Cinnarch 2013.04.05 – Um Arch Linux em versão LiveCD
Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
O Cinnarch é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux uma vez que está disponível em versão LiveCD. Depois de termos apresentado aqui o Cinnarch 2012.11.22 vamos conhecer as novidades do Cinnarch 2013.04.05.
Tal como é referido no site do projecto, o Arch (umas das melhores distribuições Linux) é o pai do Cinnarch . A ideia era criar um sistema operativo moderno, elegante e potente que permitisse aos utilizadores entrar facilmente no mundo do Arch Linux.
Inicialmente o projecto tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.
Ambiente gráfico - Cinnamon
Tal como o nome sugere, o Cinnarch tem como ambiente gráfico o Cinnamon . Este é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnarch vem com o Cinnamon 1.7.3 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades. Através do Cinamon Settings o utilizador tem ao dispor um conjunto de ferramentas para personalizar o ambiente gráfico ao seu gosto.
Web Browser – Chromium
Como browser nativo, o Cinnarch vem com o Chromimium. Este browser é a antecâmara do que o Chrome se tornará. É nele que a Google se baseia para criar o seu browser e aí são testadas novas funcionalidades antes de estas serem incorporadas no Chrome.
Hotot – Cliente para Twitter
O Hotot tem conquistado os utilizadores do twitter graças ao seu fantástico interface mas também pela rapidez de resposta das funcionalidades que disponibiliza. Segundo os responsáveis da aplicação, tal facto deve-se ao facto da aplicação ter sido desenvolvida em Python, linguagem essa que tem demonstrado as sua potencialidade.
Chat – Pidgin
Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras.
Office – Libreoffice
O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.
Transmisson – Gestor de Downloads
O Transmission é um excelente cliente de download, com suporte para torrents.
Xnoise – Player
O Xnoise é um player de audi bastante completo, que oferece uma interface simples e limpa.
Totem – Vídeo
Totem é um programa pertencente ao projecto GNOME que está a ser largamente utilizado em muitas distribuições Linux.
O Cinnarch Linux, tal como o Arch, é uma rolling distro tendo sempre as ultimas actualizações disponíveis. Além disso, estra distribuição tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
O Cinnarch 2013.04.05 (ultima versão do projecto) traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:
- Cnchi – Um novo instalador, que permite a instalação do sistem,a de uma forma simples e intuitiva
- Pacman 4.1
- Cinnamon 1.7.3
- MDM 1.1.4 substitui o Lightdm
- XFBurn substitui o Brasero
- GFXBoot utilizador para o boot do Cinnarch (liveCD)
Características do Cnchi
- Escrito em python (v3) e GTK (v3)
- Suporte para tabelas de partições: GPT e MBR
- Suporte para uma lista vasta de sistemas de ficheiros (btrfs,ext{2,3,4}, reiserfs, xfs…)
- Apenas suporta Grub2 (não há suporte para UEFI nesta primeira versão)
- Localização detectada automaticamente
Considerações finais
Ao contrário do Manjaro Linux e Arch Linux, o Cinnarch tem disponível a versão LiveCD, podendo o utilizador facilmente experimentar esta distribuição. No entanto, caso pretenda proceder a instalação da mesma, este processo é ainda realizado via CLI. Como primeiras impressões da distribuição destaco a elegância, performance e as “boas” aplicações que já vêm por omissão.
De referir que testei também via VirtualBox, e provavelmente ao eterno problema do 3D, a performance é miserável.
Licença: GPL
Download: Cinnarch 2013.04.05 32 bits | 64 bits
Homepage: Cinnarch
Este artigo tem mais de um ano
Pedro Pinto,
O Manjaro Linux sempre teve a versão LiveCD. Eu tenho aqui à minha frente um DVD com a versão LiveDVD.
Se quiseres experimentar faz o download do Manjaro, grava a iso
e faz o boot pelo DVD como habitualmente! :-))
Referia-me ao ARch e não ao Manjaro. Lapso meu.
James Bon ,
Boa tarde , tens o Manjaro instalado ? … se sim como é que esta distribuição se porta , eu quero passar a usar Arch puro e depois instalar a minha interface preferida a KDE , mas queria antes de mais ambientar-me a esta família do Linux que tanta curiosidade me tem despertado , mas que de facto nunca contactei .
Desde já agradeço os teus comentários .
Carlos Carvalho
se não conseguires instalar o arch linux puro, instala o bridge linux, é a mesma coisa, e tens disponivél várias interfaces gráficas.
Os repositórios são os oficiais dos arch linux.
Instala não te vais arrepender 🙂
o arranque do meu arch linux é 11 segundos, segundo o system-analyse,
Carlos Carvalho,
Eu tenho o Manjaro instalado só para ir testando porque a minha intenção é exactamente igual à tua: instalar depois o Arch puro e duro. Aliás eu já tive o Arch instalado. Só que desinstalei porque achei que foi fácil demais instalar e pensei que eu tivesse deixado passar alguma coisa 🙂 É curioso, mas é verdade: -))
Quanto ao Manjaro devo dizer-te que se porta muito bem. Podes experimentá-lo com o LiveDVD.
O boot é o mais rápido que eu já vi e o halt ou o reboot também.
[ ]’s
James
P.S. Mas não troco o Debian por nenhum outro, como não troco
o Benfica por nenhum outro.
Sim, de facto o boot e extremamente rapido, eu experimentei a partir de uma live usb e fiquei maravilhado com o manjaro.Tentei criar persistencia para manter as alteraçoes que ia fazendo mas nao consegui.
O que se perde por instalar o Manjaro em vez do Arch?
Eu sei que instalar o Arch é a “viagem iniciática” do Linux (mas não para iniciantes), e qualquer dia penso meter-me nisso. Talvez também explorar o Gentoo. Mas agora não tenho o conhecimento e o tempo para isso.
Se instalar o Manjaro e depois retirar os pacotes que não me interessarem, perco muito em termos de experiência de utilização?
O que me atrai é a customização e a utilização do software mais avançado. estou a pensar instalar algo de base arch com interface KDE, provavelmente com o homerun.
Há uma acesa discussão entre a comunidade Arch e a comunidade Manjaro em que se diz que Manjaro não é ArchLinux uma vez que não utiliza os repositórios do mesmo e tem scripts próprios para instalação/configurações. Os pacotes mais actuais são testados e só passado umas duas ou três semanas é que estão disponíveis para o Manjaro.
A minha opinião é que este tipo de discussão é o mesmo que Ubuntu/Mint não é Debian, mas este último por vezes traz mais dificuldades aos iniciantes.
Para quem disponha de pouco tempo Manjaro é o caminho mais fácil. Para quem queira ter um controlo maior e tenha tempo/vontade para aprender coisas novas – ArchLinux.
Obrigado pela resposta.
Acho que vou experimentar Manjaro numa máquina virtual e depois quando tiver tempo e paciência logo me lanço no Arch.
Obrigado aos dois (James Bond e Emanuel Lopes) ,
Eu já tenho o Debian Puro instalado com a interface KDE e sinceramente para mim foi muito fácil fazer tudo , aliás demasiado fácil , no fundo os anos que uso Linux vão-te dando conhecimentos que muitas vezes até ficamos surpreendidos .
Perceberam bem o que pretendo quero ver como se comporta o Arch , mas quero começar com uma distribuição mais friendly para depois passar ao ataque .
Mais uma vez os meus agradecimentos
Carlos Carvalho
Quando o Arch ainda tinha o AIF (Arch Installation Framework) baseado em ncurses demorava uns 10 minutos a instalar, mas esta framework foi descontinuada. O Manjaro permite experimentar sem instalar e nunca gravo CD’s ou DVD’s para testar as distros. Gravo sempre para Pen USB, com o comando “sudo dd if=/caminho/para/a/imagem.iso of=/dev/sdx”, em que sdx é a pen USB inserida pode ser sdb,sdc, etc mas regra geral nunca sda que é o disco principal. (Atenção que este comando mal utilizado pode levar à perda total de dados, consultar a informação disponível para o mesmo).
O Manjaro linux tem LiveCD. Vou experimentar este Cinnarch…
experimentem o bridge linux.
Boas já agora como conseguis-te resolver o problema das actualizações ,já o instalei correu tudo bem .Depois quando faço pacman -Syyu para actualizar só dá erro.Desde já o meu obrigado.
para actualizar basta pacman -Syu, quem tiver x64 no arch linux tem de descomentar o repositorio multilib no pacman
Instalei o Bridge Linux com KDE, mas fica no ecrã preto da consola a pedir o login.
Faço login e tenho que fazer startx para iniciar no modo gráfico do KDE.
Como faço para isto acontecer sozinho sem ter que estar sempre a escrever startx.
Há algum forum bom para fazer estas perguntas sobre arch linux? Em Português de preferência.
Excelente dica!!
“””Arch ainda tinha o AIF (Arch Installation Framework) baseado em ncurses demorava uns 10 minutos a instalar””””
ola, isso é pq e complilado não instalado e por isso o arch e bom ..
pacman….. <um pilar do arch
arch the best ….. may opinion,
http://www.archhurd.org/ <– testado ..do menhor bem ===ao window 8
finalmente um kernel de jeito 10 anos mas ….
????
hurd+mir <…… go kill M$<— microsoft.
only
if …. work todos juntos, o que é impemssavel…. tenho pena.
I love arch.
and I+D
“a minha opiniao não é valida para quem só usa o pc para facebock”
por onde vão os tiros ???????????
hurd kernel é 1000X menhor que linix …. for me
mir ….. pq?
serio não entendo a comunidade linux….. sera que algem pagou para não sair o hurd… ^????? já tinha dito que prefiro multi tarafa como no kernel do NT. mas 10 anos para ……..
bem já tem suporte para sata, e este kernel este sim pode acabar com o windows ……. in may omil. opinion.
well cam all pl to arch we need pl. tk.
“O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.”
Ser o mais simples possível e ao mesmo tempo dar o maior numero possível de decisões é incongruente.
Quanto maior o nivel de configuração maior a complexidade.
Existe alguma maneira para o instalar sem ter ligação a net, visto que o modem 3G não funciona 🙁
Bom dia pplware,
Instalei o cinnarch no meu computador da empresa numa partição que já tinha reservada para instalar linux, apenas não sabia a distribuição e , após este artigo, decidi o cinnarch.
Tenho um pequeno problema, depois de instalado o grub2 não me detecta a partição do windows apesar de a conseguir abrir no linux não consigo arrancar por ali. Alguma dica?
Cumprimentos,
Tiago Santos
Problem soved:
#grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg