PplWare Mobile

Análise Need for Speed: Shift

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Paulo Silva


  1. viperbruno says:

    Uma nota um pouco alta para o jogo em questão na minha opiniao.

    • João Carlos says:

      Concordo plenamente, a física do comportamento do carro deste jogo é simplesmente ridícula, do pior que já joguei até hoje (quem sabe o que é um carro e sabe conduzir sabe do que estou a falar).

      • CarlosMC says:

        É o que está a dar: jogos para miúdos (consolas)…

      • André says:

        Cada um com a sua opinão, se achas o modo de condução ridiculo tu lá sabes, entao aposto que não és lá muito fa do gran turismo. sem querer ser muito directo, mas normalmente quem não gosta de jogos realistas, é porque não consegue jogar bem e culpa o jogo em vez do jogador

        • João Carlos says:

          ó rapaz, eu jogo pc e jogos de carros desde 1990 chega? E quanto ao facto de achares o shift um jogo realista só demonstra que não sabes absolutamente nada de jogos realistas ou de física e comportamentos de automóveis… O meu original já o pus à venda tal como Dirt, Grid e Shift que foram simplesmente uma valente desilusão. Um conselho: experimenta o race on e o gtr2 e depois tira as tuas conclusões.

          • raom says:

            Têm noção que um jogo realista é praticamente impossível de jogar sem volante e pedais?!!?!?

            Há muita gente que simplesmente não consegue jogar o velhinho RichardBurns, que na minha opinião continua a par com os melhores em simulação de condução!

            Na realidade o prego a fundo é muito complicado de controlar em bichos com muita cavalagem/binário…

            Tenho o MOMO e por pena não tenho o G25!!!

          • kekes says:

            O NeedforSpeed nunca optou por uma vertente totalmente realista e mais Race Arcade, por tanto estamos a comprar simuladores com objectivos completamente difetentes um para massas outro para jogadores mais Hardcore 😉

            Anyway, este NFS esta bastante bom comparativamente as versoes anteriores, pelo que dou os parebens, e dá sempre para dar umas races 😀

      • r23bh says:

        digirir num carro desse jogo é uma desgraca, agora graficos e toda a coisa ficou muito bunito. se eu

  2. FIRST says:

    Primeiríssimo!!! 😀

  3. Pedro Lopes says:

    Boas,

    Após experimentar a demo, fiquei um pouco desiludido, não pela qualidade, que continua muito boa nos gráficos, mas sim na ausência do street racing, e a adrenalina de fugir as sirenes, quanto a mim penso que o Carbon foi o melhor de todos.

    E se bem conheço esta série, a inteligência artificial vai permitir mais uma vez, que os adversários que estavam atrasados mais de 30 segundos, nos consigam ultrapassar em duas curvas.

    De resto achei a simulação do traçado de SPA irrepreensível, como já disse os gráficos estão 5 estrelas.

    Cumprimentos.

    • Ganondorf says:

      Pra mim, o melhor de todos seria ou o Most Wanted ou o Underground 2. O Pro Street tb n era tao mau qt diziam, mas este…
      Eu pra jogar um jogo de carros n quero gastar num volante. Quero usar o teclado e este jogo falha logo aí e torna-se um motivo pra eu n o jogar.

      E a conclusao k tiro é só uma: quem só tem teclado, bem pode por este jogo a um canto.

    • Jaime Silva says:

      carbon? esse foi o primeiro jogo que destruiu o NFS!

      quem me dera que despedissem a equipa toda e voltassem os mesmos do Most Wanted isso sim é um jogo

  4. Geração HD says:

    Dou nota positiva ao detalhe dos cockpit , alias , se não fosse esta inovação ( detalhe , movimento camera ) era ” mais um ” jogo de carros.

    Nota negativa para a fisica…. a chapa não esta tao detalhada como no RACE DRIVER GRID .

  5. MiguelPB says:

    Já ouvi dizer que era o melhor de todos :p

  6. coiso says:

    Essa nota está muuuuuuuuuuuuuuuuito exagerada, não lhe dava mais de 4 de classificação e era só pelos gráficos porque de resto não tem mais nada! Mas afinal quem é que avalia os jogos para dar estas notas? Nunca percebi bem isso…

  7. Emannxx says:

    Acho uma óptima nova rubrica, parabéns.

    Em relação ao jogo analizado:

    Fiquei bastante desiludido, por diversos motivos:

    – É pesado
    – Tem bugs
    – É complicado de “arranjar de forma ilícita” a funcionar
    – O próprio comportamento do jogo é miserável

    Mas, incrivelmente, na versão para a PSP/PS3 é um espectáculo! Tenho a versão para a PSP e gosto bastante.

    • Emannxx says:

      * analisado/analizado

      (alguém que seja barra a português me pode explicar isto? fico sempre na duvida se é “Analizar” (com “Z”) ou se é “Analisar” (com “S”)…)

    • david says:

      velho, por falar em bug, tem uma corrida que o primeiro colocado não aparece na tela, so no mapa, bati nele 3 vezes pra passar pq vc simplismente não vê, se não em engano é uma das 5 primeiras corridas convite, acho que a que vc usa uma bmw!!!

    • renato says:

      seria muito legal jogar esse jogo, se fosse o most wanted. ate a primeira vesao do nfs fica mais legal p/ dirigir, por que esse ficou uma bosta. e quando bate o carro. mas quando vc troca a cor do carro fica legal mas dirigir nao mesmo.

  8. a friend says:

    Ja testei o jogo, está bastante bom comparado aos antecessores.

    A nivel de jogabilidade não me cativou, isto porque habituei-me ao realismo que o GRID oferece, bastante superior, especialmente em termos fisicos, e aparenta funcionar a mais Frames por Segundo que o Need for Speed

    Nota: Quando digo mais “frames-por-segundo” refiro-me mesmo ao motor gráfico/animação e não aos numeros que nos aparecem, por ex, no FRAPS 😉

  9. Nunno says:

    Boa rubrica 🙂
    Só faltam os requisitos minimos/recomendados.

  10. Bruno Silva says:

    Para quem usa teclado dificilmente joga alguma coisa neste jogo. Além que se torna muito cansativo muito depressa.

    Ficou muito a quem..

    7/10

    • Paulo Martins says:

      Mas eu tenho o jogo e volante e não gostei, com volante a condução torna-se mais fácil, mas ao contrário de outros jogos, tive que perder quase uma hora a calibrar o volante e mesmo assim não ficou a 100%, com o NFS Pro Street não tive essa dificuldade bastou ligar e funcionou direito o que permitia que um jogo com uma jogabilidade bastante fraca com teclado se torna-se bem mais agradável…

  11. shin says:

    Aponto o jogo como um dos piores da serie devido a sua jogabilidade. É pessima.

  12. Bruno Ferreira says:

    Acho muito exagerado para o jogo que é, sim é engraçadito mas nada mais que isso. O drift então, aja paciência, fora o restos…

    Muito mas mesmo muito do que a ea pode fazer!

    Só mais um jogo na sombra dos underground…

    • Emannxx says:

      Sem duvida, ainda acredito que o Need for Speed Underground 2 é o melhor da serie “Need for Speed”..

      • infectedm says:

        Acho que o unico need for speed decente que alguma vez foi lançado foi mesmo o porsche unleashead… tudo o resto é peanuts… este shift no entanto tá muito porreiro… tudo o que é xuning nesta saga de NFS passa-me ao lado… demasiado arcade!

        Tou a ver que aqui tb é só entendidos… se calhar eu que sou um nabo nesta materia de jogos arrisco-me a ser insultado ao dizer que um dos melhores jogos de carros que joguei até à data foi o Toca Race Driver (não sei exactamente qual.. mas foi dos ultimos).
        Lembro-me tb do primeiro Hot Pursuit deu pra queimar muitaaasss pestanas no velhinho Pentium 1 a 166MHz… lol!

        Não percebo algumas destas criticas acima… o shift até tá muito porreiro comparado às grandes porcarias que andam por aí e outros NFS que sairam antes deste.. os “undergrounds” e mais não sei quantos para mim são dos piores jogos arcade de carros que houve! pessima jogabilidade acima de tudo e com gráficos miseráveis! Mas isso sou eu… que nesses dias andava a jogar Toca Race Driver, Gotham (Xbox), Forza e GT(s)… enfim… não gostam não joguem… façam como eu… ide “masé” trabalhar! 😀

        Cpts

  13. mmick says:

    Penso que um apartado importante em jogos de PC é: requisitos mínimos, requisitos recomendados, máquina testada (e settings usados na máquina testada).
    A grande maioria dos jogos que joguei, mesmo numa máquina acima dos requisitos mínimos o jogo era impraticável em 800×600 com settings em LOW/VERY LOW assim como os requisitos recomendados que muitas vezes não permitem mais que 1024×768 em MEDIUM. Assim é possível ter uma ideia da máquina real que settings aguenta para ninguém ir ao engano (especialmente os que compram os jogos).
    Relativamente à série NEED FOR SPEED penso que eles deviam começar a criar aspectos de diversão além de se centrarem só nos gráficos.
    O NFS CARBON é muito mais divertido IMO

  14. CarlosMC says:

    Estes teste, como os das revistas, em que tudo tem pontuações de 4/5 ou 5/5 e nunca abaixo disso,…

  15. marcofaria says:

    Boas,

    Eu tenho jogado este novo NFS e não o acho tão mau como pintam por ai, se bem que não é um EX LIBRIS…

    O Jogo é demasiado pesado, sim, mas já seria de esperar pela qualidade gráfica e sonora.

    Quem disse que já conduziu um carro e tal que não tem nada haver, engana-se pois conduzir um simples “popó” e conduzir um poderoso Lotus Elise, como referido no artigo, em pista de competição não tem nada haver.

    Este jogo, na minha opinião peca pela falta do “Street Racing”, que é caracteristico do NFS, acho que adoptaram um conceito demasiado “Gran Turismo”.

    Na minha opinião a nota final seria 6.8…

    • coiso says:

      só uma coisa e tal… Um lotus elise foge de traseira numa ligeira curva a 70 Km/h? Só neste jogo mesmo. Se a realidade e a física de um carro fosse assim era só mortos na estrada…

      • kekes says:

        se foge ou nao nao te posso dizer, tenho um yaris LOL, mas posso dizer que e um carro bastante leve, no entanto e um super carro dos mais baratos, um super carro para pobrezinhos LOL, e nao querendo estar-te e enganar tive a ver um teste que creio que foi a um lotus, e ele defacto fugia um bocado agora se aos 70 ja faz isso nao faço ideia

        Fica bem

  16. Vítor M. says:

    Eu era um aficionado pelo Colin Mcray… depois perdeu a graça e andei a experimentar os velhinho Need for Speed Hot Pursuit, passei depois para o Need for Speed Underground, Need for Speed Most Wanted e o por último joguei o Need For Speed Carbon. Confesso que adoro esta saga, mas dentro de pistas perde a piada. Gosto da acção de ter de escapar à perseguição policial.

    Como esta análise se cinge à PS3 deve de facto ter uma jogabilidade, gráficos e som do melhor.

    • JMR says:

      Completamente de acordo. Nas pistas o jogo perde a graça. A EA estava com tanta pressa para lançar que eu nem passo da 1ª curva o jogo vai-se logo abaixo. E para mim a essência do NFS é mesmo as corridas de ruas. Agora é esperar as saídas do GRID2 e DIRT2 não sei mas algo me diz que o NFS vai levar uma bela banhada.

    • A friend says:

      Os primeiros Colin McRae e o Sega Rally eram dos jogos de rally que mais me atraiam.. e a nivel de NFS, foi sem duvida o velho hot persuit.. Bastante revolucionario nos seus tempos…

      Agora perderam muito a graça…

  17. ferthy5 says:

    Para mim a série NFS “acabou” quando saiu o Carbon. Todos os jogos que sairam posteriormente simplesmente são uma autêntica bosta (o que é que aconteceu à antiga EA que lançou titulos espetaculares como o Underground 2 ou o Most Wanted)???? Simplesmente irreconhecivel a empresa nestes ultimos anos….

    • Filipe Neves says:

      A EA não tem piorado, o jogo sim. A EA continua a lançar títulos muito bons, e a melhorar os já existentes, mas é complicado quando trabalham num título já tão batido como é a série Need for Speed, têm que melhorar, querem mudar, mas não conseguem, porque já fizeram tudo o que poderiam fazer. Como acima referido, Need for Speed morreu no Carbon.

  18. omgwtfbbq says:

    A jogabilidade é horrível, os carros não respondem como seria de esperar de um jogo de carros, não me lembro de ter jogado um jogo de corridas tão mau em termos de condução.
    Divirto-me muito mais a jogar Outrun 😛

    • Pedro Lopes says:

      Outrun!

      Passei muitas e memoráveis horas a jogar o Outrun, há muitos… muitos anos, a melhor parte eram as meninas com o champanhe no final da corrida, as coisas que se jogavam quando se era puto.

      Cumprimentos

    • Paulo Martins says:

      Isso às vezes, dos carros não responderem como é devido, pode ser causado pela IA que ajuda (ou não) na condução, eu no NFS Pro Street só conseguia conduzir o carro com as ajudas todas elas desligadas exceptuando o ABS, senão o carro trava sozinho à entrada da curva ia corrigindo a trajectória na curva contra a minha vontade, não deixa derrapar o carro (o que por vezes eu gosto de fazer, não é a maneira mais rápida mais tem mais piada), etc… O jogo comporta-se dessa maneira por causa das ajudas, a melhor condução que tive no novo foi com as ajudas todas desligadas, torna-se mais complicado principalmente ao principio mas o carro começa a responder mais como estarias à espera…

  19. easy says:

    Excelente iniciativa porém tenho de discordar com a avaliação.

    O jogo está bom mas não tão bom quanto isso.
    Por muitos pormenores surpreendentes que tenha, peca na condução.

    Acho-a bastante má e comparando com o GRID por exemplo, fica muito, mas muito atrás.

    O melhor NFS de sempre foi o Underground 2 e não sei até que ponto conseguem voltar a surpreender-nos com outro prodígio como foi aquele na altura.

    Este jogo para mim não me satisfaz enquanto jogo de carros.
    São opiniões e todos somos livres de as colocar aqui.

    Cumprimentos e mais uma vez parabéns pela iniciativa.
    Fico à espera das próximas análises.

    • Gil says:

      Concordo, plenamente contigo, o melhor foi o Underground 2, e tinha um defeito muito grande, que era não perder quase velocidade nenhuma quando se batia/raspava num obstáculo.

      • Emannxx says:

        Ya, na PS2 da para conduzir sem virar, mal o carro batia, virava e ia quase à mesma velocidade, também dá no PC… mas gosto mais na PS2 porque o comando parece que vai explodir de tanto vibrar lol

  20. NPina says:

    Há que dizer as verdades o jogo a nível gráfico está muito bom,
    o mesmo não é possível dizer dá jogabilidade que tá péssima!

  21. Gil says:

    Ainda não experimentei o jogo, mas espero que esteja de acordo com a análise, já que para mim o “ultimo” Need for Speed digno desse nome foi o Most Wanted. Claro que houve o NFS ProStreet que foi algo de diferente, mas mesmo assim ficou um bocado ofuscado pelo clima “underground” dos seus antecessores.

    Só quero acrescentar mais uma coisa, não se deve comparar jogabilidade de outros NFS, que eram jogos arcade, com este.
    Conheço gente habituada a arcades e vem-me dizer que a jobilidade de simuladores é uma merda.

  22. jose miguel says:

    Para mim o melhor jogo desta saga é o Need For Speed Most Wanted… Quando fizerem um com as mesmas caracteristicas mas mais gráficos, etc, aí sim, têm um jogo com condições para chegar à perfeição… quando mandaram o nfs para as pistas simplesmente mataram o jogo.

  23. Nuno Barros says:

    Eu acho que o jogo foi muito sobrevalorizado…

  24. Tipsy says:

    joguei muitas horas de need for speed..

    hot pursuit, underground 2 (o melhor de todos junto com o most wanted) e carbon…daí pa frente nem posso ouvir falar deste jogo…jogo apenas midnight club, k apesar de nao ser um titulo do outro mundo, é um jogo mt bom a nivel do street racing (falo dos k joguei, o 3 dub edition e o mais recente los angeles)..

  25. Paulo Silva says:

    Quero realçar o facto de que esta Review corresponde exclusivamente ao jogo Need For Speed: SHIFT para a consola Playstation 3, e não tenta de forma alguma tecer considerações ou criticas em relação ás restantes plataformas.

    Obrigado!

  26. zl says:

    também temos para a Xbox360

  27. Shiryu says:

    Fixe, concorrência. 😉
    Boa sorte e bom trabalho, já era altura depois de tantos anos o PPLware dedicar um espaço aos vídeo jogos. Afinal, nem só de SOs e apps vivemos nós os informáticos, certo?

  28. Pedro Vicente Pinto says:

    Bom a testar vamos 😀

  29. Adão Pinto says:

    Nota Final: 8.7 (0-10) ?

    Ò Vitor, caramba! Tens algum compromisso publicitário com Electronic Arts?

  30. cryon says:

    greeatings ppl. O que posso acrescentar a esta review! está optima, exatamente o que este “shift” representa, desde o grafismo até ao enorme numero de carros disponiveis, a velocidade então babei, para os criticos que não estão de acordo, neste momento para a PS3 é o melhor jogo de corridas sem duvida.
    Estou a aguardar o GT5 😀

    • outro says:

      concordo plenamente, mas assim que sair o GRID 2, caso saia lá rumores existem, e o gt5, vai continuar a ser um bom jogo mas muito londe destes dois, espero…

  31. Nuno says:

    boas pessoal.tenho o jogo á 2 dias e só me temtrazido felicidade 😀
    grande vicio, com o meu plasma G10 e as minhas B&W a bombar , o som daqueles pneus e motores até me arrepia hehehe é sempre a abrir naquelas pistas mt bem criadas.
    lá vou eu viciar-me mais um pouco :DD.
    vou estar atento a mais reviews vossas, muito boa descrição deste NFS SHIFT.

  32. PorquinhoBranco says:

    venha a analise do Forza Motorsport 3. Isso sim, é jogo de carros!

    Mas cheira-me que a malta nao vai ter essa sorte porque o “analisador” joga na equipa contraria!! hehe!!!

    • Luís Santos says:

      Antes de ter consola jogava o Gran Turismo nas PS2’s de amigos meus. Adorava o jogo. Quando joguei o Forza na X-Box dum outro amigo não tive dúvidas: fiquei viciado. Comprei a X-Box e depois comprei a 360, e o Forza continua a estar no “top”, para mim, de entre os jogos mais populares. Como já disseram, para simulação a sério tenho o Live For Speed, os GTR, etc…

  33. 8D says:

    Não venho aqui atear a fogueira, mas os experts dão 8.5

    http://www.gametrailers.com/video/review-hd-need-for/55938

    Peço desculpa desde já, se nao for permitido este tipo de link, nao sabia =/

  34. Paranoiasnfm says:

    Eu posso dizer que já experimentei (estou a jogar) no PC… e é fabuloso o jogo!

    “Os controlos encontram-se equilibradamente definidos, traduzindo-se numa jogabilidade boa e de fácil adaptação, ajudando à criação duma experiência imersiva e viciante. No entanto requer um pouco de tempo até que se consiga dominar os carros a grandes velocidades, mesmo porque cada modelo apresenta caracteristicas e comportamentos muito próprios.”

    Relativamente a este ponto, concordo plenamente… realmente tem sido extremamente complicado adaptar-me aos carros, sobretudo quando começo a ter carros de alto calibre nas mãos. 😕

    Mas… muito, muito bom mesmo!

  35. Junior_Brasil says:

    Vejo as noticias e novidades deste muito bom site no minimo uma vez por dia. Mas essa nota para para este jogo?? não lembram do fiasco do NFS Pro Street?? Continua indo no caminho errado. Bom mesmo é o
    NFS underground2 e Carbon. Agora aqui pra mim o must é ToCa Race
    Driver este sim é um jogo de carros de respeito. Jogo quase todo fim de semana.

  36. kage says:

    Este jogo está a ser estupidamente sobrevalorizado.
    Rio-me quando dizem, ahh e tal não gostas do jogo porque não o consegues jogar em condições porque isto é um simulador e não sei quê, e alguns deles são provavelmente putos que nem sequer conduziram um carro a sério…
    Isto não é um simulador!! Nem isto nem Gran Turismo…

    Simuladores é Race, GTR 2, rFactor (com bons mods), mais um ou outro menos famoso e o que para mim é o CS 1.6 dos simuladores, o Live for Speed.

    Mas como nem todos os jogos de carros são simuladores, eu também jogo arcade e gosto até, mas é se forem bons jogos, logo o que fiz mal acabei umas 10 corridas no shift (sim, ainda fiz 10 corridas com esperança que aquilo melhorasse um pouco) foi fechar o jogo, desinstalar, instalar o Need for Speed Hot Pursuit 2 (o último Need for Speed purista) e toca a jogar. Mas que grande sorriso que o Hot Pursuit 2 me pôs na cara…

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Concordo contigo, para simuladores prefiro de longe os jogos da SimBin e mais alguns, enquanto que de arcade nada melhor que um dos Trackmania ou um NFS dos mais antigos. Este Shift acaba por nem ser uma coisa nem outra, na minha opinião um jogo razoável aí para 7/10, não mais que isso.

  37. Eradication says:

    Há aqui comentários realmente tristes , é preciso ir a china para perceber que a EA apostou mais nos gráficos , que propriamente na simulação ?

    • ZeX says:

      É verdade que a aposta foi nos gráficos embora a simulação também exista embora “escondida” porque reservada aos PCs como não podia deixar de ser. 😉

      Real Mod 2.0

      Changelog:

      * NEW TIRES MODEL: entirely rewritten models for all the cars with three separate “slip curves”.
      * NEW AI MODEL: more competitive, less aggressive, and make fewer mistakes.
      * NEW CHASSIS MODEL: all data from the chassis of all the cars now are correct.
      * NEW COCKPIT CAM: now it’s like a real “onboard camera”.
      * NEW TRACK SURFACES: all the surfaces are now correct.(same as 1.0)

      NFS: Shift (modded) vs Reality – Koenigsegg CCX Nurburgring
      https://www.youtube.com/watch?v=GrzTZY776JY

  38. Gabriel Martinez says:

    Só queria relembrar que o jogo é da PS3 logo nao há requisitos mínimos nem características da máquina utilizada, pois sao os mesmos e iguais para todas.

    Cumprimentos

  39. kekes says:

    Bem eu acho este jogo bastante bom relativamente aos seus antecedores, há que ver que o forte da Saga NFS nunca foi o realismo, pelo que não podemos pedir isso nesta serie, tudo se basea mais em arcade.

    A serie NFS teve muito impacto em mim até o Most Wanted, nao gostei do Carbon para dizer a verdade, o ProStreet entreteu-me uns tempitos 😀 o Undercover, foi para encher pneus, agora este gostei bastante está bastante bom, agora se querem realismo nao se voltem para este, se querem divertimento e gostam da conduçao estilo arcade, entao irao adorar este, eu pelo menos nao sou fa da simulaçao pura entao gestei 😀

  40. Fausto says:

    Ficou faltando algo nesta análise: A configuração do PC que foi usada. Ouvi dizer que o jogo foi mal programado de propósito para que as placas de vídeo da Nvidia tivessem melhor desempenho que as ATI, um absurdo.

    Pela péssima experiência que tive com o Undercover não tenho a menor vontade de comprar este Shift. Comprei GRID e é um ótimo jogo, o que a EA deveria ter feito com seus jogos mais recentes em termos de gráficos.

  41. sawada says:

    Este jogo não me agradou…
    O jogo “Dirt 2” este sim está 5 estrelas 😛 RECOMENDA-SE 🙂

  42. peixept says:

    Parabens pelo site e pela nova vertente… só uma dica.. para quem tem pc’s antigos como eu… devem avisar que limitações existem se possível. Funciona num pc celeron 800, ram 512 ? Tks 😉

  43. PT says:

    Este jogo é um dos melhores da saga desde o most wanted.
    A fisica do jogo é realista.
    Como já vi aqui em comentarios quem nao tiver volante nao consegue jogar, mentira porque eu acabei o jogo com teclado. A 1º vez que joguei nao sabia controlar o carro mas com uma ou duas horas apanha-se o jeito…. E é preciso saber travar nos momentos certos nao ter o pé sempre pesado.

  44. Belo Fernandes says:

    Boas. Eu acho este jogo bastante bom e divertido. Acho que os carros podem não ter a melhor condução do mundo, mas tambem não acho que estejam tão mal como pintam alguns comentários. Os gráficos são perfeitos, o som brutal. Só acho muito dificil as curvas.

    Gostei! Continuem assim!

  45. Luís Santos says:

    Desculpem lá, um jogo em que temos um Ford Focus a fugir de traseira em aceleração e travagem é tudo menos realista. Aliás, parece que todos os carros nesse jogo se comportam da mesma maneira. É, a meu ver, dos piores jogos de carros que andam aí.
    Ao menos podiam vendê-lo como um jogo “arcade”, e não tentar fazer passar a ideia de se tratar de um simulador ou de um jogo minimamente realista.
    Ah, e eu tenho volante e pedais, jogo jogos de carros desde o Test Drive (o primeiro, em disquete de 5″1/4), todos os GP’s, Collin’s, etc. Até digo mais: da saga do Need For Speed, o mais realista de todos foi o primeiro jogo no que diz respeito à física dos carros.
    Felizmente já saiu o Forza 3 que, esse sim, é um excelente simulador.

    • Luís Santos says:

      Bem, isto era a falar de jogos mais “mainstream”, claro. De resto, se querem simulação joguem o Live For Speed ou o GTR.

    • Marcos Santos says:

      Activa a tracção de controle vais ver que o carro já não te vai fugir tanto.

      • Luís Santos says:

        Acredito, mas o problema para mim não é esse. É que, na vida real, um Focus só sai de traseira com travão de mão ou se fizermos um “lift off”. Nunca em aceleração e em curvas como acontece no jogo. O realismo da condução é quase nulo, e resume-se ao facto dos carros usarem as rodas para andar e para curvar. Tudo o resto não tem nada a ver com a realidade.

  46. Nuno Rodrigues says:

    Excelente iniciativa, uma review não muito exaustiva e de fácil leitura. Estou desejoso de colocar as unhas neste jogo.

    Parabéns

  47. Marcos Santos says:

    Eu tenho para a Xbox 360 e acho que está muito porreiro e segundo sites de jogos levou no overall 9.0, mas cada um tem a sua opinião.

  48. Cão Babão says:

    Muito boa review. E principalmente muito boa iniciativa do PPLWARE uma grande lacuna que foi completa.
    Relativamente ao jogo não sou grande fã de jogos de carros (simulação, Arcade, etc), prefiro simuladores de Futebol, Acção (porrada), FPS, etc etc, daí que não possa avaliar os aspectos técnicos da mesma.
    Não posso deixar de congratular o pplware por esta estreia promissora.
    Aguardo o próximo.

  49. Nuno T. says:

    Bem, segundo me apercebi estamos a falar do jogo para a plataforma PS3, pelo que, não me parece que faça sentido estar a falar no jogo para PC, já joguei na PSP (com todas as suas limitações) e acho a nota muito bem atribuída, na PS3 só pode ser melhor.
    Boa review Paulo

    Cumprimentos,

  50. LL says:

    Grande, grande iniciativa!
    Parabéns.

    Aguardo os próximos.

  51. LC says:

    Review claro e elucidativo, criou-me grande expectativa sobre o jogo. Sou grande fã dos bons jogos de condução.

    Muito obrigado, pplware.

  52. Luis Kiev says:

    Já cheguei ao fim do jogo na PSP e curti muito jogá-lo. Acho o jogo mais virado para arcade do que para a simulação. Graficos, jogabilidade, som, banda sonora e competição mantiveram-me colado ao jogo até terminar. Antes deste jogo os unicos que curti mesmo jogar na PSP foram WRC e Sega Rally.

    Agora ando a curtir o melhor jogo de sempre: GT!!! Está simplesmente fantástico.

  53. Jaime Silva says:

    “Teremos análises permanentes aos melhores títulos que chegam ao mercado dos jogos”

    Só aqui já falharam….SHIFT? um dos melhores títulos? não me façam rir lol

  54. Skylow says:

    Pelo que vi nos comentários em cima, quase que andam a pancada pelas decisões de o jogo ser bom ou não… Então aqui têm a minha…
    Os gráficos penso estarem excelentes, apesar de em algumas pistas haverem alguns breaks nas FPS em certas zonas, descendo mesmo da média de 45FPS pra cerca de 20, mas muito raramente acontece… Em termos de realidade de condução, existe muita coisa a corrigir, principalmente em alguns carros como por exemplo o Dodge Viper, em que a condução é mesmo lastimável. Mas de resto praticamente em todos os carros a condução é minimamente aceitável. Uma grande bug é as vezes os carros parecerem kangurus quando começam a saltar, pra pararem é como um sacrifício.
    Outro grande problema, pelo menos pra mim k jogo sempre com um comando Logitech Cordless Rumblepad™ 2, vejo-me obrigado a navegar pelos menus do jogo com o teclado, tal como acontece no Race Driver Grid.
    O pior de tudo, so mesmo as competições DRIFT, que penso que são a maior banhada de sempre…

    Comparando todos os NFS, na minha opnião não existe nenhum melhor que o NFS Underground 2. Passei mesmo muitas horinhas colado no jogo quando saiu.

    Em relação ao melhor jogo de simulação de corridas, dos que joguei até agora o que me cativou mais e me levou a jogar alguns meses a fio pelo gosto do jogo, foi so mesmo o Race Driver Grid. Melhor do que esse não conheço.

  55. RIcardo Nunes says:

    Deixa la mandar mais uma pa fogueira…

    NFS Shift – A “originalidade” toda do jogo resolve-se numa equação matemática:

    (Grid + Test Drive Unlimited)x Peso)/qualidade

    Tentaram copiar o Grid e falharam na condução arcade. N se admite ter que começar a curvar antes de o carro começar a curvar. O tempo de resposta é enooooooooooorme.

    E a grande originalidade deste jogo (a nivel da camara no cockpit) foi descaradamente copiada do test drive unlimited (quem se lembra, NFS e TD sempre foram rivais, nos tempos antigos) e não consegue ser tão “real”

    Quanto ao melhor NFS? err.. Porche Challenge e Most Wanted. Mai nada..

    Venha de la essa lenha lol

  56. Nuno Costa says:

    Meus amigos, muito interessante as vossas discussões, mas jogos a sério eram a saga Grand Prix, sendo o 2º o melhor deles. Isso sim era realismo. Se bem que também experimentei o GTR2 e não estava nada mau. Mas eu era fã do Geoff Crammond, esse sim sabia fazer jogos. Quando a Inforgames comprou a Microprose foi o fim da saga, com o Grand Prix 4. Agora infelizmente os jogos de F1 não podem ser lançados em PC o que é uma pena, porque sinceramente jogos de F1 em consolas “sucks” (desculpem o termo).

  57. André D3S says:

    8.0 na Jogabilidade? Eu dava-lhe um 2 e era muito… 🙁

  58. brunofb says:

    mais um 4 vá, não sejamos demasiado mauzinhos! lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.