Chegou o Bodhi Linux 2.3.0 – Uma das distro Linux mais bonitas
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Em 2011 apresentamos aqui o Bodhi Linux. Jeff Hoogland, programador do projecto Bodhi Linux, anunciou recentemente o Bodhi Linux 2.3.0 com traz algumas novidades interessantes.
Passados três meses após a disponibilização do Bodhi Linux 2.2.0, eis que chega o Bodhi Linux 2.3.0 com grandes novidades.
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.
Integração do E17 com ambiente gráfico
Uma das principais novidades desta versão é a actualização do ambiente gráfico da distribuição para a versão 0.17.1. O Enlightenment 0.17 (a.k.a E17) é um projecto já com mais de 10 anos, que tem como principal objectivo a disponibilização de um ambiente de trabalho alternativo, bastante leve, simples, modular mas muito completo e bonito. Esta nova versão do Enlightenment traz consigo novas ferramentas de personalização, permitindo ao utilizador “criar” um ambiente de trabalho de acordo com as suas necessidades.
Duas versões de 32 bits: Com PAE e sem PAE
O Bodhi Linux 2.3.0 está disponível em duas versões de 32 bits: uma com kernel-PAE (Physical Address Extension) activo por omissão e outra sem PAE. O PAE é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar 4 GB ou mais em sistemas de 32 bits. Por norma os sistema operativos de 32 bits apenas reconhecem 4GB (2^32 bits) mais concretamente 3.5 GB de RAM. Neste casos, ou seja instala um sistema de 64 bits (caso o sistema suporte) ou então recorre-se activa-se a funcionalidade PAE.
Além das novidades já referidas, o Bodhi Linux 2.3.0 traz consigo o:
- Linux Kernel 3.8
- Enlightenment 0.17.1
- Midori 0.4.9
- eCcess system tool, uma ferramenta para mudar a data/hora e gerir utilizadores e grupos
- Ubiquity 2.12;
- Terminology 0.3.0
- Actualização das seguintes aplicações:
- Firefox 19.0.2
- Chromium 25
- Nvidia 210 drivers
- LibreOffice 4.0.1
- 5 novos temas (por omissão)
Uma das novidades é o Terminology 0.3.0, um novo emulador do terminal. Vejam como é simplesmente fantástico
Algumas característica do SO
Organização de tarefas, usando Ambientes de Trabalho “virtuais”
Dependendo do tema escolhido durante a fase de instalação do sistema, o símbolo do “Pager Gadget” poderá aparecer ou não, no seu ambiente de trabalho. Não obstante, os ambientes de trabalho “virtuais” estão presentes no seu sistema. Os Ambientes de Trabalho “virtuais” são elementos úteis de organização, porque permitem colocar diversas aplicações de determinado tipo, agrupadas num ambiente virtual e aplicações de outro tipo, agrupadas num ambiente virtual diferente. O gráfico opaco que se encontra no ambiente de trabalho, é uma representação de todos os ambientes de trabalho em utilização e cada um poderá ter um gráfico mais pequeno, representando uma aplicação que esteja a ser executada dentro dele. Há várias formas de alternar entre eles: 1) Clique na zona do gráfico correspondente ao ambiente de trabalho para o qual pretende mudar; 2) Use as teclas de atalho do teclado Ctrl/Alt + Seta na direcção para onde pretende mudar.
A totalidade do Ambiente de Trabalho é o Menu
Clicando em qualquer ponto num espaço vazio do ambiente de trabalho faz aparecer o Menu Principal onde pode aceder às aplicações, ajustar definições, desligar o sistema, etc. Pressionando o botão da direita num espaço vazio do ambiente de trabalho, faz aparecer o Menu de Favoritos.
Os Gadgets mostram informações do sistema
Gadgets são ícones que exibem informações do sistema, tais como o nível da bateria, as horas, etc. Os Gadgets também permitem interagir com o sistema para determinados fins, como aumentar o volume do som e outros. Existem muitos Gadgets que proporcionam uma vasta variedade de funções. O mesmo Gadget pode ter mais do que uma instância a funcionar em simultâneo, e ser colocado em locais diferentes, tal como nas Shelves (ver e m baixo), ou directamente no Ambiente de Trabalho. Pode encontrá-los em: Menu Principal -> Settings -> Gadgets.
Shelves – são barras de tarefas/systray/dock/launcher “em esteroides”
O Bodhi Linux disponibiliza as “Shelves” para poder lidar com os seus Gadgets e Launchers, caso prefira não os colocar no Ambiente de Trabalho. Qualquer Gadget que esteja activado no seu “Modulo”, pode ser inserido numa das “Shelves”. Pode também colocar multiplas “Shelves” em qualquer um dos espaços que ladeiam o Ambiente de Trabalho. A gestão da quantidade de “Shelves” que pretende usar, a sua localização e tamanho (entre outros atributos), é feita em: Menu Principal -> Settings -> Shelves Para gerir o conteúdo das “Shelves” basta clicar sobre elas com o botão da direita e seleccionar “Contents”. Os artistas do Bodhi criaram muitos mais temas e papéis de parede que pode visualizar e transferir para o seu sistema, na nossa página “Bodhi Art”(ver: “Recursos”).
Requisitos mínimos para correr o Bodhi Linux
- Processador a 300 MHz
- 128 MB de RAM
- 1.5 GB de espaço em disco
Aproveitando este artigo, de referir também que o Bodhi Linux entrou o ano em “ARMing UP”ou seja, há novidades para os utilizadores que possuam um Raspberry Pi, Nexus 7 ou Samsung Chromebook. O Bodhi está agora também disponível para estes equipamentos. Saber mais aqui
Considerações finais
Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Há vários perfis, há vários temas…é só escolher. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.
Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: Bodhilinux | Wiki
Este artigo tem mais de um ano
Uma das melhores e mais bonitas Distribuições que já experimentei.
Então o Terminology, ontem passei mais de 1H e não consegui fazer nem metade do que ele possibilita fazer, é simplesmente perfeito.
Hoje estou a tentar por algumas das coisas que o Terminology permite fazer no meu Ubuntu 🙂
De facto…está fabuloso! 🙂 tb fiquei maravilhado
poderia fase uma vídeo aula sobre essa distro Bodhi Linux 2.3.0 ou vc sabe de alguém tutorial
Pensam ser útil para um netbook com 4 Gb de Ram? 😉
Cumps
Sim, é levezinho!
E o PAE também passa a ser útil neste caso porque no mint não consigo usar os 4gbs
@Celso, olha que eu uso lmde 32 bits com as extensões pae e reconhece os 4Gb do meu portátil.
O kernell que estou a usar é o 3.2.0-4-686-pae
Pedro Pinto , não fiquei assim tão maravilhado quanto isso , para quem não tenha experiência em Linux vai ter dificuldades em colocar o sistema afinado sem ajuda , é que ele não traz apps nenhumas embora se possa fazer o download através do App center .
Eu fiz um vídeo sobre o Bodhi que esta disponível no meu canal do youtube , podem verificar o que afirmo , depois esta distribuição funciona com uma lógica muito própria que nos obriga a um período de adaptação que ainda mais dificuldades causa , agora sem dúvida continua com um flavour muito próprio .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Isso é porque estás habituado a distros mais maduras 🙂
Outro?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
Dasse. Daqui a nada quero apenas o sistema operativo sem —— e aldrabo a meu gosto…
É uma distro da qual gosto muito! Excelentes novidades 😉
Parabéns pela notícia e divulgação desta distro. Utilizo muito o Ubuntu, e é bom ver e saber das novidades nesta área de “opensource”, que será o futuro em Sistemas Operativos, e aí está algo que não conhecia. Excelente!
Estou a tentar instalar no virtualbox,
Será que dá?
Obrigado
Dá sim, sem problemas.
Não passa do primeiro quadro que aparece…
Fizeste o Download da versão certa? 32 Bit. – 64 Bit. ?
32 bits,
As opções dadas no quadro são:
-live – boot the live system
-xfforcevesa – boot live in generic safe graphics mode
-nomodeset – boot live in ATI safe graphic mode
-boot info RAM
-hd – boot the first hard disk
Qualque uma destas opções não arranca.
Obrigado
É melhor ires a comunidade linux pplware ou ao forum explicar isso e pedir ajuda. Não sei o que possa estar a causar isso. No meu arrancou a primeira. Sorry
Embora o Windows seja o meu OS de trabalho e lazer, trabalho bastante com linux (nomeadamente a nível de servidores), mesmo que, sempre através de linha de comandos.
No entanto, nunca deixo de ficar boquiaberto quando vejo títulos como o deste artigo e olho para as imagens que o acompanham.
Eu sei que gostos são como rabos, cada um tem o seu.. Mas se isto é “bonito”, então fico com pena de todos aqueles que usam linux diariamente. Os vossos padrões do que é ou não um ambiente de trabalho “bonito” deixa muito a desejar.
Não que não exista personalizações “brutais” de ambientes linux, no entanto, estas apresentadas não são, definitivamente, algumas delas.
Aparte de tudo o que foi dito acima, é sem dúvida uma boa disto. Já a experimentei num PC velhote que tenho em casa para estas brincadeiras e corre muito bem!
Aconselhado, pelo desempenho e leveza.
Epá, são gostos. Nem aprecio muito o Enlightenment, confesso. Mas muita gente gosta porque é leve, altamente configuravel e modular e tem aquele aspecto “glossy”… O que é bonito no Linux é haver tanta escolha.
Agora o GNOME 3 e o KDE 4? São ou não são bonitos? São ou não são mais funcionais que a Modern UI? =p
Realmente tenho de concordar contigo e digo mais para mim é uma das distribuições mais feias que foram apresentadas por aqui.
Ou eu estou com a fasquia muito alta, ou vocês muito baixa 🙂 Refiro-me a “boniteza” do SO 🙂
Sera que da para utilizar num netbook asus 1215n com nvidia optimus?
Sera que consigo utilizar num netbook asus 1215n com nvidia optimus? Normalmente n consigo arranjar os drivers p a placa
Tive também problemas a instalar o Ubuntu com esta placa num Acer. consulta este projecto: http://bumblebee-project.org/
Já experimentei isso numa distribuiçao do ubuntu, mas acho que nao funcionou muito bem (tambem pode ser devido ao facto de nao perceber muito bem disto)parece que a placa esta sempre a funcionar e o pc aquece.
Não uso muito o linux mas não sei porquê tenho-o sempre instalado para ir mexendo e não ser tão ignorante 🙂
Obrigado pela ajuda.
é pá fantástico terminal é o Terminology, vou já instalar no meu sistema , 🙂
Para quem quiser instalar no ubuntu 12.04 ou 12.10
abrir um terminal e copy-paste os seguintes comandos.
”
sudo apt-add-repository ppa:hannes-janetzek/enlightenment-svn
sudo apt-get update
sudo apt-get install terminology
”
fonte:http://www.hecticgeek.com/2013/03/terminology-0-3-splits-tabs-drag-drop/
Va instalada e faz uma review para o Pplware. Ja sabes o meu e-mail
Pensei que o pplware ia deixar de falar de outras distros linux, agora que vai ter a sua:)abraço
Há 1 mês atrás instalei num Samsung NF110 (netbook) o “Linux Mint 14”, devo trocar por este ou deixo como está?
Se estas contente com o que tens, deixa te ficar. O Bodhi Linux é muito rapido, muito mesmo, mas a linha de aprendizagem é maior comparando com outros por causa do Ambiente de Trabalho, o Enlightenment.
Ora boa noite.
também gosto do Bodhi… já andei a brincar com algumas distro de linux mas desde que instalei o pinguy OS não a consigo largar de momento e a minha preferida.
bom post…
Será que isto corre num ibm thinkpad t40 com 256MB de ram?
Qual o SO que aconselham para esta máquina quase morta e que gostaria de ressuscitar(ao 3º dia conforme as escrituras e subiu aos céus… :))
Experimenta com o puppy linux.
http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm
Há uma cena engraçada e isto não tem nada a haver com ser contra Linux, que não sou.
Mas às vezes há noticias de dificuldade de escolha da versão do Windows, pois existem várias. Mas agora pensem lá? Um iniciante em Linux, com tanta distribuição, é bem mais difícil escolher do que se for Windows.
Fiquei com imensa curiosidade só pela demonstração daquele video do terminal virtual… muito bonito, deve dar um pouco de trabalho para colocar a nossa maneira mas com certeza que vou perder algum tempo com esta distro. Boa partilha 😉
boas
adoro as distribuiçoes linux durante 3 anos so usei linux
mas infelizmente desde que comprei um tablet bq kepler tive de voltar ao windows porque nao consegui encontrar drives para o tablet nem o smartphone se alguem me conseguir ajudar agradecia
cumprimentos
Estou procurando o “bonito” nessa distro, e até agora não encontrei.
Procura que encontras 🙂
wifi nao esta a funcionar no meu portatil. ja me tinha acontecido noutra maquina com a versao 2.0 e tive de instalar outra versao ou assim (ja nao lembro muito bem, fiz o que me disseram no forum bodhi 🙂 )
… instalei este s.o. no magalhaes e está 5 estrelas!! Ressuscitei a torradeira! eheh
Boas pessoal, tenho uma duvida, esta versão possui algum centro de download de software como no ubuntu por exemplo?
uma questão. Tenho um Pentium III que vou tirar do armário a 450Mhz com 128 Ram. Acho que suporta no maximo 512 Ram. E tenho outro PC Pentium 4 3.2 com 1Gb. Estou a pensar comprar uns modulos de ram. Como são sistemas 32bits e no primeiro caso suporta 512Mb ram e no segundo os tais 2Gb. Se Instalar modulos de RAM que ultrapassem o valor maximo o Sistema PAE detecta a RAM a mais e tira partido dela? Obrigado