Como configurar o Raspberry Pi através de um browser
O Raspberry PI é hoje um dos equipamentos mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.
O Webmin é uma ferramenta de administração gráfica (web-based), escrita por Jamie Cameron, que nos permite administrar facilmente o nosso Sistema Linux/Unix. Desta forma, através de um simples browser, poderemos controlar/gerir de qualquer parte do mundo o “poderoso motor” do nosso Linux/Unix.
Como instalar o Webmin no Raspberry Pi?
Para instalar o Webmin no seu Raspberry Pi basta que siga os seguintes comandos:
Passo 1) Obter a ultima versão Webmin
sudo wget http://downloads.sourceforge.net/project/webadmin/webmin/1.610/webmin_1.610_all.deb |
Passo 2) Proceder à instalação
sudo dpkg --install webmin_1.610_all.deb |
Nota: Caso tenham problemas com as dependências, basta que instalem as seguintes:
sudo apt-get install libnet-ssleay-perl sudo apt-get install libauthen-pam-perl sudo apt-get install libio-pty-perl sudo apt-get install apt-show-versions |
Depois devem voltar a correr o comando para a instalação.
Depois de tudo configurado, basta que acedam a um browser (de uma máquina da rede local) e introduzam o endereço: https://<ip_do_raspberry>:10000
Na interface de autenticação, devem introduzir as credenciais de acesso ao PI
Já dentro do Webmin são muitas as funcionalidades disponíveis para monitorização e configuração do Raspberry Pi. Podem, por exemplo, ver o estado do mini PC ao nível de memoria primária e secundária, processos em execução, podem fazer um backup do sistema, configurar serviços, etc, etc .
Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos. Saiba tudo sobre Raspberry PI aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Deveria ser por aqui que eu deveria iniciar a questão que fiz antes aqui https://pplware.sapo.pt/hardware/mundo-arduino-vamos-comecar-a-programar/comment-page-1/#comment-785896 acerca do meu projecto anti-spam P2T.
Cumprimentos.
Como te disse, arduino não é a plataforma que queres, não tem TCP/IP, nem memória para um spam filter.
Como já disse antes, não percebo de programação, mas de informática sim, ao ponto de te questionar afinal para que serve a placa de rede que existe no RP, se não é para usar protocolos de comunicação TCP/IP…
E acerca de spam filter, além de não tencionar usar esse tipo de métodos, ele só poderia ter, depois de ser programado para tal, correto?
Sim, serve para isso, mas para aplicações mesmo básicas. o Arduino não tem rapidez nem memória (de programa, e RAM) para tratar convenientemente de e-mail, quanto mais de spam filter…
Nelson…
Isto responde à tua pergunta?
https://samhobbs.co.uk/raspberry-pi-email-server
Eu realmente gostava de saber que solução é que tu tens para combater o spam… Já existem inúmeras ferramentas para combater o spam e nenhumma delas é 100% eficaz.
Uma grande percentagem dos spammers ou bots aproveitam-se de contas de email comprometidas, logo há que começar pelo utilizador.
Pois gostavas. Mas vamos deixar essa curiosidade para quem sabe programar e tenha as capacidades e o desempenho necessário para que se mostre interessado em contactar comigo.
tu gostavas de saber a pessoa que sabe programar, pois gostavas
Mesmo, quer programar um spam filter num microcontrolador de 8bits, temos aqui o Gary Kildall português!
Um controlo de spam por métodos de filtragem para o meu projecto é um paradigma que já pertenceu “à outra senhora”. E porque não vou abordar esse caminho, acho e continuo a ateimar que para aquilo que eu desejo (criar uma prova de conceito) um sistema programado para um dispositivo deste tipo, seria mais do que suficiente.
E não me voltem a falar de filtros porque já existem há quase 40 anos e esta-se a ver no que é que tem dado.
Força!
Tenho usado este brinquedo como servidor do meu site http://www.stopnpause.com, e estou extremamente satisfeito com o resultado…
Não achas que é pouco perigoso estares a afirmar que o serviço que estás a prestar é elevado demais para os patamares de coisas ilegais? E ainda te vens gabar disso. Podes no entanto gabar-te do que consegues fazer com um brinquedo desses, mas os conteúdos…. Estando em fase beta ainda há muita coisa que não está a funcionar. Parece que tem publicidade a mais e mal distribuída para poder ser cativada por (clientes)????.
Para aquilo que eu entendo, (vale o que vale), deves ter o devido cuidado.
Olha………
Já foste. 🙁
mesmo manual, não consegue instalar as dependências !
Fiz o passo 1, passo 2, baixei as dependias e executei o passo 2 novamente.
Package libnet-ssleay-perl is not installed.
webmin depends on openssl; however:
Package openssl is not installed.
webmin depends on libauthen-pam-perl; however:
Package libauthen-pam-perl is not installed.
webmin depends on libio-pty-perl; however:
Package libio-pty-perl is not installed.
webmin depends on apt-show-versions; however:
Package apt-show-versions is not installed.
dpkg: error processing webmin (–install):
dependency problems – leaving unconfigured
Errors were encountered while processing:
experimenta: sudo apt-get -f install
Funcionou !
Thanks !
se fossemos hoje em dia a ver o que é ilegal não poderíamos fazer nada, pois éramos logo processados.. mas sim o stopnpause é mais um projeto pessoal do que propriamente tem como objectivo ganhar dinheiro….Mas sim ainda existe muita coisa a melhorar Redin
Tenho uma pergunta que não está relacionada com este tópico mas está com o Pi. Queria comprar um hub que permitisse alimentar o pi e 1 ou 2 discos externos. Aconselham-me alguma coisa? Vi um interessante e já é 3.0 até mas fica quase ao preço do próprio PI.
qualquer um que tenha alimentação externa serve
Obrigado Telmo, mas não é assim tão simples:
http://elinux.org/RPi_Powered_USB_Hubs
De qualquer forma acho que já me decidi por um da Conceptronic.
Tive problema com as dependencias, quem tambem tiver use o comando:
sudo apt-get -f install, ele irá instalar todas as dependencia normalmente