Chegou o Minix 3.3.0 – Um clone do Unix
Um sistema operativo gratuito, eficiente, flexível e seguro! Agora com Keymap em PT
Actualmente são muitos os sistemas operativos que os utilizadores têm à disposição para os seus equipamentos. No entanto, há sistemas operativos que fazem parte da história da evolução dos sistemas computacionais, e um desses casos é o sistema operativo Minix.
O Minix é um sistema operativo, baseado na arquitectura microkernel, bastante semelhante ao popular Unix, é gratuito e tem o seu código fonte disponível. Vamos conhecer um pouco mais deste sistema e conhecer as novidades da versão 3.3.0 que foi disponibilizada ontem.
Quem nunca ouviu falar em Andrew S. Tanenbaum? Quem é da área das ciências da computação (e não só), já ouviu certamente falar em Andrew Tanenbaum. Nascido em Nova Iorque, Andrew Tanenbaum é chefe do departamento de sistemas de computação na Universidade Vrije, em Amesterdão, e autor de livros bastante conhecidos na área das ciências da computação.
Além disso, Andrew Tanenbaum é também muito conhecido por ter criado o Minix, um clone do sistema operativo Unix, que o permitia explicar os princípios dos seu livro-texto, “Operating Systems Design and Implementation” de (1987).
Uma vez que o sistema operativo estava disponível para qualquer utilizador, acabou por se criar uma comunidade de entusiastas do sistemas operativo,que pretendia levar o sistema operativo além do sistema académico mas também incorporar novas funcionalidades, tornando-o mais eficiente.
Principais características do Minix (original)
- Sistema operativo com um microkernel funcional
- Sistema Multitarefa
- Roda na maioria dos PC’s (actuais e mais antigos (ex. 286)
- Suporta memória estendida
- Máximo de 3 utilizadores em simultâneo na máquina
- Chamadas sistema compatíveis com POSIX
- Escrito em C
- Suporte para a pilha protocolar TCP/IP
- Disponibilização de editores de texto
- Mais de 200 aplicações
- Mais de 300 bibliotecas
Principais novidades do Minix 3.3.0
- Suporte para arquitectura ARM
- Melhorias ai nível do sistema de ficheiros EXT2
- Adicionado suporte para AHCI
- Melhorias no suporte quando instalado no VirtualBox
- Keymaps adicionados: Português e Brasil
Como instalar o Minix3?
Quem pretender explorar este sistema operativo, basta fazer download do .iso, e instalar conforme o vídeo seguinte:
Download: minix_R3.3.0-588a35b.iso.bz2 (288MB, torrent)
Homepage: Minix3
Este artigo tem mais de um ano
Aventurei-me umas vezes a instalar numa VM, mas sem sucesso.
(quase parece a instalação do ARCH… 😀 ).
Dá para colocar GUI?
Parabéns pelo artigo.
No finalzinho do vídeo ele cita utilizar o ‘packman’ para instalação do X WINDOW.
Clone do Unix, não, derivado! Tal como o GNU-Linux, que por sinal foi feito com base neste mesmo Minix!
+1
Quando o Linus torvalds começou a desenvolver o Linux, começou a fazê-lo com base no Minix. Com o evoluir do projecto, o Linux afastou-se no Minix.
Actualmente há bastantes diferenças, sendo a principal no kernel. Enquanto o Minix tem um microkernel, o Linux tem um kernel monolítico.
Na altura do aparecimento do Linux houve um debate ente o Linux Torvalds e o Andrew Tannembaum no grupo de discussão do Minix, na Usenet.
Este artigo da Wikipedia tem bastante informação sobre esse debate: http://en.wikipedia.org/wiki/Tanenbaum%E2%80%93Torvalds_debate
O Linux não foi desenvolvido com base no Minix, embora tenha sido desenvolvido numa máquina que corria Minix e utilizava alguns componentes do Minix. Mas é ai que as semelhanças acabam, o Linux sempre foi um kernel monolítico, não foi algo que foi introduzido mais tarde.
Plan 9
Inferno
eh eh eh 🙂
Engraçado! vou experimentar na VM.. tendo suporte para arquitetura ARM, deverá rodar no RPi, não? Existe alguma utilidade real neste sistema operativo, ou deve apenas para produtos didáticos?
Parabéns pelo artigo!
produtos = *propósitos*
Darn autocorrect
não sou o fábio teixeira!
Boas, “ciência de computação” …ciência informática.
Respeitar todas as”línguas” é bonito!
Parece que o significado da palavra clone perdeu-se nos anais do tempo. O Minix comporta-se de forma similar ao Unix, não é um clone de Unix.