Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº15

Onde fica guardada a informação dos utilizadores e as passwords?

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Depois de terem aprendido a criar utilizadores via linha de comandos, hoje vamos mostrar onde o Linux guarda a informação dos utilizadores e respectiva password  e de que forma.

Já ligaram os motores do terminal preto? Vamos lá então.

Se bem se lembram, para criar um utilizador no Linux via terminal podemos usar um dos seguintes comandos: useradd ou adduser. A função do useradd e adduser no Fedora / Centos é igual. Já em distribuições baseadas em Debian, o adduserdisponibiliza um método interactivo para criação de contas (várias questões sobre parâmetros do utilizador).

E onde fica essa informação?

O ficheiro «/etc/passwd», guarda a lista de todos os utilizadores do sistema.

Onde os campos anteriores representam:

Como podemos verificar, o segundo campo corresponde à password e apenas tem um «x». Nas distribuições recentes, a password do utilizador é cifrada e mantida no ficheiro «/etc/shadow». Tal acontece porque o ficheiro /etc/passwd está sempre desprotegido para que qualquer utilizador possa ler o seu conteúdo.

pplware@tiger:~$ cat /etc/shadow
pplware:$$aJGev/yi$Vxva4ns3g1/sjQtay6fF.sbD.m7B7hE0Gu1:15219:0:99999:7:::
ppinto:$$ncgFWWQZyC5bW7JjQgNj3F.xii1x4oHXkE/Yy5M/0gQkSTAcG0:15234:0:99999:7:::

Resumindo, a informação dos utilizadores é mantida no ficheiro passwd e as respectivas passwords são guardadas no ficheiro shadow. No próximo tutorial vamos falar sobre grupos. Bom fim de semana!

Artigos relacionados

Exit mobile version