Activar Ctrl+Alt+Backspace no Ubuntu 9.10
Nos últimos dias tenho andado a fazer alguns testes com o novo Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) e hoje deixo aqui uma dica de fim de semana. Comecei na versão beta e agora mais alguns testes com a versão RC. Uma das “ferramentas” que um utilizador tem sempre à mão é o Ctrl+Alt+Backspace (parecido em alguns aspectos ao Ctrl+Alt+Del do Windows), para quando o nosso sistema começa a “patinar” e lá vai disto…pressionar as três teclas e o sistema faz um restart ao servidor de ambiente gráfico (X Server).
Uma vez que me fui habituando a este pequeno/grande truque, reparei que no Ubuntu 9.10 esse conjunto de teclas por omissão não fazia nada. Após algumas pesquisas no site do Ubuntu verifiquei que esta opção vinha desactiva e seria necessário activar manualmente
Ir a System->Preferences->Keyboard
Depois escolher Layouts e em seguida Layout Optinos
Depois de entrar no menu Keyboard Layout Options escolher: Key sequence to Kill the X Server
E está feito. É simples e sempre que o vosso sistema se “comece a portar mal”, nada melhor que um CTRL+ALT+BACKSPACE.
Continuação de bom fim de semana
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso também testei esse comando, mas sem efeito (visto que vem desactivado por defeito).
Muito boa dica 😉
Pessoal, este meu post não tem muito a ver com o artigo em questão, peço desculpa, mas vou aproveitar o mesmo para colocar uma questão à comunidade Linux. Tenho uma amiga com um portátil muito limitado (Toshiba com 256mb de ram e 5gb de disco) que estava pensando ‘atirá-lo’ para o lixo, pois o xp que lá está instalado é muuuuito lento. Então eu lembrei-me que talvez com o Linux ficasse melhor. Já experimentei o Ubunto 9.10 e o Mint 7, só que continua com um ‘ar’ muito pesado. Será que alguém me pode indicar uma boa distro para lá instalar? Ou o melhor será continuar com o Windows? Ou mesmo aconselhá-la a continuar com a sua primeira intenção?
se a bateria estiver boa, nunca deito portáteis fora, nunca se sabe onde pondem ser uteis… 😛 aconselho a experimentares o Damn Small Limux, é uma distro muito leve, vais notar muita diferença. Se não gostares por achar “simples demais” ou “não tão bonito como o mint”, sempre podes experimentar o Debian ou o OpenSuSe mas são mais pesados…
Obrigado, vou experimentar o damn small linux. Um outro que também já experimentei foi o Xubuntu, mas ele não reconhecia a placa de rede, por isso…
o OpenSuse não é mais pesado que o Ubuntu ou o Mint?
Tiago, o tipo de linux que vais instalar é o que influência menos. O que mais ram come é sem duvida o desktop que usas (KDE, gnome, etc etc). Eu experimentei todos os desktops distribuidos com o ubuntu, (kubuntu com kde e xubuntu com xfce) e aconselho-te a usar o xubuntu. O xfce está mesmo feito a pensar nas maquinas mais fracas.
Obrigado João, realmente já tinha essa ideia acerca do Xubuntu e acho que será essa a minha opção, apesar de já ter feito uma tentativa e ter tido problemas com o reconhecimento da placa de rede, mas penso (espero) que isso tenha sido devido a alguma má instalação da minha parte.
É um comando bem útil, pois o sistema não modifica os temas do mouse ou os ícones sem que o X seja reiniciado.
Alguém sabe porque este comando vem desativado por padrão?
Pelo que ouvi dizer foi por ter causado más surpresas a utilizadores principiantes… 😀
Isso já acontece com a versão 9.04.
Eles desabilitaram esse atalho do teclado na passagem do 8.10 para o 9.04
Este comentário não era para ser como resposta ao teu, mas sim para ser um novo comentário :S
Desabilitar???? mais um “amigo falso”
to Disable diz-se desligar, inabilitar, …..
ou desactivar…
realmente os dicionários não gostam muito da palavra “desabilitar” 😀
Quanto ao motivo, tb ouvi dizer que é por causa do utilizadores menos atentos, o que me parece um bocado estranho…quem anda sempre a carregar CTRL+ALT+BACKSPACE….já CTRL+ALT+DEL 🙂
Olha que estás errado.
O verbo desabilitar existe na língua portuguesa.
Citação do dicionário Houiass de Língua Portuguesa (um dos mais conceituados):
“desabilitar: v. (1524-1585 cf. JFVascUlis) 1. t.d.bit. e pron. tornar(-se) inábil; fazer perder ou perder a habilidade 2. t.d. INF B desactivar, impedir a acção de (um dispositivo, função ou entrada de menu).”
Devido à natureza comum, é que pode parecer que desabilitar é um estrangeirismo vindo do inglês. No entanto o verbo já existe há muito na língua portuguesa.
Eu não tou a dizer que não existe, costumo usar esse termo…eu vi no dic da priberam
Pedro Pinto
foi uma resposta ao Nuno 😉
Interessante…
Boa dica.
Eu também estou a testar a versão RC, mas encontrei um problema, quando fecho a tampa/monitor do portátil já não consigo retira-lo do inactivo, parece que fica encravado, para o ubuntu voltar a funcionar tenho que desligar por completo o portátil.
alguém sabe como resolver o problema?
boas
também tenho esse problema no meu portátil e não consegui encontrar solução… pode ser que reparem nisso antes de lançar a versão oficial… 😛
mas acho k ainda não saiu a versão final do ubuntu 9.10!?
ou vocês estão se a referir a versão rc/beta
eu acho k o ubuntu só sai dia 30 deste mês (Outubro)
ou dia 29
Dia 29
Sim, isto foi feito com base na versão RC…que será basicamente parecida com a versão final…Apenas algumas afinações para a versão final
o Htop também é um bom gestor nessas situações!
Sim, descobri o htop noutro dia em conversa com o Pedro Simões…Muito bom !!!
É uma chatice eles terem desactivado isso por norma porque realmente dá muito jeito!!