App Grid – Uma alternativa leve ao Ubuntu Software Center
Quando comecei a mexer nas primeiras máquinas com Linux, um dos procedimentos que me fazia alguma confusão (e até medo) era a instalação de programas a partir do código fonte (source code). O código fonte das aplicações são normalmente distribuídos em ficheiros compactados .tar.gz ou .tar.bz2. Com o aparecimento dos gestor de pacotes, tudo se tornou mais simples e hoje em dia instalar uma aplicação é no Linux é algo bastante simples (mesmo tendo esta dependências).
Para quem conhece o Ubuntu Software Center, hoje apresentamos uma alternativa: App Grid.
A App Grid é uma alternativa muito leve ao Ubuntu Software Center, que permite encontrar facilmente as aplicações que procuramos, sendo o resultado apresentado numa grelha. De referir que esta aplicação está apenas disponível para o Ubuntu 13.04.
Diferenças técnicas entre o a App Grid e o Software Center
(via webupd8)
- Linguagem de programação: python3 vs python2
- tamanho inicial da base de dados: 36,7 MB vs 96.5 MB
- Buil total da base de dados: 58 s vs 6 min24s
- Abertura do home screen: 2.7s vs 20 s
- Abertura do detalhe de uma aplicação: 2.3s vs 30s;
Como instalar o App Grid no Ubuntu?
Para instalar o App Grid, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:appgrid/stable sudo apt-get update sudo apt-get install appgrid |
Depois de instalar basta procurar na Dash por App Grid. Além das características referidas, de referir que esta aplicação permite a autenticação no Ubuntu One, de forma a que o utilizador possa rever e comprar aplicações.
Quando instalam aplicações, costumam usar um gestor gráfico ou recorrem ao terminal?
Este artigo tem mais de um ano
Não tinha conhecimento mas vou testar assim que puder. Realmente gosto muito do software center, mas é um bocadinho pesado a abrir e demora um pouco a concluir as operações, pelo que tento sempre que possível instalar via Consola, por ser mais rápido e por dar um extracto detalhado do que está a fazer 😉
Depende… se souber qual é a aplicação concreta que quero prefiro terminal
se, pelo contrário, estiver indeciso quanto à aplicação a usar para um determinado fim vai mesmo pelo Software Center
obs: uso a versão 12.04
Estas ferramentas vêm combater o velho mito que a instalação de programas no Linux é só para experts. Eu arriscava a dizer que, em alguns programas, chega a ser mais simples que no windows.
Um bom software center é do Linux Deepin. Mais leve e mais bonito.
Por vezes uso a linha de comandos e também uso o Synaptic.
mais simples e pratico é este syte http://appnr.com/
que utiliza um protocolo apt url é clicar e instalar,mais fácil que isto, nem no windows existe , e a com segurança que todos os programas são instalados através repositórios oficiais do unbuntu ou seja o syte é só lista de links do protocolo apt url .
E este tipo de sistema de instalação , já existe já alguns anos em sistemas linux.
Para mostrar que em sistemas linux hoje em dia é mais de instalar programas que no windows aqui fica mais um exemplo de instalação de programas através de sytes .
o Projecto do OpenSuse
http://en.opensuse.org/openSUSE:One_Click_Install
Um exemplo pratico
http://www.videolan.org/vlc/download-suse.html
Respondendo a questão colocada :
Em termos práticos gosto de utilizar o terminal para instalar programas , mas se ando a procura de alguns programas utilizo as interfaces de instalação de programas , também gosto de criar scripts de instalação , um de melhores scripts de instalação realizei , foi um que instala de maneira gráfica e automática a driver proprietária binária da Nvidia assim posso rapidamente ter as ultimas drivers da nvidia no meu sistema de maneira simples e rápida . .
Foi dessa forma a desenvolver scripts para instalação de placas gráficas que alguém arranjou trabalho na Canonical… trata dos publicar num local e pode ser que tenhas a mesma sorte.
instalei no meu backbox 3.05 mais ainda não dá, é pena, gostava detestar