Aprenda a instalar o MariaDB 10 no Ubuntu
Quando se fala em sistemas de gestão de base de dados (SGBD), os nomes mais sonantes são a Oracle, MySQL, SQL Server, Postgres, Access entre outros. Para dispositivos móveis o SQLite é um dos mais usados (ver aqui) e o leveldb tem conseguido conquistar alguns utilizadores.
Hoje vamos dar a conhecer o projeto MariaDB e ensinar como instalar este SGBD no Ubuntu.
O que é o MariaDB?
MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL, sendo considerado por muitos como um fork do mesmo. MariaDB foi desenvolvido pelo mesmo criador original do MySQL (Michael “Monty” Widenius), em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty. No seguimento do descontentamento das politicas da Oracle, Monty decidiu meter as mãos à obra e desenvolver um fork do MySQL ao qual deu o nome de MariaDB.
Quem usa actualmente o MariaDB?
Actualmente são muitos os projectos e distribuições que usam o projecto MariaDB, dos quais se destacam:
- Mozilla Corporation
- Wikipedia
- OpenSuse
- Fedora
- OLX
- Nimbuzz
- SlashGear
- ArchLinux
- Redhat Enterprise Linux (from RHEL7)
- Slackware
- Mageia
- Slackware
- TurboLinux
- The Chakra Project
- Gentoo
- GNU/Linux KDu
Como instalar o MariaDB no Ubuntu
Para instalar o SGBD mariaDB no Ubuntu, basta abrir a terminal e inserir seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Adicionar chave do repositório e repositórios
sudo apt-get install software-properties-common sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 0xcbcb082a1bb943db sudo add-apt-repository 'deb http://mirrors.fe.up.pt/pub/mariadb/repo/10.0/ubuntu raring main' |
Passo 2 – Actualização dos repositórios e instalação
sudo apt-get update sudo apt-get install mariadb-server |
Nota: A instalação do Maria DB ocupa cerca de 11 MB
Passo 3 – Definir password
Para gerir o MariaDB, os comandos são os mesmo do MySQL. Por exemplo, se pretender iniciar a base de dados MariaDB basta executar o comando
sudo /etc/init.d/mysql start
Para aceder a base de dados pode executar o comando
mysql -u root –p |
Para quem nunca experimentou o MariaDB, aqui está uma excelente oportunidade para o fazer. Em termos de compatibilidade entre o MySQL e o MariaDB, podem ver aqui as principais funcionalidades. Para quem já trabalha “a sério” com o MariaDB, aguardamos o vosso feedback sobre este projecto.
Este artigo tem mais de um ano
Eu queria mariadb era para o raspberry pi, mas é preciso compilar (leva umas horas) e ultimamente falha-me sempre!
Passar de MySQL para MariaDB não tem assunto. Talvez alguma questão mais rebuscada em storeprocedures ou na administração. Para aplicações desktop da área administrativa é directo.
Sendo a questão do software legalmente gratuito (como o MariaDB) cada vez mais pertinente, escrever qualquer coisinha sobre Firebird parece boa ideia.
Por puro veneno, alguém ainda usa Access para desenvolvimento? A sério? Mesmo?
Instalei o MariaDB 10.1 no ubuntu18.04 e ele não me pediu para definir o password. A instalação e limpa, fiz todas as atualizações após a instalação do ubuntu e instalei o Apache2.