PplWare Mobile

PCs continuam a ser melhores que a PS4 e Xbox para jogos…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. André says:

    As consolas são computadores embora para as consolas nao sejam lançadas placas graficas novas todos os anos.

    • Tavares says:

      Sim APU’s por isso os pc´s são melhores que consolas, pois tanto a sa Sony como a da Microsoft tem os componentes da AMD, num pc podes ter uma Gráfica da AMD como da Nvidia.

      Não liguem muito a este tipo de noticias.

      Consolas para que gosta de jogar alguns horas por semana e não quer comprar um pc para isso.

  2. CPereira says:

    E depois dizem que sou maluco por comprar o Fifa para pc.

  3. Shikai says:

    Nunca concordei com a dita extinção dos PC’s que tanto se apregoa.
    Comparam números de vendas de tablets e smartphones com o de PC’s para darem fundamento a essa teoria e esquecem-se de dois pontos muito importantes…
    1 – Quem tem desktop não compra outro desktop… compra hardware para o desktop.
    2 – O mercado dos tablets e dos smartphones foi e provavelmente ainda é um mercado emergente porque foi o que mais evoluio nos últimos tempos.

    Os desktops nunca vao desaparecer…. quando fazem hardware pequeno e rapido, esse mesmo material com um tamanho maior vai render o dobro.

  4. Eleck says:

    se querem graficos de ultima geração é no pc que os teem não é nas consolas

    • João Silva says:

      yeah right…

      NOT!!!

      Já alguma vez jogaste por exemplo Halo 4 numa televisão Full HD??

      Os gráficos são espetaculares para um hardware com uma data de anos e não sei se é inferior a jogos da mesma data para PC.

      A vantagem das consolas é que só servem para jogar, então o jogo é feito ao milímetro para aquele hardware, e com isso consegue-se resultados espetaculares, enquanto que no PC tens de ter hardware actualizado para correr com os gráficos XPTO que as consolas correm sem dramas. 🙂
      Mas não nego que o PC tenha prós que as consolas tenham, mas o teu comentário pareceu-me excessivo.

      • João Santos says:

        O Eleck disse gráficos de ultima geração.

        Chamas upscale de 720p para 1080p gráficos de “última geração”? Para te fazer quote, “NOT!!!”

        Eu tive um PS3 e depois arranjei o desktop e vendi a PS3. Cá me parece é que tu nunca jogaste num pc. Ou num pc a sério, pelo menos. 😉

        As consolas actuais fizeram muito com o pouco que tinham, mas em relação aos desktops de topo.. tão miles away. 🙂

        • Carlos says:

          Tens razão, um PC tem gráficos *muito* melhores.

          Se bem que no caso concreto do Halo 4…

        • wishmaster says:

          PC é de longe melhor…

          Além disso dá para fazer muitas mais coisas.

          Editar vídeo, som, imagem, processar texto, etc etc etc …… Compram uma PS4 a 500 euros ou 600 euros depois esquecem-se que têm de comprar um PC para fazer certas coisas trabalhos etc….mais 500 euros para ter uma coisa mais ou menos decente que passado 2/3 anos não se arraste..
          Também acho que é melhor opção comprar logo um PC em condições.

      • Andy says:

        Não propriamente, as consolas foram feitas para os jogadores não precisarem de saber nada de nada de informatica e ainda assim jogar. Desempenho é num pc, não numa consola.
        Aliás por mencionar uma televisão Full HD, num Pc consegues jogar assim e até em 3D…
        E se não te agradar a coisa, podes fazer um upgrade que nas consolas é impossivel, juntas mais uma grafica em SLI e logo se vê.
        E PC nunca acaba, é o Pc que faz a consola e os Sw para consolas e os jogos para as consolas …

      • João Almeida says:

        Que argumentário tão falacioso… E que demonstra uma falta de conhecimento tão grande…

        É por isso que nada muda neste país (subentende-se aqui uma leve ironia à utilização hoje em dia massiva desta “conclusão”), os que sabem pouco falam muito e os que sabem muito falam pouco…

        Enfim…

      • Daniel G says:

        As consolas sempre tiveram mais restrições a nivel de hardware do que o PC, no caso da geração da PS3 e Xbox 360, I/O e memória em especial.

        Se o Halo tivesse sido desenvolvido em especial para PC, terias pelo menos possibilidade de jogar o jogo a 1080p nativos, com texturas e AA de maior qualidade.

  5. António Pereira says:

    Concordo completamente.

    Vejo o PC actualmente mais atractivo que nunca. O hardware pode ser mais caro que as consolas, mas a velocidade a que os preços descem, as pechinchas que se arranjam de maneira tão fácil e variada (promoções, bundles, giveaways, etc) a qualidade e acima de tudo a versatilidade (funcionalidades, retro-compatibilidade, possibilidade de jogar com comando, teclado, rato, volante, joystick, etc) fazem desta plataforma aquilo que é.

    Acredito que as plataformas de venda de jogos em formato digital como a Steam, Origin e semelhantes assim como os revendedores oficiais destas muito têm contribuído para o PC Gaming.

    Não tenho números, mas sinto o PC Gaming saudável e cada vez mais chegam ao PC géneros que em 2004 eram uma miragem (os géneros são cada vez mais provenientes de Devs 1st Party). A evolução está a atingir a curva da parábola e nesta geração as novas consolas já começam atrás do PC (seja em capacidades, assim como catálogo).

    Acho que produtos como a Steam Box vão mexer com isto ainda mais e vão ressuscitar o Zombie que é o PC Gaming (já declarado morto diversas vezes, mas sempre vivo).

  6. Marco Sousa says:

    Claro que a afirmação não é inocente mas não deixa também de ser verdade que o PC é ainda superior a qualquer consola.

    Cumprimentos.

  7. Francisco Castro says:

    Mas se a PS4 e a XBOX fossem equipadas com Nvidia, ele já não dizia isso. lol

    E prefiro de longe 1 pc em vez de uma consola.

  8. klyze says:

    Sem duvida alguma melhor.

    Qualquer das novas consolas que saiu este mês de novembro já está completamente ultrapassada à pelo menos dois anos pelo hardware dos PCs

    Mas isso não me vai impedir de eu, um dia destes, comprar uma PS4 (praí daqui a 5 anos lol)
    Isto porque o forte das consolas são os jogos exclusivos.

    Eu comprei uma ps3 á cerca de ano e meio joguei alguns exclusivos que sempre quis jogar, e vendi não faz dois meses.

    E apesar de reparar que a PS3 está completamente ultrapassada á muito tempo, eu gostei imenso dos jogos exclusivos que joguei.
    Last of Us, uncharted, final fantasy, etc

    A unica coisa neste momento que poderá (especulação) melhorar o futuro das consolas actuais é o novo AMD Mantle API, visto que ambas as consolas tem hardware AMD, mas para isso precisa de ser adoptado quase universalmente, e se a nvidia aceitar o convite da AMD para entrar no comboio do mantle, certamente mais rápido será.

    • TR says:

      “Qualquer das novas consolas (..) completamente ultrapassada” Não sei se essa afirmação pode ser feita assim tao facilmente, quando a PS4 possui:
      – um APU (CPU + GPU no mesmo chip) desenhado especificamente para ela, o melhor APU da AMD disponivel no mercado neste momento, Richland A10-6800K, tem cerca de 1/3 do poder de processamento do GPU da PS4,
      – um processador Jaguar 8-core, para o qual não existe nenhum que lhe faça par no mercado actualmente. só em Janeiro quando saírem os kaveri haverá termo de comparação;
      – 8GB of GDDR5 RAM, com uma largura de banda de 176 gb/s..
      – uma Radeon HD 7850, pronto esta já se encontra atrasada 2 series, mas será que com todo o poder que está por trás era necessário uma melhor?..
      Por isso não percebo como podes dizer que já esta ultrapassada em 2 anos, quando tem componentes que so estarão disponíveis no mercado no próximo ano!! (e não estou a falar do mercado nacional)

      • flavio says:

        APU não mas gráficas dedicadas já tem mais largura de banda que a da ps4

      • Rui says:

        não fales do que não sabes. O sistema(chip) presente na PS4 e na XBOX, é um APU, melhorzito que o APU mencionado por ti.

        Quanto ao resto não há nada no mercado que não corra num quad-core +/- recente (lançado entre 2011/2013) e numa gráfica de média gama (gtx 660 / amd HD 7800 series).

        Ah e a hd7850 não está 2 séries atrás, está uma, mas também não é esse chip gráfico que está presente na PS4/XBOXone.

        • TR says:

          @Rui “não fales do que não sabes” Desculpa, mas eu conheço-o de algum lado? Vc sabe o conhecimento que tenho ou não?, ou que faço ou não faço na vida?! Enfim..

          Quanto ao GPU, a hd7850 está 2 series atrás pois a Radeon já se encontra, neste momento, na série 9000. Quanto ao GPU das consolas, a XboxOne tem um GPU que se encontra na linha das HD7790, enquanto que a PS4 se encontra nas 7850-7870.

          • PEDRO ALMEIDA says:

            Portanto tás me a dizer que não existe nenhum processador melhor que o Jaguar de 8 núcleos? Sim é verdade, hà 5 anos não havia, mas hoje em dia já existe muito melhor.
            E não existe a série 9000 mas sim a r200, e também apenas existiram umas 3 ou 4 placas da série 8000 (pelo que sei apenas para portáteis). Acerca disso da gddr5 é verdade que ainda não existe para pc, mas a verdade é também que isso não importa muito , e não há de faltar muito para que os computadores tenham. É obvio que a ps4 no inicio quando sai tem que ter um hardware minimamente bom, mas que rapidamente (muito rapidamente…) está ultrapassado.

      • Rascas says:

        Acho que isto nem merecia discussão.

        Um CPU i7-2600k que já tem quase 3 anos é superior ao das novas consolas.
        Uma GPU Geforce 670 GTX que ja tem mais de ano e meio é superior ao das novas consolas.

        • Robert Soares says:

          eu não ia tão longe! lol
          O amd bulldozer 8core tem quase o dobro do amg jaguar da ps4!
          Agora corei7 nem comparação existe… Isso ja é demais x)

      • klyze says:

        É natural que tenha componentes customizados, as consolas sempre o tiveram, mas não significa que sejam mais poderosas por isso, ficarem baratas que um pc equivalente, aí concordo.

        A prova pura e dura é ser confirmado oficialmente o facto de jogos como o battlefield 4 não terem resolução nativa de 1080p nas duas consolas para correr a 60fps.
        Na Ps4 mais tarde foi confirmado que iria ter os 1080p/60fps mas testes após o lançamento confirmaram que na PS4 chegava no max a 900p e que realmente na xbox1 era 720p upscaled.

        E este infelizmente não é o único jogo que sofre desse mal.

        Podemos discutir a optimização dos jogos, como o sistema ainda é novo etc.
        Tudo bem, mas se quiserem ver titulos com graficos do calibre de um battlefield ou last of us, que realmente puxe pelo sistema acima de resoluções de 1080p.. segundo dizem as consolas estão preparadas, podem esperar sentados, já em 1080p esses jogos vão sofrer cortes em detalhes em comparação a versões de PC (se existirem).

        As consolas tem a sua razão de existir, eu pessoalmente gosto da PS, mas.. pintem o quadro como quiserem, no final apenas os resultados interessam.

  9. Robert Soares says:

    Lógico que é melhor que as consolas! A questão reside sempre no preço…

  10. Eu concordo com ele.
    Mas vindo do senhor da NVidia, agora que as consolas (PS e XBOX) mudaram para AMD 😛

  11. João Pereira says:

    Oh. Isso depende do pc xD

  12. Mota says:

    Concordo (ainda que ele esteja a puxar a brasa à sardinha lol), eu prefiro gastar 600€ num PC que me dá mais segurança, fiabilidade e outras funções, do que gastar 400€ numa PS4 que (apesar de não ser assim tão limitada) serve apenas para jogos.. pouquissimas pessoas a usam pra outra coisa.

    Cumpz

  13. Karven says:

    O único senão.. são os jogos exclusivos para consolas… estilo MGS… quer queiras quer não… podes ter de fazer o sacrifício.

  14. Tiago Santos says:

    Epico, claro que consegues sempre fazer um pc superior às consolas lançadas, se tivermos em consideração que a x360 é de 2007 era estranho não haver pc’s extremamente superior LOL… Mesmo assim os ultimos jogos continuam a correr sem problemas, alias muito melhor do que na maioria dos desktops. Porque? Optimização 🙂 é o mesmo que o android ser desenvolvido com base no nexus e, por isso, correr melhor neste do que noutros terminais.

    Cumps

    • wishmaster says:

      Não percebeste a questão…

      A questão é: hoje em dia com 700€/800€ fazes um PC que bate a XOne….
      Para não dizer que não custará 400 euros em Portugal….duvido muito!!! Aponta mais para os 500 ou 600….

      E isto tb para não falar nos PCs de topo…

      • Tiago Santos says:

        E os jogos que vão sair nos proximos 6 anos vão estar optimizados para esse pc de 800€ de orçamento? Nop, não vão. Vão estar optimizados para a Xone? yup, optimizadissimos a tirarem tudo o que aquele hardware especifico pode dar 😀

  15. FU says:

    Lol. usam as 2 componentes da AMD, estava-se à espera de que? xD Mas sim, é normal que para PC se conseguem melhores resultados simplesmente porque vai-se trocando de gráfica e pronto, mas só a chatice de calibrar graficos, etc… não não.. gosto bem da minha playstation 🙂

    • Nelson says:

      Claro, na geração anterior, ainda ficaram com um bom contrato com a PlayStation… Agora todas as consolas utilizam GPU’s AMD, claro que ele vai dizer isto.

  16. JJ says:

    Isso não é novidade nenhuma!
    Continuam a ser e continuaram a ser… dificilmente uma consola conseguira ultrapassar um PC.

    E mesmo que digam que depende do PC, o mesmo se diz que depende da consola. Por isso é que a PS1 já não se usa, pois já tens muitos anos. E a PS2, já ninguém quer… e na PS3, os jogos já não estão a trazer qualquer inovação gráfica.

    A tecnologia evolui e logicamente os jogos vão tendo sempre melhores gráficos e o hardware antigo começa a não conseguir suportar. Isso acontece tanto no PC como nas consolas.

  17. David Antunes says:

    enquanto um PC de 500€, que é o preço de uma consola mais recente, não corre todos os jogos com a mesma qualidade gráfica que uma consola corre, a relação qualidade/preço entre um PC e uma Consola é, sem duvida, melhor uma consola. Porque o preço médio para se fazer um PC de origem é aproximadamente 800€/1000€

    • flavio says:

      é verdade que precisas de gastar maia para um PC mas este não vai servir só para jogar. em vez de se gastar 400 euros na ps4 e outros 500 num pc para ir a net e assim, juntas isso e com 900 € já se faz muita coisa

    • JJ says:

      Podes gastar pela primeira vez, num PC Gamer talvez os tais 1000€.

      Nesse PC vais conseguir jogar todos os jogos que forem saindo com a melhor qualidade gráfica (melhor ainda do que na consola de ultima geração).

      Passado 2/3 anos, gastas mais 150€ num nova placa gráfica e continuas a ter a melhor qualidade gráfica que existe no mundo dos jogos.

      Alem do PC servir para muito mais do que simplesmente jogar.

      No caso da consola, gastas agora 600€… daqui a 2/3 anos, continuas com a mesma consola, mas o jogos já não tem a qualidade gráfica, como tem no pc. Após mias 2/3 anos, compras uma nova consola. Em 6 anos, gastas-te no PC +/-1200€… ou compras-te 2 consolas +/- 1200€. Se formos a ver a diferença de preço, é quase nula. Por isso, o PC acaba por compensar.

      Talvez a pequena vantagem das consolas é a comodidade que permite, principalmente para quem não é tão ligado as tecnologias.

      • David Antunes says:

        Como tudo há opiniões, eu prefiro de longe um computador, bem mais prático para se jogar online com TeamSpeak, RaidCall, Ventrilo, etc.. Mas como é óbvio uma consola é feita para especialmente para jogar, por isso os jogos vão ser desenhados para os componentes dessa consola, não sendo preciso alterar definições gráficas. No entanto quando se joga num computador o hardware gráfico é alterável o que nos permite actualizar consoante as necessidades de cada jogador.

      • Hugo says:

        Sim, porque em 6 anos só precisas de alterar a grafica por uma nova de 150€ que continuas com um pc de top… Alem disso essas contas são um pouco pro muito tendenciosas, para nao falar que quando compras a segunda consola de “600€” (a ps4 é 400… a one é 500…) e perfazes o total de 1000€ na consola, vais ter de gastar não 150€ numa 3ª grafica num espaço de 2/3 anos (ou melhor podes gastar 150€ mas vais comprar uma grafica média com a mesma qualidade da consola actual) e juntas a isso uma nova ram e sabe-se la mais o que, o que ja te leva as contas do PC para os 1400+-

        Eu tambem sou a favor do pc gaming mas é por motivos pessoais sendo o principal que não gosto de me restringir a nivel de hardware por aquilo que o fabricante quer, não olhando a custos para tal, agora ha que reconhecer que uma consola de jogos vai sempre ser um melhor investimento a longo prazo. Para tal nao como enganar e nao meter palas nos olhos, esqueçam o pc de topo e afins, é so fazer um pc com a mesma potencia e qualidade que uma consola desta nova gen, vejam o preço de ambos e daqui a 6 anos sem mexer vejam como é que um pc corre um jogo novo na altura contra como a consola corre.

        Ou para não se armarem em videntes, vejam um catalogo de componentes de 2006, de quando a ps3 saiu, vejam um pc na altura com a mesma qualidade da ps3, vejam o preço de aquisição da ps3 na altura e do pc, agora em 2013 para jogar ao fifa 14 por exemplo tou para ver o dito pc a correr o fifa 14 com a mesma qualidade que a ps3, ou melhor, tou para ver os componentes que o dito pc ja teve de levar entretanto.

      • Nelson says:

        Que ridículo…

        Vais-me dizer que pegas num PC de 2006 de 600€ e é só gastares 600€ para correres jogos com melhor qualidade que as consolas de ultima geração!

        LOL!

        Nem o PC de 2006, mesmo que fosse de 1500€ iria agora correr os últimos jogos (como tomb rapidez 2013)… Ridículo, uma coisa são opiniões, outra coisa é dizer que fica mais barato, ou quase o mesmo, quando o PC fica em mais de 4X o preço em consolas, só para teres melhor gráficos em meia dúzia de jogos…

        • darth says:

          dizes tu. again, retiras “verdades” do nada e esperas que sejam argumentos.
          nao eh verdade o que dizes, e se reafirmas es mentiroso, simples

          • Nelson says:

            Pois não, é tudo mentira, e por 600€, coroas PC brutal, é só gastar 150€ e compras uma placa gráfica nova xoto, muito melhor que as consolas…

        • Robert Soares says:

          Isso seria talvez há uns 10 anos atrás… Agora consegues bem montar uma boa máquina actualizada para jogos com 600€ na boa

    • Nuno Simões says:

      Não sei onde foste buscar isso, mas qualquer PC de 500€ é capaz de 720p a 30 fps.

      A não ser que seja algo ridículo como um processador de 400€ e 100€ para o resto.

      • David Antunes says:

        Talvez dê, mas se tentares jogar BF4 com 720p nao consegues os 30fps com um pc de media 500€, para além dos FPS drops. Eu pessoalmente prefiro jogar 720p com um mínimo de 60fps porque o olho humano nao consegue atingir mais que isso.

        • Nuno Simões says:

          Epá, dize uma coisa dessas em 2013… Experimenta um monitor de 120/144Hz e depois diz isso.

          E sim, com 500€ tens um computador que corra o BF4 a 720p com 30fps.

          720p é ridiculamente baixo, qualquer gráfica de gama média-baixa (100-140€) corre isso.

    • darth says:

      nao corre?diz quem.

      alem disso, faz-se muito mais num pc, alem de que ha mods e o preço medio dos jogos ser bastante inferior. Isso não conta para a tua definição de “qualidade/preço”?

      alem disso, nao sei de onde tiraste esses numeros, claramente fantasiosos para manipulares a “verdade” em teu favor.

  18. José Cordeiro says:

    Tambem concordo…
    a unica chatice dos pc é a questao da instalação enquanto que nas consolas é praticamente correr o jogo e jogar.

    mas sinceramente nao me importo 😛

    cumpz

    • wishmaster says:

      Não percebo essa parte da instalação, porque se chateiam tanto….

      Se tiverem um PC rápido ele instala os jogos rápidos também.
      Mas isso digo eu que tenho um Quad-Core i7 3770k a 3.9Ghz 😛
      Por isso basta ir beber um café à cozinha e quando chego ele instalou o jogo 🙂

      Mesmo o pessoal que tem processadores mais lentos, vão dar uma voltinha e o tempo passa rápido. Além disso, vale bem a pena esperar 20 minutos para jogar certos títulos 😀 e só esperas uma vez…

      • Portas says:

        Ja para nao falar que hoje em dia as consolas tambem demoram o seu tempo, nao é so chegar e por o disco.

        O GTA 5 ainda esteve um bom tempo a sacar e instalar ficheiros

  19. Ivan Vieira says:

    Concordo que os PC’s sejam melhores no entanto custo-qualidade a maioria dos utilizadores fica-se pelas consolas, que por 300-400€ oferecem hardware para correr os jogos mais recentes durante 3-4 anos enquanto que um PC para ficar TOP durante esse tempo requer muito mais investimento (:

    E depois claro ainda temos a questão do tipo de jogo, pelo menos na minha opinião os MMO’s, e muitos FPS são muito melhores se jogados no PC que numa consola, no entanto RPG’s, FIFA’s, GT’s etc. mostram resultados muito melhores nas consolas.

    Cumps.

  20. Ru1Sous4 says:

    “Matt Wright da Nvidia”

    Qual o hardware que a Nvidia tem nas novas consolas mm? Pois…

    A meu ver o PC é melhor, mas a consola apresenta um melhor preço/qualidade bem como é mais cómoda e com funcionalidades superiores ao PC (Kinect) a meu ver.

  21. Bruno says:

    Acho que esta questão estará sempre centrada em dois pilares: exclusivos e optimização.

    Se a produção de videojogos estivesse centrada na plataforma PC acho nem existiriam consolas do tipo PS4 ou Xbox One, somente as Wii’s e as Vitas por causa da portabilidade por exemplo, porque em termos de performance nada bate um bom PC (900€+). Agora as consolas mesmo com hardware atrasado por causa da optimização dos jogos por parte das produtoras, conseguem competir com PC’s mais actuais porque simplesmente fazem aquela função, mas fazem-na muito bem.

    • BigLord says:

      “somente as Wii’s e as Vitas por causa da portabilidade”

      … hein? Há aqui algo que não percebi :/

      • Bento says:

        Essa parte ficou confusa, mas acho que o que o Bruno queria dizer era que só existiriam consolas tipo Wii (controlos/experiência diferentes do “normal”) ou consolas portáteis como a Vita. Basicamente só existiriam/sobreviveriam consolas que oferecessem experiências bastante diferentes daquilo que se encontra no PC (ignorando que existem coisas como o Kinect para o PC).

        Foi o que entendi dessa frase…

  22. Jaime says:

    “…diz Matt Wright da Nvidia”

    Para bom intendedor meia palavra basta, isto é, CPU da PS4 e XBone são ambos AMD.

  23. Andy says:

    Para não falar num Overclock aos variados componentes de um PC, MoBo, Ram e Processador sem mencionar os Auto-Overclocks de graficas. Tudo pode ser modificado e “kitado” para melhor rendimento.
    Nem a própria plataforma de jogo é tão interessante. Há varios jogos que ha nos dois tipos PC/consola e que no Pc é muito melhor que nas Consolas. Exemplo disso são os Grand Thief Autos, o que se faz nas consolas e o que se consegue fazer num Pc Meu Deus, não tem nada a ver e nos foruns bem se lê. As SandBox é outro exemplo, o Multyplayer …
    A consola apresenta melhor preço final. Mas isso … prefiro gastar de 4 em 4 anos metade do preço de uma consola numa grafica nova.

    • wishmaster says:

      Exactamente…

      Vejam o caso do GTA V…Saiu para as consolas e vai sair no início de 2014 para o PC. Dizem que vai ser muito melhor em termos gráficos e IA.

      E continuo a insistir na mesma tecla. Compram consolas e depois vão a correr comprar um PC para trabalhar e para usufruir das outras funções que o PC disponibiliza.
      E depois? Compram uma carroça de 400 euros para trabalhar, passado mais 4 anos têm de comprar outro e estão quase a comprar outra consola…..

      Acho que é bastante óbvia qual a escolha mais acertada…

      ÚNICA VANTAGEM DAS CONSOLAS: JOGOS EXCLUSIVOS. Ponto.

  24. Nuno Catarino says:

    Não percebo porque dizem que nas consolas só jogam jogos de topo durante 3-4 anos.
    A ps3 saiu em 2006 e ainda está para durar.
    Um pc de 2006 por melhor que fosse…

  25. Carlos says:

    É, mas…

    As consolas têm algumas vantagens.

    É como os frigoríficos, simplesmente funcionam.

    E há os jogos exclusivos. Se se quiser jogar ao The Last Of Us, ou a um qualquer Halo (com a exceção do Spartan Assault), o PC não dá, né verdade…

    E na XB1, quando funciona bem, os comandos de voz são a ficção científica tornada realidade. Isso, e o reconhecimento visual de quem está em frente da consola.

    E isso só vai melhorar.

    Sim, os PCs tem CPUs e GPUs muito melhores, com uma placa gráfica AMD R9 290X ou uma GTX 780Ti qualquer consola fica a anos-luze e com um i7 4960X ou um FX-8 CORE 9590, o CPU das consolas coitadinho mas voltem a ler do principio.

    Têm mercados diferentes, e, sobretudo, usos diferentes.

    É como os tablets e os PCs. Eu também achava que um tablet era um desperdício de dinheiro, mas bisbilhotar a vida das outras pessoas no Facebook, ver uns filmes de gatinhos no Youtube, ver e responder aos e-mails, é mais do que suficiente. E tem a vantagem de ser muito mais portátil que um notebook, por isso posso fazer isso enquanto tomo o pequeno-almoço ou enquanto está no intervalo do filme que está a passar na TV, etc.

  26. Canelas says:

    Pena é que jogos como o GTA V, Forza Motorsport, Gran Turismo e Killzone não cheguem ao PC.

  27. Pedro says:

    estas guerrinhas entre gamers de pc e consola não fazem sentido nenhum….

    e foi dito ai “ah e tal as consolas é para quem não percebe de informática”, eu tenho PC montado por mim e jogo a tudo no máximo etc e eu percebo até muito de informática… e no entanto comprei a PS4 para jogar aos exclusivos que o pc nao os vai ter…

    Daí não perceber essas bocinhas do ah e tal o pc tem melhores gráficos etc , isso é óbvio….

  28. Ricardo Mota says:

    A verdade é que o profetizado fim da plataforma PC enquanto gaming tem vindo a ser adiado, ano após ano.

    Na verdade, grande parte do mercado (porque é disso que se trata, embora vá sendo olhado com desdém por muitos, incompreensivelmente) do gaming competitivo é baseado na plataforma PC, e os grandes eventos, como a ESWC, a DreamHack, etc são realizados precisamente nesta plataforma.

    Os jogos evoluíram muito ao longo dos anos. Houve a criação e o desenvolvimento do tal mercado de gaming competitivo. Envolve patrocínios, envolve equipas profissionais ou semi-profissionais e envolve, claro, MUITA gente. Muito público, muito dinheiro. Há eventos de jogos online que têm mais público que grande parte dos jogos de futebol das melhores ligas europeias. E isso ainda é um choque para muitos.

    A Valve deu uma nova machadada nesta profecia do fim do PC e prevê o lançamento das SteamBoxes em 2014. A ideia é levar a guerra PC vs consolas para o terreno delas e derrotá-las lá. O conceito é, na verdade, muito simples, e tenta contrariar as desvantagens do PC tornando-as em pontos fortes. As SteamBoxes serão consolas “abertas”, sendo livres para actualizações de HW ou SW por parte dos utilizadores que, assim, deixam de estar amarrados e terem que comprar acessórios desta ou de outra marca. Terá preços naturalmente competitivos, como é obrigatório, mas trará consigo, para a sala, TODA a biblioteca de jogos que cada utilizador tenha na STEAM. Ou seja, a consola já vem com jogos – muitos deles gratuitos e GRANDES sucessos, como o Team Fortress 2, o Planetside 2, Warthunder, Dota 2, etc.

    Disponibilizará também jogos a preços acessíveis, como já foi dito aqui, através de Bundles (Bundlestars, Humblebundle, etc) e promoções da Steam e promete fornecer também a funcionalidade de partilha de biblioteca de jogos (ou seja, partilhar, virtualmente, TODA a biblioteca de jogos de um utilizador com vários) e, inclusivamente, a venda ou troca de títulos, transaccionada a nível virtual mas com efeitos práticos nos jogos efectivamente acessíveis por parte de cada utilizador.

    É um marco na história da informática, dos jogos e das consolas. E vai fazer correr muita tinta ainda.

  29. darth says:

    fantástico. uma não-noticia na pplware atrai tantos comments

    alem de dizer o obvio, qual é a novidade que isto traz?

    • Pedro Pinto says:

      Traz um tema a discussão…

    • Vítor M. says:

      Será o contraponto do que foi dito há 10 anos? Será que a evolução das consolas e o desacelerar da evolução dos Pcs não deveria ter efeitos contrários? Será que os preços em cada segmento não deveria provocar outro cenário?

      Tudo isto é notícia, tudo isto é relevante, é preciso é atingir este nível de critica…

    • wishmaster says:

      darth,
      Concordo com o Pedro Pinto e com o Vitor M., a notícia, além de ser uma notícia, ao contrário do que tu dizes, porque são declarações de um representante de uma empresa que constrói chips gráficos, lançou o mote para esta discussão.

      E apesar de já ter sido proprietário de consolas no passado, continuo fã do PC e a dizer que o PC é melhor, é mais versátil do que a consola, tem mais funções do que a consola, enfim, é melhor em tudo. Se souberes combinar as componentes da forma adequada e tiveres um bom orçamento é preferível que vás para o PC (podes trabalhar, podes editar vídeo, música, imagem, etc, etc, etc).
      Passado algum tempo, podes fazer um upgrade por um preço (como já disseram aqui) que é metade do preço das consolas.

      E outra coisa, já que falamos em preços. Têm a certeza que ao momento do lançamento a X1 e a PS4 vão custar entre 300 e 400 euros..? Já agora gostava que alguém me informasse sobre isso, porque não acredito que assim seja. A X360 custava 500 euros e a PS3 custava 600 euros, lembram-se?

      Por mais um pouco consegues um PC muito melhor do que isso…E, para terminar, como tb já disseram aqui, esta discussão está mais ou menos arrumada porque todos sabemos as vantagens do PC e que são superiores à vantagens das consolas.
      Mas a discussão é sempre útil para debater vários pontos de vista à medida que as coisas vão evoluíndo e esclarecer quem possa estar menos esclarecido. Portanto, é benéfica…

    • wishmaster says:

      E só mais uma coisa:

      Mas alguém gosta de jogar um FPS num comando analógico…???
      Eu destesto… Nada como um rato e um teclado. Lá está, mais uma coisa que tens que comprar para a consola.
      Ao PC ligam-se periféricos que dificilmente tens na consola: volante, joystick, comandos analógicos, etc..

    • wishmaster says:

      Já vi o preço, custa mesmo 400€.

  30. Pedro Barroso says:

    É assim, eu antigamente jogava no PC, até que comprei a PS3. E agora prefiro as consolas para jogos e o PC para trabalho. Duas razões, primero tenho um ultrabook (macbook air) para trabalhar e que dá para jogar o único jogo que gosto mesmo de jogar no PC, que é FM. E não preciso de um desktop para trabalho, pois não realizo trabalhos que sejam intensos a nível gráfico. A segunda razão que me leva a preferir a consola a um desktop para jogos é a seguinte, eu vou comprar a ps4 agora a 400€, e sei que durante pelos o menos uns 5 anos ela vai correr os últimos jogos, porque vão ser optimizados para ela, ao contrário de se comprar agora um pc por esse valor (é dificil comprar alguma de jeito por esse preço) daqui a 2 anos já vou ter que mudar pelo o menos algum componente dele. Eu sei que o PC tem melhor gráficos mas isso não me afecta por aí além, ligo mais à jogabilidade.

  31. Portas says:

    In other news, bears still shitting in woods.

  32. cois0 says:

    Para mim as consolas valem a pena por causa dos exclusivos e mais nada, acho o preço das consolas exagerado.

    Com 400€ na mão conseguimos montar um desktop superior a nível de hardware, e tamos a falar de 400€ na mão do consumidor FINAL que tem de chegar para dar lucro à empresa X, Y e W.

    Agora para a Sony e MS o custo duma APU, Ram, Disco etc etc a comprar aos milhões e milhões deve fica a um preço irrisório, ou seja, andam a mamar pesado.

    No tempo da PS3 e 360 compreendo a pratica desses preços, eram sistemas que tinham hardware de TOPO, Blueray tinha acabado de sair, o cpu CELL e Xenon quad-core (embora trabalhasse apenas com 3 cores era um quad) a 3.2Ghz que valiam uma fortuna na altura, eram sistemas que valiam o dinheiro que dávamos por eles, agora a PS4 e a ONE não, são simplesmente um pczito de entrada de gama.

  33. Dachau says:

    Enquanto muitos pouparam dinheiro para a nova geração de consolas eu preferi gastar 650€ em alguns componentes para montar um PC. O STEAM, mods/edit e Flight Simulator são trunfos que não consigo encontrar na consola. Só fico triste quando vejo imagens do GT6… lol

  34. Guilherme Fernandes Jorge Gonçalves says:

    Na minha opinião em qualidade preço as consolas são bem melhores… queria ver alguém com 450 euros arranjar um pc que corra um jogo da actualidade como corre a ps4 por exemplo… boa sorte nisso pessoal!

  35. Bruno says:

    Mas afinal, digam me onde e que se compra um desktop por 400€ em que consigas jogas esses jogos ao MÁXIMO. estou para ver o desenpenho de um computador razoavel, que para mim anda por volta dos 500€ com o GTA V. O que é de realçar aqui, é o facto de as consolas, com hardware mais fraco ou não, conseguirem levar os jogos até aos limites durante alguns anos.

    À Medida que os jogos vao saindo, os pc’s razoaveis vão ficando fracos para esses jogos, e vai te exigir um upgrade. Se quiseres alguma coisa jeitosa, pelo menos para uma gráfica, gastas umas boas massas, (isto a contar que ja tenhas um bom processador)

    Fica a dica!

    Cumprimentos

  36. Jorge says:

    Na minha opiniao um “verdadeiro” gamer deve se possivel ter experiencias de jogo em diversas plataformas. Alias as plataformas em si proporcionam experiencias unicas mesmo em jogos semelhantes.

    Em termos de performance nao podemos fugir aos factos, o PC sera sempre superior. Recentemente tive uma experiencia bastante triste com o GTAV onde fiquei bastante decepcionado com os gráficos que apresentavam jagged edges num full HD 27″ tive que reduzir o output da consola (XBOX360) para 720p e mesmo assim ainda eram visiveis fora a “texture popping” cada vez que andava num carro desportivo a alta velocidade numa recta (sem desmérito para um grande jogo).

    Eu cá se tivesse $$$ comprava todas as plataformas menos as portable que nao me entusiasmam.

    Acho também que os game-studios/publishers/hardware-makers comecarao a investir mais na plataforma PC uma vez que uma geracao de gamers que nasceu e viveu com jogos tem agora a possibilidade (se tiver trabalho) de comprar jogos e investir em hardware. Também ajudava se os precos do jogos em PT nao fossem irreais aqui (UK) as lojas de revenda de jogos sao aos pontapes.

  37. Jorge says:

    Me encanta este website. Se trata de alguno de mis favs por motivo de que es extremadamente provechoso.
    Un saludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.