XBOX Core Gaming – Análise “Halo 4″
Por Nuno Silva do blog IT-online para o Pplware
A 6 de Novembro, chegou a Portugal o título XBOX que milhões de fãs em todo o mundo esperavam há mais de quatro anos. “Halo 4”, a muito aguardada sequela do emblemático franchise que influenciou a história do entretenimento.
Neste novo título com a assinatura da 343 Industries, temos de regresso o lendário herói Master Chief que vem para enfrentar o seu destino e as forças malignas ancestrais que assolam todo o universo. Esta aparição, acontece 4 anos após o final de Halo 3 onde o Master Chief encerra aquele capítulo dizendo à sua parceira virtual Cortana, “Acorda-me quando precisares de mim”. Aquela mensagem pretendia com certeza dizer aos seus jogadores, vou voltar!
Ficha Técnica
- Título: Halo 4
- Disponibilidade: 06 de Novembro 2012
- Editora: Microsoft Studios |Developer: 343 Industries
- Formato: Videojogo em DVD para sistemas de entretenimento Xbox 360, com suporte para Xbox Live.
- ESRB: M for Mature
- SKU | EAN: 2856544 | 8806347566771
- Preço: 69,99 € Edição Normal | 79,99€ Edição Especial
Halo 4 : Official Launch Trailer
Game Story
A campanha Halo 4 inicia-se 4 anos após o final do Halo 3. Ao contrário do que as forças da UNSC e os Covenants imaginavam, o Master Chief está vivo e depois de desperto do sono criogénico pela AI Cortana, descobre que o inimigo introduziu-se na nave Forward Unto Dawn e que esta está ao mesmo tempo, em rota de colisão com o Planeta Requiem.
Para além dos habituais Covenants, o Master Chief terá que se preocupar também com novas ameaças como os Prometheans e os Forerunners, ambos dotados de muita inteligência e engenho que vamos evidenciando ao longo da história.
O Master Chief continua um imponente herói de guerra, cheio de vontade de erradicar do planeta os seus inimigos com a maior rapidez possível e desta vez, com formas mais eficazes.
Game Play
Dou uma nota positiva à jogabilidade do Halo 4, que é altamente original e apurada. Este não é um qualquer FPS, é o FPS que nos habituámos a ver desde os primeiros títulos do Halo, mas nesta saga com um desenvolvimento muito superior.
Não se pretende simular um confronto militar, mas sim contar a história do personagem, inspirada na ficção científica e com muitos elementos fantásticos. Por isso a jogabilidade de Halo 4 preza mais pela ação sem limites do que pela simulação de algo mais real.
Quando pegamos no comando, facilmente encarnamos a personagem Master Chief. Ações como disparar, recarregar e mudar de armas, lançar granadas e mudar o tipo de visão, são absolutamente simples e fáceis de decorar mesmo para um principiante. Mesmo em níveis de jogo com uma carga gráfica elevada, onde a ação de jogo decorre com bastante rapidez, apontar e disparar é algo conseguido com bastante fluidez.
Estamos perante uma campanha que bem podemos apelidar de épica. Desde o primeiro cinematic que nos empolgamos. Tão importante como a história que incide de forma mais pessoal na vida do Master Chief, é uma nova ameaça inimiga que vai muito além dos Covenants, Floods ou qualquer outra raça alienígena que tenha entrado em confronto direto com o Master Chief.
O combate desta vez é contra os Forerunners, uma raça que terá sido mencionada nos capítulos anteriores de Halo, visto possuir uma tecnologia evoluída, mas que na realidade nunca apareceu em cena. À tarefa de combater os Forerunners, é acrescida uma dificuldade adicional. O Master Chief tem que combater o que chamo soldados de elite construídos pelos Forerunners, os Prometheans que são um pouco mais difíceis de abater.
Este artigo tem mais de um ano
Caro amigo, parabéns pela review. Sou fã incondicional da serie e joguei todos os jogos. De facto este halo4 está muito bem conseguido. Não seria nunca fácil seguir os passos da Bungie mas a 343 superou todas as expectativas. E acredite que vai ficar agradavelmente surpreendido com o modo Spartan Ops: vai muito além de apenas ‘deitar abaixo’ alguns inimigos. Muito mais do que um firefight como nos jogos anteriores, são missões que nos são atribuídas que ao serem completa das nos permitem desbloquear mais um pouco da história da Infinity, com vídeos verdadeiramente excepcionais e muito bem programados. Nota-se que há um guião de qualidade por trás da história de Spartan Ops. Quem sabe até se não estará aqui a base para uma futura investida no cinema?
Os melhores cumprimentos,
sangr1aman
Review fantástica….de grande nível ! Parabéns Nuno
Boa e completa Review Nuno.
Concordo com tudo o que escreveste e quero apenas sublinhar que Halo 4 é um sério candidato a Jogo do Ano … independentemente da “guerra” entre consolas, creio que dificilmente algum outro titulo chegará tão perto da qualidade narrativa e da jogabilidade emotiva que Halo 4 nos oferece.
Muito mais que um mero jogo.
Estou adorando o jogo, principalmente o modo multiplayer SWAT. A campanha é incrível. E a parte gráfica melhor ainda. Parabéns pela matéria. Se quiserem me adicionar na XBL pra jogar Halo, meu gamertag é SLUG WHITE.
Jogo do Ano sem duvida
nomeado em varias categorias no VGA 2012
http://www.spike.com/events/video-game-awards/
cumps
Olá Pedro, obrigado.
@Paulo, obrigado. Sim, sou da mesma opinião e tal como disse na review este não é um qualquer FPS, é O FPS. Efectivamente um forte candidato a jogo do ano. Espero sinceramente que a Microsoft e a 343I pensem em continuar a apostar no Halo.