Chegou o HAIKU R1 Beta 1: O SO que não é Windows, Linux nem MacOS
Hoje em dia não são muitos os sistemas operativos que o utilizador tem à disposição. Existem sim é diversas variantes dos sistemas operativos mais populares como é o caso das distribuições Linux.
Em 2012 apresentamos aqui, pela primeira vez, o HAIKU, um sistema que re-implementa as tecnologias do BeOS e foi que desenvolvido para ser rápido, simples de usar e muito potente. Vamos conhecer as novidades que chegam com o HAIKU R1 Beta 1.
O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System).
O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema operativo necessita apenas de 256MB MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo um Intel Pentium II; AMD Athlon, necessitando apenas de 3GB de espaço em disco.
Como requisitos recomendados, a equipa sugere:
- CPU: Intel Core i3; AMD Phenom II
- Memória RAM: 2GB
- Memória de Armazenamento: 16GB
Principais características do HAIKU
- Focada especialmente para computadores pessoais
- Kernel é desenvolvido pela própria equipa
- Fully threaded, o que melhora em muito a eficiência dos sistemas multiprocessadores/multicores
- BFS como sistema de ficheiros
- Interface unificada e coesa
- Rich OO API para desenvolvimento
Após 6 anos do lançamento da versão alpha 4, a equipa responsável pelo HAIKU lançou a primeira versão beta. Esta nova versão traz, como grande destaque, um gestor de pacotes que usa um tipo especial de pacotes. Segundo os responsáveis por esta distribuição, esses pacotes não não ficam, em nenhuma situação, corrompidos devido a um sistema de compactação que é aplicado.
Se gostam de experimentar sistemas distribuídos então testem este HAIKU R1 Beta 1. Pelo que testamos, o desempenho deste sistema é bastante interessante, apesar do sistema parecer um pouco "despido" de funcionalidades e software.
Via Haiku
Este artigo tem mais de um ano
Verdade, não há muitas alternativas, porém o Haiku está há muitos anos sem atualização. Mas dependendo do caso, pode ser útil usar.
Alguns SO’s para uso em desktop:
Windows – É o mais popular e praticamento todo mundo usa
macOS – O segundo mais usado depois do Windows.
Linux – 3% usam no desktop. É um kernel, mas dá nome a várias distribuições que usam. Praticamente cada distro é como se fosse um SO que usa o kernel linux como base.
BSD – É utilizado no destop ainda menos que o Linux, mais comum em servidores. No desktop o uso é mais ou menos 0.1%
Solaris – Há o OpenIndiana que é baseado no antigo Solaris. Deve ser ainda menos utilizado que o BSD a nível de desktop, não achei sequer uma média.
ReactOS – Uma versão opensource do Windows, ou pelo menos uma tentativa de “copiar” o jeito do Windows. Está em eterno alpha.
Haiku – Há anos sem atualização, agora recebeu um novo beta. Mas não sei se é usável! Não deve ter quase nada de apps pra ele. No BSD e Solaris, ao menos muita coisa do Linux funciona. Já no Haiku eu não sei!
KolibriOS – Um fork do MenuetOS, escrito em FASM (linguagem Assembly). Também deve ser um dos mais limitados a nível de desktop.
Não conheço outros que possam ser usados a nível de desktop que não sejam versões baseadas em puro terminal. Eu sei que também há distribuições Android para desktop como o Phoenix OS.
sim mas em servidores e iot o linux e o bsd são reis e senhores cada um com a sua função….
Sim, mas eu me refiro unicamente a desktop, vocês tem que parar de querer o tempo todo ostentar que o linux é o fodão. Todos sabemos que o BSD e Linux reinam em servidores, que o BSD reina em algumas consolas, mas me refiro a unicamente desktop. Mouse/rato e teclado.
Isso é bem típico do usuário de linux e bsd
Me conta uma novidade.
lá vem treta:
https://pm1.narvii.com/6379/5e27ddac18a7cc4f4155fd448107e24ee459e8f7_hq.jpg
o bsd tem uma cota muito maior que 0.1 já é o sistema utilizado pela playstaion 4…
Meu zenfone 2 rodaria numa boa, ja que windows ainda dá alguns lags
Windows no ZF2, explica lá um bocadinho melhor… 🙂 😉
Dá pra testar em alguma VM? Virtual Box por exemplo…
Sim, dá. Já o fiz várias vezes.
Bacana,vou dar uma testada. Obrigado amigo.
Lembra o Windows NT, 98, 95 esse layout.
Vim comentar isto. Este design está muito defasado.
E dai… No Haiku pode se aplicar temas completamente customizadas pelo plugin…
Tambem o Deskbar e mais flexivel do que windows, prode arrasta-lo pra cima como Macos/Linux/Windows, or no lado como e visto aqui.
O Tracker (como explorer no windows) tambem e muito flexivel e e possivel customizar do jeito que quizer. BeOS era e Haiku e uma systema operacional para usario advancado que tambem nao quer desperdicar tanto tempo ajeitando o seu systema a uso desktop quanto a Linux.
Tambem pode juntar as janelas pela borda ou pela aba, presionando o ⊞ Win , assim da pra organizar o desktop com mais localidade e convenencia.
Também não gostei
Também não gostei
Ele lembra o ReactOS
o libreoffice tem uma versão para o haiku.
nem e carne nem peixe entao o que e?
Peixe é, então, vegetal ou mineral?
Galinha
Nem chega aos calcanhares do Linux.
Verdade
Parece que voces nem tentou usar Haiku.
Tem o melhor system de Pesquisa de arquivos de qualquer OS. E mais interativo durante o uso, E tambem completamente trasduzido em portugese, que nao da pra ver nesse artigo.
Com certeza nao e perfeito mas tambem e muito melhor do que Linux para uso no Desktop, so faulta aceleracao graphico, e mais trabalo no browser.
Utilizei-o por algumas semanas anos atrás, muito bom, principalmente no hardware q experimentei. Nada justifica a potencia exigida nos hardwares pra rodar com desenvoltura. Trabalho com manutenção de informática desde 97(época q 16mb era suficiente pra rodar tudo). O haiku, consegue dar boot em 8 segundos – sem hibernação, boot pelo pendrive; é possível abrir infindáveis arquivos de vídeo e áudio simultaneamente, sem travar e instantaneamente. O sistema é feito pra atender aos pedidos do utilizador, pra mim, o linux nem com realtime consegue chegar aos calcanhares deste sistema. Vou contribuir, pois quero q este se desenvolva e fico imaginando ele renderizando um video! Experimentem pra depois terem o q dizer.