Nintendo Switch Lite, a nova consola portátil é oficial
Compacta e leve, esta é a nova consola de jogos. Chama-se Nintendo Switch Lite e chega a 20 de setembro às lojas com um preço que deverá rondar os 200 euros. Entretanto, já sabemos que estará disponível em três cores, o turquesa, cinza, bem como o amarelo, com direito à sua bolsa própria para transporte e proteção.
Está na hora de ficar a conhecer o mais recente elemento da família Nintendo Switch!
A nova consola de jogos tem já uma seção dedicada no site oficial da Nintendo. Aliás, também pode comparar diretamente a nova consola, e respetivas especificações técnicas, à Nintendo Switch convencional através desta ligação. Ao propósito, recordamos ainda que já no início do ano corriam rumores em torno deste produto.
Chegou a nova consola Nintendo Switch Lite
Importa primeiramente perceber onde é que a nova consola de jogos se vai encaixar. Isto é, definir o seu propósito e colocação face à Switch original, lançada em 2017. Assim, a empresa deu a saber que o novo produto foi concebido especificamente para jogar títulos da Nintendo Switch no modo portátil.
Por outras palavras, a gigante nipónica sentiu necessidade em criar uma consola unicamente portátil que pudesse usufruir do ecossistema da Switch. Além disso, fê-lo num formato mais económico, mas igualmente colorido e aprendendo com os hábitos de utilização comprovados pela consola matriz.
https://twitter.com/NintendoEurope/status/1148927159790120960
Posto isto, temos na Nintendo Switch Lite os comandos já incorporados, sendo também mais compacta do que a consola original. De igual modo, a nova consola não inclui um suporte nem cabo HDMI, sendo um dispositivo unicamente portátil pelo que também não oferece a possibilidade de ser ligada a uma TV.
Mais compacta, mais barata, mas estritamente portátil!
A nova consola, a chegar no dia 20 de setembro às lojas, afirma ser compatível com todos os jogos do catálogo da Nintendo Switch que contemplem o modo portátil. Assim sendo, teremos algumas restrições apresentadas no verso da embalagem dos jogos, bem como no site oficial da empresa japonesa.
A nipónica dá ainda a saber que além das três cores para a Nintendo Switch Lite disponíveis no dia de lançamento, teremos uma versão especial. Apelidada de edição Zacian e Zamazenta, será uma consola de edição limitada a chegar no dia 8 de novembro às lojas. Em seguida podemos contemplar as mesmas.
Será uma versão dedicada aos fãs dos novos títulos da saga Pokémon. Mais concretamente, o Pokémon Sword, bem como o Pokémon Shield, sendo cada um dos personagens pokémons lendários. O efeito, tal como podemos ver, mostra-nos cores distintas para os botões e para a traseira da nova consola de jogos.
Totalmente otimizada para jogos no modo portátil
Comprovando-se assim os rumores prévios, temos a mais recente adição à família de consolas Nintendo Switch. Já o seu preço, ainda que não tenha sido revelado para Portugal, a imprensa internacional aponta a fasquia para os 200 dólares. Portanto, contamos com um valor similar em euros, ainda por confirmar.
Ora, mas afinal o que muda face ao formato anterior? Temos um ecrã menor, com 5,5 polegadas face às 6,2 polegadas da Nintendo Switch original. No entanto, ganha assim uma maior autonomia. São mais 30 minutos de utilização, o que acaba por servir o seu propósito, a portabilidade.
A empresa deu também a saber que a resolução do ecrã continua a ser HD (720p), mas agora num ecrã ligeiramente menor. Ora, isto dá-nos uma maior densidade de píxeis por polegadas, um incremento na ordem dos 12% que, na realidade, fará a imagem parecer mais nítida e com mais detalhes.
Infelizmente, perdemos o HD Rumble, presente nos joy-cons da consola matriz. Aliás, de fora da nova consola está também a câmara IR, para acompanhar movimentos. São sacrifícios necessários para reduzir o tamanho do produto, bem como o seu preço final. Este, por sua vez, será anunciado posteriormente para Portugal.
Por fim, a nova consola de jogos é um pouco mais leve, servindo novamente o propósito da portabilidade. Ao mesmo tempo, é também mais estreita e fácil de transportar. Mais uma vez, algo que abona todo o seu propósito, ser levada com o jogador.
A Nintendo Switch Lite chega a 8 de setembro às lojas com preço ainda por anunciar
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Nintendo PT (blog)
Fonte: Nintendo (Portugal)
Neste artigo: consola, Jogos, nintendo, Nintendo Switch, Nintendo Switch Lite
Esta sim, basicamente para substiuir a Nintendo 3DS !!!!
+1
É mais uma ps vita 2
E se eu te disser que foi a Nintendo que começou as consolas portateis, e a Sony só entrou na festa anos e anos depois?
A PSVita era muito boa, mas não teve nem de longe o sucesso da Nintendo com suas múltiplas consolas portáteis ao longo do tempo. A PSVita concorreu contra plataformas da empresa que domina o mercado das consolas portáteis desde sempre. A Switch Lite pode apenas concorrer com ela mesma… A depender da estratégia da Nintendo.
A título de curiosidade, no Japão o player de musicas mais usado não é o telemóvel, como no resto do mundo, é a DS. Me preocupa que a Nintendo não adotou algumas medidas para tornar a Lite mais atrativa:
Falta uma cover nativa para o ecrã e botões, que exige uma bolsa para proteger a consola
Os direcionais parecem ser altos como os da Switch, o que faz prender em tudo dentro da bolsa se ela estiver na mochila sem uma proteção
Por fim, exigir uma bolsa, torna a Switch Lite tão prática quanto a Switch normal
Isto e simplesmente estupido…….
Se a switch normal ja faz isto e muito mais por +100………
Nao faz sentido este modelo
Simplesmente +1 flop
Pelo que percebi é uma consola mais barata e mais compacta. Já tentastes andar com uma Switch normal no bolso? Não acredito que seja flop
É flop, sem contar que já há noticias que nem vai conseguir correr todos os jogos que switch consegue.
Por menos 100 euros perder metade das vantagens a nivel geral…….. Fica mais compacta, okay mas hoje em dia nem há calças que consigas colocar 1 telemovel de 6″ polegadas quanto mais uma consola……….
It´s a flop
Eu não prevejo o futuro, mas a observar o que já existe ajuda a entender como funciona o mercado dos games… a Nintendo já é superlativa no mercado com o 3DS que é a maior fonte de lucros da empresa, e é bem menos capaz que a Switch Lite, sejamos mais pragmáticos…
Epah liguem para a Nintendo, este gajo e que sabe !
720p, welcome to 2019…
Não achas suficiente?
Esta até tem mais ppi já que o ecrã é um pouco mais pequeno que Switch normal.
720p é mais que suficiente para um dispositivo destes, e não podes esperar grande detalhe gráfico ao jogar com o chip da Switch (o Witcher 3 vai correr a 480p e com low presets provavelmente… e os jogos da Nintendo têm o quê? texturas 720p sequer?).
É natural querer mais e melhores specs de um dispositivo, no entanto.. . A maior fonte de lucros (dados https://www.wepc.com/news/video-game-statistics/#console-gaming ) foi até 2017 o 3DS, que não faz cócegas no Switch, um telemóvel intermediário ou um PS4, mas a Nintendo sabe muito bem o que está a fazer para o bem do seu modelo de negócios. Para termos mundos mais vastos, como o de Breath of the Wild ou texturas e desafios interessantes como os de Mario Odyssey em um pack que envolve preço atrativo, alta qualidade de construção, lucros interessantes, longevidade do sistema, foi preciso sacrificar alguma coisa… Não dava para por uma consola a mais de 1000$ para adicionar as specs que todo mundo quer ter, mas ninguém quer pagar.
Eu tenho a Switch normal, e pondero comprar a Lite para deixar a Switch em casa… Se lançarem um modelo Pro, posso ficar com o cenário ideal para casa que é a Lite pro miúdo, a normal volta a andar comigo e a Pro fica em casa.
A Switch trouxe os games AAA para a portabilidade, agora está mesmo na hora de aprimorar a portabilidade e deixar a Switch mais prática.
O maior problema no ecossistema todo, é que, na minha humilde opinião, a ENORME biblioteca do DS/3DS e 2DS pode ser abandonada com jogos MUITO BONS que poderiam e deveriam vir para o universo da Switch, aproveitando a Nintendo para manter estas IPs em circulação não deixando assim espaço para o limbo em que ficaram as plataformas mais antigas. Foi este limbo que, ao longo de 30 anos, criou a necessidade dos emuladores. A Nintendo poderia se antecipar e transformar então a Switch numa das plataformas com mais jogos (exclusivos) disponíveis na história. Como referi, esta é uma humilde opinião, e não faço ideia do esforço financeiro necessário para a Nintendo dar essa sapatada nas outras plataformas…
Tem saído tantos jogos, tão bons. A qualidade dos produtos é muito boa, supera em muito a qualidade média dos produtos que eu encontro e compro de outras marcas. Há uma atenção tão grande aos detalhes, que é impossível não gostar dos produtos da Nintendo. Eu, como todo mundo que tem a consola, vejo que há defeitos, e coisas que poderiam ser melhores, mas a Nintendo realmente se esforça em entregar algo divertido a um preço que vale o esforço, com criatividade e engenhosidade. Eu NUNCA fui fã da Nintendo, até poder ter os produtos dela em mãos para comparar com outras consolas. Isso levanta algumas questões na minha cabeça:
Os jogos são mais caros, ou a Nintendo tem um modelo de negócios mais sustentável?
A consola precisa ser tão mais poderosa para ser divertida?
O modelo de desenvolvimento industrial da Nintendo não é menos prejudicial que o da Sony?
Eu preciso mesmo falar mal de um produto que eu não conheço ou que eu categorizei erradamente?
Eu já me diverti imenso com a PS3, com PC e telemóvel, mas depois da Switch, eu realmente não penso em ter outra plataforma senão para títulos específicos. Uma situação que muitos vivem com a Apple em telemóveis mas eu não… (Ja tive Apple mas dei pra minha esposa, aquilo não funciona bem comigo). Eu fui ver os dados da industria e me assustei com os resultados, muita coisa me surpreendeu, já não era hora de pessoas mais instruídas e conscientes observarem o total das coisas e não só aquela feature que achamos que 2019 não pode viver sem?
a switch so se chama switch pq da para jogar portatil ou na TV… isto não é uma switch