Aprenda a instalar o novo Linux Debian 10 “Buster”
O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu. Recentemente foi lançado o Linux Debian 10 “Buster” que traz muitas novidades interessantes, incluindo um novo instalador.
Hoje vamos aprender como se pode facilmente instalar a nova versão do Debian.
PROCESSO DE INSTALAÇÃO
Para a instalação do Linux Debian 10 “Buster” recorremos à tecnologia de virtualização, usando o Paralles Desktop no macOS (mas podem, obviamente usar outro como o VirtualBox ou o VMWare Player). Nesse sentido, criamos um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
- Memória RAM– 2048MB
- Disco: 20 GB
Lets start…
Passo 0 – Início do processo de instalação… Para este tutorial vamos escolher a opção Debian GNU/Linux Live. Já dentro da distribuição, escolham a opção Install Debian.
Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação
Passo 2 – Indicamos a nossa localização
Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
Passo 4 – E chegamos à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efetuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar Disco que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Debian 10.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.
O utilizador dispõe também das opções:
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM (Logical Volume Management)
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM encriptado
Passo 5 – O próximo passo permite que crie um utilizador para acesso ao sistema. Para isso, basta indicar o nome, o nome para início de sessão, nome do computador e a respetiva password.
Passo 6 – Se tudo estiver OK, como é apresentado no Resumo, deverá então selecionar a opção Instalar.
Passo 7 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).
E está feito! Agora é hora de experimentarem esta fantástica distribuição e conhecer melhor as novidades. Nos próximos tempos apresentaremos alguns tutoriais para esta distribuição. Estejam atentos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ó Pedro Pinto, eu estou ADMIRADO, com esse tutorial!
Parabens….
O debian deste sempre teve um instalador muito acessível, sucinto, simples, e pode aprende-se muito com o mesmo, é um excelente ponto de partida para instalar uma distro à unha!
Para instalar o debian não é necessário tutorial, basta ler o que está escrito.
Ao contrário do Arch, o Debian não quer ser o nariz-empinado do mundo Linux.
Nós novatos, temos que ser realistas: instalar o Debian é sempre uma aventura.
A maior aventura é os 4 DVDs que tens de sacar.
Era, o debian 3
Não era o Debian 9.x que requer 4 DVDs para instalação completa. Enquanto o MX Linux requer apenas 1.4 GB para instalar.
Qual a necessidade da instalação completa? O primeiro DVD é o que é preciso, o resto são opcionais que podem ser melhor instalados pelos repositórios. Os DVDs da instalação completa são recomendados para quem vai instalar o Debian em computadores que não tem um acesso rápido à internet, assim não precisam fazer download dos pacotes adicionais pelo APT
Para que raios adicionar PPA’s no Debian, sendo que esta distro é a que tem maior número de pacotes em seu repositório? Só para poluir o sistema. Com todo respeito, acho desnecessário