PS5: o que podemos esperar da próxima Sony PlayStation 5?
Está na hora de olhar com atenção para a próxima geração de consolas da Sony. Assim, temos que compilar todas as (escassas) informações em circulação na Internet. Tudo isto com o intuito de orientar as suas legítimas expectativas em torno da PS5 (PlayStation 5), a sucessora da PS4.
Assim sendo, o que é que podemos razoavelmente esperar da 5.ª geração da consola mais popular do mundo?
De acordo com as mais recentes informações, a nova consola estará extremamente apetrechada com novas funções. Além disso, a PS5 deverá ser apresentada em 2020, sendo que até lá teremos mais novidades e fugas de informação a seu respeito. Contudo, há já uma vasta panóplia de indicadores sólidos.
O que podemos esperar da sucessora da PS4?
Em primeiro lugar, tal como foi referido previamente, a consola só deverá ser apresentada em 2020. Por conseguinte, torna-se infrutífero avançar sequer uma data ou estimativa da sua chegada ao mercado. Assim, reuniremos as caraterísticas e funções que aparentam reunir um maior consenso até ao momento.
Entre estas, contamos com um reforço das capacidades da PS5 para a Realidade Virtual (VR). Aliás, esta aposta já começou com a atual geração da consola e deverá continuar com a Sony PlayStation 5. Algo que certamente agradará aos fãs e novos jogadores dos títulos que tiram proveito do PlayStation VR.
Em suma, sabemos que este será um dos vetores de aposta por parte da tecnológica japonesa. Contudo, os detalhes do mesmo são ainda desconhecidos, fruto do elevado secretismo em volta da consola. Ainda assim, consideramos que esta será mesmo uma das novidades para a Sony PlayStation 5, a realidade virtual.
Vem aí a segunda geração dos PlayStation VR
É uma certeza. Ainda que não saibamos o quando, certo é que a tecnológica japonesa já está a desenvolver este novo gadget, tal como aponta a publicação GearNuke. Aliás, temos uma patente pertencente à empresa que aponta nesse sentido exato, uns novos óculos sem-fios que permitirão uma maior liberdade de movimentos.
Um dispositivo que determina a frequência do sinal, um ecrã para colocar na cabeça do utilizador, um método de determinação da frequência e por fim, um programa capaz de alternar a frequência utilizada para comunicação, mais cedo do que esperado e de acordo com as mudanças ambientais, nas quais um dispositivo de comunicação ou parceria de comunicação é inserido.
Esta é a breve descrição da patente submetida em 2018 pela tecnológica nipónica. Em suma, esta é uma das poucas certezas ou provas circunstanciais que podemos relacionar com a PS5. Assim, os VR2 apostarão numa experiência de jogo verdadeiramente sem-fios (wireless).
A retrocompatibilidade e inteligência artificial da PS5
Com efeito, a retrocompatibilidade é um dos aspetos mais esperados e prováveis para a próxima consola. Algo que sem dúvida fará as delícias de todos os atuais jogadores da PS4, permitindo-lhes tirar proveito da sua atual galeria de jogos na Sony PlayStation 5. Será, indubitavelmente, uma das medidas mais populares e eficazes.
Além disso, para agradar aos jogadores e tornar a experiência de jogo mais pessoal, podemos ter aqui a integração de algoritmos de inteligência artificial. Nesse sentido aponta já uma nova patente da Sony. Algo que nos poderá proporcionar uma curadoria digital, com base nas nossas preferências, dentro do seu ecossistema.
Ainda relativamente à retrocompatibilidade, não sabemos quão abrangente será esta política. Apesar de ser seguro dizer que os jogos da PS4 poderão ser utilizados na PS5, resta saber se o mesmo se aplicará à geração anterior, a PS3. Para já, podemos apenas esperar pela abordagem que mais proteja os interesses do jogador.
A retrocompatibilidade favorecerá ambos os lados
Em primeiro lugar, permitirá ao jogador utilizar os seus jogos, não existindo aqui qualquer dúvida quanto às suas valências. Já, por outro lado, permitirá também à Sony rentabilizar os seus jogos mais antigos, ao vender, por exemplo, títulos de gerações passadas.
Contudo, para já não sabemos como é que isto afetará, ou será implementado, no serviço PlayStation Now. Ainda assim, temos já uma patente que sugere o interesse da Sony neste exato ponto, tendo a mesma o seguinte título:
Simulation of legacy bus operation for backward compatibility
Por outras palavras, um mecanismo que permita à nova consola a execução de títulos antigos, configurados para as gerações anteriores. Daqui pode ser aferido o esforço da empresa em contornar as diferentes configurações com o intuito de dar ao jogador a possibilidade de usufruir dos seus jogos da PS4 e quiçá, até mesmo da PS3.
Em suma, para já podemos apenas avançar o interesse da Sony no desenvolvimento de um novo headset sem-fios para fruição de jogos em realidade virtual. Além disso, é praticamente certa a retrocompatibilidade com títulos anteriores.
Tudo o demais não pode merecer outro título senão pura especulação.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei da foto das duas retrocompatibilidades 😀
+1
Ah,ah,ah,também eu.O Fernando Alonso parece um doido a olhar fisgado para a loira.Se não fossem os óculos até lhe saíam as órbitas dos olhos. 🙂
Já não me recordava o quão bom eram os graficos da PS2 🙂
A Sony deveria colocar um sistema de tradução para o português ou todas as línguas dependendo do jogador pois não são todos que entendem o inglês como são a maioria dos jogos.
Espero que dessa vez não cometa os erros do PS4. Que venha retrocompativel, Que de fato seja 4K. E pelo amor dos GAMES esquece esse VR, quem comprou perdeu o dinheiro, pois não passou de uma “gambiarra pra testes”. Em fim, espero que atenda os pedidos dos usuários. Espero ansiosamente.
Não é de todo verdade o que afirmas em relação ao VR… Eles sao limitados e existe um downgrade, é um facto, mas é bastante interessante jogar Gtsport com o racing set + G29. Se a tecnologia for bem explorada na PS5 irá ficar bastante bom.
Quem diz GTsport diz ace combat…
Verdade… Quero muito ver um VR que de fato possa saltar os olhos, e valer a pena. Considero esse apenas um experimento.
Esquece esse VR? Aposto que não tens a VR, senão nem dizias isso. O futuro vai passar exatamente por aí.
Falo com propriedade amigo, não tem 1 jogo bom, isso só impressiona nos primeiros dias, depois fica defasado. Acredito sim que no futuro teremos um possível VR melhor, com jogos de fato 100% VR que faça jus à o aparelho. Dessa vez vou esperar melhor esse VR2 PRA NÃO PERDER TANTA GRANA.
Não espero que não Mai’s ilusão .
Também espero a retrô compatibilidade para poder usar minha biblioteca atual.
pode espera vender a casa pra comprar .. e os sionistas achando bonito pagar caro… por uma diferencia minima de mudança
Não divida são todos .
Retrocompatibilidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, cada vídeo game novo que lança é sempre a mesma esperança.
Gente. Me desculpa aí, mais eu falar a verdade do jeito que a Sony está indo ela não vai durar muito… ela está seguindo um caminho errado. E tem tantas outras coisas que se fosse mencionar aqui em escrever um baita texto…
Claro tão errada que vendeu mais que o dobro de consoles que a Microsoft e tá falindokkkkk
Vou começar a juntar dinheiro pro ps5 pq barato não vai ser kkkk
O que se espera?
Mais 3 consolas hexacores caríssimas com resoluções imperceptíveis etc, etc em curto espaço de tempo com marketing agressivo de ser “a melhor do universo” a retrocompatibilidade é “novidade” nada inovadora tal como ola plataforma “aluguer de jogos” quanto a bugiganga cara VR que também não é novidade irá ser mais nada de mais….
Quanto ao que realmente interessa vamos estar infelizmente a jogar Remakes, Remasters, sequelas sufocantes dos mesmos titulos, (muitos deles sem concorrência) pelas mesmas editoras que estagnaram a indústria…
Alguns bons anos atrás a consola era importante, mas fulcral era já a longa lista dos jogos que estavam em desenvolvimento, diversidade de títulos entre consolas etc mas tal como se repete na geração corrente o que interessa é apenas a consola…
Toda a verdade mas EU so quero jogar um pouco sem net.
Eu acho que é muito fixe.
Mas para isso vou já recolher dinheiro necessário para a PlayStation 5.
“próxima Sony PlayStation 5”, gostava de saber detalhes da atual Sony PlayStation 5
Poderia bota GPS nos novos aparelhos por causa de roubos e muito mais .
Mais controle.
Isso aí é desespero pq o ps4 pro não chegou nem perto do Xbox one X.
Duvido de a x box ainda supere a PS 5 por exatamente ter a idéia de sair muito tarde dos controles a pilha até hoje .
Como Assim a p4 pro não é boa.l?
Matéria com muita informação repetida em diversos trechos, o texto final poderia ter ficado muito menor do que o original se não houvesse esse problema.
Agora com o anuncio da GOOGLE o SADIA vai…ops! STADIA acho que é assim o nome.
Agora quero ver como vai ser o anuncio da SONY, já que o STADIA de dar opções de apenas comprar o jogo é jogar na exata hora, sem ter que baixar, ou comprar um aparelho……
Futuro é o VR? Tá vindo um rolo compressor chamado Google STADIA que, se cumprir 1/3 do que promete, vai massacrar PS’s e Caixas X.
Vr is ilusão
Gente, só uma dúvida que está me massacrando. Essa retrocompabilidade será desde o Ps1 até o Ps4? Porque se não for assim, não vai ter graça. Pois quem quiser jogar jogos de Ps3 joga no Ps4 uai ! Ou joga no Ps3 mesmo.
As consolas já não são o que eram antes. Não importam os jogos que façam ou as novidades. Consolas como a Genesis/megadrive, supernintendo e a playstation 1 continuam a ter os melhores jogos de sempre. O futuro apenas vai ser o “streaming” e uma vr melhorada feita por japoneses atrofiados.
Pelo que eu vi na patente, que um site especializado em games mostrou, é que haverá retrocompatibilidade total. E ainda o Play 5 irá rodar o real 4k, não esse que é feito por upscale no atual Play 4 Pró.
Contatará com 20 gigas de RAM, que ajudarão no download mais rápido de atualizações e baixar jogos na PSN e tornar o console mais poderoso na reprodução gráfica, assim como o processador, se não me engano serão um AMD e um Raizen.
Haverá uma PSN seguindo mais o modelo da Microsoft com uma experiência melhorada.
O console ainda contará com um sistema de renderização que melhorará a imagem dos jogos antigos, tornando-os com melhores gráficos. Esse sistema irá funcionar para todos os jogos e ajustará a qualidade dos gráficos no televisor, mesmo em um televisor inferior, irá obter a melhor imagem possível no televisor. Era o que estava escrito na patente que eu li nesse site.
Ahhh, o processador será 3.2 gh de frequência.