Valve prepara-se para a Realidade Virtual
Já se esperava há algum tempo que a Valve se comprometesse finalmente com o VR e parece que agora já é oficial e ate´parece que já tem data (mais ou menos) concreta.
Isto pois de uma forma algo despercebida, foram divulgadas novidades, via Steam.
Já desde há algum tempo que corriam rumores e indícios que a Valve se estaria a preparar para se lançar no mundo da Realidade Virtual e dos capacetes de VR. Pois bem, na passada semana foi feito de uma forma tímida e sem grande alarido um verdadeiro teaser que será claramente o compromisso que faltava.
Foi acrescentada uma página na secção de Sale (vendas) do Steam na qual se pode ver a imagem de um Headest de VR, sugerindo assim que o novo capacete da Valve está para breve. Aliás, pela internet fora fala-se recorrentemente de Maio de 2019, o que quer dizer que já falta pouco menos de 2 meses.
Além da data aparecerá ainda a mensagem de “Upgrade your experience” ("Melhora a tua experiência" em português) que indica também de uma forma clara que o investimento é no sentido de potenciar a Realidade Virtual e jogos VR.
Mais pormenores são ainda desconhecidos mas um dos rumores que correm na net indicam que, por exemplo o ângulo de visão deverá chegar aos 135º em contraste com os 110º do HTC Vive original e do Oculus Rift.
Esperemos por mais detalhes mas uma coisa é certa ... os próximos tempos irão ser bastante mexidos (com todas as novidades que têm sido anunciadas no mundo dos videojogos e sistemas de gaming).
Este artigo tem mais de um ano
Algumas das marcas pioneiras na massificação do VR para gaming (como a HTC e a Oculus que são referida no artigo) já estão a planear o lançamento da segunda geração desta tecnologia.
A minha questão é a seguinte: Porque continua a ser tão difícil ter acesso à tecnologia VR e MR (mixed reality) em Portugal? Só é possível adquirir via online e por importação de representandes estrangeiros como preços exorbitantes comprados com o valores no mercado americano aonde a primeira geração desta tecnologia já se encontra à venda por valores abaixo dos 350 dollars.
Já tive a oportunidade de testar vários jogos e mesmo estando longe da tecnologia estar perfeita, a experiência é brutal só tenho a dizer bem.
Quando o Stadia chegar, reproduzindo qualquer game na tela de um celular, o VR vai ser revolucionado, afinal com um VR Box de 10 dólares será possível ter acesso aos mais sofisticados games em VR. Quero só ver como o mercado vai reagir.