Numantia, e um pouco da História Ibérica
Tradicionalmente e tirando um ou outro exemplo (talvez Portugal 1111 tenha sido o melhor), a grande parte dos jogos de estratégia (e não só) passa ao lado da nossa História, aqui do nosso "cantinho à beira-mar plantado".
No entanto, aos poucos as coisas vão evoluindo e recentemente foi divulgado um projeto espanhol que parece interessante: Numantia.
Invariavelmente as temáticas de jogos de estratégia passam na sua grande generalidade pelos grandes conflitos mundiais ou então por cenários fictícios. Não tendo nada contra isso, acho no entanto, que já era tempo de ser dado algum destaque ao pedaço da História dedicado ao nosso cantinho da Europa.
Apesar da existência de alguns jogos com referências ao feudo da Península Ibérica, ainda são poucos e a RECO Technology, um estúdio espanhol, está empenhado em voltar a moeda, com o seu projeto Numantia.
Numantia é um jogo de Estratégia por Turnos que tentar ilustrar os eventos ocorridos na Península Ibérica durante a ocupação romana, algures em 154 Antes de Cristo.
O jogo permitirá aos jogadores vestir a pele, quer dos Ibéricos (seja Carus of Segeda, Rhetogenes ou Ambo) ou dos Romanos (na perspectiva do General Scipio ou do legionário Asellius) e voltar a escrever a História da nossa Península. O jogo contará ainda com mais de 30 unidades distintas à disposição do jogador, baseadas nas unidades da altura.
Numantia será lançado em Outubro para Xbox One, Playstation 4 e PC.
Deixo-vos algumas imagens de Numantia:
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente Portugal, nos dias de hoje não tem qualquer tipo de influência no Mundo a não ser Diplomática. Por um lado é de ficar triste, porque fomos um país que a par da Espanha fomos os EUA e a URSS do tempo dos descobrimentos. Por outro, o facto de não sermos um dos focos de popularidade também não nos torna um alvo a ser superado ou atacado, económica ou militarmente. Isto para dizer que, temos uma história fantástica que, havendo algum foco/interesse na nossa história em particular pelas mais importantes empresas de produção de jogos poderiam haver uma série de excelentes jogos. Desde as guerras dos lusitanos contra os romanos. As guerras na própria peninsula ibérica, os descobrimentos dariam óptimos jogos de estratégia. Até à guerra colonial que daria um excelente jogo de estratégia política e/ou militar ou um bom FPS. Não havendo grandes estúdios mundiais de produção de jogos em Portugal, a probabilidade disso acontecer é remota.
A política e a população estão já há umas décadas em modo futebol, cerveja e novelas, tudo o resto como elevar os padrões mínimos e imagem passam ao lado. Outrora éramos valentes, agora somos uns paus mandados da UE onde até o presidente da UE e o de Angola esquecem-se da nossa existência. Pelo menos resta-nos o prêmio do Porto como melhor destino turístico (barato) da Europa.
infelizmente é uma grande verdade…
Este jogo também passa ao lado da nossa história! Portugal só foi fundado no seculo 12