Roblox está a adicionar uma funcionalidade de “estimativa de idade” para adolescentes
O Roblox, uma das plataformas de jogos online mais populares do mundo, está a dar um passo em frente. A app está a implementar uma nova funcionalidade de segurança destinada a compreender melhor a idade dos seus utilizadores adolescentes, algo que já muitas outras empresas estão a adotar.
Como funciona a nova estimativa de idade do Roblox?
A empresa está a introduzir uma funcionalidade de "estimativa de idade" para utilizadores com 13 anos ou mais. Com esta atualização, os adolescentes serão convidados a realizar uma verificação que exige uma selfie em vídeo para poderem aceder a uma nova funcionalidade de chat menos restritiva, denominada "conexões de confiança".
Para realizar esta análise, o Roblox recorre à Persona, uma empresa externa especializada em verificação de identidade (também usada pelo LinkedIn). Os utilizadores cuja verificação por vídeo falhe terão a alternativa de submeter um documento de identificação. Após desbloquearem as "conexões de confiança", os adolescentes poderão conversar com amigos "sem filtros", incluindo em chats de grupo e por voz.
No passado, o Roblox foi alvo de críticas por não moderar suficientemente as suas funcionalidades de chat, o que facilitava o contacto entre adultos e crianças na plataforma. A empresa salienta que os pais poderão monitorizar as "conexões de confiança" dos seus filhos através das ferramentas de controlo parental e que esta opção se destina apenas a pessoas que os adolescentes já "conhecem e em quem confiam".
A adição de novas conexões de confiança só é possível através da lista de contactos existente ou de um código QR.
Acreditamos que o chat sem filtros deve estar acessível apenas a utilizadores que tenham verificado a sua idade.
Não se trata apenas de conformidade; trata-se de construir espaços digitais envolventes e apropriados para todos.
Afirma a empresa na publicação no seu blogue.
A tendência global da verificação de idade
Apesar de o Roblox evitar o termo "verificação de idade", esta nova funcionalidade surge num momento de crescente pressão para que as empresas de redes sociais e outras plataformas digitais verifiquem a idade dos seus utilizadores mais jovens.
O Reddit e a Bluesky anunciaram recentemente medidas de verificação de idade no Reino Unido, uma alteração exigida às grandes plataformas antes da entrada em vigor de uma nova lei de segurança online. A obrigatoriedade de verificação de idade tem também vindo a ganhar força nos Estados Unidos.
Diversos estados norte-americanos introduziram medidas semelhantes para as redes sociais, embora algumas leis tenham sido, para já, bloqueadas judicialmente. O estado de Utah, por exemplo, aprovou recentemente uma lei que exige que as lojas de aplicações verifiquem a idade dos utilizadores, uma abordagem que tem sido apoiada por empresas como a Meta e o Snapchat.
A posição do Roblox é ligeiramente diferente, uma vez que, ao contrário da maioria das plataformas, permite a criação de contas por crianças com menos de 13 anos. Por enquanto, a empresa classifica esta verificação de idade como "opcional".
No entanto, ter este sistema já implementado poderá revelar-se extremamente útil caso o Roblox seja obrigado a adotar uma abordagem ainda mais rigorosa no futuro, em resposta a novas regulamentações.
Leia também:





















Então como está o controlo de idade, no acesso a redes sociais e de sites para adultos:
1) Austrália: anda à procura de uma aplicação fiável que, através da câmara do equipamento, permita uma estimativa fiável da idade de quem acede. O que conseguiram dá resultados aproximados e com erros. A questão agora é decidir se implementam ou não.
2) Nos EUA, dos 50 estados, 12 aprovaram legislação sobre a obrigatoriedade do controlo da idade no acesso a sites para adultos, e 10 sobre o controlo no cesso e redes sociais e outros sites interativos (5 destes 10 aprovaram também o controlo de acesso a sites para adultos, ou seja, nem todos os estados aprovaram ambas as coisas). Só no acesso a sites para adultos a legislação prevê que os sites (ou outra entidade que contratem) exijam documentos (cópias digitalizadas) para a abertura de conta, seja documentos de identificação, seja documentos de transações, como cartões de crédito. Do que se percebe, o processo tem tido fraca implementação e em muito poucos estados.
3) UE – fala-se numa app de autenticação da idade (como seja, maior de 16 anos, ou maior de 18 anos) ligada aos serviços de identificação de cada país. Vai funcionar até ao pessoal encontrar a forma de lhe dar a volta.
Voltando ao Robox, o mais parecido é o que está a ser desenvolvido na Austrália. Se obrigarem a Robox a comprovar a idade e aceitarem o método da câmara … já se sabe que vai dar resultados aproximados, mas pode ser que seja considerado suficiente. Claro que o pessoal também vai ser capaz de dar a volta à câmara.