Rovio, criadora do Angry Birds, vai despedir 110 funcionários
O jogo Angry Birds é uma das ofertas que mais agradou nos últimos anos a todos os que usam as plataformas móveis para jogar. Conseguiu saltar destas plataformas para várias outras e até para uma fantástica linha de produtos de merchandising.
São áreas onde não se esperaria ver algo tão simples como um jogo deste género, que se soube reinventar em várias ofertas, sempre em torno da eterna luta entre os pássaros e os porcos.
Mas com o refrear dos ânimos em torno deste jogo, a Rovio vê-se agora obrigada a reduzir a sua força de trabalho e despedir 110 dos seus funcionários. E a mudança não se vai ficar por aí.
Não é recente a vontade da empresa de reduzir o número de funcionários, mas apenas agora chegou ao número definitivo de elementos da sua equipa que vai dispensar.
As razões apontadas para esta redução de funcionários baseia-se na tentativa de redução de custos globais da empresa e a reorganização da empresa.
Já no passado mês de Outubro tinha sido avançada a intenção de fazer esta redução, mas os números apresentados eram mais elevados. Assim, passaram de 130 elementos para 110, mantendo no entanto a redução a ser feita, a nível global e em diversas áreas.
Ao todo, estes 110 elementos da equipa que vão ser dispensados representam cerca de 16% da sua forma, um número elevado quando comparado com os valores de lucros e de downloads dos seus jogos que a Rovio costumava anunciar.
A somar a esta dispensa de pessoal, a Rovio decidiu também fechar um dos seus estúdios de desenvolvimento, concentrando assim toda a produção de jogos numa única cidade na Finlândia.
Apesar de não ter sido apontada como sendo a razão principal, é óbvio que a baixa de interesse nos seus jogos, baseados no original Angry Birds pode estar no centro desta decisão.
O Angry Birds veio revolucionar a forma como olhamos para estes jogos e para o sucesso viral que pode ter. Foi explorado de forma muito bem conseguida, conseguindo crescer e reinventar-se como jogo.
Associado ao seu sucesso e a toda a massa de fãs que tem/teve houve ainda uma excepcional máquina de marketing que soube colocá-lo em locais onde não seria esperado.
Mas a volatilidade da Internet e dos seus utilizadores veio deixar pelo caminho este excelente jogo. O passo que a Rovio agora toma vem preparar a empresa para continuar a inventar e a criar novos jogos, procurando descobrir um novo sucesso, com tanto ou mais impacto que o Angry Birds.
Espera-se no entanto que o Angry Birds continue a estar presente como jogo e como máquina de entretenimento. Já no ano de 2016 devera surgir um filme de animação baseado nesta sério e também uma série. Pode ser que nessa altura os Angry Birds voltem a ressurgir a reinventarem-se, renascendo das cinzas.
Este artigo tem mais de um ano
Estas empresas de APPs fazem lembrar um pouco a bolha que foi os .com nos anos 2000.
All over again…
Quem venham para portugal que não falta trabalho bem pago
a galinha dos ovos de ouro nao dura para sempre
É a crise…
So prova que ter sucesso e muito mais facil que MANTER o sucesso!
ja ja teremos andry birds mazze runner, angry birds vorazes 1, 2, 3, 4, 5…..
Acho que era de esperar… É normal que estas coisas aconteçam quando não se tem uma empresa, mas sim um produto.
O Angry Birds foi espremido ao máximo e deu o que tinha a dar.
Tanto o Retry como o Amazing Alex são bons jogos, mas não são metade do AB nem coisa que o valha.
Não entendi esta parte da noticia: “Ao todo, estes 110 elementos da equipa que vão ser dispensados representam cerca de 16% da sua forma, um número elevado quando comparado com os valores de lucros e de downloads dos seus jogos que a Rovio costumava anunciar.”
Aqui “16% da sua forma” é: o total de colaboradores? dos gastos? ou dos ganhos?