Steam Link vai permitir executar jogos de computador em Android e iOS
Para além das consolas, o computador é o equipamento predileto dos gamers. Contudo, o smartphone tem um papel cada vez mais relevante no consumo multimédia junto do utilizador, nomeadamente nos jogos.
Tendo em conta esta realidade, a Valve anunciou que vai lançar uma aplicação para Android e iOS que permitirá executar jogos para computador que façam parte da sua coleção da Steam.
O mercado móvel, onde se inserem os smartphones, é cada vez mais abrangente e importante. O smartphone é o dispositivo que mais acompanha o utilizador e esse fator é crucial para que quase todos os serviços estejam disponíveis para este tipo de dispositivos.
Atualmente, já existem milhares de jogos disponíveis para smartphones nas lojas de aplicações do Android, iOS e Windows. Contudo, as melhores ofertam neste segmento focam-se sobretudo nas consolas e no computador por serem dispositivos mais capazes do ponto de vista gráfico e pela experiência diferenciadora que oferecem ao utilizador.
A Valve, tendo plena noção deste facto, tenta trazer os seus serviços para os dispositivos móveis, focando-se ainda assim no seu mercado atual. Um enorme passo nesse sentido foi dado com o anúncio do lançamento da Steam Link. A Steam Link permitirá, com algumas condições, que os utilizadores possam executar nos seus smartphones Android e iOS, jogos concebidos para computador que estejam na sua coletânea.
Foi em comunicado que a empresa informou o lançamento deste novo serviço. Inicialmente será lançado para Android, na semana do dia 21 de maio, e posteriormente para iOS. Nestes dois sistemas operativos, a Steam Link estará disponível não são para smartphones mas também para tablets e TVs ou boxes para ligar à televisão.
Os requisitos impostos para a execução deste serviço prendem-se na ligação à Internet com o dispositivo hospedeiro, o computador. A empresa impõe a necessidade de ambos estarem ligados à mesma rede Wi-Fi e na frequência de 5GHz. Outra opção será que ambos os dispositivos estejam ligados por cabo Ethernet. Isto deve-se principalmente à exigência que um serviço de streaming desta magnitude requer, acabando assim por necessitar de ligações à Internet bastante poderosas.
Quanto ao controlo dos jogos nos dispositivos Android e iOS, estes poderão ser controlados usando o Steam Controller ou então outros comandos com certificação MFI.
Este artigo tem mais de um ano
O telefone ou tablet ligado à rede por cabo ethernet ? Tá certo…
Sim, desde há muitos e muitos anos que tal existe, tal como ligar o telemóvel a uma porta HDMI. São adaptadores de USB para RJ45, HDMI etc…
Porque razão o meu comentário não foi aceite?
Não vejo utilização nesta aplicação, visto que é necessária estar ligada ao Wi-Fi de casa. Mais vale jogar no pc. Ou pior ainda, estarem ligados os dois com cabo ethernet como foi dito pelo @censo.
com vpn não da?
Deverá funciona se tiveres uma VPN tipo Layer 2 (TAP)
https://security.stackexchange.com/questions/46442/openvpn-tap-vs-tun-mode
Mas é possível que a Steam faça uma segunda validação, com por exemplo a latência para rejeitar tráfego que poderá ser de uma VPN.
Não consigo perceber a utilidade disto. Se o jogo tem de estar a “correr” num pc, para que raio é que eu quero ir para o telemóvel?
Antevi algo como isto há cerca de 10 anos… finalmente chegou. Já tinha visto “demos” de algo parecido no tempo do unreal e, desde então, existem diversos serviços que já fazem isto com computadores na nuvem. Para os que não vêm utilidade nisto, resume-se a separar (detach) a consola do equipamento de gaming, podendo este ser atualizado sem ter de estar a alterar a consola, podendo esta ser barata e conveniente ao longo do tempo. Outra vantagem é a possibilidade do equipamento de gaming conseguir servir diversos jogadores ao mesmo tempo podendo, eventualmente, ser parte da “nuvem” de jogos remotos para vizinhos que tenham as consolas mas não queiram investir em equipamento de gaming especializado e que estejam dispostos a pagar para usar o de outros.
Que confusão, isto nada tem a ver com serviços cloud e multi-users.
Quanto à actualização do equipamento de gaming também estás errado, o PC funciona como um servidor, se este for mau vais ter que o trocar, acontece que com este serviço se o equipamento que usas para receber a stream também for mau tens também de o actualizar, na melhor das hipóteses o gasto é o mesmo que tens não utilizando o serviço, sendo que isto nunca acontece já que seja um smartphone, tablet, segundo pc, tv box, smartTV, steam link existe sempre desgaste extra de mais um periférico.
A parte do cabo não é certamente a pensar em telemóveis ou tablets mas outro hardware que corre Android… Para telemóveis e tablets foi pensada a ligação 5GHz.
A utilidade para já é discutível mas basicamente permite fazer streaming através de um dispositivo Android ou iOS no próprio equipamento ou para uma TV/monitor externo que a maioria de nós já utiliza enquanto antes só era possível fazer stream na TV através do Steam Link (hardware).
O objectivo disto é funcionar no futuro como uma plataforma de distribuição via LTE, WiFi ou Offline e disponibilizar para além dos jogos, conteúdo de vídeo.
jogar em pc nao obrigado comigo so ps4
Uso e abuso disto: https://moonlight-stream.com
Instalado no pipplware, mas também funciona bem em Android.
Experimentei agora, muito bom. ThankS