Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o Minix 3.3.0 – Um clone do Unix

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rafael says:

    Aventurei-me umas vezes a instalar numa VM, mas sem sucesso.
    (quase parece a instalação do ARCH… 😀 ).
    Dá para colocar GUI?
    Parabéns pelo artigo.

  2. João Pires says:

    Clone do Unix, não, derivado! Tal como o GNU-Linux, que por sinal foi feito com base neste mesmo Minix!

    • Só um gajo says:

      +1

      Quando o Linus torvalds começou a desenvolver o Linux, começou a fazê-lo com base no Minix. Com o evoluir do projecto, o Linux afastou-se no Minix.
      Actualmente há bastantes diferenças, sendo a principal no kernel. Enquanto o Minix tem um microkernel, o Linux tem um kernel monolítico.
      Na altura do aparecimento do Linux houve um debate ente o Linux Torvalds e o Andrew Tannembaum no grupo de discussão do Minix, na Usenet.
      Este artigo da Wikipedia tem bastante informação sobre esse debate: http://en.wikipedia.org/wiki/Tanenbaum%E2%80%93Torvalds_debate

      • Nuno Vieira says:

        O Linux não foi desenvolvido com base no Minix, embora tenha sido desenvolvido numa máquina que corria Minix e utilizava alguns componentes do Minix. Mas é ai que as semelhanças acabam, o Linux sempre foi um kernel monolítico, não foi algo que foi introduzido mais tarde.

  3. Filipe Garcia says:

    Engraçado! vou experimentar na VM.. tendo suporte para arquitetura ARM, deverá rodar no RPi, não? Existe alguma utilidade real neste sistema operativo, ou deve apenas para produtos didáticos?

    Parabéns pelo artigo!

  4. Fábio Teixeira says:

    não sou o fábio teixeira!

  5. Shynkendo says:

    Boas, “ciência de computação” …ciência informática.
    Respeitar todas as”línguas” é bonito!

  6. Nuno Vieira says:

    Parece que o significado da palavra clone perdeu-se nos anais do tempo. O Minix comporta-se de forma similar ao Unix, não é um clone de Unix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.