Pontos nos jotas – Fallout 2
Por Pedro Mateus para o Pplware!
Os Pontos nos jotas são daqueles artefactos da língua portuguesa que muitas dores de cabeça me causaram durante a escola.
Neste caso são apenas uma pequena brincadeira com o Português, numa tentativa de arranjar um título semi-humorístico para este tipo de artigos.
O jota (ou jogo) de hoje é o Fallout 2, o meu jogo preferido desde há muito tempo. Mas, mesmo sendo o meu favorito, não está isento de críticas.
Começando pelo principio, a primeira vez que joguei Fallout 2 foi em 1998, vinha incluído como oferta numa revista cujo nome já não me recordo. O que me recordo foi dos dias a fio que passei a jogar Fallout 2 durante as Férias de Natal desse ano. Desde que acordava até à hora de deitar, mesmo com a minha limitada compreensão da língua Inglesa na altura, foi um jogo que me cativou e deslumbrou.
Para os nosso leitores mais novos, 1998 foi também o ano do Panzer Dragoon Saga na Saturn e do Resident Evil 2 para a primeira iteração da PlayStation.
No entanto, os “óculos” que a nostalgia cria na nossa cabeça nem sempre nos dão uma ideia objetiva de um jogo. E foi com intenção de provar a mim próprio, de uma vez por todas, se o que o primeiro lugar na minha lista de jogos favoritos de todos os tempos era ou não o resultado de nostalgia que decidi jogar novamente Fallout 2 em 2014. A primeira vez que instalei o Fallout 2 foi com o CD no Windows 98, desta vez utilizei o GOG.com e instalei-o através do WINE no Korora 20. (Sim, eu sou adepto incondicional de Linux.)
A primeira coisa que me aconteceu neste último “playthrough” foi um arrepio quando ouvi o Ron Perlman a narrar as famosas palavras que dão início todos os Fallouts, “War, war never changes”.
Depois veio o momento de criar o meu personagem e em seguida, o começar do jogo propriamente dito. Valha-me nossa senhora! Eu lembrava-me que os gráficos eram aquele 2.5D isométrico, à lá Diablo, mas não fazia ideia de serem de tão baixa resolução.
Duas ou três pesquisas no Google levaram-me a descobrir que a resolução do Fallout 2 eram uns magníficos 640x480 com 8 bits de cor. Pois... lá estão os tais “óculos” que a nostalgia nos dá.
Depois do primeiro embate com a realidade se ter dissipado, o jogo era exatamente como me lembrava. Desta vez descobri muitas mais nuances na narrativa e no diálogo dos NPCs, do que anteriormente. A Black Isle, que na altura era composta por muitos dos atuais membros da Obsidian Entertainment, conseguiu criar uma história que mesmo passados 16 anos é muito boa!
Outra coisa que me surpreendeu foi a música. O senhor Mark Morgan está, na minha opinião, de parabéns pelo trabalho que fez no Fallout 2. De Arroyo até à plataforma petrolífera onde o epílogo de desenrola, a música do jogo transmite a atmosfera perfeita seja em que situação for.
Tendo mais uma vez terminado o jogo com o meu personagem pistoleiro fala-barato, posso dizer de cabeça erguida e sem qualquer sombra de dúvida que sim! O Fallout 2 é o meu jogo preferido de todos os tempos, incontestavelmente.
E vocês leitores, qual foi o jogo que mais vos marcou pela positiva? Se tivessem que lhe apontar algum defeito qual seria?
Este artigo tem mais de um ano
Sem dúvida que para mim foi o velhinho Warhammer: Dark Omen.
O que eu adorei este jogo!
Red Alert 2!!!!!
Que maquinão de jogo! Corria em qualquer máquina e é para mim dos melhores de sempre! =D
+1
Dune 2, Battle for Arrakis o 1º RTS!
Comecei a jogá-lo ainda com o PC Speaker mas quando instalei a minha soundblaster 16 Value (que custou uns bem suados 27.500$00) ai então foi do melhor! Devo ter acabado este jogo cerca de 20 vezes, LOl
BIS
Apesar das minha primeiras jogatanas terem sido num Spectrum 48k, o jogo que mais me marcou foi o Doom. Quando saiu a 1993, joguei até ficar com os olhos raiados de sangue. Na altura, parecia que estava dentro de um filme e apanhei cada cagaço…
Sem dúvida dos grandes jogos que até à pouco tempo definiam um género: “aquele jogo tipo doom”… 😀
No fatidico dia que o meu pai o trouxe para casa (acho que o doom 2 eram 5 disquetes) mal sabia ele quanto sangue e corpos com as entranhas de fora o jogo tinha… e tinha eu 13 ou 14 anos 😀
Metal Gear Solid para a PS foi sem duvidas o meu perferido
Apoiado. Mas o primeiro jogo que alguma vez joguei, e foi meu favorito até o Metal Gear aparecer, foi no inicio dos anos 90 e chamava-se Castle of Illusion Starring Mickey Mouse. Era muito dificil, mas consegui chegar ao fim.
Sanitarium sem dúvida.. Até me deu vontade de ir buscá-lo ao baú 🙂
Jogo preferido? Tiberian Sun da série Command and Conquer…
Sem dúvida o melhor RPG que já joguei para PC.
Obtive-o de oferta numa revista, julgo que a Player, “um RPG é sempre divertido” pensei eu, mas depois colei. O ambiente pós-apocalíptico com um estilo anos 50 era brutal.
As batalhas eram lentas, talvez demasiado lentas, o que faziam as horas parecerem minutos.
Ainda há uns 2 ou 3 anos reinstalei-o, mas não tive muito tempo para lhe dedicar.
Deus Ex, desenvolvido pela Ion Storm e distribuído pela Eidos em 2000 foi sem duvida o jogo que mais gostei.
Para mim houve dois jogos que me marcaram:
Final Fantasy 7
e
Red Alert …
Além desses, outros jogos receberam boas criticas da minha parte:
Os velhinhos, Super Nario e Tenis !
meh…
O fallout 2 é giro mas gosto mais do 3, e o new vegas é gigantesco, o que nem é surpresa nenhuma porque os senhores da obsidian também fizeram o super-famoso Skyrim.
Outros jogos do antigamente fixes, há os da série xcom.
e o melhor rpg de todos os tempos e globalmente um dos melhores jogos de sempre, o system shock 2.
a sério. se gostam de rpgs, mesmo com os gráficos do antigamente (mas há mods na net para isso…), esse é de não perder.
só deixo uma dica, não o joguem às escuras e com fones nos ouvidos porque ao fim dum tempo o jogo torna-se seriamente assustador.
Ainda tenho o jogo e respectiva revista dentro de uma caixa.
Até hoje o jogo que me marcou mais foi o half life.
Tive muitos jogos antes, mas este ficou marcado!
+1
Bem, cada pessoa tem este ou aquele jogo que o marcou sem duvida… Sou adepto (viciado) em games 🙂
Nem de proposito este artigo, ainda á pouco tempo deu uma de nostalgia… Mas confesso que mantenho ainda reserva de voltar a jogar para não estragar a imagem que tenho na cabeça… Mas pelo que vejo acho que pode ser só choque inicial 🙂
Sem duvida que o FFVII é sempre o classico de eleição… No entanto a serie Commandos (1,2 e 3) foram sem duvida grandes referencias… Principalmente o primeiro que era bem dificil….
Obrigado!!!
Joguei muito Panzer Dragon e Guardian Heroes, os meus jogos favoritos. Fartava-me de jogar mas adorava cada vez mais e mais esses jogos. Bons velhos tempos, donde a responsabilidade de tão curta que era dava tempo para jogar tudo que habia sem olhar para o relogio.
Sonic & Knuckles da velhinha Mega Drive!
Ui tantos!!
X-COM Enemy Unknown… volta e meia ainda volto a jogar!
A versão recente é gira mas muito curta… que jogou ao primeiro passa o novo em pouco tempo porque o principio de jogo é o mesmo!
Sim City… o 4, a ultima versão é uma espécie de anedota de tudo o que EA fez até hoje nesse titulo! Tinha tudo para ser um grande jogo mas borraram a pintura toda, mais uma vez as versões antigas a dar cartas!
Indo mais mais atrás no tempo… OUTRUN, chucky egg, etc… jogado no velho Spectrum 48K… gandes tardes com amigos de volta do computador com os cabos espalhados pela sala ligados na TV, e horas de chave de fendas na mão a afinar o leitor de cassetes… passava-se mais horas a afinar tudo do que a jogar!! eheheheh
Mas como fã incondicional de simulação de vôo… Flight Simulator sem duvidas!!
Tive o primeiro contacto com jogo na versão FS5.1, depois fui passando para as sucessivas, FS98, FS2000, FS2002, FS2004 e agora FSX… o Microsoft Flight… tal como noutros titulos em que tentam reinventar a roda, foi um tiro no pé … aliás uma salva de artilharia nas pernas da Microsoft, um autentico insulto a gigantesca comunidade flightsim!!
Dentro da simulação de vôo tive outros, F29 Retaliator, o primeiro simulador de vôo que alguam vez jogei, TFX, F-14 Fleet Defender, LHX, Falcon 4.0, entre outros…
Hoje dedico-me essencialmente ao Digital Combat Simulator, com o Mudulo do A-10 simulado até ao mis pequeno pormenor, além do modulo Flaming Cliffs com o F15 e alguns aviões russos, e além disso finalmente depois de muitos anos sem oportunidade de o fazer, montei o meu cockpit em casa que dá um realismo e envolvencia tremenda á experiancia de jogo!
Mas sem duvidas que aqueles jogos dos finais dos anos 80 e anos 90 ficaram gravados na memória e ainda os recordo com uma enorme nostalgia!!
varios foram os bons jogos que ja joguei mas destaco um dos primeiros que joguei pela idade e por a bem pouco tempo o ter jogado por breves momentoso “Prehistorik” neste caso jogado em um 386
Grande jogo, voltei a aele há uns anos e quando o corri tive a agradável surpresa de uma mensagem do programador do jogo do estilo: “UAU em 2000 e qualquer coisa e o jogo ainda corre, foi prgramado me 1990 e tal num 286”
Eu lembro-me de estar viciado no “Abuse”.. ainda tinha eu o velhinho Win95 xD
depois quando me meteram o Win98, instalaram para lá uma camada de jogos, e entre eles tinha um chamado “stunts” que foi o primeiro jogo 3D que joguei que era basicamente um trackmania de ultrabaixa resolução.
MAME32.. <- Brutal, dava para jogar milhares de jogos arcade
WORMS, BOMBERMAN.. <- Também eram altamente para jogar contra outra pessoa
GTA2,3!!
etc,etc..
Espectacular! Já nem me lembrava do Abuse e do Stunts!!! grandes jogos. Se a memória não me falha o Stunts dava para fazermos pistas, não dava?…
Sim, era isso mesmo!
Maior parte do tempo era passado no editor de pistas.. bons tempos xD
Muito bom, saltos, banks, loopings, gelo, terra, asfalto e o carro mais usado? Formula indy, certo? Grandes duelos
Boa memória!
Age of Empires.
Tanto o primeiro como os seguintes foram excelentes jogos, só é pena a saga ter feito uma pausa grande/”terminado”.
Jogos que ainda jogo de vez em quando:
X-Com Enemy Unknown e Terror from the Deep: Fantastico jogo por turnos que comecei a jogar ainda na altura dos 486 e do DOS 6
Transport Tycoon Deluxe: Agora como OpenTTD ainda é um jogo soberbo, mesmo estando quase a fazer 20 anos.
Dos mais recentes guardo muito boas memorias do Star Wars: Knights of the Old Republic.
P.S. Acho que deve haver algum problema com a vossa App Android. Sempre que la ponho um comentario este nunca aparece aqui no site.
Beneath a Steel Sky !! Jogava-o no meu 486 DX2 66mhz novinho em folha!!!!
Xiii!! há quanto tempo!!!
Voltei a joga-lo no ano passado! Eheheh parece facil agora que percebo inglês… 😀
Shining force 3, cenario 1, 2 e 3. (sega saturn)
Chase HQ (spectrum 128k)
E para falar de jogos quase desconhecidos
Hostile Waters: Antaeus Rising de 2001
simplesmente adorei a ultima vez que joguei foi em 2011
pena nunca mais terem feito uma sequela tem bastante história para isso. Pena que a criadora abriu falência em 2003
menções honrosas sem qualquer ordem em particular:
Earthworm Jim 1 e 2
MDK
C&C (qualquer um antes de 2003)
Starcraft 1
Warcraft 2 e 3
Strife
Doom
Lotus =)
LEMMINGS
Boa recordação. E Diablo 2 foi sem dúvida o jogo que mais joguei na minha vida 😉
os jogos que me marcaram na altura ainda não existiam pentiuns eram IBMs 486 a jogar no OS MSDOS o Pong e prince of percia muitas horas gastas!!!!
uiii lembro-me de jogar ao prince of persia num MAC 1 era revolucionário, adorava o jogo. Era tão dificil esse jogo que hoje em dia todos os jogos parecem faceis.
revolução nos graficos, e ocupava uma disquete de 1.44 completa!
Baldurs Gate 2 (best RPG ever!!) 🙂
Um dos meus favoritos foi o Sonic 3. Um dos primeiros jogos para a MegaDrive que permitia gravar.
Seven Kingdoms