PplWare Mobile

Chegou o FreeNAS 11! A sua NAS doméstica que custa zero

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao says:

    Que tipo de características requer o PC para correr minimamente razoável o FreeNAS?

  2. Arlindo Pereira says:

    Fica caro em electricidade ter um PC sempre ligado.

    • scutter says:

      não, nem por isso, há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente…

      faz mais mossa na conta da luz aquecedores ou ar condicionados que um pc sempre ligado, que o consumo é irrisório…

      • Belmiro says:

        “há muito que tenho um pc de topo e com uma quantidade de discos de alta capacidade e 3 monitores 24\7 e não altera nada na conta da luz mensalmente”

        Claro que não, já o tens há muito tempo daí não notares as diferenças. Óbvio que em stand by gasta pouco, em uso estás a falar de 800-1000W (conjunto total e depende muito da gráfica e CPU). Um PC por norma fica horas ligado, um aquecedor ou ar condicionado só se ligam pontualmente e tem um termostato que os desliga ao chegar à temperatura. Não sei que empresa contrataste mas deve ser muito barata …

        • Cortano says:

          Não há assim tantos a gastar 800w.
          A grande maioria das PSU rondam os 500w e isto já é para alimentar uma gráfica de 300w – não precisas disto numa NAS

        • Cortano says:

          Mas sim, só ando os monitores, o total não deve andar longe dos 800 w = 1 aquecedor … Claramente que isto faz muita diferença no contador por mês… às dezenas de euros.

      • João says:

        Scutter,
        não altera a conta da luz porque não os desligas!!!
        Experimenta desligar para um ter termo de comparação.
        Um PC de topo, terá uma placa gráfica que rondará um consumo de 200W/h (estou até a ser modesto), somando o consumo dos monitores, que rondarão os 50W/h/un e desprezando os restantes componentes, já é consumo considerável!

      • Antunes says:

        “e não altera nada na conta da luz mensalmente…”

        Deve ser os teus pais que pagam a conta da luz lá de casa 😀

        Claro que altera tudo depende de quantos watts de consumo esteja a máquina a ter mas se for de topo tem que se notar ao fim do mês!

      • Márcio says:

        Sem queres de todo te desacreditar já tiras te efectivamente uma leitura do contador da luz mensal com o PC sempre ligado e uma outra com o mesmo intervalo de tempo e hábitos mas sem o PC ligado qual a diferença que obtives te? Acho difícil que seja assim tão irrisória a diferença, mas posso ser eu a ter algum problema na instalação eléctrica ou sei lá.

    • RM says:

      Não necessáriamente. Com combos MB+CPU de baixo consumo e HDD de 2.5″ o consumo é baixo!

      • Belmiro says:

        Vais fazer um NAS com discos de 2.5 e combo? Ora faz lá as contas do combo mais barato que arranjas compatível, 8 GB RAM e 3 ou 4 TB em discos 2.5. Depois faz as contas dum NAS típico básico de 2 HDD (uns 70-80€) com 2x 2 TB ou 1x 4 TB em discos 3.5 Pol.

        Para isso ligas hdd 2.5″ ao router (o meu TP-LINK tem 2 USB) e tens um NAS bem decente, fica ligado e fica (se não precisas de RAID)

      • polo says:

        Não bate 25w max de um NAS comum. Depois tens o facto que o software Freenas não ser conhecido por ser muito estável.
        Já não vou comentar o facto de se usar hdd 2.5″ para armazenagem..

  3. Carlos Silva says:

    A versão 11 foi lançada à pressa para disfarçar a borrada que foi a versão 10…. tiverem mais de 3 anos à volta da 10 e no final tiverem que a “pôr” de lado porque tinha mais bugs que features.

    A pressa foi tanta que a nova interface baseada no angular ainda é preview (só na versão 11.1 é que vai estar completa e estável).

  4. Mike says:

    Se usam FTP(S) para aceder ao NAS através de um endereço DNS usem ou mantenham-se na versão 9.10. Pelo menos até corrigirem o bug.

  5. Alex says:

    Não deixa de ser uma forma de construir uma NAS fiavel.

    NM70-M
    http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_GALLERY.aspx?DetailID=1483&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0

    16GB RAM DDR3
    LSI SAS 9201-16i + Cabos
    SSD-DM016-PHI 16GB SATA DOM
    3u 19 Inch 16 HDD Bays Hot Swap Server

    E com isso tens uma NAS interessante

  6. Bs says:

    Uso o Unraid já algum tempo e recomendo.

  7. Jose Manuel says:

    Alguns meses atrás, quando procurava por uma solução NAS, optei por um HP Microserver N40L. Estou satisfeito com os consumos e desempenho.

  8. imadias says:

    Openmediavoult, gosto mais 😉

  9. Rui says:

    Boa tarde!
    Estou a ponderar instalar e testar este freenas, mas logo na primeira fase pede-me para escolher entre FREENas Installer e FREENas Installer (Serial Enabled). Conseguem-me explicar a diferença?

  10. joaquim says:

    quem anda à procura de um NAS para PCs com poucos recursos ou RaspeberyPi talvez seja melhor usar o http://www.openmediavault.org
    O FreeNAS nunca me pareceu ser uma solução económica ou caseira, mais uma opção profissional opensource.

  11. MIGUEL says:

    nas4free continua a ser melhor na minha opinião 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.