Configurar o GRUB no Ubuntu
Uma das coisas essenciais para quem instala o Ubuntu em dual boot (leia-se o Ubuntu + outro sistema operativo) é a configuração do GRUB.
Trata-se do gestor de boot do projecto GNU, e tem como função dar-nos a escolher qual dos vários sistemas operativos instalados no PC queremos iniciar, qual o pré-definido para arrancar automaticamente, quantos segundos até arrancar automaticamente, etc.
Neste post vão ser abordadas as 3 configurações que eu considero primordiais, mas vamos desde já fazer um backup do GRUB para em caso de algo correr, termos lá uma copia do GRUB intacta. Vamos digitar na consola:
sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup
Feito o backup, vamos abrir o GRUB:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Agora com o ficheiro aberto, podemos ir às ditas configurações, são 3 e para as efectuar basta encontrar no ficheiro do GRUB a linha que vos indicar e proceder às respectivas alterações: * Alterar o sistema operativo predefinido:
default 0
Basta alterar o numero que encontram para outro correspondente à ordem de disposição do menu do GRUB ao iniciar.
* Alterar o numero de segundos até que o sistema operativo predefinido seja seleccionado automaticamente:
timeout 10
Basta alterar o numero de segundos originais para o numero que desejam.
* Alterar o numero de kernels visíveis no menu do GRUB
# howmany=all
Basta substituir o "all" por o numero que desejam (pessoalmente coloco o numero 1 para que somente o ultimo update do kernel seja visível no menu GRUB.
Este artigo tem mais de um ano
é sempre bom ver howtos de linux em pt!!
keep the good work!
Bem porreiro.
Parece simples (e é simples) mas o pessoal que começa em Linux sente-se intimidado por não saber sequer, efectuar um passo destes e muitas vezes desistem.
Podem querer que estas dicas podem ser básicas mas são muito bem vindas.
Abraço.
@Pirotas
Concordo contigo, mas felizmente já existem algumas distribuições que têm um gestor de grup gráfico, dispensando mexer na linha de comandos nem alterar ficheiros manualmente.
O melhor caso que conheço é o openSUSE.
as distribuições mais recentes instalam-no e configuram-no automaticamente, de modo a que só é preciso saber mexer em alguma coisa quando der estouro (ou se reinstalar o windows, visto que ele vai escrever a MBR sem ter respeito pelos que lá estiver..).
Sim Nuno, tens razão, mas refiro-me às configurações que aqui estão feitas (vê as 3 que estão explicadas como meter ao gosto do utilizador).
balari, eu percebi. Era só para esclarecer quem não conhece que não tem de saber isto (estas coisas assustam, pá ;)) para instalar um Ubuntu, por exemplo. Acho que um dos motivos pelo qual quem vem do windows tem tanto medo da linha de comandos, por exemplo, é porque a linha de comandos em windows é o verdadeiro “atraso de vida”. É certo que em linux já não é preciso saber comandos, mas saber alguns ajuda imenso às vezes, no sentido em que pode aumentar muito a produtividade.
Boas tardes, só uma pergunta. Eu tento ver o artigo em versão pdf mas n consigo fazer a conversão. Será so cmg que isto acontece?
@Fitas,
Não leves a mal a minha pergunta, mas tens algum leitor de PDF’s instalado na máquina? É que carreguei no icone do PDF e abri às mil maravilhas!
Até pensei que tinha “estragado” a coisa de novo! Mas aparentemente não, está a funcionar aqui nos 3 pc’s da sala!
Boas. Desde ja os meus parabens pelo post que está bastante perceptível. Agora a minha pergunta…Faço as alterações correctamente como estão exemplificadas e a opção de ‘alterar o numero de kernels visíveis’ é a única que não me altera nada(aparecem todos os kernels)…Será que se deve ao facto da instrução estar em comentario? Se souberem explicar agradecia.
Bem haja e bom fds
@R_Rodrigues
Não, o “comment” tem de permanecer lá.
O que se passa é que essa modificação a que te referes não tem efeitos retroactivos, ou seja, só ficarás com 1 kernel no menu grub quando te surgir um novo kernel nas actualizações.
O que eu costumo fazer é mal instalo o Ubuntu faço logo essa modificação antes de qualquer update.
Mas tem em atenção que nem sempre é boa politica ter no menu grub só um kernel, já que o mais recente pode ter algum problema, ou ser incompativel com o teu pc (isto é raro acontecer mas por vezes pode-se dar o caso : como eu que no feisty beta tive a impossibilidade de bootar o kernel 2.6.20-13 e -14 durante semanas, tendo de utilizar o -12).
Bom fim de semana para ti.
Alguém sabe explicar como colocar o boot do Linux na partição ao invés da MBR? Assim podemos usar outro gerenciador de boot.
Acho que falta esta informação:
No final das alterações –> guardar –> fechar o editor –> executar o comando update-grub no terminal, isto vai dar ordem de actualização.
+ informação em:
http://wiki.ubuntubrasil.org/grub
Caro amigo, essa sua dica foi muito boa agradeço a sua experiencia e competência e claro por dividila connosco creio que isso seja o mais importante.
Obrigado.
Duk
Kra valeu pela dica… vou ver se dar certo!! valeu!!!
Não ajudou nada!!!! eu preciso saber o numero das outras opções. o grub não mostra nem mesmo o tutorial… não me ajudou em nada…
Muito bem explicativo, agora me tira uma dúvida?
Após instalar o slackare(uso 2 HD’S o do Vista eu desconecto ele por falta de experiência de desastre anteriores) terminada a instalação deu erro 15 sem saber o que fazer reinstalei o Ubuntu.
Gostaria de instalar no meu HD master fazendo dual boot Ubuntu/slackware mas quero usar o Grubo não o lilo mesmo dizendo pra não instalar ele rebarbou e deu tudo errado sou novo no linux e quando algo dá errado eu não penso 2 vezes formato e começo do zero.
me ajude de uma maneira simples ter o Ubuntu com o Grub nele inicializando por ele e o Slack com sistema secundario tem como madar pro meu email uma sintaxe simples para novatos que eu possa ler e aprender.
Origado.
Boas..
não consigo encontrar o grub para o alterar.. :S
alguem m pode ajudar?
abraços
Tenho dois HD na máquina, um com Windows e outro com Linux (Ubuntu).
Perdi o Grub quando reinstalei o Windows e não consigo seguir as instruções que leio nos forum, pois todos se referem a partições de um único HD. Poderia me ajudar?
Excelente dica!
Caso precise use
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=74782.0