Como activar o botão de minimizar e mover no elementary OS?
Tal como referimos no último artigo sobre o Linux elementary OS, esta tem sido a distribuição Linux “doméstica” à qual temos dedicado algum tempo, depois do desaparecimento do fantástico PearOS. Rápida, estável e descomplicada… são algumas das características do elementary OS que marcam a diferença para outras distribuições.
Quando se entra pela primeira vez no elementary OS surge de imediato a seguinte questão “Onde andam os botões de minimizar e mover”. Hoje ensinamos como activar essas funcionalidades.
Para quem considera os botões minimizar e mover funcionalidades essenciais, hoje apresentamos um pequeno guia de como os podem activar no elementary OS. Por omissão esses botões vêm ocultos, estando apenas disponível o botão Maximizar do lado direito e o de fechar do lado esquerdo.
Como activar os botões minimizar e mover?
Para proceder a tal personalização vamos instalar a ferramenta dconf-tools. Para isso basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install dconf-tools |
Depois abrimos a ferramenta dconf Editor
Dentro do Editor vamos a org > pantheon > desktop > gala > appearance
Por fim, no parâmetro button-layout, escrevemos :minimize,maximize,close (devem incluir também os 🙂
Nota: Caso queiram ter os botões do lado esquerdo, basta escrever close,maximize,minimize:
E está feito. Como podem ver pela imagem seguinte, já temos os três botões disponíveis na interface.
Quem ainda nunca experimentou o elementary OS, aqui está uma boa oportunidade para o fazer. Esta é de facto uma distribuição que nos oferece a melhor experiência no mundo Linux. Têm mais dicas? Partilhem connosco.
Este artigo tem mais de um ano
Essa é uma das opções, e mais dificil, o mais facil mesmo é com o elementary tweaks, que até já traz alguns padrões, como os botões á Windows ou Mac
“Rápida, estável e descomplicada…”
Posso concordar com os dois primeiros adjectivos, mas… Descomplicado é coisa que não é! Queres o botão de minimizar? Vai para a linha de comandos e começa a colocar código que não lembra ao diabo! Como se não bastasse, ainda é preciso seguir um tutorial!
Sim, é descomplicado… para geeks!
Eh eh, tiveste bem :). Na verdade o ter ali o botão de minimizar é só para facilitar
isto dá para mudar no elementary tweaks se ainda me lembro…
Sim, sim..esta é outra forma de o fazer.
Concordo. E enquanto o “linux” trilhar estes caminhos não vai entrar no “mainstream”. Será apenas um sub-produto “geek” (como dizes) a “arremedar” sempre que possível o SO da Apple.
Bastava instalar o elementary Tweaks…
Pois, mas como já o tínhamos apresentado ontem, para este artigo decidimos mudar
https://pplware.sapo.pt/linux/elementary-os-luna-0-2-desktop-perfeito-i/
Para quê instalar isso se…
gsettings set org.pantheon.desktop.gala.appearance button-layout close,minimize,maximize:
resolve o assunto
Boas, como antigo contribuidor do projecto, devo dizer que há certas coisas que não fazem parte da visão da distro. Creio que um dos grandes problemas é que as pessoas ficam a conhecer uma distro atravéz de outros blogs/sites que por muitas vezes (por diversos motivos) não passam a filosofia da mesma, levando os utilizadores a assumir ‘erroneamente’ certas caracteristicas e depois ficarem surpreendidos.
O plank/dock é responsavel pelo flow de trabalho das vossas apps. Logo é natural que notificações, focar applicações, minimizar/maximizar façam parte das suas tarefas, não fazendo sentido duplicar as formas de se obter os mesmos resultados.
A filosofia do elementary OS é minimalista. Neste sentido damos uma forma de se fazer as coisas que seja de acordo com o resto do ecosistema, assim que queiram sair, vão ter que ‘adicionar’ voces mesmo, o que confesso não parecer nada injusto.
Quanto ao estavel, infelizmente nem todos os developers do projecto concordam (eu inclusivé), e muito menos afirmam publicamente as suas opniões.
A titulo de curiosidade creio que se não estou em erro 3 Programadores do elementary OS são Portugueses.
Poderiam fazer um tutorial, relativo a esta distro, focado no tema “como activar o desktop com o nautilus”. Isto porque, por defeito este não está activo nesta distro (uma questão de design dizem eles…)
Continuação de bom trabalho
Eu uso o “canto direito” do ecrã para minimizar a janela e o “canto esquerdo” para iniciar o gestor de ecrãs.
Fix útil e simples 😛
Pra mim, esconder intencionalmente uma opção tão básica e prática quanto o botão minimizar é uma atitude péssima, sem sentido algum. Na verdade, é extremamente contraproducente. O design não pode se sobrepor assim à funcionalidade do sistema sem prejudicar o usuário. Bola fora!
Fácil, prático e descomplicado.