Microsoft prepara compra da empresa que criou o Minecraft
A senda das compras, por parte das grandes empresas nunca termina. Periodicamente vão ao mercado comprar as empresas que lhes interessam e pagam por isso quantias avultadas.
O mais recente rumor surgido dá conta do interesse da Microsoft em comprar a empresa que criou o famoso jogo Minecraft. Fala-se numa aquisição que rondará os 2 mil milhões de dólares.
Microsoft quer a empresa que criou o Minecraft
O famoso jogo Minecraft foi criado e pertence à empresa Mojang, sediada em Estocolmo, e tem atraído muito interesse no passado recente. Este jogo surgiu em 2009 e desde essa altura já vendeu mais de 50 milhões de cópias. Estes números levaram a que a Mojang tivesse tido no ano passado um lucro de 100 milhões de dólares, o que a torna uma empresa muito interessante e muito apetecível para ser comprada.
O rumor do interesse da compra da Mojang pela Microsoft foi apresentado pelo Wall Street Journal e é apresentado como um negócio a ser terminado e assinado ainda durante a esta semana. O valor apresentado para a concretização do negócio ronda os 2 mil milhões de dólares.
A concretizar-se esta venda, a mesma será uma verdadeira surpresa. O co-fundador da Mojang é conhecido por rejeitar investimentos externos à sua empresa e tem fama de ter uma voz muito activa contra as grandes empresas, na qual se inclui a Microsoft. A grande fama e interesse que o Micrcraft tem reside na possibilidade de serem criados mundos virtuais que podem ser explorados e construídos pelos jogadores, ao mesmo tempo que têm de se defender de vários elementos e animais.
Mojang pode mudar de dono
O interesse da Microsoft nesta compra estará totalmente concentrado na expansão da Xbox e dos títulos que para ela estão disponíveis. O Minecraft é um jogo altamente aliciante para qualquer plataforma e ainda mais para a da Microsoft, onde esta poderá criar conteúdos exclusivos e também alargá-la a outros dos seus dispositivos.
É também importante compreender que o Minecraft é hoje muito mais que um jogo e que o franchising associado já está a ser usado por empresas como a Lego ou a Warner Bros. Pictures.
Esta compra seria também uma jogada muito interessante da Microsoft ao conseguir trazer parte da legião de fãs do Minecraft para as suas plataformas e alargar ainda mais o número de jogadores da Xbox e das restantes plataformas.
Naturalmente que qualquer uma das duas empresas negou esta notícia e a mesma para já não passa apenas de um rumor. Durante esta semana ou na próxima é provável que surjam mais novidades sobre esta aquisição.
Este artigo tem mais de um ano
Cheira-me que a microsoft quer lucrar agora que a Sony publicou o minecraft para a PS4 e vai publicar para a PSVita no Tokyo Game Show.
Comercialmente acho que foi bem jogado.
O Minecraft também está disponível na Xbox 360 e na Xbox One. Na Xbox 360 vendeu mais de 13 milhões de cópias e é um dos maiores bestsellers de todos os tempos.
E se a Microsoft comprar a Mojang, o mais provável é deixar de existir para a PS3 e 4, porque os estúdios da Microsoft não desenvolvem jogos para as PlayStations. Da mesma forma que os da Sony não o fazem para as XBoxes.
Isso, mandem aí uns artigos para enterrar os artigos do fiasco que foi a keynote deste ano 😀
O que a Microsoft está a pensar fazer com eles? Algum jogo com gráficos do género mas que se torna bastante popular só porque sim? Estranho :O
O jogo já é bastante popular…. Quando digo bastante popular digo um dos mais vendidos de sempre….
então não era a MS que ia fechar a divisão de jogos? E agora fala-se na aquisição de uma empresa de jogos?
Se for para o estragar mais vale estar quieta!
+1
Às tantas ainda o tentam passar para .Not 😀 LOLL
Mais uma compra desesperada. Não acrescenta nada de novo ao ecossistema Microsoft… A não ser quererem tornar proximos jogos exclusivos xbox 🙂
“Estes números levaram a que a Mojang tivesse tido no ano passado um lucro de 100 milhões de dólares, o que a torna uma empresa muito interessante e muito apetecível para ser comprada.”
A este ritmo de lucros, a MS levará 20 anos para pagar a compra. Apetecível para ser comprada? Não me parece…
Bom, era uma questão de tempo até a Microsoft começar a usar a carteira para dar cabo da Sony.
A confirmar-se, e se a Microsoft mantiver a praticamente norma da indústria que é os estúdios duma marca não fazerem jogos para a outra, num curto espaço de tempo a Sony deixa de ter o Tomb Rider e o Minecraft que são dois enormes sucessos de vendas.
Espero que com a compra não estraguem o jogo.
O Minecraft só teve sucesso por causa dos mod. Sem isso o jogo torna-se aborrecido.