PplWare Mobile

Complicado instalar o Arch Linux? Use o Evo/lution


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno Santos says:

    Ora essa! De nada.

    Para alguém que fez a transição de ubuntu para Arch recentemente, recomendo!

  2. haha says:

    Se não for feito à unha então qual é a piada de usar arch…

    • Cris says:

      Discordo. Fazer à unha tem poucos benefícios a não ser que estejas a instalar Gentoo, nomeadamente a compilar o kernel, pois o genkern vem com muito bloat (cenas para Intel e AMD, por exemplo).

    • Nuno Santos says:

      Já o fiz, como engenheiro informático não acho complicado, mas não tenho paciência para fazer sempre isto quando formato o portátil de 2 em 2 meses, é com isto demoro 20 minutos.

      • Simao says:

        +1 Concordo com o Nuno, deixei o Arch “puro” pelo Manjaro, exactamente pela rapidez e facilidade com que tenho um sistema instalado e a funcionar sem precisar de andar de volta da linha de comandos. Obrigado pela divulgação deste projecto que não conhecia.

      • Agnaldo lucindo says:

        Sorte sua aqui no Brasil com a porcaria de internet que eu tenho demorei quase 7 horas so pra instalar e atualizar o ubuntu 12.04!

    • Bruno Jesus says:

      Tens razão, mas já me deu jeito uma vez. Numa bela noite meti-me a inventar e tentei remover tudo menos o base e o base-devel, no fim fiquei com o Pacman lixado, para piorar tinha aulas no dia seguinte de manhã e precisava mesmo do computador. O que me safou foi o aui script que me poupou tempo.

  3. panhonhas says:

    Afinal onde é que está esse tal toturial, com a instalação do verdadeiro archlinux passo a passo no terminal? Assim não tem piada nenhuma.

  4. FOAD says:

    Obrigado Pedro Pinto e Nuno Santos. Vai ser a primeira vez que experimento o Arch Linux graças a esta ferramenta.
    Vamos ver se é esta distro que me convence abandonar o Ubuntu 9 anos depois.

  5. Emanuel Lopes says:

    Para quem usar o arch linux e o eth0 não detectar que o cabo se encontra ligado deve instalar o driver r8168 e inserir o r8169 na blacklist.

    neste momento estou a testar o Antergos e tem estado a bombar 5*

  6. Roney says:

    Gosto do Arch Linux, é um excelente sistema. Se o usuário tiver o hábito de ler a WiKi https://wiki.archlinux.org/ fica ainda melhor, é a melhor documentação que já vi sobre linux.
    Da última vez que instalei utilizei esse caminho:
    http://youtu.be/TLh44czUea0
    um excelente trabalho de Marcelo Salvador.
    Por sinal, acho que essa forma de instalação também merece um post.

    • Reis says:

      Antes do nova maneira de instalação, eu conseguia instalar o Arch como queria e com somente o essencial. Depois achei muito mais difícil a nova maneira até que o video do Marcelo Salvador salvou-me e graças ao script tenho instalado em qualquer pc sem problemas, acho que seria esta uma das soluções para instalar apenas o que queremos. Mas também com gui tem Manjaro, bastante estável, Antergos e um dos primeiros Archbang.

  7. Guerreiro says:

    Um tutorial para o gentoo tambem era porreiro, ha mil e uma maneiras de instala-lo e o resultado e surpreendente tanto em performance como em bloat (ou a ausencia dela com as use flags certas).
    fica a dica.

  8. Nosferatu Arucard 1983 says:

    Falta um tutorial para instalar o Arch numa máquina ARM!
    Também podiam criar um Evolution para Android para instalar o Arch Linux em tablets, pois já existe o software para criar instalações do Linux em tablets Android, mesmo sem necessidade de root, pois é o proot o componente que emula as API calls críticas para seja possível um chroot sem privilégios de root.
    Na Google Play já tem o GnuRoot e source-code, bastava criar um fork para o Arch e pronto!
    Evidentemente que não seria possível instalar módulos do kernel, instalar componentes low-level, mas para uma instalação de programas user-mode era mais que suficiente.

  9. Jadson says:

    Ola amigo baixei mas quando dou boot aparece a seguinte mensagem: FAILED TO INSTALL OVERRIDE SEGURITY POLICY (14) NOT FOUND.

    Meu notbbok é um asus K43E BIOS 219

    http://www.asus.com/br/Notebooks_Ultrabooks/K43E/HelpDesk_Download/

    Poderia me indicar a versão correta para instalar?

  10. gabriel says:

    No site da source não tem mais a versão evo só a makeiso. Alguem tem algum link de outro site para download ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.