Os jogos na plataforma Android estão no seu melhor
É facto que os jogos no Android, durante pelo menos os 2 primeiros anos de vida desta plataforma (lançada em Setembro de 2008), serviram apenas para entreter e não para impressionar. Com isto pretendo dizer que a qualidade gráfica e riqueza de conteúdos, tirando algumas excepções, não era mesmo o seu forte onde alguns jogos disponíveis (e até relativamente populares), embora tivessem uma mecânica interessante, pareciam produzidos por amadores e a falta de qualidade era inegável.
Actualmente, e principalmente no decorrer do último ano, existe já uma forte concorrência entre programadores/empresas para que um jogo consiga alcançar o topo das preferências, seja ele gratuito ou pago. É verdade que alguns títulos alcançaram rapidamente o sucesso devido a já serem um "hit" na plataforma iOS da Apple, contudo a subida abrupta da sua qualidade está à vista, mesmo nos terminais com mais de um ano de vida.
A inclusão do chip gráfico Tegra 2 da Nvidia foi bastante importante para a melhoria da qualidade destes conteúdos, no entanto muitos dos títulos lançados exclusivamente para Tegra 2 (os tais da sigla THD no título) mais pareceram uma campanha de marketing da Nvidia que... abrandou consideravelmente.
É mais que sabido que um dos problemas inerentes à plataforma Android é a sua distribuição por todas as gamas de equipamentos, dos cerca de 100€ aos quase 700€, e como é óbvio o equipamento mais barato não poderá correr conteúdos direccionados à gama alta. Mesmo assim, considerando apenas as gamas média e alta, existe uma variedade de equipamentos considerável, e claro, vários chips gráficos que precisam de ser tidos em conta para que haja compatibilidade do jogo com o dispositivo.
A Gameloft, no que à compatibilidade diz respeito, é a empresa que mais impulsionou a qualidade e variedade dos (bons) jogos em vários dispositivos para a plataforma da Google e soma já quase 30 títulos com qualidade de topo.
Mais recentemente, alguns títulos inicialmente exclusivos do Nvidia Tegra 2 como o Riptide GP ou o Sprinkle, "deixaram a exclusividade" e apresentam assim versões para uma quantidade alargada de dispositivos. Após experimentar esses dois jogos em tablets Android de 10.1" com Nvidia Tegra 2, achei de facto interessante aquela qualidade inerente àquele SoC. Agora, em dispositivos com mais de um ano como o Samsung Galaxy S ou Galaxy Tab, fico ainda mais impressionado com a perfeição, fluidez e riqueza com que o mesmo jogo, o tal que me impressionou no Tegra 2, corre agora nestes "modestos" GPUs PowerVR. E isto claro, passa-se em vários outros dispositivos Android.
Curiosamente (ou não), todos os títulos que aqui refiro estão disponíveis para iOS, plataforma essa sem dúvida mais confortável e equilibrada para um investimento deste tipo, não fosse ela a mais rica plataforma no ramo do entretenimento.
Resumindo, a generalidade dos dispositivos Android é capaz de muito mais do que aquilo que actualmente demonstra. Tudo se resume à falta de suporte dos seus fabricantes (estendido às operadoras) e a alguma falta de empenho (ou investimento) no suporte de vários chips gráficos por parte dos programadores de jogos. O "sintoma" não é benéfico mas estão "algumas promessas" no ar, nomeadamente no que se refere à introdução e posterior massificação da recente versão Android 4 Ice Cream Sandwich.
Se pretender conhecer melhor os títulos da primeira imagem, deixo abaixo os nomes e respectivas ligações:
- Riptide GP - 2.39€
- Shadowgun - 3.99€
- World of Goo - 3.99€ (tem demo com primeiro capítulo)
- Sprinkle - 1.50€ (tem versão gratuita)
- Need for Speed™ Hot Pursuit - 5.49€
- N.O.V.A. 2 HD - 5.49€
Há cerca de uma semana foi comemorada a marca de 10 mil milhões de aplicações descarregadas no Android Market. Realço agora que, desses 10 mil milhões, 2.5 mil milhões referem-se a jogos descarregados, abrangendo 25.6% de share da totalidade de conteúdos.
Se é fã de jogos no Android, tem notado melhorias no últimos meses? Acha que há ainda muito território a conquistar?
Este artigo tem mais de um ano
Isso é de pouco importância uma vez que jogar em celulares e tablets esta longe de ser uma experiência agradável.
Achas mesmo? Com que argumento sustentas a tua afirmação?
Sabias que (saberias se tivesses lido todo o artigo) a plataforma iOS está no topo em vendas no que diz respeito a entretenimento? Sim, acima de PS3, XBOX e Wii…
Hugo, tem alguma lógica comparar o iOS com PS3, XBOX e Wii? Acho que é a mesma coisa que comparar uma scooter 50cc com uma mota 1000cc (R1) ou 1300cc (hayabusa).
Eu tenho uma PS3, e não sou da mesma opinião que tu. Quando jogarmos MW3, Need For Speed Run, Battlefield 3 ou outros grandes jogos que agora nao me lembro, num gadget como um Iphone ou então um Android topo de gama o mesmo que jogamos numa PS3 ai dou-te toda a razão, mas não tão cedo na vida.
É óbvio que vai haver mais gadgets iOS ou mesmo Android do que PS3 ou XBOX e mesmo Wii..
O meu comentário foi uma resposta ao Scheldon e quis obviamente demonstrar que, para que os números de vendas de jogos no iOS tenha chegado onde está (referi no iOS porque é aí que são conhecidos números, pelo menos para já), é porque a experiência não está longe de ser agradável, diferente do que ele disse.
A experiência não poderá obviamente ser comparada e defendo o que escreveste, no entanto os elevados números de vendas nas plataformas móveis não são “só porque sim”. Há de facto um mercado com potencialidades enormíssimas…. e só “agora” começou!
Sheldon*, e o teu comentário pouco teve a ver com o género de comentários que “ele” faz.
http://mynintendonews.com/2011/12/09/shigeru-miyamoto-doesnt-like-smartphone-gaming-as-theres-no-physical-buttons/
Tenho um android. Tenho o Angry Birds. Comprei o Cut the Rope. São jogos giros e originais. Mas não passam disso. Um dos problemas são os ecrãs capacitivos. Andar com o dedo a passar no ecrã a tapar logo uma boa parte do que está a acontecer não tem jeito nenhum. Por alguma razão a Nintendo ficou-se pelos resistivos na 3DS. Para se poderem usar estiletes finas que não estraguem a experiência.
O único jogo em que investi mais horas foi no Game Dev Story. Mas isso é pela natureza do jogo. Numa DS ou até num PC jogar-se-ia muito melhor. Até activei a opção do jogo para colocar teclas virtuais no ecrã.
Tens de experimentar (se o teu equipamento suportar devidamente) alguns títulos da Gameloft, o Riptide GP, o Fifa 12 e outros na mesma fasquia.
É claro que os controles no ecrã de um smartphone, no caso do Fifa por exemplo, tapa de facto um bocado considerável… já num tablet de 7″ (ou maior) é um mimo… mais parece uma consola portátil de ecrã *generoso*.
Pois é, mas têm que experimentar jogar num Xperia play. Isso sim já é outra dimensão nos jogos em smartphones.
O pessoal do Pplware tem que ter mais calma ao responder ás opiniões dos outros, moderando esse tom, e parar de tomar tudo como ofensa pessoal.
Este é um conselho que vos dou a fim de promoverem o vosso site, e também se quiserem que as outras pessoas valorizem as vossas opiniões…
“e parar de tomar tudo como ofensa pessoal”
Achas que tomei o comentário dele como uma ofensa? hehe 😀 Aqui trocam-se ideias e procura-se falar da realidade…
Estás de acordo com a afirmação do Scheldon? Bem, gostos são gostos, e cada um tem as suas preferências, mas a afirmação dele generaliza… algo que na realidade não se verifica dado o sucesso “do conceito”. Além disso, ele não argumentou.
Depois, a tua intervenção de “opinião” ao que tu achaste da minha resposta… bem, o artigo parece-me bastante mais interessante 😉
Hugo Cura:
“Sabias que (saberias se tivesses lido todo o artigo) a plataforma iOS está no topo em vendas no que diz respeito a entretenimento?”
Será? http://graphjam.files.wordpress.com/2011/12/funny-graphs-all-about-nintendo.jpg
Estou convicto que sim, não tenho lido outra coisa:
– prweb.com
– pocketgamer.biz
“funny graph”?
nao te iludas com o nome, as sources estão lá!
Eu vi perfeitamente, mas não viste os links que deixei?
Mas dá-me uma fonte concreta… posso ter visto apenas as “erradas”. O que interessa aqui é qualidade de informação e boas fontes.
epah… mas não achas que esta cada vez melhor?
Boas penso que estas enganado
Está no topo em que análise?
Creio ser subjectivo.
Claro que se comparares por exemplo o Tetris com o MW3 por exemplo existe muito mais quem jogue Tetris, o que para mim, não o faz um jogo melhor 😉
Ninguém falou nesses termos de comparação. Lê o artigo que perceberás 😉
Tu é que comparaste jogos iOS com PS3 e afins…
Em vendas acredito que esteja, agora não vamos comparar assim.
São dois mercados (para já) distintos.
Um dia os jogos para plataformas com Android vão igualar a qualidade dos jogos para iOS. Para o bem de todos, esperemos que não falte muito para esse dia.
o shadowgun está formidável no galaxy note
Esse jogo é espantoso! Gráficos lindos, jogabilidade espectacular!
Quem tiver acesso à aplicação “samsung apps” (obviamente disponivel em telefones samsung) poderá obter o need for speed hot pursuit gratuitamente 🙂
Bom dia ,
Isso é o que Hugo Cura diz no seu artigo que os jogos para a plataforma Android estão ou o mesmo nível ou perto da qualidade que são apresentados na plataforma IOS , eu não posso opinar sobre jogos porque é uma coisa que pouco me interessa , mas esta realidade do aproximar da qualidade e até nalguns casos superar o IOS , tem-se verificado nas aplicações com actualizações constantes e cada vez melhores .
Cumprimentos
Serva
Olá a todos…
Não querendo ser agressivo ferir susceptibilidades…
Ao ler certos comentários que aqui colocam, só vêm provar cada vez mais, que são todos uns frustrados que andam contrariados com “vida”.
No qual deveriam provar que sabem fazer melhor demonstrando-o, em vez de fazerem criticas absurdas.
Leiam e absorvam o que vos interessam, pode ser que aprendam algo de útil.
Será por haver tensão a mais na vida das pessoas? Não será frustração, pois se estão aqui no nosso site são desde logo pessoas muito bem informadas, mas poderá haver tensão sim.
A tua sugestão é importante. ler e absorver conhecimento.
Tentou, mas creio que não diz nada em concreto sobre:
– ios vs android
– chips gráficos
– só existe gameloft ? k LOL
Não? 😀 ora lê bem o artigo, toma atenção aos links, aos números apresentados e verás que está lá tudo 😉
1- definitivamente não era esse o objectivo
2- sim, e até mostrei um pouco do “negócio” que por aí anda… felizmente cada vez menos
3- hã?
Já agora, aproveita e lê o comentário do ZlsVs 😉