quando empresas de software, que até fazem parte da fundação do Linux, desenvolver os seus produtos para correrem em Linux, ai sim vai se tornar o grande ano do GNU/Linux.

    Por isso, quando a Adobe criar os seus produtos para Linux, como já faz para Windows e MAC… quando a Microsoft fizer o Office para Linux como o faz para MAC… quando a Autodesk, Corel, também o fizerem… entre muitas outras empresas de software o fizerem, então sim será um ano em grande para o Linux.

    Temos de ser realista, alguns programas utilizados por muitos utilizadores, as alternativas para Linux em muitos casos não tem nem metade das funções e/ou não estão ao mesmo nível de produtividade dos programas para Windows ou MAC. (Como disse, em alguns casos… e não são poucos…)

    Mas, também acredito que essa situação já esteve mais longe, visto que algumas empresas já estão a fazer programas para correr em Android, passar a fazer para outras distros GNU/Linux, não esta longe…

  20. Felipe Rei says:

    Eu gostaria que fosse, mas a segmentação do próprio Linux, somada a concorrentes de peso (como o Mac OS e o Windows 8) e à migração gradual de nossos dados para sistemas móveis dificulta tudo.
    Na parte mobile, pode-se dizer que o Android é o novo Windows, que todos usam.
    No desktop, o Windows 7 e 8 dominam amplamente.
    Se a Canonical, por exemplo, implementasse o propalado Ubuntu for Android, penso que haveria mais espaço para as pessoas se adequarem ao uso do Ubuntu como sistema móvel e desktop.

  21. MrT says:

    E pesoalmente mudava para Linux. Mas actualmente o meu grande problema é a falta de drivers para o meu pc, principalmente a nivel das graficas comutáveis e algo que controle bem o cpu (pois já testei varios Linux e todos eles metem a ventoinha do cpu no maximo mesmo sem estar a fazer, não sei se terá algo a ver com o turbo boost…)

  22. José Lacerda says:

    Gostava muito que este fosse o ano em que o Linux começasse a ter quotas significativas no segmento dos desktops/portáteis mas, infelizmente, tenho muitas dúvidas de que isto, algum dia, venha a acontecer 🙁

    Como exemplo, refiro dois casos que se passam comigo:
    1.º
    Tenho um portátil Dell XPS L502x com duas gráficas (Intel/NVidia). Com o Windows 7 a bateria tem uma duração superior a 3 horas; com o Ubuntu, por vezes nem chega a uma hora. Bem sei que existe a aplicação Bumblebee mas, na realidade, isto não passa de um “remendo” dado que a prórpia NVidia não apresenta uma solução para esta questão. Se instalar o Fedora (que é a minha distro favorita), os resultados são os mesmos e, aqui, nem sequer tenho o Bumblebee!

    2.º
    Tenho um desktop com uma motherboard Asus, Gráfica ATI HD 4800, dois discos de 700Gb em Raid 0 e outro de 700Gb para cópias; Tentando instalar o Ubuntu, no momento de selecionar o disco de destino, só me aparece o disco das cópias e nunca posso instalá-lo no RAID 0. Instalando o Fedora KDE, reconhece os discos em RAID 0 mas, após a instalação, os bloqeios do sistema são uma constante 🙁

    Por outro lado, com o Windows 7, tanto no portátil como no desktop, as coisas, pura e simplesmente, funcionam!
    Eu bem queria passar a utilizar o Linux e deixar de gastar dinheiro com as licenças do Windows mas, face às dificuldades que tenho sentido, Linux só no VirtualBox 🙁

    • irlm says:

      já tentaste powertop, laptop-mode-tools, acpid, cpupower, lm-sensors, só placa grafica intel.
      bem configurado eu tenho quase 4h de bateria, e 42º cpu.

  23. Começa a existir a faca e o queijo. Vamos ver é se quem usa, quem distribui e quem pode ganhar algo com isso (Por exemplo a Canonical) a sabe utilizar.

  24. lezirian says:

    Quando se puder jogar no linux como no windows (e possivelmente melhor:), adeus ao dual boot!

  25. Dogfire says:

    Não me parece que seja o ano do GNU/Linux, mas sim o ano 0 daquilo que o GNU/Linux puderá vir a ser. Tanto em inovação como em importância de mercado (desktops).

  26. Francisco MJesus says:

    Nao percebi bem o que querem dizer com ‘O ano linux’. É quando comeca finalmente a ter sucesso? e quando digo sucesso é uma utilizacao por parte dos consumidores igual ou maior a Mac e Winbows? outra pergunta. instalei o ubuntu num computador portatil normal (feito para win vista) e tive milhares, MILHARES e repito, milhares de bugs com o linux (uma desilusao para mim que tanto esperava deste OS).
    é por ser um PC?
    funcionaria melhor num Mac por exemplo?
    obrigado

  27. Sergio says:

    Servidores web nao tenho duvidas que são maioritariamente Linux, mas servidores empresariais!!!?!! Ou a maior parte de vocês são miúdos de universidade ou nao conhecem a realidade. Em centenas de empresas por onde passei (e muitas são grandes empresas nacionais) sempre me cruzei com servidores Windows. Admito que muitas are possam ter servidores específicos com Linux. Mas os servidores principais das empresas são Windows.
    Hoje em dia tb ha uma tendência para equipamentos embebidos terem Linux. De facto este mercado teve um grande crescimento. Mas é injusto, por exemplo, contabilizar uma pequena maquina servidora de picar o ponto como servidor empresarial.

    Outro ponto são os jogos. Os jogos interessam a um publico até aos 25 anos. Ha 20 anos quem rinha computador em casa eram jovens estudantes e percentualmente eram uma fatia importante. Hoje em dia nao é bem assim. Se todos os jovens tem computador, hoje o pai, o tio ou o avo tb tem. Em termos absolutos o número de jovens com pc aumentou, mas em termos relativos diminui muito.

    Ha 20 anos atras o jovem era quem percebia de computadores, hoje ele visto como um rookie que tem muito que aprender

    • rfduarte says:

      Claro… grandes empresas usam Windows Server ,tipo a padaria do Manoel não é?!?!?! OS 500 MAIORES SUPERCOMPUTADORES DO MUNDO USAM LINUX AMIGUINHO, Google,Facebook, Oracle(já usou um bd dessa empresa, creio que não?!), Amazon também… se for pra falar asneiras melhor ficar calado não achas?!?!

  28. Ricardo says:

    A minha opinião é que o Ubuntu está aí cheio de força!
    Tem um SO muito simples de usar e com um grafismo mt bom. Está agora a lançar o SO para smartphones que tb parece ser uma boa aposta. Tem a Ubuntu TV….

    Bem, argumentos não faltam… o que falta agora são utilizadores… mas nao um utilizador qualquer…
    O que é necessário são os “Utilizadores comuns” que são aqueles que não programam nem são extreeme gamers. São sim aqueles que usam o pc para uso diario para ver filmes e ouvir musica, navegar na net e trabalhar no office!

    Para esses utilizadores, o UBUNTU é perfeito! e podem usar por exemplo o LIBREOFFICE que é a mesma porra que o MicrossoftOffice… mas é gratuito!

    Ao mesmo tempo esses utilizadores não estão tão por dentro destas coisas como nos (Nos = leitores que gostam de informatica e novas tecnologias e que gostam de experimentar…. que não se ficam pelo que têm.)

    e outra coisa que é mt verdade é que isto é quase como um desporto… 90% das pessoas joga futebol e apenas 1 ou 2 praticam curling. Ora o desafio está em tentar cativar as pessoas a praticar o curling… Não que não seja mau, que não é, apenas concorre com um que tem a maior quota de mercado e o qual as pessoas, desde MUITO pequenas estão habituadas a utilizar.

    Nao querendo puxar para lado nenhum (sou utilizador windows pk jogo mt coisa, mas uso Ubuntu para o dia a dia (que para muitos de voces ir a um pc 95% das vezes é ir ao facebook ou youtube!)), os governos teriam um papel importantíssimo em divulgar este SO. Por exemplo colocando-o nos Magalhães, ou nos Computadores das escolas! Poupariam Milhões em licenças! O utilizador teria tudo o que precisasse para o seu estudo / dia a dia! sinceramente so vejo vantagens!

    Quando instalamos o ubunto, depois temos de instalar mais algumas coisas, para ver filmes ou descompactar ficheiros… o ideal seria ter uma versao Ubuntu pronta com essas coisas, Out of the box! Prontinho a usar!

    SO Ubuntu com o libreoffice, codecs para filmes/musicas e descompactador de ficheiros!

    a serio! o Ubuntu é extremamente intuitivo… o que acontece é o estarmos completamente habituados ao Windows!

    Resumidamente temos 2 situaçoes:
    – o que os utilizadores mais avançados querem/precisam
    – o que nos é colocado á frente!

  29. Splinter says:

    Bom dia,

    Ontem ouvi algo que gostaria de partilhar com vocês, se me permitem. Eu sei que é “off topic”, mas penso que vale a pena ouvirem.

    Tenho algumas fotos e videos no meu portatil (atualmente com Windows 8 e Elementary OS com KDE 4.9.5) e os ficheiros estão referidos estão no Desktop do Windows 8.

    Um colega pediu-me que lhe passasse os ditos ficheiros para uma pen e foi ter comigo para este efeito.

    Resolvi mostrar-lhe um pouco do Linux (sem lhe dizer o que era). Abri o “Dolphin”, naveguei até à partição do Windows, utilizadores, o meu nome, Destop e copiei os ficheiros para e pen dele. Depois removi a pen abrindo o applet. Enquanto isto, abri um novo ecrâ de trabalho (Desktop Cube) e vimos alguns dos ficheiros que lhe estava a passar.

    Ele espantado olhou para mim, depois de ver que eu tinha feito uns 10 passos para isto tudo e diz-me: “Esta Skin que tu tens no Windows é muito pouco User Friendly…”

    Desculpem lá ser “off topic”, mas achei que tinha de partilhar isto convosco.

    Abraço

    • Valério says:

      Boas

      Sempre fui um defensor do Open Source, mas a verdade é que cada vez que experimentava tinha que voltar atrás por falha de diversos softwares

      Instalei o Ubuntu 12.10 há 2 dias e para já estou satisfeito

      Na minha opinião só não compreende a razão da falta de utilizadores finais do Linux quem não quer

      A grande maioria dos consumidores finais (CF) apenas quer ligar o computador, ir ao Facebook ver os mail, ver um filme, ouvir uma música e trabalhar com todo o tipo de ficheiros que está habituado, depois desliga, MUITO SIMPLES

      É essa a razão que fez o Android subir em flecha os CF fazem tudo de uma forma simples e rápida, pois o Google Play veio facilitar em muito todas essas funções, nomeadamente a instalação das aplicações ao CF

      O Centro Software Ubuntu faz o mesmo e é ai que na minha opinião o Linux vai começar a crescer finalmente

      A grande variedade de Versões “Linux” são um grande entrave, na altura de escolher nunca sabemos qual a que vamos ficar melhor servidos e os computadores não são para andarmos sempre a mudar se Sistema Operativo

      Devia ser feito um “centro Linux” com todas as versões e a explicar o que cada uma faz e vantagens, desvantagens e defeitos

      Uma dessas versões deveria trazer logo todas as ferramentas que um utilizador normal utiliza, em que para o utilizador fosse apenas instalar esse pacote e o computador ficasse pronto a funcionar

      Para mim Ubunto, Lubunto, … é tudo chinês eu apenas quero um que funcione bem e que seja pratico, que é aquilo que os outros +- cumprem

      Tem que reconhecer que para a maioria dos CF para instalar uma aplicação que não seja só carregar em botões “instalar” já é complicado de mais

      Tem que reconhecer que aquilo que para vocês pode ser fácil eu posso nunca compreender quais os passos a seguir, o mesmo acontece com a minha area de trabalho que se eu explicar como se faz vocês apenas querem saber como se liga e desliga. também é muito fácil mudar o óleo ao carro e vocês vão ao mecânico

      Espero que percebam as ideias e que apenas desejo o desenvolvimento do Linux, que para isso é preciso que uma boa percentagem dos CF utilizem o Linux

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.