Steam Play: Todos os jogos do Windows a rodar no Linux
Depois do lançamento da plataforma Steam.TV, a Valve, sem qualquer anúncio prévio, lançou uma nova versão do Steam Play. Com esta nova versão, que integra a poderosa ferramenta Wine com o Steam (à qual foi dado o nome de Proton), irá permitir que todos os jogos que a empresa disponibiliza para Windows funcionarão também no Linux.
Se é utilizador Linux, experimente já esta nova versão do Steam Play e conheça quais os jogos que já estão disponíveis.
A nova versão do Steam Play é sem dúvida uma excelente notícia para os utilizadores do Linux que gostam de jogar. Se até agora o Linux poderia ser um entrave para jogar, tudo pode agora mudar com esta fantástica ferramenta da Valve.
Segundo a empresa, o Steam Play oferece compatibilidade de jogos para Windows em sistemas Linux. Esta nova versão inclui uma ferramenta denominada de "Proton", que na prática é uma versão modificada do Wine que faz uso do Vulkan para que seja possível executar jogos do Windows no Linux que necessitem de DirectX 11 e 12.
No geral esta nova versão passará a funcionar ao estilo da famosa ferramenta PlayOnLinux.
Lista de jogos já com suporte
- Beat Saber
- Bejeweled 2 Deluxe
- Doki Doki Literature Club!
- DOOM
- DOOM II: Hell on Earth
- DOOM VFR
- Fallout Shelter
- FATE
- FINAL FANTASY VI
- Geometry Dash
- Google Earth VR
- Into The Breach
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2012
- Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013
- Mount & Blade
- Mount & Blade: With Fire & Sword
- NieR: Automata
- PAYDAY: The Heist
- QUAKE
- S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl
- Star Wars: Battlefront 2
- Tekken 7
- The Last Remnant
- Tropico 4
- Ultimate Doom
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Dark Crusade
- Warhammer® 40,000: Dawn of War® - Soulstorm
De acordo com o comunicado da Valve, a empresa tem vindo a apoiar o projeto Wine, Vulkan e DXVK há cerca de dois anos. Por enquanto esta ferramenta ainda está na versão beta mas totalmente operacional para os jogos acima referidos.
Saber mais aqui
Este artigo tem mais de um ano
“todos” <—-
A Valve listou apenas 27 títulos com nota 10 em compatibilidade, estabilidade e desempenho nesta fase inicial beta, porém, caso o usuário queira, é possível habilitar o Steam Play para que possa instalar todos seus jogos Windows de sua biblioteca, assim podendo experimentar outros jogos por conta própria e até dar feedback à comunidade.
Até o instante momento experimentei Bioshock e Bioshock Remastered, a versão normal rodou liso apenas reduzindo as opções gráficas, já o Remastered rodou com mais sofrimento, mesmo com os gráficos já reduzidos, mas independente disto, já foi um grande avanço, resta agora aguardar a Valve crescer esta lista com o passar do tempo.
Eu sei disso. Só o titulo é que pode induzir em erro.
“nota 10 em compatibilidade”
“Nota 10”, ou “100%”, como lhe digerir melhor.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DcZZQ4HL_Ol969UbXJmFG8TzOHNnHoj8Q1f8DIFe8-8/edit#gid=0
Nesta lista já tem mais de 500 entradas, é apenas uma questão de tempo até todos os principais estarem aí
Po, usar Google Docs? Fala sério…
Boa sorte.
Jogar é no windows e ponto final.
lol
Joga lá Black ops 4 no linux.
compra-me o jogo que eu testo se dá ou não. Mas á por haver N jogos que não dá, não quer dizer que não há jogos no Linux ou que “jogar é no Windows”.
Jogo Dota 2 por exemplo, sem problema nenhum.
“Jogar é no Windows”, “Joga lá Black Ops 4”, é esse seu argumento?
Deu pra ver que não passa dum empurrador de mouse que não entende absolutamente nada sobre “Sistemas Operacionais”, muito menos as diferenças e benefícios de cada um.
Antes de cagar pelos dedos, faça um bom estudo para evitar vergonha gratuita.
Tinha de aparecer um “especialista”….
Então joga lá black ops 4 no Linux. Tens até ao fim do ano para mostrar essa tua inteligência.
Ele até tem razão só as pessoas que nunca usaram o Wine, Playonlinux e etc é que sabem que o suporte para jogos recentes é muito fraco ou mesmo nenhum.
Cod bo4 é um jogo que está em beta é sai no fim deste ano logo é impossível jogar em Linux por agora.
E ainda vai demorar algum tempo, senão anos até dar em Linux.
Tens toda a razão o Windows é muito melhor para jogar.
O Linux independentemente da distribuição é mais seguro e vocacionado para servidores (trabalho).
Agora Linux da para jogar, mas é muito mais fácil no Windows.
Como sabes a educação no Brasil é mais fraca e pobre, logo é normal que o teu nível de Qi seja inferir.
Estamos numa notícia de jogos, logo não estamos a comparar estabilidade, segurança,produtividade, etc.
É para jogos queres queiras ou não o Windows é bastante melhor que o Linux.
Tens imensos jogos que não funcionam no Linux, podes fazer 30 por uma linha no teu wine, playonlinux, etc.
Ricardo, a questão aqui é você afirmar que “Jogar é no Windows”, e utilizar o argumento “Joga lá Black Ops 4 no Linux” como se isto significasse algo.
Entenda Ricardo, não é que os jogos “não funcionam” no Windows, simplesmente estes “imensos jogos” que você se refere (inclusive Black Ops 4) não foram desenvolvidos para o Linux.
Windows é recomendado para usuários que querem jogar jogos exclusivos para Windows, como Battlefield, Call Of Duty, GTA V, entre vários outros exclusivos (por enquanto).
Pois claro que jogo:
https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=523717032
E se os camaradas fanáticos do Windows deixassem de ser ignorantes? Era bom, não era?
Só quem recebe salário da Microsoft é que ganha com o seu monopólio ANTI-CONCORRÊNCIA chamado DirectX. Mais ninguém ganha nada com isso. Aliás, se houvesse gente mais competente na DG-Comp da UE, isto já teria valido uma gigante multa contra a Microsoft, e este monopólio já teria sido desmantelado há mais tempo.
Fico feliz por ver a Steam (e à AMD, por via do Vulkan) dar apoio e visibilidade a esse verdadeiro serviço de interesse público chamado WINE, que já permite a muita gente fazer escolhas livres há muitos anos.
Este é o princípio do fim do “imposto Microsoft”. Viva o mercado da livre concorrência!
Black ops 4, não é o primeiro.
Jogar no Linux é possível mas demora imenso tempo para ter suporte aos jogos recém lançados.
Hum agora as empresas é que têm de ser penalizadas pela concorrência? Claramente não sabes como funciona um mercado livre. Um mercado livre é um mercado onde tens várias alternativas e os consumidores é que escolhem.
Isto é: as desenvolvedoras de jogos podem escolher a alternativa que for mais economicamente viável e os mesmo para os consumidores finais. A UE não precisa de intervir. Porque razão uma desenvolvedora devia perder dinheiro a fazer jogos para todas as plataformas que existirem? Em vez de escolher as plataformas que tiverem rentabilidade.
Tu como consumidor tens a opção de escolher os jogos para a plataforma que quiseres. E se achas que fazes melhor, cria a tua empresa e faz tu o jogos! Isso é o mercado livre.
As regulações que estás a pedir apenas, reforçam a posição dos gigantes no mercado. Ou achas que a UE ou o governo são a caridade? Os políticos não fazem dinheiro? Quem é que achas que lhes mete o dinheiro nos bolsos? Não é o cidadão comum, de certeza. Pois se assim fosse eles preocupavam-se mais com estes.
São as grandes empresas que formam os lobbies. Assim as empresas ao pagar, conseguem decidir as regulações que lhe agradam. Se os políticos não recebessem este dinheiro, era menos provável serem eleitos, pois iriam haver outros que iam aceitar o dinheiro, e logo ter maiores hipóteses de ganhar. A grande maioria dos políticos não está lá para melhorar a vida dos seus cidadãos, mas sim para receber a sua fatia da tarte.
Ou seja com o teu texto mostra que não percebes nada do que estás a dizer.
Ninguém é obrigado a usar DirectX. Mas se o fazem é porque se calhar tem vantagens. Talvez por ser uma API. Se souberes o que isso significa.
Eu tinha a mesma opinião que tu, até alguém me dizer que isso é só “verdade” porque os jogos são feitos para Windows e não Linux. Não é por o Linux não aguentar, é só mesmo a compatibilidade das bibliotecas.
alguém com 2 dedos de testa…. obrigado pelo teu comentário! +1
Basta o jogo vir com Vulkan que já jogam Day 1.Doom e Wolfenstein têm ambos essa API
A steam vai ser uma plataforma mais voltada pra o linux no futuro com a guerra windows store vs steam….
Se funcionar com os jogos todos ou praticamente todos mais jogados com performance igual ou melhor, é xau xau windows. Ja so uso o 7, mas em 2020 acaba o suporte e ja nao suporto windows 10 que é lixo a cada update.
Se tudo continuar assim, 2020 vai ser o ano do linux no desktop!
Diz lá onde windows 10 é lixo já que estás tão seguro que o 7 é melhor.
O 7 é bem melhor que o windows, pois é muito mais leve, ou seja fazes uma fresh install e não tens de perder 30min a desactivar tudo que não interessa principalmente na Aba privacidade onde ate quantos pintelhos tens eles querem saber. Já para não falar em one drive, cortana, aquele lixo todo de meteorologia, noticias, skypes, offices, enfim esse lixo todo que tenho de desinstalar a cada “grande update” que aparece e que te enche o HDD com a versão anterior. Também para não dizer que é o SO que manda em ti e não tu nele, cancelo a opção para que o SO não instale as drives, removo as drivers que eles “insistem” em instalar e que não quero e dou restart e voilá as drivers estão lá outra vez.
O mais engraçado nisto é que uma fresh install do Windows 10 é bem menor que uma do Windows 7.
Mas sim bloatware e pessoas que não sabem mexer nas definições do W10, dêm graças, que isso não falta.
Quando um gajo não sabe dançar culpa o chão…
Vai é haver um problema! Esta “compatibilidade” só será possível se as editoras deixarem! A Steam não manda nas IP’s de terceiros!
Se isso realmente fosse verdade, então os games de Xbox 360 não poderiam ser executados no Xbox one por meio de emulação.
Exemplo: Red Dead Redemption 1
Pois, e não podem.
A única razão para a Xbox One ainda não permitir correr todos os jogos da 360 é precisamente os donos dos direitos dos jogos não deixarem que sejam emulados.
Como aqui alguém referiu, jogar no Linux é possível mas para jogos antigos.
Se quiserem jogar sem problemas sem dúvida que o Windows é muito melhor.
Acho piada á malta que tenta descascar batatas com uma colher 😀
Não aceitam que para certas tarefas há ferramentas melhores.
+1000
Windows 10 é o maior lixo de SO alguma vez visto, eu recuso-me a voltar a instalar o mesmo, enquanto o W7 der tudo bem, mas o caminho é Linux
macOS sem problema algum mas ainda a quem ande nos Windows nos linuxs da vida e depois vem todos aqui reclamarem cada um tem o que merece
macOS é linux, mas não digas a ninguém.
Nao estragues com o argumento do puto mano! ahaha
Tá mais pra BSD
O OSX é um FreeBSD
Lista de jogos que dão para jogar no linux usando Wine:
https://appdb.winehq.org/objectManager.php?bIsQueue=false&bIsRejected=false&sClass=application&sTitle=Browse+Applications&iItemsPerPage=25&iPage=1&sOrderBy=appName&bAscending=true
São 2689 que correm sem problemas.
2o esse site ja corre miscreated e gtav eram jogos que esperava rodar no linux para dizer adeus ao windows…uma boa versao de linux mint para usar no desktop com ssd e nvidia gtx 1050ti. Cpu pentium g4560?
O GTA V já toda com um bom desempenho nas distros Linux à umas boas semanas.
Recomendo que leias este artigo https://unixuniverse.com.br/linux/grand-theft-auto-v-no-linux
Adeus Windows no dual boot, olá Fedora no disco todo. Esperei por isto muitos anos.
Mal percebem que esta iniciativa da Steam é excelente e benéfica para todos os tipos de users (windows , linux, mac).
Jogar em PC não é muito barato, e se este mercado -> Games PC for cada vez maior para a Microsoft, será cada vez mais fechado e caro.
O que torna a coisa cara é o preço ridículo das placas gráficas, e não vai ser a Valve a mudar isso.
Sim, sabemos que placas gráficas são caras. E com a mineração ficou pior.
Mas se depender da Microsoft e sua loja de aplicativos vai contribuir para ficar mais caro jogar no PC.
“Tropico 4”??!
Vai sair o Tropico 6 brevemente!
Sim, mas há quem tem interesse em jogar o 4, então por qual motivo não portá-lo?
O dia que Roblox funcionar no Linux, eu uso Linux. Enquanto isso deixe os bobos a acharem que todos os jogos funcionam
Roblox ? o que é isto ?
É um jogo
Nao tens google nao
Não entendes ironia/sarcasmo?