Budgie Remix 16.04: Um Ubuntu ainda mais bonito
No passado dia 21 de Abril a Canonical lançou o novo Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus). A par desse lançamento foram também disponibilizadas as principais distribuições “oficiais” que derivam do Ubuntu das quais se destacam o Xubuntu, Lubuntu, etc.
Recentemente foi disponibilizado o Budgie Remix 16.04 que apesar de não ser uma variante oficial do Ubuntu deverá ter um bom futuro. Saiba porque!
O Budgie Remix 16.04 é uma distro que deriva do Ubuntu mas que recentemente poderá integrar a família Ubuntu. Esta última versão do Budgie Remix é baseada no Ubuntu 16.04 LTS e inclui a última versão do ambiente gráfico Budgie Desktop.
Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluido que constitui uma alternativa perfeitas aos populares projectos nesta área.
Tal como o Ubuntu, o Budgie Remix 16.04 dispõe de várias ferramentas nativas para gestão do sistema e para simplificar algumas acções.
O Budgie Remix 16.04 inclui o seu próprio artwork e também vários temas.
Outras novidades
- Gedit 3.18
- GNOME Photos 3.18
- gThumb 3.4.3
- Rhythmbox 3.3
- Totem 3.18
- Eye Of GNOME (Image Viewer) 3.18
- GNOME Terminal 3.18
- LibreOffice 5.1.2
- Firefox 45
- Transmission 2.84
Se não gosta da interface Unity do Ubuntu, e ficou surpreendido com o Budgie Remix 16.04 então nada melhor que experimentar esta distribuição, até porque a base é a mesma do Ubuntu. O Pplware continuará a acompanhar o trabalho desenvolvido pelo responsável desta disto… que promete!
Este artigo tem mais de um ano
Tenho Três computadores,dois fixos e um Portátil,pessoalmente,trabalho com sistemas operativos da microsoft desde o windows 95,actualmente uso o windows 10 pro,mas decidi instalar o Ubuntu 16.04 no computador mais antigo (Q6600 2.4 GHz ,4GB DDR2,XFX 6850 1 GB GDDR5,20 GB HDD.O que eu ainda não decidi,é qual é a melhor distribuição do Linux para instalar nesta máquina,para uma utilização básica (navegar na internet,produtividade,etc)
O Ubuntu é uma boa escolha. No entanto eu aconselho sempre o xubuntu por ser ainda mais leve…ou então este pois a base é a mesma. Mas vê também o ZorinOS
Gosto de Ubuntu,trabalhei com várias distribuições,em máquinas físicas e virtuais,mas o Windows 7 e o XP foram os sistemas operativos de que mais gostei até agora.Estou a acompanhar a evolução do Ubuntu desde o 10.04.Fiquei satisfeito com o desempenho da versão 16.04 no Q6600,funciona sem problemas desde o lançamento,na versão 14.04 LTS estava a ter problemas com as drivers da gráfica.Vou testar o Linux Mint,mas agradeço desde já a rápida resposta.
[img]http://i.imgur.com/tZxlT5k.png[/img]
Peppermint Linux – ainda mais leve que o xubuntu e também baseado em Ubuntu. Em grosso modo é uma espécie de Lunbuntu com partes do Xubuntu (mix de lxde com xfce).
Quad core, com 4gb não de RAM não vejo a necessidade de ir para o Xubuntu…
Xubuntu ou Lubuntu
O Unity é relativamente pesado
O lubuntu é mais feio que o Xubuntu, mas nada que os temas do numix resolva
Exacto, nao percebo como a canonical ainda mantém o raio do Unity
Só faltava mostrarem um Screenshot da area de notificacoes/Definicoes/Personalizacao que é bem parecida com a do Linux Deepin.
Pessoalmente, utilizo o Ubuntu Mate e estou bastante satisfeito.
+1! Eu já não uso o Ubuntu “normal” por causa do Unity. Sim, podemos trocar, mas como o que gosto mais é o XFCE e o KDE, tenho logo as flavours disponíveis pronto-a-usar.
Não percebo se está a falar a sério ou a brincar… Usava o Xubuntu e agora resolvi voltar ao Ubuntu porque me parece que o SO se tornou mais flexível e até agora estou contente.
Unity é mais pesado que XFCE e LXDE? É mas se tiveres uma boa maquina esse peso é relativo. E o Unity é mais produtivo que os ambientes de trabalho que falas. (Por exemplo, o acesso via atalho às apps e o HUD para mim são bastante úteis)
O que importa é que tens o direito à opção e usas aquela que melhor se enquadra aos gostos e necessidades e à maquina que tens.
“É por essas e por outras” que o Unity deixará de ser a ‘Default desktop session’ já a partir do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) 😉
O unity é fantástico. É pena esse raio de comentário 🙂
Peppermint Linux – ainda mais leve que o xubuntu e também baseado em Ubuntu. Em grosso modo é uma espécie de Lunbuntu com partes do Xubuntu (mix de lxde com xfce).
debian ramo unstable + xfce ou lxde
se te sentires à vontadinha experimenta manjaro com xfce
A minha escolha vai para o Linux Mint MATE. É rápido e com a melhor uniformização e integração visual gráfica do ambiente de trabalho que já vi até hoje. À excepção do OS X e Windows, claro.
A melhor alternativa para PC antigo é usar o ambiente xfce como o xubuntu ou o mint xfce porque esse ambiente gráfico tem ótima customização e dar para deixar muito bonito e baixar temas na net
se é só para navegar na internet e ter recursos de produtividade tente usar o chrome OS. É free, extremamente leve. Para degustar, roda em um pendrive. Totalmente em portugues e com suporte a atulizações do google. dê uma olhada, com esse teu hardware o sistema vai voar.
http://www.neverware.com/
… vou espreitar, desconhecia.
Recentents poderá não, brevemente poderá
Na minha opinião, por enquanto, nada bate o Windows em termos de comodidade e compatibilidade de software por mais insignificantes que sejam. Seja para jogar seja para edição de vídeo e grafismo.
Tenho em dual-boot, o ElementaryOS (Freya 14.04), em termos estéticos dá uma sova valente no Windows bem como o GUI que é bastante user-friendly após um tempo de adaptação.
Espero sinceramente que no futuro as distros. GNU/Linux sejam um concorrente sério ao Windows mas caso aconteça, será que continuarão a ser grátis?
Boas tardes! É possível correr este SO em VirtualBox? Obrigado.
sim.
No meu desktop gaming tenho Ubuntu com cinnamon 3 nos portáteis da casa e PC s das televisões tenho deepin 2015
Boas pessoal, uma pergunta offtopic:
Exprimentei ubuntu 16.04lts e korora 23 e 22 no macbook pro 15 que tenho agora da empresa onde trabalho, mas em ambos os casos, msm dps de updates etc, aquilo nao faz shutdown ( encrava a encerrar) alguem tem ideia do q será?
Ps. Aceito sugestoes para linux ubuntu/fedora based pra esta máquina.
Isso aconteceu-me num acer. O problema estava no driver da placa wifi.
Tentei várias maneiras para forçar o encerramento e nada.
Resolvi a situação instalando o kernel 3.16 (o original era o 4.2), foi a única maneira que encontrei de resolver a situação.
Portanto a minha sugestão é experimentar outras versões do kernel e ver se alguma resolve o problema.
Obrgd Joao! vou exprimentar..
Aqui até então meu Desktop showww…já passa de promessa …ainda faltam alguns detalhes ,mas se destaca pela leveza e rapidez …O bom que ainda está em evolução…então vamos esperar as futuras melhorias…união perfeita, Ubuntu + Budgie
Comunidade UBUNTU BUDGIE em Português:
– Facebook http://www.facebook.com/groups/ubuntubudgiebrasiloficial
– Telegram t.me/ubuntubudgie
Correndo o risco de ser um tópico um pouco fora de contexto, cá vai a minha questão:
Recentemente tenho testado dois sistemas, ubuntu (mas devido ao unity fico com um passo atraz) ou o Fedora, nomeadamente a distro (Korora).
Pelo que tenho lido ambos são bons, mas, existem algumas diferenças significativas a nivel de software /peroformance / estabilidade que deva estar a par? (a maquina onde vão ser instalados tem capacidade de sobra para ambos, pelo que não é factor eliminatorio)
Assim, qual escolheriam? Ubuntu (Budgie) vs Fedora (korora)?
Obrigado e lamento a parede de texto. 🙂