Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº16

Ora vivam caros Linuxianos (quase Gurus) !!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Depois de terem aprendido a criar utilizadores via linha de comandos e saber onde fica armazenada essa informação, hoje vamos falar sobre grupos em Linux.

Já têm o terminal preto pronto? Lets go…

De maneira idêntica à forma como se criam utilizadores, podemos também criar grupos usando o comando groupadd . O comando groupadd permite criar um novo grupo na estrutura do Linux e assim agrupar utilizadores com características e permissões semelhantes. De referir que, quando criamos um utilizador e não indicamos o grupo, é criado automaticamente um grupo (GID) com um identificador numérico igual ao atribuído ao utilizador (UID).

Exemplo do comando useradd indicando que o utilizador deve pertencer ao grupo com o ID 100 (opção –g 100)

useradd -u 301 -g 100 -s /bin/bash -d /home/ppinto ppinto

Nota: Se espreitarem o ficheiro /etc/passwd, podem ver a que grupo/grupos pertence um determinado utilizador.

Como criar um grupo no Linux?

Para criar um grupo no linux basta usar o comando groupadd seguido do nome do grupo.

groupadd pplware

A informação relativamente aos grupos criados fica guardada no ficheiro /etc/group. O ficheiro /etc/gshadow pode guardar informações mais sensíveis relativamente aos grupos (apenas legível pelo grupo root) .

Boa Prática: É habitual usar múltiplos de 100 para grupos e os números  imediatamente a seguir para utilizadores. Exemplo Grupo=600, user1=601, user2=602;

Por hoje ficamos por aqui. Estejam atentos aos próximos artigos da rúbrica “Comandos Linux para Totós”. Será que não há candidatos para escrever os próximos artigos? Nós ajudamos!

Artigos relacionados

Exit mobile version