Backtrack 5 R2 disponível para download
Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.
Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o Backtrack a suite/distribuição ideal para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes. Depois da disponibilização do Backtrack 5 em Maio do ano passado (ver aqui), a equipa responsável pelo projecto disponibilizou a segunda actualização desta versão. Vamos conhecer as novidades desta versão.
Depois de alguns meses de desenvolvimento, algumas correcções, actualizações e inclusão de 42 novas ferramentas, está finalmente disponível o Backtrack 5 R2. O Backtrack possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense,testes aos níveis de segurança,testes de penetração entre outros.
Principais novidades desta versão
- Kernel 3.2.6
- Melhorias a nível de estabilidade nas ligações sem fios
- Considerada a versão mais estável e rápida (dentro das versões já existentes)
- 40 Novas ferramentas
Como actualizar para o Backtrack 5 R2?
Quem já tiver o backtrack 5 instalado e pretenda efectuar uma simples actualização, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
echo "deb http://updates.repository.backtrack-linux.org revolution main microverse non-free testing" >> /etc/apt/sources.list apt-get update apt-get dist-upgrade |
Veja aqui uma pequena apresentação do Backtrack
Artigos relacionados
Licença: GNU Sistemas Operativos: Linux Download: BT5-R2 Gnome-32bits|BT5-Gnome-64bits (via torrent) Download: BT5-R2 KDE-32bits|BT5R2-KDE-64bits (via torrent) Download: [VMware] BT5-R2 GNOME-32bits|BT5-R2 GNOME-64bits Homepage: BackTrack
Este artigo tem mais de um ano
boas!!!!
mt bom artigo!!!
so tenho uma duvida o seu uso pode ser considerado ilegal em certos casos ou apenas quando usamos contra uma pessoa/entidade e invadimos a sua privacidade???
é preciso muitos conhecimentos(no meu caso tenho um curso em tecnico de sistemas informaticos nivel 4) para saber mexer ou é intuito??
ass: Terminator!!
Boas Terminator,
A disponibilização de ferramentas deste tipo têm sempre duas vertentes: a de aprendizagem e observação dos protocolos de comunicação ou a de “fazer asneiras”. Este tipo de ferramentas nunca são muito intuitivas mas aí está o segredo da coisa… convém ter conhecimento de redes, de criptografia…etc. A explorar…aprende-se!
O seu uso não é ilegal, alias a offensive security até tem certificações do backtrack. Passa a ser ilegal se, por exemplo, utilizares o backtrack contra terceiros (sem conhecimento deles) ou se o backtrack tiver algum software que seja pirateado.
O nível de dificuldade de aprendizagem do backtrack é grande, pois quase todos os softwares existentes no mesmo são em linha de comando (shell). Mas acho que a verdadeira magia do linux é essa, conhecer o sistema operativo e o que está a fazer a cada momento.
Boa sorte
Não estou a entender a sua duvida. Se usa uma qualquer ferramenta para efectuar um crime, está a cometer um crime. Por exemplo, você usa a sua viatura para cometer um crime, você está a cometer um crime. Por outro lado, se você usa a sua viatura para se fazer transportar de casa para o trabalho, isso não é crime nenhum. Por isso, se você usar uma ferramenta para crakar um site sem o conhecimento e consentimento do proprietário, você está a cometer um crime. O que é completamente diferente de ter sido contratado pelo proprietário do site para efectuar uma auditoria de segurança. Note, que você vai usar precisamente as mesmas ferramentas. Num caso é um crime, no outro é um trabalho legal e não censurável.
exelentemente explicado meu caro amigo jose
alguns de nos chamam a isso etica…
uns querem aprender para fazer o mal, outros querem aprender para poder ajudar e pelo prazer de descobrir….
Hacking não é sinónimo de “actividades informáticas menos decentes* apesar de na linguagem popular o ser.
Bom artigo. Cumprimentos.
Muito bom o artigo, esta distro é excelente, é muito utilizada na minha licenciatura, SIRC (Segurança Informática em Redes de Computadores), aliás a única no pais, é leccionada na ESTGF em Felgueiras…
Desde já fica aqui uma sugestão para quem pretenda optar por um curso superior numa área com grande saída no mercado de trabalho, posso afirmar que é um curso devéras interessante, está agora a crescer pois ainda é recente.
Já agora deixo aqui um recado aos interessados, em principio dia 29 de março será realizado um seminário na ESTGF, com personalidades importantes na área da segurança informática bem como inspectores da PJ de Braga, qualificados em ciência forense para PCs, para falarem do problema que hoje em dia está crescente na segurança das redes informáticas.
Penso ser uma boa sugestão para quem tem interesse nesta área.
Muito Obrigado pelo artigo Pedro.
Cumprimentos
quero tirar o maximo possivel de cursos nesta area, muinto obrigado pela informaçao disponibilizada….. 🙂
É assim eu já uso o Backtrack 5 R1 se eu fizer uptade continua tudo igual como tenho, apenas actualiza as ferramentas, kernel e isso certo?
Sim, é mesmo isso.
Bem, eu fiz o upgrade instalou tudo certinho, expecto no grub alterou-me algumas coisas, no boot escolho backtrack 5 r2… faço login como root e ao fazer “startx” (que aquilo mudou tudo..) ele fica com o ecrã todo preto e última coisa que aparece é sobre apache2 e não arranca
Downloading, vamos la testar 😛
aproveitando o tópico, alguém sabe se novos protocolos de segurança vão acompanhar o novo standard IEEE 802.11ac?
Bom Timing, estou agora mesmo a remover o meu BT5R1 porque não arranjo drivers para o meu pc… 😀
ha algo semelhante para o windows?
Como? Mas o BT é uma DISTRO linux…
Boa Tarde,
podiam divulgar o metodo para “derrubar” protecçao wireless
com wpa e wep.
Obrigado
E já agora aproveitamos o “balanço” e fazemos um tutorial de como transferir dinheiro de uma conta qualquer de um banco qualquer para a nossa conta.
Pequena dica: Não fica nada bem pedir este tipo de informação assim directamente e de forma leiga, o que só comprova que o Sr. João apenas deseja essa informação para aceder a uma (só uma?) rede de forma ilícita e sem consentimento por parte do devido dono. Da próxima vez tente ser (nem que seja) um pouco subtil ou então procure um fórum próprio, com o tipo próprio de audiência.
Grande resposta, parabéns 😀
🙂 🙂 🙂
querem fazer as coisa sem estudar …..
Boas, espero que me consigam ajudar, que não consegui resolver o meu problema em nenhum forum Linux.
Tinha o BT 5 R1 instalado fiz o upgrade para o R2,
curiosamente deixei de conseguir conectar me à minha propria Wireless de casa.
Pelo Wicd tento conectar me, passa a validação da pass, e fica em Obtaining Ip Adress, acaba por dar um erro “Unable to get Ip”. Se ligar por cabo de rede funciona!
Experiencias que fiz para tentar resolver o problema:
1º Definir Ip estático
2º Mudar as definições de DhcpClient para DhClient.
3º Instalar drivers da placa
Até agora apenas encontrei uma explicção num forum válida. Que o problema se encontra no Kernel que apartir da versao 3. Não funciona correctamente.
Espero que me consigam ajudar,
Obrigado pelo tempo.
Cumprimentos,
Paulo Silva