Speed Dreams 2.0 – Um jogo open source para acelerar
Agora com suporte para Multijogador
Nos últimos tempos, o mundo open source tem crescido na área dos jogos, e cada vez mais aparecem bons jogos, com excelentes gráficos e suporte para os mais diversos sistemas operativos.
Desenvolvido com base também no simulador de corridas open source TORCS (The Open Racing Car Simulator), o Speed Dreams é um excelente jogo de corridas, com excelentes gráficos e um nível de realismo bastante interessante.
O Speed Dream é um simulador de corridas open source e multiplataforma (windows e Linux, será brevemente também disponibilizado para MacOS), que oferece ao utilizador uns bons momentos de emoção. O jogo permite disputar um conjunto de campeonatos, em cenários que se assemelham às pistas de carros mais famosas do mundo.
Relativamente ás “máquinas” a conduzir, estão disponível carros actuais, mas também outros mais clássicos.
Veja o Speed Dreams em acção:
Como instalar no Ubuntu?
Para instalar no Ubuntu, basta escolher os pacotes necessários de acordo com a arquitectura (32/64 bits) do seu sistema:
- 32bit: speed-dreams, speed-dreams-data (necessário instalar os dois pacotes)
- 64bit: speed-dreams, speed-dreams-data (necessário instalar os dois pacotes)
Caso o jogo não funcione a partir do menu, podem carregar nas teclas ALT + F2 e escrever
/usr/games/speed-dreams |
Em Resumo…
Considerando que estamos perante um jogo open-source, onde o “orçamento” para desenvolvimento é por vezes escasso e em alguns casos mesmo inexistente, o Speed Dreams é um óptimo exemplo para enunciar aquilo que de bom se faz no mundo open source. Apesar de não ser um amante de jogos, considero que o Speed Dreams tem uma excelente qualidade e jogabilidade.
Licença: GNU General Public License (GPL)
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: speed-dreams-1.4.0 [256 MB]
Homepage: Speed-Dreams
Este artigo tem mais de um ano
venham mais open source
Tu é que mandas 🙂
O VDrift é um jogo para quem gosta de percorrer pistas do mundo inteiro em alta velocidade! Os gráficos e opções de carros e pistas podem não ser tão bons e variados quanto nos jogos pagos, entretanto, a física do VDrift é, com certeza, muito mais realista.
http://vdrift.net/ (Windows, Mac e Linux)
Jogos do tipo “free multiplayer first person shooter”
Urbain Terror – http://www.urbanterror.info (parecido com Counter Strike)
Nexuiz – http://alientrap.org/nexuiz/ (parecido com o Quake/Unreal Tournament)
(Windows, Mac e Linux)
Urt é do melhor 🙂
O jogo não tem gráficos de ultima geração, mas ainda assim é um óptimo jogo, óptimo para quem não joga de ficar no transito 😛 e joga de correr pe a fundo
O título do artigo dá a entender que é o 2.0 que está para download aqui mas no site oficial está lá a dizer que o 2.0 do jogo só sai em Abril de 2011
Há poucos dias houve, aqui, uma abordagem ao Grand Turismo 5. É óbvio que estamos em universos à parte! Se este jogo é horrivelmente primário? Claro que é! E porquê? Porque ainda há quem programe jogos à borla sem pensar “quanto é vou ganhar com isso?”
Mas se pensarmos em termos de Torcs, talvez já haja mais “respeito”.
Sabem que mais? Darei mais rapidamente uma contribuição voluntária para quem desenvolve jogos open source do que comprar, a preços exorbitantes, jogos “comerciais”. E nem se trata de proteger os direitos de autor com os quais estou plenamente de acordo! O que não estou é para engordar intermediários parasitas.
Nem que continuem com a ridícula e degradante “campanha” dos 1000 “piratas” mensais…
acerca do 1º paragrafo eles fazem aquilo por diversão, é um passatempo para eles e é muito mais satisfatório deixar alguém feliz do que a nós próprios felizes. e ainda eles ganham mais $ que o proprio gran turismo
Eu sinceramente ainda não tive grande vontade em “estudar” este actual fenómeno entre a “brigada Piarata” e a “ACAPOR”, anda um ambiente podre no ar que não irá resultar em boas notícias para alguns…
Não sei nem quero saber quem tem razão, mas o que sei é que têm de ser defendidos os direitos à propriedade intelectual. Também acredito que o abuso constante, a degradação da moralidade que deveria existir nas trocas comerciais está a criar um cenário de quase guerra aberta e campal!!!
Quando aos Torcs, de facto há grandes projectos e com qualidade de topo e que servem de inspiração para muitos produtos comerciais.
o meu 486 tinha gráficos melhores, mm sendo de borla parece que regredimos no tempo…..
Não será regredir, será sim uma base de trabalho que, por ser uma fonte sem proveito directo de remuneração, tem entraves importantes na quantidade e na qualidade do trabalho.
Mas é a base de tudo… o começo!
podes especivicar o nome do jogo
Gostei muito do conceito “Open Source” para Jogos ^_^’
como qui intalá isso?
E para quem gosta de jogos, existe uma distribuição de Linux da comunidade Linux Gamers:
http://live.linux-gamers.net/
É um live CD ou DVD, recheado de jogos 3D open source completos (online e offline). É certo que o GNU/Linux não é o SO alvo para jogos comerciais, mas isso não quer dizer que seja uma plataforma que esteja fora dessa área.
Cumps.