O sucesso do Linux no segmento doméstico deve-se em muito à distribuição da Canonical, o Ubuntu. Esta distribuição veio desmistificar e simplificar um sistema que era normalmente considerado complexo e arcaico… mas o Linux não é nada disso, muito pelo contrário!
Graças ao Ubuntu apareceram muitas outras distribuições Linux! Hoje vamos conhecer 5 das mais fantásticas distribuições baseadas no Ubuntu.
Falar hoje em dia sobre GNU/Linux é quase inevitável não falar no popularíssimo Ubuntu. O Ubuntu é sem dúvida uma das distribuições mais usadas e impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux. O Ubuntu é também a base de muitas outras distribuições, que em muitas funcionalidades são superiores às que existem no Ubuntu.
Vamos conhecer 5 dessas distribuições.
#1 – Linux Mint (Para iniciantes no Linux)
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade. Esta distribuição está disponível com os ambientes gráficos de trabalho Cinamon, MATE e Xfce.
Recentemente foi lançado o Linux Mint 19 “Tara”. Esta versão é baseada no Ubuntu LTS e tem 5 anos de suporte.
#2 – Zorin OS (Para quem vem do Windows)
Zorin OS é talvez a distribuição Linux mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e pelo facto do menu iniciar ser muito idêntico ao do Windows 7.
Esta distribuição é baseada no popular Ubuntu, o que significa que existe também muito software e muita documentação. O ZorinOS tem também suporte com prazo alargado.
#3 – Pop!_OS (Uma das mais recentes distros Linux)
Pop!_OS é um o nome (original) que a empresa System76 (fabricante de referência no mercado do Linux) decidiu dar ao seu sistema operativo direcionado para quem costuma “criar” coisas com o computador.
Esta distribuição vem com o ambiente gráfico GNOME, apresentando um estilo próprio e jovem.
#4 – elementary OS (Uma das distros mais bonitas)
O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Esta distribuição tem um fantástico look and feel, garante um bom desempenho e é bastante estável.
A última versão é também baseada no Ubuntu LTS e como tal o suporte é alargado.
#5 – Kubuntu (Uma distro com KDE)
O Kubuntu é um distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que usa o popular KDE como ambiente gráfico, em vez do GNOME. Esta distribuição é bastante estável e são várias (e boas) as aplicações disponíveis.
Tal como o Xubuntu e Lubuntu, o Kubuntu é uma distribuição que não necessita de muitos recursos.
E foram estas as nossas sugestões para hoje no mundo Linux. Se gosta da distribuição da Canonical e procura por alternativas, aqui ficam 5 sugestões. Para quem nunca experimentou uma distribuição, aqui tem uma boa oportunidade para testar as características de cada uma delas.
Lembramos que hoje em dia não necessita de particionar a máquina para experimentar uma distribuição Linux. O método mais simples é virtualizar o sistema usando, por exemplo, o VirtualBox, ou criando uma Pen de arranque com o mesmo.