Complicado instalar o Arch Linux? Use o Evo/lution
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. No entanto, esta variante do Linux não é a mais indicada para utilizadores menos experientes, isto porque a instalação tradicional requer já alguns conhecimentos do mundo Linux…mas, há solução!
Hoje vamos conhecer o projecto Evo/lution que permite instalar o Arch Linux de uma forma muito simples e com interface gráfica.
O projecto Evo/lution surgiu com o objectivo de simplificar o processo complexo (para alguns), de instalar o Linux. Evo é usado para caracterizar a versão liveCD do Arch Linux e lution é um instalador gráfico do Arch Linux, permitindo a instalação de uma forma gráfica, tal como acontece em outras distribuições populares.
Principais funcionalidades do Evo/lution
- Baseado nos instaladores do Arch Linux e Antergos Linux
- Disponibilização de uma interface gráfica para instalação do Arch Linux
- O instalador tem opções para instalar o Arch Base ou Base + Ambiente gráfico
- O instalador permite escolher qual o ambiente gráfico a instalar:
- Xfce
- Lxde
- OpenBox
- Gnome
- Cinnamon (Mate no futuro)
- A versão Live CD vem com o Xfce e traz algumas ferramentas, das quais se destacam:
- Gparted, um editor de partições
- Firefox
- PkgBrowser, um GUI para o Pacman Package Browser
- Pacaur, CLI AUR Helper
De referir que a instalação do Arch Linux Linux é um pouco demorada, uma vez que os pacotes de instalação são descarregados da Internet (no meu caso, foram cerca de 40 minutos).
Tal como prometido no último artigo sobre Arch Linux, o Pplware vai disponibilizar um tutorial com a instalação base do Arch Linux, em modo linha de comandos e também a instalação do Arch Linux com esta ferramenta. Os tutoriais já estão feitos e serão disponibilizados nos próximos dias…estejam atentos!
Um agradecimento ao nosso leitor Nuno Santos pela indicação desta ferramenta.
Download: Evo-09-12a.iso [638 MB]
Homepage: Evo/Lution
Este artigo tem mais de um ano
Ora essa! De nada.
Para alguém que fez a transição de ubuntu para Arch recentemente, recomendo!
Se não for feito à unha então qual é a piada de usar arch…
Discordo. Fazer à unha tem poucos benefícios a não ser que estejas a instalar Gentoo, nomeadamente a compilar o kernel, pois o genkern vem com muito bloat (cenas para Intel e AMD, por exemplo).
Assim como todos os kernels tradicionalmente generalistas de todas as distribuições 🙂
podes sempre fazer o download do source, e compilar tu próprio em qualquer distro.
Já o fiz, como engenheiro informático não acho complicado, mas não tenho paciência para fazer sempre isto quando formato o portátil de 2 em 2 meses, é com isto demoro 20 minutos.
+1 Concordo com o Nuno, deixei o Arch “puro” pelo Manjaro, exactamente pela rapidez e facilidade com que tenho um sistema instalado e a funcionar sem precisar de andar de volta da linha de comandos. Obrigado pela divulgação deste projecto que não conhecia.
Sorte sua aqui no Brasil com a porcaria de internet que eu tenho demorei quase 7 horas so pra instalar e atualizar o ubuntu 12.04!
Tens razão, mas já me deu jeito uma vez. Numa bela noite meti-me a inventar e tentei remover tudo menos o base e o base-devel, no fim fiquei com o Pacman lixado, para piorar tinha aulas no dia seguinte de manhã e precisava mesmo do computador. O que me safou foi o aui script que me poupou tempo.
Afinal onde é que está esse tal toturial, com a instalação do verdadeiro archlinux passo a passo no terminal? Assim não tem piada nenhuma.
É SÓ LER O TEXTO NA ÍNTEGRA,SEU MANÉ !!
…”Tal como prometido no último artigo sobre Arch Linux, o Pplware vai disponibilizar um tutorial com a instalação base do Arch Linux, em modo linha de comandos e também a instalação do Arch Linux com esta ferramenta. Os tutoriais já estão feitos e serão disponibilizados nos próximos dias…estejam atentos! “…
Piada era instalares sem o tutorial…
Agora seguir tutoriais… Para isso…
“Para isso…” existe a Arch wiki e o “Beginners Guide” que se encontra na mesma 😉
Para isso nada melhor que o Beguinner’s Guide oficial, tem até versão em português:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Beginners'_Guide_(Portugu%C3%AAs)
Já tinha mostrado no outro post, mas aqui fica novamente:
https://www.tuxpt.com/forum/Thread-HOWTO-Instala%C3%A7%C3%A3o-do-Arch-Linux
Eu não costumo perder tempo a ler noticias, normalmente vejo só o titulo e mando uns bitaites e se me agradar leio na integra, e como tinha sido prometido para hoje o tutorial, prontos.
Nelson tu deves ser a pessoa mais inteligente do mundo.
Rascas é muito mais fácil para mim sequir umas imagens ou um video do que perder horas a ler esse beguinners guide.
Se não estás disposto a “perder” tempo a aprender e a ler wikis, então talvez o Arch não seja para ti.
É difícil exemplificar a instalação do Arch com imagens e videos, porque é tudo feito por terminal, e depende mto do hardware, de computador para computador.
É por isso que existem estes instaladores gráficos, mas assim tb não vais aprender grande coisa…
“Deves”? •_•
“… perder horas a ler esse beguinners guide.” instalar o Arch com um DE não leva sequer uma hora se simplesmente seguires o Beginers guide
Obrigado Pedro Pinto e Nuno Santos. Vai ser a primeira vez que experimento o Arch Linux graças a esta ferramenta.
Vamos ver se é esta distro que me convence abandonar o Ubuntu 9 anos depois.
Para quem usar o arch linux e o eth0 não detectar que o cabo se encontra ligado deve instalar o driver r8168 e inserir o r8169 na blacklist.
neste momento estou a testar o Antergos e tem estado a bombar 5*
Gosto do Arch Linux, é um excelente sistema. Se o usuário tiver o hábito de ler a WiKi https://wiki.archlinux.org/ fica ainda melhor, é a melhor documentação que já vi sobre linux.
Da última vez que instalei utilizei esse caminho:
http://youtu.be/TLh44czUea0
um excelente trabalho de Marcelo Salvador.
Por sinal, acho que essa forma de instalação também merece um post.
Antes do nova maneira de instalação, eu conseguia instalar o Arch como queria e com somente o essencial. Depois achei muito mais difícil a nova maneira até que o video do Marcelo Salvador salvou-me e graças ao script tenho instalado em qualquer pc sem problemas, acho que seria esta uma das soluções para instalar apenas o que queremos. Mas também com gui tem Manjaro, bastante estável, Antergos e um dos primeiros Archbang.
Era o AUI script, já me deu muito jeito.
Um tutorial para o gentoo tambem era porreiro, ha mil e uma maneiras de instala-lo e o resultado e surpreendente tanto em performance como em bloat (ou a ausencia dela com as use flags certas).
fica a dica.
Falta um tutorial para instalar o Arch numa máquina ARM!
Também podiam criar um Evolution para Android para instalar o Arch Linux em tablets, pois já existe o software para criar instalações do Linux em tablets Android, mesmo sem necessidade de root, pois é o proot o componente que emula as API calls críticas para seja possível um chroot sem privilégios de root.
Na Google Play já tem o GnuRoot e source-code, bastava criar um fork para o Arch e pronto!
Evidentemente que não seria possível instalar módulos do kernel, instalar componentes low-level, mas para uma instalação de programas user-mode era mais que suficiente.
Ola amigo baixei mas quando dou boot aparece a seguinte mensagem: FAILED TO INSTALL OVERRIDE SEGURITY POLICY (14) NOT FOUND.
Meu notbbok é um asus K43E BIOS 219
http://www.asus.com/br/Notebooks_Ultrabooks/K43E/HelpDesk_Download/
Poderia me indicar a versão correta para instalar?
No site da source não tem mais a versão evo só a makeiso. Alguem tem algum link de outro site para download ?
+1…