PES perde licenças da Champions e Liga Europa
Já nos havíamos habituado a ouvir a música da Champions League no jogo Pro Evolution Soccer e a disputar a competição no conforto do sofá. Sozinhos ou entre amigos, já todos tentámos levar as equipas Portuguesas a levantar a “orelhuda”. Pois, bem, parece que PES 2018 será o último jogo da série – pelo menos para já – onde teremos essa oportunidade.
A parceria que juntava a Konami e a UEFA terminou deixando a licença das competições europeias disponível para a concorrência.
Pode ler-se no site da UEFA – a Confederação Europeia de Futebol – o comunicado em que é anunciado o fim da parceria de 10 anos entre a Konami, produtora do jogo Pro Evolution Soccer e o organismo que regula o futebol Europeu.
Não tem sido fácil para a Konami manter as licenças exclusivas, principalmente devido à forma como o seu concorrente direto, a Eletronic Arts Sports adquire e mantém de forma consistente o licenciamento oficial para diversas ligas e competições, entre elas a Liga NOS, a La Liga, a Bundesliga, a Premier League e o Campeonato do Mundo de Futebol.
Neste cenário, ficam disponíveis as licenças para as competições de clubes mais importantes do Mundo, havendo já a especulação sobre o aparecimento de ambas as competições no próximo jogo da EA Sports, FIFA 19.
É também indicado que a Konami continuará a focar-se na sua colaboração com a UEFA o que deixa no ar a possível continuação da licença dedicada ao jogo do Campeonato Europeu de Futebol.
Costumam jogar Pro Evolution Soccer? O que acham do fim desta parceria? Acham que a EA Sports poderá levar ambas as competições para o FIFA 19? Deixem-nos os vossos comentários!
Bons jogos!!
Este artigo tem mais de um ano
o Pes já tinha perdido uma grande parte dos fãs para o Fifa, principalmente desde o Flop que foi o Pes 2017, acho que esta noticia é o “ultimo prego no caixão”
flop??? o pes 2017 foi um jogo excelente e deu uma abada ao fifa 17 mesmo sem as licenças e isso pode ser visto em diversas reviews, como por exemplo na da IGN.
abada? lol deves ter visto belas reviews sim… no gamespot por exemplo (pes 8/10 fifa 9/10).
Mas eu sempre joguei PES e desde o ISS e sempre o preferi em relação ao fifa pela sua jogabildade, mas nos ultimos 2 anos principalmente o fifa melhorou muito, já pra não falar na gestão de clube. e nem vou faalr em termos de vendas…. aí o fifa dá 100 a 0
É uma pena porque depois de alguns anos em que o PES foi miserável, o 2018 é de facto bem melhor em jogabilidade do que o FIFA. No geral, o FIFA é melhor mas nesse aspecto o PES é de facto superior.
Não concordo de todo. O FIFA tem.uma jogabilidade bem melhor. Óbvio que é uma questão de gostos e objectivos, mas prefiro sempre algo que se assemelhe mais a simulação do que arcada…
Então, mas o PES é claramente mais simulação que arcada. O FIFA é que não é realista. Não sei se chegaste a experimentar o 2018. Eu até este também detestava o jogo mas tenho de admitir que está muito melhor. Vê estes vídeos para perceber do que falo e se não experimentaste, dá uma oportunidade (atenção que eu uso no PC, que com patches fica com tudo licenciado).
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=9ER-sG883x4
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=h3aFZroZXe4
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=_eI_IUBhJyI
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=Mf3l6zYuf5I
Não concordo acho que os dois são grandes jogos, não são assim tão diferentes, a evolução recente de ambos foi incrível.
Apenas o FIFA em gráficos detalhados é superior, o resto é muito semelhante, quem joga um com uma pequena adaptação joga o outro, só muda a forma de tratar a bola.
Claro que as licenças são uma mais-valia, se no PC é fácil de resolver na consola é uma dor de cabeça constante.
Mas continuo a adorar o PES….
jogo os 2 tanto fifa como pes, o que sinto é que um é quase simulador e o outro é mais jogo…
Finalmente
Comecei a jogar PES desde 2002 e nunca mais parei. Sempre grande adepto e o jogo sempre a melhorar ano após ano.
Pois agora, com muito custo digo, comecei a gostar mais do FIFA (2018). Este ano o FIFA mete o PES “num bolso”. Comparando os dois jogos, no PES falta aquele “algo”…
Esta notícia das perdas de licenças no PES é mais um “tiro no pé”.
Em algumas coisas sim. Mas no PC, com os patches correctos, o PES fica excelente, sendo que a simulação é de outro nível. O FIFA parece um brinquedo para crianças.
E os patches mudam a jogabilidade? As mecânicas do jogo são intragáveis…
São opiniões. Eu acho que o gameplay do PES 2018 está quase perfeito. Chegaste a experimentar o jogo mesmo?
Concordo contigo sempre joguei PES desde o primeiro mas também sempre joguei FIFA diferenças é que o pes é de longe mais real o FIFA é uma simulação com alta resolução gráfica para ser jogada por crianças como os meus filhos que o preferem ao PES mas para mim isto é a minha opinião o PES é de longe mais realista e a jogabilidade também basta verem a diferença entre PES e FIFA no Android e ficam a saber a diferença entre os dois na consola também tenho muita pena da KONAMI não apostar mais…
Eu jogo o PES 2018 e acho o PES muito mais realista do que o FIFA. É uma pena ter de andar sempre a instalar um novo patch para ter as coisas com os nomes corretos e afins.
bye bye pes. lá vou ter que aderir ao fifa contrariado
Agora nem na playstation o Benfica irá ser campeão europeu
Carlos e fora da play o teu clube ganha o q?!
Vai continuar a haver champions, só mudará o nome das competições. Nada de mais.
Tenho imensa pana desta situação, mas desde sempre o PES pecava pelo facto de nunca ter as licenças, tendo o FIFA nesse aspecto pelo menos suplantado sempre o PES. Este ultimo PES está porreiraço a comprar com o FIFA que em termos de jogabilidade está a ficar horrível e em termos de diversão igualmente (minha opinião obviamente). Se a Konami não toma uma posição forte neste campo vai perder imensa receita e o PES irá ser apenas uma miragem.
Um verdadeiro fã de jogo de futebol não liga muito para licenças e tal.
Ao meu ver é como se preocupar com a história do video porno e se os atores estão bem nos papéis.
Aliado aos patches que existem a net isso não é preocupante.
Jogo a franquia desde o WE3. Aquele todo em japonês que eu descobria os menus por tentativa e erro e infelizmente digo que o FIFA está mais divertido de jogar.
Agora se preocupar com licenças, expressão do jogador, detalhe do estádio, tudo isso para mim é irrelevante.
Eu quero é jogar bola. Online ou com um amigo em casa.
Na minha opinião já devia ter acontecido há muito tempo atrás, o pés investe muito nos gráficos do jogo mas esquece completamente a jogabilidade, o FIFA merece e vai fazer um ótimo uso da Champions e Liga Europa!!!
E já estou ansioso!!